04/09/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXVIII-OS RIOS E A VIDA
2- O RIO DO CÉU



FONTE:  PLANETA TIERRA 


.
.

Selam Fessahaye

PRIMAVERA/VERÃO
Stockholm Fashion Week
2019



 FONTE: FF Channel

.
.
5-ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



REPORTAGEM DA CAMERA RECORD

FONTE:  Helder Nascimento

.

HENRIQUE BURNAY

.






O primeiro outono de Ursula

A escolha de Ursula von der Leyen foi suficientemente surpreendente para pouco mais se ter dito sobre a presidente designada da Comisão Europeia além do facto, evidente, de ser mulher, alemã, ex-ministra da defesa e democrata-cristã. O que pensava ou não sobre os temas, nos primeiros dias, ficou por descobrir, até porque havia coisas mais urgentes. Depois da escolha pelo Conselho, colocava-se a questão de saber se seria capaz de conquistar um número suficiente de votos liberais e socialistas no Parlamento Europeu, para ser aprovada. Conseguiu, tendo para isso feito uma quantidade de declarações políticas que andaram entre o anódino e o amor à agenda mais ambientalista. Falta agora o resto.

Até ao final de Outubro (mais precisamente 1 de Novembro, o dia imediatamente a seguir ao Brexit), a nova presidente vai ter de ver a sua equipa aprovada por maioria no Parlamento Europeu. Em finais de Julho, essa parecia uma tarefa difícil.

Desta vez, era evidente que o Parlamento ia querer mostrar a sua objecção profunda a Salvini, Kaczynski e Orban, e à sua influência na escolha de Ursula. Fossem quem fossem os comissários propostos por Itália, Polónia e Hungria, era de esperar problemas e uma ameaça de rejeição à primeira volta. E ia querer mostrar que o PPE tem força para impedir outra solução, mas não tem votos para impor o que quer. Só que a realidade, e o que Ursula fez entretanto, parecem estar a simplificar-lhe a vida. O que prova, pelo menos, inteligência e sensibilidade política.

Para começar, prometeu que teria uma comissão paritária, e falta pouco para consegui-la (há 13 homens escolhidos e 12 mulheres, sendo que Itália ainda não disse nada e a Roménia deu um de cada). Além disso, fez Martin Selmayr demitir-se de um dia para o outro. O Parlamento nem teve tempo de o exigir. 

Entretanto, e no que toca aos comissários, a mudança de governo em Itália torna qualquer candidato que não seja proposto por Salvini (desde que saiba ler e escrever) aceitável. Com os polacos, Ursula foi inteligente: ofereceu à Polónia uma pasta que não servia ao candidato inicialmente indicado pelo governo e que tresandava a sarilhos. Varsóvia mudou de nome, para um que não levanta problemas, e em troca ganhou a agricultura. Sobra Orban, que se não alterar o nome indicado, vai ficar isolado. O que parece não ser um problema, na verdade ainda é. Não há Comissão se algum Estado Membro não indicar comissário. Ou seja, se o Parlamento pedir que o candidato húngaro seja trocado como condição para aprovar a Comissão, ainda podem haver sarilhos. É aí que se vai medir a força e a sensibilidade de Ursula. Ou a política e a diplomacia.

A política europeia é um jogo de compromissos, muito mais que maiorias, que precisa de liderança para se impor e de descrição para não ofender os governos. Até agora, Ursula (quem tem a sorte de, tendo um apelido difícil de reter, ser conhecida pelo intímo nome próprio) tem conseguido fazê-lo. Veremos como corre Setembro e depois Outubro.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
02/09/19

.
.


2021.UNIÃO



EUROPEIA




.

.


53-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

SONO PROFUNDO


FONTE:  crê.ser.humano



.
26-HORIZONTES DA MEMÓRIA
26.2-CINCO SÉCULOS DE CONVÍVIO



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

Chico Buarque

Geni e o Zepelim


.
.

6.AS FORMAS DO

INVISÍVEL



DENTE



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Mergulhadores portugueses ajudam a 
desativar 26 minas no mar da Alemanha



FONTE: Observador

.
.
Futebol para amputados 
reivindica espaço internacional



FONTE: EFE BRASIL

.
.

cσмσ ค c¡êหc¡ค หucłεคя Ъεหc¡ค 
 σร cя¡คdσяεร dε płคหтคร?



FONTE: ONU Brasil
.

Galileu Galilei foi repreendido pela Igreja Católica há 400 anos porque afirmou ser a Terra a andar à volta do sol e nãoo sol à volta da Terra como a igreja propagava. Ia-lhe custando a vida.

.
.


2086
Senso d'hoje
MANUEL PINTO COELHO
MÉDICO ESPECIALISTA
EM ANTI ENVELHECIMENTO
COMO CHEGAR NOVO A VELHO



FONTE: Joana Balaguer
.
.
CAMALEÕES


.
.

BOM DIA


.
.

18-TEATRO
FORA "D'ORAS"

VI-A VOLTA AO MUNDO
 EM 80 MINUTOS



"A Volta ao Mundo em 80 Minutos" um extraordinário musical de Filipe La Féria com João Baião à frente de um grande elenco.

"A Volta ao Mundo em 80 Minutos" foi um deslumbrante musical de Filipe La Féria que encantou mais de 1 Milhão espectadores ao longo de 9 meses em cena no casino Estoril, 1 mês no Teatro Politeama e na noite de passagem de ano 2017/2018 na SIC. Este musical contou com João Baião à frente de um extraordinário elenco de cantores, bailarinos e acrobatas. 

Inspirado numa das maiores obras da literatura mundial do sec XIX, de Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Minutos contou com a participação especial de João Baião à frente de um jovem, talentoso e enérgico elenco de actores-cantores, de um internacional corpo de bailarinos e dançarinos-acrobatas. 

Mais uma vez Filipe La Féria não poupou esforços e voltou surpreender-nos com um luxuoso guarda-roupa, integralmente da sua autoria, que fará cada espectador viajar por todo o mundo, sem sair do seu lugar. 

"A Volta ao Mundo em 80 Minutos" foi uma divertida e alucinante viagem planetária. China, Rússia, Índia, África, Brasil, Argentina, Cuba, Egipto, Itália, França e Espanha, são alguns dos locais por onde Sr Fogg o clássico e bem-humorado cavalheiro inglês, extraordinariamente representado por João Baião visitará, sempre acompanhado do seu assistente pessoal Passepartout o fiel e divertido francês de pronúncia acentuada. 

Neste espectáculo vale tudo. Viagens em balão de ar quente, um barco Titanic, carros antigos, comboios, banheiras com rodas, elefantes, camelos, bicicletas, aviões planadores e tudo aquilo que faça a imaginação voar. 

Filipe La Féria já confessou que "A Volta ao Mundo em 80 Minutos" foi a mais excitante e divertida Produção, explorando cada cultura e cada país através do teatro, do cinema, da música, do bailado e da acrobacia. Tudo isto envolto numa encenação e direcção artística que só La Féria sabe fazer, proporcionando a cada espectador 2 horas inesquecíveis. 

Ao fim de quase um ano em cena a SIC transmitiu este grande espetáculo na ultima noite de 2017.

              
FONTE: Teatro Português
.