21/05/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


CORPOS
PINTADOS




















 .
.
HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sector da distribuição vendeu 
menos 400 milhões em 2012

Cadeias alimentares e especializadas registaram perda acumulada de 1,9%, de acordo com os dados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)
Menos 401 milhões de euros, mais precisamente, foi quanto os grupos de distribuição a operar em Portugal registaram nas suas contas no ano passado, de acordo com os dados do barómetro da APED, que reúne dados das consultoras AC Nielsen, GfK e Kantar.
No sector alimentar até houve um aumento do volume de vendas no período, de 1,3%, para 12.451 milhões de euros. Mas os 156 milhões de euros que o sector alimentar conseguiu obter no ano transacto não foram suficientes para compensar o desaire do sector especializado.

Assim, na área não alimentar, as vendas sofreram uma redução de 557 milhões de euros, equivalente a menos 6,4% do volume obtido em 2011. No total as vendas totalizaram 8.185 milhões de euros.
Os medicamentos não sujeitos a receita médica foram a única categoria não alimentar que registou uma subida, de 1,2%, para 442 milhões de euros.

A maior queda verificada, por segmentos do retalho especializado, ocorreu na área de entretenimento e papelaria, que registou uma quebra de 17,6%, para 374 milhões de euros.

Nos bens de equipamento, a descida foi de 8,7%, para 1.887 milhões de euros, quase seguida, em termos de diminuição percentual, pela área de vestuário. A venda de roupa em Portugal sofreu uma quebra de 7,1%, para 1.856 milhões de euros.

Mais suave foi a quebra nos combustíveis, de 4,2%, para 3.626 milhões de euros.

* Só cresce a pobreza ante a indiferença dos políticos.

.
.
A-HISTÓRIA 
DO SEXO
  
2- MUNDO ANTIGO






.

HOJE NO
" DESTAK"

Crianças e jovens destroem brinquedos bélicos num "grito" pela paz no mundo 

Crianças e jovens destruíram hoje, à martelada, dezenas de brinquedos bélicos e "sepultaram-nos" no Antimonumento à Guerra de Famalicão, numa espécie de "grito" pela paz no mundo.


 "Se queremos incutir uma cultura de paz nos nossos filhos, por que é que insistimos em dar-lhes brinquedos de guerra?", questionou Vitória Triães, da Amnistia Internacional, responsável pela iniciativa, em parceria com a Câmara de Famalicão. 
Aquele Antimonumento à Guerra, único no mundo, foi inaugurado em 2010, no Parque da Juventude de Famalicão, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos das Crianças e dos 20 anos da convenção sobre os direitos das crianças.

* VIVA A PAZ
.

 MULHER
BRASILEIRA
 
2- REFEXÃO FEMINISTA





.
.
HOJE NO
"i"

Técnico do IEFP usa filha de 4 anos 
para lesar Estado em milhões

Um técnico superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Real está acusado, pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, de 52 crimes de corrupção passiva, 17 crimes de fraude e um de associação criminosa, avança o "Jornal de Notícias".
De acordo com o jornal, o suspeito criou uma conta em nome da filha de quatro anos para receber o dinheiro ilícito que provinha dos seus alegados crimes.


O técnico do IEFP deu aval a mais de 50 projectos que supostamente iriam criar empresas de vestuário, limpeza e de outros ramos com o objectivo de gerar postos de trabalho. No entanto, tudo isto não passava de uma farsa já que os projectos eram falsos. Assim, desapareceram dos cofres do Estado 5,2 milhões de euros. 

O esquema baseava-se numa rede com seis angariadores de testas de ferro, que incluía toxicodependentes e até indigentes. Os projectos fictícios eram então aprovados por José Matos que recebia comissões entre 5 a 10% do financiamento dado pelo Estado para apoiar novos projectos de emprego. Estas luvas chegavam depois ao suspeito via bancária, sendo que uma das contas em causa estava em nome da sua filha, uma menor de quatro anos. 

De acordo com a polícia judiciária, em três das 15 contas controladas por José Matos foram depositados 650 mil euros. Mas não é só o técnico do IEFP que está acusado. A rede criminosa em causa inclui ainda 46 arguidos (pessoas singulares) e 21 empresas.

* Sem perdão!

.

ANA NI RIBEIRO

.


Siga o seu coração,
foi ele que o trouxe aqui

A Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica mais uma vez, o mês de Maio ao Coração, no sentido de alertar os portugueses para a importância de prevenir os factores de risco das doenças cardiovasculares, adoptando estilos de vida saudáveis.
Esta iniciativa é tanto mais importante, quanto as doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte em Portugal. A taxa de mortalidade devido à doença cardiovascular é mais elevada do que o cancro da mama no que toca ao sexo feminino. É necessário alertar a população para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes para salvar vidas das mulheres e das crianças. É um mito que as doenças cardiovasculares apenas afectam os idosos, sexo masculino e populações ricas. Estas doenças afectam tanto homens como mulheres. Contudo o risco é gravemente subestimado. De facto, as doenças cardíacas causam a morte de 1 em cada 3 mulheres.


É necessário aprender a verdade sobre o seu risco de doença cardiovascular e tomar medidas para nos protegermos e às nossas famílias.

As crianças também são vulneráveis: o risco pode começar antes do nascimento e aumentar mais durante a infância com a exposição a dietas pouco saudáveis, ao sedentarismo e fumo dos cigarros.
As sociedades modernas expõem as crianças a factores de risco quando oferecem dietas calórica ricas em gorduras “más” e açúcares e desencorajam a actividade física. 



Por vezes é mais fácil dizer do que fazer, no entanto, pequenas mudanças podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. É necessário e urgente actuar para proteger o coração saudável das crianças, para que se evite, no futuro, o impacto físico, emocional e económico das doenças do coração e dos acidentes vasculares cerebrais.


O que fazer?
A Alimentação Saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal, é fundamental. Controle o seu peso, o perímetro abdominal e deixe de fumar.

Torne a bicicleta a sua melhor amiga! - 30 minutos de actividade física de intensidade moderada, 5 vezes por semana é quanto basta para reduzir o risco de doença cardíaca;
Troque um chocolate por uma peça de fruta - uma alimentação saudável que seja rica em frutas, peixe e vegetais ajuda a prevenir as doenças do coração e os acidentes vasculares cerebrais;

Perca peso;
Banir o tabaco em casa é proteger o futuro da sua família. Ensinar as crianças o perigo de fumar, pode ajudá-las a serem elas próprias a optar por não fumar.
Por si, e por quem gosta de si, cuide do seu coração.

IN "CORREIO DO MINHO"
12/05/13

.
.
HOJE NO
"A BOLA"

Kevin Durant doa um milhão de dólares para vítimas do tornado em Oklahoma

Kevin Durant, estrela maior dos Oklahoma City Thunder, doou um milhão de dólares – cerca de 775 mil euros – à Cruz Vermelha para ajudar as vítimas do tornado que assolou o Estado e que já fez 24 mortos e centenas de feridos.
«O apoio do senhor Durant a Oklahoma veio numa altura de grande necessidade e estaremos eternamente gratos pela sua generosidade», lê-se na conta regional da Cruz Vermelha no “twitter”, sem mencionar o montante do donativo, feito através da Durant Family Foundation.

* Um gesto de homem de bem. 

.
.

V-TABU

ALDEIA GLOBAL


3.SEXO NA ADOLESCÊNCIA




.
HOJE NO

"PÚBLICO"


Dinheiro suspeito terá pago 
o casamento da filha de Aznar em 2002

O empresário espanhol Francisco Correa, no centro de um escândalo de corrupção envolvendo dirigentes do Partido Popular espanhol (a chamada "rede Gürtel"), pagou parte da cerimónia de casamento da filha de José Maria Aznar, Ana, e Alejandro Agag, noticia o diário El País, citando documentos entregues à Audiência Nacional. A quantia e o destino estavam discriminados em documentos de contabilidade da rede, diz o diário espanhol: 32.452 euros foram destinados ao casamento da filha de Aznar.

O genro do antigo primeiro-ministro do Partido Popular já veio dizer que tinha de facto recebido "a iluminação" da cerimónia como "presente" de Correa. Defendeu-se dizendo que não ocupava qualquer cargo político e que na altura "Correa não era acusado de nada".

A festa decorreu em Setembro de 2002 na quinta de um amigo de José María Aznar, e teve entre os convidados os reis de Espanha e líderes de vários Governos europeus da altura, como Tony Blair, Silvio Berlusconi e Durão Barroso. Nos documentos, a empresa de Correa diz ter tomado a seu cargo certos serviços da festa ("iluminação, andaimes, geradores, estacionamento, acreditações, alojamentos técnicos...") sem ter cobrado por eles.
O "caso Gürtel" ("cinto", em alemão, uma palavra associada ao nome de Correa) refere-se a uma rede de corrupção e financiamento ilegal que relaciona líderes do PP, sobretudo do poder local, com vários empresários que davam presentes de luxo ou pagavam serviços aos políticos e ganhavam, em contrapartida, contratos milionários. Correa foi detido preventivamente em 2009, mas saiu em liberdade, pagando uma fiança de 200 mil euros.

Entretanto, a Audiência Nacional juntou este caso com o recente "caso Bárcenas", relativo à contabilidade secreta mantida pelo ex-tesoureiro do PP Luis Bárcenas.
As empresas ligadas à rede de Correa deixaram de organizar eventos para o PP nacional com a chegada de Rajoy à liderança do partido, em 2003, após o novo tesoureiro ter sabido que as empresas usavam o nome do partido para exigir contratos municipais, conta o diário El País. Mas, apesar disso, a rede de Correa continuou com boas relações em várias comunidades como Madrid e Valência.

* Há gente séria em toda a parte...

.
.


JOSÉ CID


MAIS UM DIA





.


 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Papa diz que nesta crise são visíveis os resultados do capitalismo selvagem

O papa Francisco disse hoje que na actual crise económica e financeira, que afecta sobretudo grande parte da Europa, se vê os resultados de um "capitalismo selvagem", que instaurou a lógica do benefício a "qualquer custo". 

Durante uma visita à instituição "Dom de Maria", de assistência aos mais necessitados, gerida pelo Vaticano e pelas Irmãs Missionárias da Caridade, o pontífice pediu que a sociedade recupere o sentido de "gratuitidade, da solidariedade".

"Um capitalismo selvagem ensinou a lógica do benefício a qualquer custo, de dar para receber, o lucro sem olhar para as pessoas... e os resultados vêem-se na crise que estamos a viver", disse Francisco durante a visita, em declarações aos media italianos, durante a visita, 25 anos depois da inauguração da instituição pelo papa João Paulo II e pela Madre Teresa de Calcutá.

* Concordamos com o Papa Francisco mas não esquecemos que o Vaticano está enterrado até às orelhas na tal selvajaria do capitalismo.

.
.


 GESTOS NACIONAIS






.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Procurador bate com 2,8 gramas de álcool

Magistrado não foi detido porque goza de imunidade e vai ser julgado pelo Tribunal da Relação de Coimbra.

Um magistrado do Tribunal de Trabalho de Viseu foi apanhado a conduzir com uma taxa de 2,80 gramas de álcool por litro de sangue, após ter sido interveniente num acidente de viação.
Segundo o CM apurou, o acidente ocorreu pelas 01h30, numa rua de Abraveses, nos arredores da cidade, e provocou apenas danos materiais.

O magistrado, de 54 anos, que exerce funções de Procurador da República e durante anos foi o Diretor Regional dos Serviços Prisionais do Centro, soprou ao balão no local do acidente, que deu positivo. Depois fez o teste de despiste já no comando da PSP de Viseu que resultou na taxa de 2,80 g/l, quatro vezes mais do permitido por lei.
O magistrado não foi detido porque goza de imunidade devido às funções que ocupa e vai ser julgado pelo Tribunal da Relação de Coimbra.  O procurador alegadamente sofrerá de problemas relacionados com o consumo excessivo de álcool e na altura do acidente foi “muito correto” com os ocupantes da outra viatura.

* Este tipo de imunidade é absolutamente injusta, se se sabe que o procurador é álcool dependente deve ser afastado das suas funções e iniciar obrigatoriamente terapia adequada.
Em Lisboa, existe um presidente de conselho de administração de uma empresa pública que bebe tão pouco que até lhe chamam o "Tony Walker".

.
.
17.Quem avisa 
seu amigo é!
.





















.

 HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Posição mais firme na renegociação 
com a 'troika' 

O Conselho Económico e Social (CES) recomenda ao Governo uma análise mais coordenada das políticas de desenvolvimento do País e uma posição mais firme na renegociação com a 'troika' das metas e do calendário da consolidação orçamental. 


A recomendação consta do projeto de parecer sobre o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) 2013-17, que o plenário do CES irá aprovar quarta-feira na Assembleia da República. "O CES recomenda ao Governo uma análise mais coordenada das várias políticas de desenvolvimento do País, recusando a perspetiva redutora e excessivamente contabilística, traduzida de forma persistente pelo conteúdo do DEO", diz o documento elaborado pelo conselheiro Adriano Pimpão. No projeto de parecer, o CES recomenda ainda "uma posição mais firme na renegociação das metas e do calendário da consolidação orçamental, bem como na redução do peso da dívida". 

 Neste sentido, o CES considera que deverão ser introduzidas alterações no processo de consolidação orçamental, flexibilizando as metas do défice e baixando o custo previsto para o serviço da dívida, através da renegociação das taxas de juro e dos prazos de amortização. "Estas são condições fundamentais para fomentar a atividade económica e o crescimento do emprego e do rendimento em Portugal, no quadro de um ambiente de confiança, que a própria Europa necessita para voltar a ser competitiva em termos económicos e sociais", defende o CES. 

 O projeto de parecer critica o DEO por não fundamentar as suas previsões, nomeadamente identificando as alterações de política ou de conjuntura que permitem inverter o sentido da evolução dos principais indicadores ao longo do período em análise. "O Governo permite que, legitimamente, se levantem sérias interrogações sobre o seu grau de exequibilidade", afirma.

O documento critica ainda no Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017 a ausência de políticas de relançamento da atividade económica que permitam a criação de emprego. De acordo com o projeto de parecer do CES, “não são apresentadas políticas de relançamento da atividade económica com maior efeito multiplicador no emprego, agravada pelo facto de em todo o período até 2016 as taxas de crescimento do PIB (em termos reais) serem inferiores a 2%”. 

No projeto de parecer, o CES reconhece que o DEO 2013-2017, ao contrário do anterior, refere a evolução do desemprego, mas alerta para o elevado nível de desemprego resultante dos custos de ajustamento. 

* PS, PSD e CDS ajoelharam perante as instâncias financeiras, agora nem que fossem a Fátima a pé, não têm margem para negociar.

.
.


 JAPONICES





.
.
 HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Maioria dos jovens acha normal 
a violência no namoro

885 alunos, com idades dos 11 aos 18 anos, consideram legítimos comportamentos abusivos com as namoradas ou namorados, segundo inquérito feito pela UMAR. 
Mais de metade dos rapazes e das raparigas acham que é normal proibir a namorada/o de vestir certas roupas e de sair com determinados amigos/as.

Entre os rapazes, 5% considera que agredir a namorada ao ponto de deixar marcas não é ser violento. 25% dos rapazes e 13,3% das raparigas entendem que humilhar a namorada/o é legítimo e que ameaçar a namorada ou o namorado é normal (15,65% dos rapazes acha que sim e 5% das raparigas também).

Estas respostas foram obtida nas respostas a um questionário feito a uma amostra de 885 alunos de escolas de Porto e de Braga no âmbito do Projeto Mudanças com Arte da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta). 

* - Quem "fez" a cabeça a esta gente? 
   - O dinheiro, o consumismo que deturpa valores, chegando ao ponto de admitir que a violência é normal.

.
.
 SABIA QUE?....



.
 HOJE NO
" RECORD"

Regresso à vista para Nelson Évora 


Nada menos que 630 dias depois da última competição que realizou – foi 5.º no Mundial de Daegu, em setembro de 2011 –, Nelson Évora deverá voltar à competição domingo, em Vila Real de St.º António, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, na qual o Benfica será o representante português no sector masculino e o Sporting no feminino.

* Bom regresso e com sucesso!

.
.
 KISS CAM





.

HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ativista suicida-se na catedral 
Notre Dame

Um ativista de extrema-direita suicidou-se, esta terça-feira, com uma arma de fogo no interior da catedral de Notre Dame, em Paris, levando à evacuação do monumento.
O homem, identificado como Dominique Venner, era uma figura da extrema-direita francesa e um opositor do casamento homossexual. 
 
GENERAL SALAN
O ESCLAVAGISTA DA ARGÉLIA
De acordo com informações divulgadas pelo jornal francês "Le Monde", Dominique Venner, de 78 anos, ensaísta e antigo membro da Organização do Exército Secreto (OAS, grupo paramilitar de direita ativo durante a guerra da Argélia), dirigiu-se para a parte de trás de um dos altares da catedral e suicidou-se com uma arma de fogo.
A catedral, um dos locais turísticos mais visitados na capital francesa, foi evacuada.
Segundo a estação de rádio francesa Europe 1, a polícia encontrou ao lado do corpo uma carta, cujo conteúdo não foi divulgado. 

Numa mensagem publicada, esta terça-feira, no seu blogue pessoal, Dominique Venner defendeu a necessidade "de gestos novos, espetaculares e simbólicos para agitar a sonolência, sacudir as consciências anestesiadas e despertar a memória das nossas origens".
Na mesma nota, o ensaísta reiterou a sua oposição ao casamento homossexual, promulgado no passado sábado em França, após um agitado debate parlamentar. É um assunto que suscitou polémica e dividiu a sociedade civil francesa, provocando várias manifestações, tanto de apoio como de protesto.
No seu blogue, o ativista defendeu ainda que a contestação "não se deve limitar à recusa do casamento homossexual", e que verdadeiro "perigo" é a imigração, mencionando uma "grande substituição da população em França e na Europa", numa aparente referência à imigração de origem não-europeia.
Dominique Venner, que participou em várias organizações de extrema-direita desde meados da década de 1950, publicou diversas obras relacionadas com história, política e o mundo militar.
A catedral de Notre-Dame permanece encerrada e todas as cerimónias religiosas foram canceladas até ao início da noite, altura em que está prevista uma "vigília pela vida" com a presença dos bispos da região Ile-de-France. 

"Vamos rezar por este homem, como por todos os outros que estão a caminhar para o fim", afirmou Patrick Jacquin, reitor da catedral. "É terrível, os nossos pensamentos estão com ele e com a sua família", reforçou.
Este é o segundo suicídio cometido num lugar público em Paris num curto período de tempo. No passado dia 16 de maio, um homem, com cerca de 50 anos, suicidou-se numa escola primária no centro de Paris, em frente de uma dezena de crianças.
Na altura, uma fonte próxima da investigação indicou que o homem, visivelmente agitado, entrou na escola com alguns papéis numa mão e uma caçadeira de canos serrados na outra e encostou a arma ao queixo, disparando.
A mesma fonte indicou então que os registos policiais indicavam que o homem tinha uma história de violência doméstica.

* Era um favor que os xenófobos faziam à sociedade, suicidarem-se.

.
.

FICARÁ MELHOR

COM ESTES 

GADGETS???
















.