06/09/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA


.

O QUE NÓS
APRENDEMOS!



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR 

 .
.


1.JET FRETE






.

 
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

"Silêncio" absolve jovem acusado 
de violência doméstica 

 O Tribunal de Braga absolveu hoje um homem de 21 anos acusado de agredir violentamente a mãe e os irmãos, devido à falta de provas resultante do muro de silêncio "levantado" pelo arguido e pelas alegadas vítimas. 

O arguido, acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de violência doméstica, escusou-se a prestar declarações, uma postura também assumida pela sua mãe e pelos seus dois irmãos, as únicas testemunhas de acusação. Assim sendo, o julgamento não durou mais de cinco minutos, tendo o juiz proferido a sentença logo a seguir. O juiz lembrou ao arguido que para a absolvição "muito contribuiu a boa vontade" da mãe e dos irmãos e aconselhou-o a pensar "muito bem o que quer fazer daqui para a frente, porque da próxima vez poderá não contar com mesma benevolência dos familiares". 
 

Segundo a acusação, deduzida pelo MP, o principal alvo da agressividade do arguido era a mãe, de 52 anos, e que padece de fibromialgia e de problemas de coluna. Os factos decorriam na casa onde viviam, em Lomar, Braga. "Sempre que se exaltava, por vezes sem motivo que o justificasse, ameaçava a mãe, dizendo-lhe que a mataria, que lhe bateria e que lhe daria 'um murro dos seus que lhe rebentaria a cabeça', chegando mesmo a empunhar uma navalha contra a mesma e dizer-lhe que lha espetava", referia a acusação. 

Acrescentava que as agressões eram praticadas de forma reiterada desde inícios de 2012 até março de 2013, incluindo murros, pontapés, cabeçadas e, até, dentadas. A violência do arguido estender-se-ia também aos seus dois irmãos, de 18 e 16 anos, sempre que estes iam em socorro da mãe. Ainda segundo a acusação, num dos episódios, o arguido, depois de insultar verbalmente a mãe, agrediu-a com um murro e mordeu-lhe uma perna. 

Noutra ocasião, mordeu a cara da mãe, depois de esta o ter avisado de que, se continuasse com aquela postura, o poria fora de casa, sublinhou o MP. O arguido foi ainda acusado de ter dado bofetadas e pontapés na mãe quando esta lhe retirou as chaves de casa.

* Uma família que protege um energúmeno tem uma vida de sofrimento pela frente.

.
.
A CASA 





.
.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Governo estima criar 1400 vagas 
para apoio a deficientes

O ministro da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, afirmou hoje que vão ser criadas, até ao final do ano, 1.400 novas vagas em instituições sociais de apoios às pessoas com deficiência. 

"Estimamos, até ao final do ano, assinar 3.000 novas vagas de acordos de cooperação, sendo uma dimensão muito significativa para a área da deficiência", disse aos jornalistas o ministro Pedro Mota Soares no final da assinatura do protocolo do programa especial da Polícia de Segurança Pública "Significativo Azul", que visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência.

Nesse sentido, o ministro avançou que deverão ser assinados, até ao final do ano, acordos para a criação de 1.400 novas vagas em instituições de apoio na área da deficiência, tendo em conta que o setor "continua com enormes carências, e que é preciso reforçar efetivamente".

Segundo Pedro Mota Soares, as 3.000 novas vagas vão exigir, ao longo deste ano e de 2014, cerca de 20 milhões de euros de investimento em instituições sociais.

* Uma intenção mais "estimável" do  que credível.

.
.

  1.HISTÓRIA DA


 REDE GLOBO




FONTE: TheDocsBr

Documentário mostra o lado obscuro da Rede Globo destacando algumas artimanhas que colocaram a emissora como uma das mais poderosas do planeta.
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das "Diretas Já" em que o "Jornal Nacional" mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.

Mostra também o envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.

A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição. Hoje, mais de 700.000 downloads já aconteceram só no Youtube e no Google Video, sem falar nos outros meios, como Torrent, etc.

.
.
HOJE NO
"RECORD"

Camille Dias representa Portugal 
na Rússia'2014 nos jogos olímpicos 
que se disputam em Sochi

A jovem Camille Dias apurou-se para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, que se realizam em Sochi, Rússia, e vai representar Portugal na modalidade de esqui alpino, nas disciplinas de slalom e slalom gigante. 

A desportista de 17 anos vive e treina em Leysin, Suíça, e pratica esqui de competição desde 2005: realizou as primeiras provas FIS, pontuáveis para apuramento olímpico, na época 2011/2012, tendo realizado diversas competições internacionais, em que foi conquistando a pontuação necessária. Portugal não participa em Jogos Olímpicos nesta modalidade desde 1994 em Lillehammer, Noruega.

Na mais recente edição, Vancouver'2010, o país participou numa disciplina do esqui nórdico. Através de uma candidatura internacional, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Federação de Desportos de Inverno Portugal, foi recentemente atribuída à esquiadora uma bolsa, a "Olympic Scholarship for Athletes Sochi 2014", que lhe permitirá intensificar os treinos e acompanhamento técnico, de forma a que possa estar nas melhores condições para representar Portugal na Rússia. Os XXII Jogos Olímpicos de Inverno vão ser disputados de 07 a 23 de fevereiro de 2014.

* Uma novidade, uma portuguesa nos Jogos Olímpicos de Inverno.

.

EKER SOMMER

.


Tu, os teus amigos e eu 

As segundas relações, se sérias quiserem ser, são mesmo tramadas

O drama de qualquer divorciado é iniciar uma nova relação séria, passada a euforia dos primeiros meses da suposta libertação das amarras do casamento. Na passada semana, numa conversa de esplanada à beira-mar, três amigos de infância lamentavam-se precisamente disso. É claro que as cervejolas geladas descontraiam as tensões e faziam correr as palavras com a facilidade que só o calor libertador de Agosto e uma amizade de longos anos propiciam.

Entre risos e frustrações veladas, um deles lançou o mote da reflexão ao confessar que há já vários dias andava de cabeça perdida, tentando acompanhar o ritmo do namorado, por sinal mais novo, que fazia da noite dia e do dia noite. Tenho que estar à altura não vá ele pensar que anda com uma velha, dizia ela com olheiras que o bronzeado da ilha vizinha mal conseguia disfarçar. A outra, entre as baforadas de um cigarro resignado, ria-se enquanto contava que, no seu caso, a situação era ligeiramente diferente. Não que não andasse cansada também – andava-o e muito! – mas, desta feita, o cansaço devia-se a estar sempre de sorriso colado à boca para agradar a mãe, os filhos e os amigos do seu novo companheiro. Se eles não gostassem dela, confessava, a relação podia ir à vida, possibilidade que lhe punha os cabelos em pé. O meu amigo, único elemento masculino participante nesta tertúlia de insatisfação, queixava-se, por sua vez, de não conseguir uma mulher que quisesse assumir uma relação. Só querem cama! – explodiu, revelando estar farto do assédio feminino que apenas lhe incrementa a sensação de solidão e o vazio de afetos a que a vida o votou depois do divórcio.

Distanciando-me então da conversa que mais parecia um take de O Sexo e a Cidade, dei comigo a pensar no casamento dos meus pais. Não sei se foi pelos copos ou se por saber que ambos estão juntos há 50 anos, mas o certo é que esta evocação me trouxe à lembrança como o meu pai e a minha mãe se entendem. Têm uma relação a dois. Tudo o resto vem depois. Perguntei-me, então, se agora os casamentos continuariam a ser assim. O primeiro, talvez; as relações seguintes nem pensar, respondeu-me, quase em uníssono, a plateia que acompanhava o meu raciocínio. E acho que com alguma razão: as segundas relações, se sérias quiserem ser, são mesmo tramadas.

Se não, vejamos… “mulher” ou “marido”, na aceção da palavra e para as respetivas famílias do casal, são-no apenas os do primeiro casamento. Os que se seguem são qualquer coisa menos isso, mesmo que legitimados com papel passado. Mas isso até se compreende – os primeiros são geralmente os pais dos filhos e estes são sagrados – o que já não se compreende tão bem é que os segundos tenham o pesado fardo de ter de cair na boa graça de todos os que fazem parte da vida do/a novo/a companheiro/a. É que, se para os primeiros, a relação era entre um tu e um eu, tal como a dos meus pais, nas outras já é entre um tu, os amigos e os filhos do tu e um eu. Se assim não for, nada feito. Os segundos chegaram por último, os amigos e os filhos, esses são de toda a vida… Por isso, se o segundo quiser ficar, que se amanhe. Terá de ser iniciado no clã, aceite por este e, sobretudo, ser sempre melhor do que o seu predecessor. Sim, porque das comparações ninguém o livra. A paciência e a tolerância também se esgotaram na primeira leva, dando lugar a níveis inimagináveis de exigência que os segundos têm de suportar sem piar. Os que vieram para permanecer têm de andar com pezinhos de lã, porque, para chatear, já houve os primeiros. E deu no que deu.

E enquanto o sol aquecia a esplanada e a cerveja arrefecia as almas, lembrei-me, qual Carrie Bradshaw, que, se calhar, sou ingénua de mais por ainda crer que algures há sempre um tu que se torna mais importante do que tudo na vida de um eu, chegue cedo ou tarde. Acredito nisso, embora a vida teime em mostrar, nem que seja numa mera conversa de férias, que, afinal, nestas coisas de relações, poucas vezes os últimos são os primeiros.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
30/08/13

.
.
  HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

RTP adia programa "O país pergunta"

A RTP decidiu adiar a estreia de "O país pergunta", depois de o primeiro-ministro ter recusado o convite para participar no programa e da Comissão Nacional de Eleições ter aceite as queixas contra o formato. É "cancelar o jornalismo político durante quatro meses", considera o diretor da informação da estação pública.
"Mantemos, obviamente, a intenção de manter aquele modelo. Não vamos estrear agora, mas vamos estreá-lo posteriormente", afirmou Paulo Ferreira, diretor de informação da RTP, no mesmo dia que fonte do gabinete do primeiro-ministro disse que Pedro Passos Coelho declinou o convite para participar no programa, perante as "atuais circunstâncias às quais é completamente alheio".

O diretor de informação da RTP disse que a estreia do novo programa fica, para já, adiada, referindo que não há uma nova data para o arranque. "Não temos data ainda. [...] Vamos ver quando há mais uma oportunidade editorial e interesse para avançarmos", afirmou.

Paulo Ferreira argumentou que "fazia sentido neste momento" que o primeiro-ministro "respondesse às perguntas das pessoas sobre o impacto das decisões dele nas suas vidas".
"Fazia todo o sentido neste contexto da troika [Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu] e do Orçamento do Estado. Não havendo esta disponibilidade, pelas razões que conhecemos, vamos esperar uma melhor oportunidade e ela vai aparecer certamente", acrescentou.

Para o diretor de informação da RTP, a decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) significa "cancelar" o jornalismo político entre a marcação e a realização de eleições.
"A posição que a CNE tomou em relação à RTP, a lermos bem, significa que não pode haver entrevistas a responsáveis políticos durante um período de quase quatro meses, de junho a setembro, entre a marcação e a realização de eleições", afirmou Paulo Ferreira.

"Não podemos cancelar o jornalismo político durante quatro meses, como quer a CNE", reforçou o diretor de informação da RTP, recordando que, nas últimas semanas, têm sido transmitidas várias entrevistas de ministro e mesmo do líder do PS, António José Seguro.
Esta semana, PS e PCP apresentaram queixas à CNE por considerarem que a RTP não está a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao ter combinado transmitir uma entrevista ao líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no programa 'O País Pergunta', no dia 10 - antes das eleições autárquicas de 29 de setembro e do Orçamento do Estado para 2014.
Na quinta-feira, a CNE pronunciou-se a favor das queixas, considerando que "um programa de entrevistas com responsáveis políticos, com o formato anunciado pela RTP, apenas pode ter lugar fora dos períodos eleitorais", segundo a notificação enviada ao canal televisivo.

Sobre as queixas apresentadas à CNE, o diretor de informação da RTP afirmou tratar-se de uma "tentativa permanente, que não é nova e que será constante, de os partidos políticos interferirem nas linhas editoriais".

* Uma peça mal encenada quando não, seria desnecessário o programa ser suspenso.
A intenção de fazer um favor a Passos Coelho é mais clara do que qualquer detergente.
Neste país há pessoas muito mais inteligentes e capazes de responder conscientemente às perguntas dos portugueses do que o sr. Primeiro-ministro. Ele não presta e portanto seria uma lástima vê-lo mais uma vez no ecrã a fazer-se de vítima e a intrujar-nos, a CNE teve razão.

.
.

 1-SEQUEIRA COSTA

POR AMOR AO PIANO



.
.

HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Mulher de ex-presidente da Pescanova abriu conta em Portugal para desviar dinheiro para a China

A tentativa de retirar fundos de Espanha foi comunicada no dia 29 de Agosto pela Unidade de Inteligência Financeira de Portugal.


Rosário Andrade, mulher do ex-presidente da Pescanova, Manuel Fernández de Sousa-Faro, ordenou a transferência de quatro milhões de euros para um banco chinês depois da primeira denúncia por delitos societários contra o seu marido, avança o “El País”.
 
Para isso, no passado dia 29 de Maio – seis dias após ter sido dada luz verde ao seguimento do processo intentado em tribunal contra o seu marido por vários delitos de falsificação das contas da empresa e dez dias depois de a Audiência Nacional ter imposto a Sousa-Faro uma fiança superior a 350 milhões de euros - Rosário Andrade abriu uma conta bancária em Portugal, em nome de uma sociedade espanhola, Quinta do Sobreiro SL, na qual o seu marido é administrador.

Nessa conta entraram, nos passados dias 26 e 28 de Agosto, quatro milhões de euros e 236 mil euros, respectivamente, transferidos a partir da Kiwi España SA, administrada por Fernández de Sousa-Faro.

Em seguida, ordenou-se uma transferência de quatro milhões de euros dessa conta para uma outra num banco chinês, cuja titular é também Rosário Andrade, explica o “El País”.

A tentativa de retirar fundos de Espanha foi comunicada no dia 29 de Agosto pela Unidade de Inteligência Financeira de Portugal, que procedeu ao bloqueio do dinheiro – que, por isso, acabou por não chegar à China.

Depois de se saber desta possível tentativa de levantamento de bens, o magistrado espanhol Eloy Velasco decretou o congelamento de todas as contas do casal e das suas empresas no “caso Pescanova”.

Velasco pediu também às autoridades portuguesas que lhe remetessem toda a informação disponível sobre a conta aberta em Portugal e que os fundos existentes na conta sejam postos à disposição do julgado espanhol.

* Em Portugal os bancos continuam a estender a passadeira vermelha a estes vigaristas, se um cidadão puser na conta dum filho 5 mil euros tem de justificar, mas 4 milhões é outra coisa.

.
.


OS 12 PIORES TITULOS DE CANÇÕES




5-Fred Astaire e Jane Powel











Uma canção do filme musical de 1951 da MGM Royal Wedding, com Fred Astaire & Jane Powell, é considerado o titulo mais longo de qualquer canção da MGM em toda a historia musical.



How Can You Believe Me When I Say I Love You When You Know I've Been a Liar All My Life?




.
.

HOJE NO
 "DESTAK"

Ecopistas europeias recebem 
prémios na quinta-feira, em Viseu 

 Os Prémios Europeus de Ecopistas são entregues pela primeira vez em Portugal na quinta-feira, em Viseu, com o objetivo de promover exemplos de boas práticas, o desenvolvimento destas infraestruturas e a sua utilização por um maior número de pessoas. 


 Estes prémios - divididos pelas categorias Excelência e Iniciativas Exemplares - são promovidos de dois em dois anos pela Associação Europeia de Vias Verdes. 

 O presidente da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, entidade responsável pela gestão da Ecopista do Dão, disse hoje, em conferência de imprensa, que participarão na cerimónia 20 instituições e representantes de ecopistas de Inglaterra, Irlanda, Espanha, Áustria e Bélgica, entre outros países.

* Promover o ar livre, que também se queria ver livre dos criminosos incendiários.

.
.


 X I Ç A




.
.
HOJE NO
"i"

Antologia poética de Fernando Pessoa
. traduzida e publicada na China

A primeira obra de Fernando Pessoa publicada na República Popular da China, em 1999, foi "O Livro do Desassossego", traduzido a partir do inglês pelo romancista Han Shaogong

A antologia de Fernando Pessoa compilada por Richard Zenith para a Penguin Classics, "A Little larger than the Entire Universe" ("Um pouco maior do que o Universo Inteiro"), foi traduzida e publicada na China.
"Pessoa é o melhor poeta moderno do século XX", afirma o tradutor chinês Wei Bai.

 É o segundo livro de Pessoa lançado este verão na China, depois de um volume com os Poemas de Alberto Caeiro (um dos seus heterónimos) publicado em agosto, ilustrando a universalidade daquele poeta português.
A antologia organizada por Richard Zenith saiu em 2006. A versão chinesa, com cerca de 470 páginas, foi publicada por uma editora de Xangai, integrada numa coleção que inclui o russo Boris Pasternak, o inglês D.H. Lawrence e outros autores europeus.
Richard Zenith, 57 anos, tradutor e investigador norte-americano radicado em Portugal desde 1987, ganhou, no ano passado, o Prémio Pessoa, um dos mais prestigiados do país, atribuído pelo semanário Expresso a personalidades do mundo artístico, literário e científico.
A primeira obra de Fernando Pessoa publicada na República Popular da China, em 1999, foi "O Livro do Desassossego", traduzido a partir do inglês pelo romancista Han Shaogong.
Uma década depois, o livro já ia na quinta edição e inspirou o nome de um dos blogues mais populares da China, "Oitavo Continente".
Lian Yue, o autor do blogue, retirou o nome da passagem do "Livro do Desassossego" que fala da "oitava partida" do mundo: "Não é nenhuma das sete partidas do mundo aquela que me interessa e posso verdadeiramente ver; a oitava partida é a que percorro e é a minha", escreveu Pessoa. (Na tradução chinesa, a "oitava partida" é referida como "oitavo continente").
"Pessoa e Kafka são dos escritores estrangeiros que mais admiro", afirmou Lian Yue.
A professora Min Xuefei, que traduziu diretamente do português os poemas de Alberto Caeiro, não tem dúvidas: "Pessoa é um autor universal".
"Mostrei a tradução dos poemas de Alberto Caeiro a alguns poetas chineses e eles gostaram muito", contou Min Xuefei à agência Lusa.
Há também uma tradução chinesa de "Mensagem", feita por Jin Guoping e publicada pelo Instituto Cultural de Macau em 1986, treze anos antes de a administração do território passar para a China.

* Pessoa é um dos mágicos da contra cultura, não há muitos.

.
.
 6.COMUNICAÇÃO
SOCIAL
















 .
.
 HOJE NO
"A BOLA"

Koehler vai defender título no Estoril

A pentacampeã nacional Maria João Koehler vai defender o título nos campeonatos nacionais absolutos de ténis, que vai decorrer entre 15 e 22 de setembro, no Estoril. A número dois nacional (126.º WTA) conta recuperar a tempo da amigdalite que a impediu de participar no torneio internacional de Québec, no Canadá.
No quadro masculino, estão igualmente inscritos, segundo a federação, Rui Machado, campeão em 2008, João Domingos, em 2011, e Frederico Silva, único português com dois títulos em provas do Grand Slam - venceu o torneio de juniores em pares no Open dos Estados Unidos, em 2011, e em Roland Garros, este ano.

* Deseja-se muito público a assistir a esta competição.

.
.

ARTE NA AREIA






.
.
HOJE NO
"PÚBLICO"

NSA contorna quase toda a privacidade online na "era dourada da espionagem"
 
Novos documentos obtidos por Edward Snowden e revelados nesta sexta-feira mostram que nem as ferramentas consideradas mais seguras estão a salvo da espionagem das principais agências de segurança.

Os serviços de espionagem norte-americanos e britânicos conseguem descodificar dados que passam por muitas das ferramentas de segurança usadas na Internet por entidades bancárias, lojas de comércio electrónico ou registos de informação médica, por exemplo, o que pode tornar a vida online mais vulnerável a ataques de outras organizações.


Para além das actividades de vigilância e armazenamento de dados noticiadas nos últimos três meses, a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla original) norte-americana e a sua congénere britânica, a GCHQ (Government Communications Headquarters), gastam centenas de milhões de dólares por ano para desenvolver programas e aliciar ou forçar empresas a colaborar com os seus esforços de descodificação de todas as comunicações através da Internet e por telefone, noticiam nesta sexta-feira os jornais The Guardian e The New York Times e a empresa jornalística sem fins lucrativos ProPublica, a partir de documentos obtidos pelo antigo analista informático Edward Snowden.
Alguns especialistas falam numa autêntica guerra contra a privacidade online, que tem implicações ainda mais graves do que a espionagem permanente de milhões de cidadãos.
"O risco de se abrir portas dos fundos nos sistemas é que quem o faz não é o único a poder explorá-las. Essas portas dos fundos podem também funcionar contra as comunicações dos Estados Unidos", disse ao The New York Times Matthew D. Green, investigador em criptografia na Universidade Johns Hopkins.


O especialista referia-se à criação propositada de vulnerabilidades nos sistemas de segurança, que permitem o acesso aos dados que milhões de pessoas trocam e guardam todos os dias na Internet, no momento em que fazem um pagamento online ou quando partilham uma fotografia no Facebook.
Os utilizadores de sites de entidades bancárias, por exemplo, confiam nestes sistemas de segurança para realizarem consultas e transacções, mas o que os documentos obtidos por Edward Snowden mostram é que já pouco escapa às capacidades de descodificação das maiores agências de serviços secretos.

Algumas ferramentas de codificação usadas na Internet eram consideradas suficientemente seguras para estarem fora do alcance mesmo da NSA, mas estas novas informações revelam que protocolos como o Secure Socket Layer (SSL), as redes virtuais privadas (VPN) ou as transmissões de dados através da tecnologia 4G (disponível nos smartphones de última geração) são tudo menos seguros.
É a concretização de um objectivo falhado na década de 1990, quando a NSA tentou garantir que todas as ferramentas de codificação pudessem ser acedidas pelas agências do Governo norte-americano, através do chip Clipper. Na altura, a NSA perdeu a batalha, mas ao longo dos últimos anos tem conseguido vencer a guerra através do desenvolvimento de supercomputadores e da conivência das próprias empresas, de acordo com os documentos revelados nesta sexta-feira.
"Eles acabaram por alcançar o seu objectivo, sem dizer nada a ninguém", disse ao The New York Times Paul Kocher, um dos analistas que ajudou a desenvolver o protocolo SSL.

"Os serviços secretos têm-se preocupado com a possibilidade de ficarem às escuras para sempre [devido às novas ferramentas de segurança], mas hoje em dia levam a cabo uma invasão total de privacidade, quase sem esforço nenhum. Estamos na era dourada da espionagem", afirma o especialista.


Os documentos obtidos por Edward Snowden revelam também que a NSA gasta “mais de 250 milhões de dólares por ano” no Sigint Enabling Project, que consiste no "aliciamento activo de empresas de tecnologias da informação para influenciarem secretamente e/ou abertamente o desenho dos seus produtos comerciais", com o objectivo de torná-los "vulneráveis" – por outras palavras, fazer com que a tecnologia que torna a troca de dados na Internet mais segura tenha precisamente o efeito contrário.

* São os mentores do ódio, um nojo.

.
.
 ANTES E DEPOIS
















.
.
HOJE NO
" DIÁRIO ECONÓMICO"

INE confirma crescimento de 1,1% 
no segundo trimestre

Investimento e consumo privado voltaram a terreno positivo e compensaram a desaceleração das exportações.

O PIB nacional cresceu mesmo 1,1% em cadeia no segundo trimestre, mostram os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a saída da recessão técnica entre Abril e Junho.
Apesar da aposta do Governo em redireccionar a economia para as exportações, a saída da recessão técnica ao fim de 10 trimestres que quebras foi sustentada sobretudo pelo contributo da procura interna, de 0,8 pontos percentuais.

O consumo privado e o investimento voltaram a terreno positivo, aumentando 0,4% e 3,3%, respectivamente. No entanto, no que diz respeito à formação bruta de capital, o crescimento fica a dever-se a uma subida de 324,7% face ao primeiro trimestre. Retirando esse efeito, o investimento estaria a cair perto de 0,1%.

O contributo da procura externa líquida, por seu lado, continuou positivo, mas desacelerou para 0,3 pontos percentuais (face aos 1,7 pontos do primeiro trimestre). As exportações até aceleraram face ao início do ano, crescendo 5,2% entre Abril e Junho. O problema é que as importações voltaram a entrar em terreno positivo, depois da quebra no primeiro trimestre, e cresceram 4,5%. É o maior aumento em cadeia das compras ao exterior desde o primeiro trimestre de 2010.

Em termos homólogos, o PIB recuou 2,1% no segundo trimestre, menos do que os 4,1% do início do ano, fruto da contributo menos negativo da procura interna, que retirou  "apenas" 2,6 pontos percentuais ao PIB, ao invés dos 6,1 do primeiro trimestre. A procura externa desacelerou mas manteve-se positiva, em 0,4%.

* Ficamos contentes, ansiamos pela saída do sufoco em que estamos, mas não sentimos neste governo capacidade para o fazer.

.
.
 É MUITA SORTE!


.
.
HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"

Alerta para vírus que se apodera 
das contas bancárias

Utilizadores online de bancos portugueses estão na mira do cibercrime.

A mira dos cibercriminosos está apontada para Portugal. Foi descoberta uma nova família de vírus informático – malware – chamado Hesperbot, que ameaça roubar, através de e-mails falsos, as credenciais de acesso às contas bancárias online da vítima. O vírus consegue ainda apoderar-se totalmente do computador ou smartphone infetado.

“O nível de sofisticação que envolve este trojan [cavalo de tróia] levou os seus operadores a registar domínios de Internet para divulgar de forma credível o código malicioso que lhes permitiria obter dados bancários e ainda instalar o código malicioso nos seus smartphones”, sublinha Nuno Mendes, diretor-geral da ESET Portugal, a empresa que detetou este vírus.
O objetivo do Hesperbot  é roubar as credenciais do banco e ter acesso ilegítimo a contas bancárias. O Millennium BCP, a Caixa e-Banking, o BPI net, a Caixadirecta online e o Santander Totta são os bancos que estão na mira deste assalto virtual.
E mais: este vírus é capaz de gravar tudo o que é digitado no teclado, registar todos os endereços visitados e capturar as imagens e vídeos do ecrã, alerta Nuno Mendes.
“A forma mais rápida e simples para avaliar se um computador está infectado com o Hesperbot passará pela utilização de um scanner online, como o que disponibilizamos no site da ESET”, aconselha Nuno Mendes.

* Verdadeiramente perigoso, sugerimos que consultem o site da ESET.

.
.
ADESIVANDO













.