22/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.


105-SUBTILEZAS

Como desenvolver hábitos
melhores e mais saudáveis?



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.



9.OTHELLO




ELENCO
SANFRANCISCOBALLET- COMPANHIA
HELGI TOMASSON- DIRECTOR ARTÍSTICO
LAR LUBOVITCH-  CONCEPÇÃO E COREOGRAFIA

ELLIOTGOLDENTAL- COMPOSITOR

PRIMEIRAS FIGURAS
DESMOND RICHERDSON- OTHELO
YUAN YUAN TAN- DESDEMONA
PARRISSH MAYNARD- IAGO
KATITA WALDO- EMILIA
GONZALO GARCIA- CASSIO
LORENA FEIJOO- BIANCA


FONTE:  Сергей Дружинин

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Semana começa com muito calor. 
Termómetros atingem 
os 39 graus esta segunda-feira

As temperaturas voltaram a subir esta segunda-feira, com os termómetros a atingir os 39 graus em várias localidades do País.

Segundo avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Castelo Branco e Évora foram os distritos com temperaturas mais altas, registando máximas de 39 graus celsius.
.

Beja conta com temperaturas a rondar os 38 graus, 36 para Santarém, 33 para Lisboa, 24 para o Porto e 32 para Faro.

Alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco e Santarém, afetados por incêndios desde o fim de semana, apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, temperaturas máximas a rondar os 39/40 graus e baixa humidade, segundo o IPMA.

Em declarações esta segunda feira à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Madalena Rodrigues, adiantou que esta segunda-feira vai ser marcada por tempo quente, baixa humidade e vento moderado, situação que não é "favorável ao combate aos fogos".

* Todo o cuidado é pouco, o sol também mata.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/238

Cálculo de Raiz Quadrada
que TODO MUNDO Buga



FONTE: Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Estudo. 
Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

O estudo quis avaliar o impacto da solidão em idosos que estão a ser seguidos num centro de saúde. Para isso, foram entrevistadas 150 pessoas, com 65 anos ou mais, de uma zona urbana do Norte do país.

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela investigação.
.
A conclusão é de um estudo liderado por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), a que a Lusa teve acesso nesta segunda-feira.

O objetivo da investigação foi avaliar o impacto da solidão em idosos que estão a ser seguidos num centro de saúde. Para isso, foram entrevistadas 150 pessoas, com 65 anos ou mais, de uma zona urbana do Norte de Portugal.

Os resultados revelaram que os idosos que reportam níveis de solidão elevados estão mais frequentemente polimedicados.

“A solidão leva a um aumento do recurso aos serviços de saúde, como comprovamos através da relação desta com o consumo crónico de medicamentos, especialmente entre os idosos com mais de 80 anos de idade”, explicam os investigadores no estudo, que foi publicado na revista científica Family Medicine & Primary Care Review.

Paulo Santos, investigador do CINTESIS, e Catarina Rocha-Vieira, da ARS-Norte, defendem que “é importante que se perceba que a solidão nos idosos leva a maior somatização do seu sofrimento e aumenta o risco de serem sobremedicados”.

Por isso, apelam para que se definam “estratégias para reduzir a solidão entre os idosos, como forma de melhorar os indicadores individuais de saúde e diminuir o risco de sobrediagnóstico e de polimedicação”.

Atos simples como procurar companhia, participar na vida familiar e manter rotinas diárias ativas, que assegurem o contacto com outras pessoas, são exemplos de estratégias que podem reduzir a solidão e melhorar a saúde da população mais idosa, exemplificam os autores.

Defendem que “devem ser tomadas medidas políticas, legislativas, sociais e de saúde que promovam a manutenção de uma vida ativa após a reforma, de modo a estimular o sentido de utilidade dos idosos, protegendo-os da solidão e das suas consequências em termos de saúde”.

Os investigadores concluíram ainda que ter mais de 80 anos de idade, viver sozinho, possuir um baixo nível educacional (menos de nove anos), estar insatisfeito com os rendimentos e ter uma estrutura familiar disfuncional são os principais fatores que se associam à solidão.

Em contrapartida, ser casado ou viver em união de facto, e manter uma atividade profissional surgiram como fatores protetores.

Este estudo foi conduzido numa zona urbana do Norte de Portugal que apresenta uma proporção de população idosa ligeiramente abaixo da média nacional (estimada em 19%).

Na realidade do território nacional, e sobretudo nas regiões mais envelhecidas, como nos distritos do interior e no Alentejo, o problema pode ser ainda maior, consideram os investigadores.

Frisam que a solidão é comum na população geriátrica e interfere significativamente com os cuidados de saúde, devendo ser considerada um determinante de saúde.

“Incorporar esse fator no raciocínio de decisão clínica é fundamental para melhorar os cuidados de saúde”, referem os investigadores.

O estudo contou ainda com a participação de Gustavo Oliveira (da Unidade de Saúde Familiar Garcia d’Orta) e Luciana Couto (da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

* Uma enorme tristeza para tão grande abandono.

.
.
XXXVI- MEGA MÁQUINAS

4-BARCOS DE CORRIDA






O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: SRXGEAR.com


.
HOJE NO 
"RECORD"
Bruno de Carvalho apontado por testemunha como mandante no Cashball

TVI avança que Paulo Silva prestou novas declarações e relatou confissão de outro arguido

A ordem para subornar árbitros de andebol e jogadores de futebol de equipas adversárias do Sporting partiu de Bruno de Carvalho. Quem o garante - segundo revela a TVI - é Paulo Silva, o empresário que denunciou o esquema que originou o processo 'Cashball' e que no ano passado levou à detenção de André Geraldes, então diretor geral da SAD leonina.
.

O agente prestou novas declarações e contou que João Gonçalves, empresário também detido pela PJ no âmbito deste caso, lhe contou que o cérebro por trás do esquema era Bruno de Carvalho.

* Mais notícias virão de vigarices deste excluído do SCP.

.

MATIAS MELIM

.






(In)verdades da 
criminalidade portuguesa

Independentemente de os números da criminalidade terem descido, estamos longe de viver numa sociedade paradisíaca

Já faz uns meses que saíram notícias em diversos jornais aludindo à descida dos números da criminalidade portuguesa relativamente aos crimes violentos e graves. Estas notícias tiveram origem nas palavras do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que, correspondendo a uma verdade pouco relevante, não deixam de ser “palmadinhas” nas costas de auto-congratulação.

De facto, verificou-se uma queda percentual bastante elevada entre 2008 e 2018 em relação à criminalidade (apesar do aumento significativo do número de homicídios em 2018), mas importa referir que o Relatório Anual de Segurança Interna, donde derivaram as afirmações do governante, é limitado na medida em que não procura aceder aos números desconhecidos da criminalidade correspondentes aos crimes não reportados. Por outras palavras: não é possível determinar até que ponto é que este relatório não representa mais uma medida do funcionamento das polícias nacionais do que o estado da criminalidade em território nacional.

O segundo aspeto a sublinhar é o paradoxo que surge entre aquilo que é noticiado pelos media e aquilo que é dito por Eduardo Cabrita. Não irei enumerar todos os casos como é óbvio mas irei realçar aqueles que mais nos ficaram na memória: os casos do ataque à Academia do Sporting e dos Hell’s Angels, a epidemia de violência doméstica que só no início deste ano foi revelada na sua verdadeira dimensão ao público, o posicionamento da Madeira e dos Açores como regiões intermédias de tráfico de droga de origem internacional para não falar ainda dos crimes mais mórbidos da nossa terra que, embora menos frequentes, nunca poupam o macabro. Tudo isto sem referir ainda a criminalidade de colarinho branco e a ambiental que, apesar de não terem sido objeto do discurso do ministro, ajudam também a compreender o que é o crime em Portugal. Paira, pois, no ar a evidência de existirem menos crimes mas muito mais violentos e sofisticados.

Ora, estes dois fatores dão conta de que, independentemente de os números da criminalidade terem descido, estamos longe de viver numa sociedade paradisíaca e pacífica como fazem crer as conclusões de Eduardo Cabrita que mais parecem assemelhar-se à lógica (absurda) de que se está mais rico só por se ter encontrado um euro no chão...

Não estou aqui a anunciar o fim do mundo nem tenho por objetivo dizer que somos equiparáveis a países de terceiro mundo. Quero antes constatar que não foi feito o suficiente, sendo o caso da violência doméstica o indicador máximo disso mesmo. Infelizmente vivemos numa sociedade que nem aprova medidas preventivas eficazes (tanto para o primeiro caso como para a reincidência) nem aprova reações musculadas a estes problemas que assombram o nosso país. Em vez disso, preferimos fingir – e acreditar – que o mínimo progresso é equivalente à extinção dos problemas.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
18/07/19

.
.


1977.UNIÃO



EUROPEIA


Resultado de imagem para Julian Alaphilippe cartoons

Julian Alaphilippe

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Faculdades privadas. 
Já são duas as que vão fechar 
por ordem do governo

A primeira a receber o veredicto foi o ISCEM, mas a ESTAL também não recebeu autorização para abrir este ano letivo - tanto por questões de sustentabilidade financeira como por questões pedagógicas. Vão encerrar compulsivamente.

Já são duas as instituições de ensino superior privadas quem vão encerrar compulsivamente: além do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), como foi esta segunda-feira noticiado, também a Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL) já não vão abrir as portas no próximo ano letivo.
.
SIM SR.  MINISTRO
A decisão da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de não acreditar o ISCEM fundamenta-se, por exemplo, na precariedade do corpo docente e nos falsos especialistas, na acumulação de funções, no número reduzido de alunos e ausência de uma política de captação de estudantes. No caso da ESTAL, está em causa a sustentabilidade do Instituto Leonardo Da Vinci, que detém a escola, e da não apresentação de garantias patrimoniais. Também acresce a falta de estabilidade do corpo docente e o incumprimento de outros requisitos.

Ao DN, a presidente da ESTAL, Maria Mocho, recusou fazer comentários até que esteja encerrado o processo de colocação dos alunos em outras instituições de ensino superior. "Ainda não recebi nenhum despacho do ministério", adiantou.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já está, contudo, a desenvolver contactos para que outras instituições acolham os alunos - no ano letivo 2018/2019 estavam inscritos 106 estudantes na ESTAL. Serão transferidos todos os que não concluírem a sua formação antes do encerramento se efetivar.

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPS) e a Universidade de Lisboa (Belas Artes) foram as instituições contactadas no sentido de se saber da sua disponibilidade para receber os alunos. De acordo com o presidente do Politécnico, Elmano Margato, o IPS poderá ficar com 40 alunos do curso de teatro e cinema.

Aliás, o Governo faz questão de frisar que qualquer instituição pode vir a receber os estudantes cujas faculdades vão encerrar, uma vez que, em situações de encerramento compulsivo, "é autorizada a abertura de vagas especificamente destinadas à mudança [de instituição ou curso] dos estudantes inscritos nos estabelecimentos encerrados, independentemente da localização da instituição que o deseje fazer".

A entidade instituidora da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, que este ano comemorou 25 anos de existência, já foi ouvida em audiência prévia, não tendo deduzido oposição à decisão e informou que "não pretende sindicá-lo contenciosamente", refere uma nota do ministério.

22 em 26 professores contratados por um semestre

Nas razões para a não acreditação da ESTAL aponta-se a inexistência de um quadro permanente de professores - cerca de 85% (22/26) têm contrato de "prestação de serviços", com duração de um semestre, "o que põe totalmente em causa a estabilidade necessária à qualidade e autonomia científica e pedagógica". Estes últimos fundamentos resultam da avaliação que foi feita paralelamente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Além disso, refere-se que a autonomia científica e pedagógica está comprometida pela concentração de cargos de gestão nas mesmas pessoas, pela fraca participação de docentes e estudantes na discussão e tomada de decisões no governo da instituição, bem como pelo incumprimento legal e estatutário na constituição do conselho pedagógico. Soma-se a falta de políticas de investigação e de internacionalização, de constituição de um corpo docente e estável e do recrutamento de novos estudantes.

A qualidade das instalações para finalidade universitária também é posta em causa - desde a dimensão e limpeza à exiguidade dos recursos didáticos e bibliográficos.

O encerramento compulsivo das duas instituições é uma consequência da verificação e reconhecimento de interesse público de estabelecimentos de ensino superior privados com um número reduzido de alunos, existente desde setembro de 2015. Decorre do Regime Jurídico da Instituições do Ensino Superior.

ISCEM recorreu e interpôs providência cautelar mas perdeu

Há cerca de um ano que o ISCEM corria do risco de fechar - a avaliação negativa foi proferida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior a 30 de outubro do ano passado, mas o instituto recorreu da decisão, o que foi negado. Ainda interpôs uma providência cautelar para suspender a decisão, mas esta viria a ser julgada improcedente.

A informação de que a escola iria encerrar este ano letivo, contudo, só chegou ao email dos alunos do ISCEM às duas da manhã desta segunda-feira. Nele, a diretora da escola, Regina Campos Moreira, lamentava o sucedido e falava da possibilidade de serem acolhidos pela Instituto Politécnico de Lisboa, pelo Instituto Politécnico de Setúbal e pelo ISCTE.

Elmano Margato, presidente do IPL, confirmou ao DN que já foi contactado pelo Ministério do Ensino Superior sobre a disponibilidade para receber os alunos. Mas não tem capacidade para todos. Assim, dos 103 alunos da licenciatura de comunicação empresarial, a Escola Superior de Comunicação poderá receber 40 porque tem um curso muito similar. Os restantes alunos poderão ter que ingressar no ISCTE (com quem o DN não conseguiu falar). Os cursos técnicos superiores deverão ter como destino o Instituto Politécnico de Setúbal.

Já licenciatura de gestão e marketing, não é lecionada pelo Escola Superior de Comunicação do IPS, mas Elmano Margato refere que se os alunos quiserem optar por um curso mais virado para a gestão de empresas e menos para o marketing, há disponibilidade para ingressarem no ISCAL.

Seis professores a tempo inteiro e falsos especialistas

São múltiplas as razões apontadas pela Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para chumbar a ISCEM. Entre elas as várias funções desempenhadas pela mesma pessoa - desde a presidência da entidade instituidora até à direção, presidência do Conselho Técnico-Científico e presidência do Conselho Pedagógico.

Quanto à política de recrutamento de novos alunos, diz-se que se resume ao "passa palavra". É dado o exemplo dos mestrados, com apenas quatro alunos, "um dos maiores constrangimentos do ISCEM". Além disso, não foram identificadas medidas de combate ao abandono e ao insucesso escolar.

O corpo docente é outro dos problemas do Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Além da carga horária elevada, "dos 22 docentes, apenas seis estão a tempo integral e destes, apenas três são doutorados, nenhum em Marketing, área científica em que se situam os quatro ciclos de estudos oferecidos pelo Instituto". Ou seja, não existe um detentor do título de especialista ou do grau de doutor por cada 30 estudantes. Todos os docentes 'especialistas' do CD são-no por decisão do CTC, nenhum apresentando o respetivo título, cuja legislação, aliás, era do desconhecimento dos órgãos do ISCEM e dos próprios docentes", lê-se na decisão da A3ES.

Os alunos das privadas que vejam as suas faculdades encerrarem portas por não cumprirem os requisitos legais têm garantida a transferência para o setor público. E embora haja a garantia de que não serão prejudicados, as suas competências e equivalências não deixarão de ser avaliadas. No limite um aluno do segundo ano, por exemplo, poderá ter que fazer cadeiras do primeiro ano do curso da nova escola.

* Não se pode brincar às faculdadezinhas.

.
.
Grandes Tesouros da Arqueologia

3- A Cidade Proibida



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


2. Inesquecíveis Viagens
de Comboio
2.8-Passeio pela ÍNDIA



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Justiça americana não vai apresentar queixa-crime contra Cristiano Ronaldo

Segundo o portal norte-americano TMZ, citado por diversos órgãos de comunicação portugueses, a Justiça norte-americana não vai apresentar qualquer queixa contra Cristiano Ronaldo, no caso da alegada violação de Kathryn Mayorga.
.
A RESPOSTA À CALÚNIA
O site TMZ cita a procuradora do condado de Clark, em Las Vegas, no Nevada que garante que o jogador madeirense não será alvo de qualquer acusação.

Cristiano Ronaldo foi acusado, em Setembro do ano passado, de ter abusado sexualmente de Mayorga, em 2009, num hotel em Las Vegas.

* Ficamos muito contentes embora saibamos que CR7 é muito bem capaz de 'gamar' um carrinho de linhas numa retrosaria ou um yogurte no super, agora aleijar um 'pintelhini' da Mayorga, isso não, não tem necessidade.

.
.
Madonna

Flashmob for Madame X


'Madame X' - Official Music Video

.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Mina de lítio em Montalegre vai ser 
a céu aberto e em túnel

A empresa Lusorecursos esclareceu hoje que a exploração da mina de lítio em Morgade, no concelho de Montalegre, vai ser mista, efetuando-se primeiro a céu aberto e passando depois, à cota das aldeias, para túnel.

O diretor executivo (CEO) da Lusorecursos Portugal Lithium, S.A, Ricardo Pinheiro, disse à agência Lusa que a empresa está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), como "previsto no contrato de concessão" assinado com o Estado português.

O responsável esclareceu ainda que a exploração da mina vai ser mista e garantiu que "nunca foi sequer equacionada a hipótese de a mina do Romano ser exclusivamente a céu aberto".
.
DEPUTADO DO "PAN"

O responsável explicou que os técnicos da equipa de projeto responsável pela elaboração do EIA analisaram as várias hipóteses de exploração da mina.

"Feita a análise dos prós e contras do momento/cota de passagem de mina a céu aberto para a entrada em túnel, foi possível encontrar uma solução equilibrada que conduza a um desenvolvimento sustentável da atividade. Assim, a cota de entrada em túnel será aproximadamente a cota das aldeias mais próximas da área de concessão", salientou.

Referiu ainda que, no decurso da exploração a céu aberto, vai ser utilizada "uma técnica de mineração à superfície, sem recurso à utilização de explosivos, que minimizará os impactes com o ruído e as poeiras".

A dimensão da cratera resultante da exploração a céu aberto é um dos argumentos da oposição à mina por parte das populações das aldeias de Morgade, Rebordelo e Carvalhais.

Os populares, que se estão a mobilizar e a juntar à volta da Associação Montalegre Com Vida, alegam que não querem na freguesia uma mina a céu aberto com "800 metros de diâmetro e com 350 metros, e que vai trabalhar 24 sobre 24 horas".

A Lusorecursos, que assinou o contrato de exploração com o Estado em março, já anunciou um plano de negócios para Montalegre, onde prevê investir cerca de 500 milhões de euros, criar à volta de 500 postos de trabalho e implementar uma unidade industrial.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas suficientes para uma exploração comercial economicamente viável.

* Lithiumoribundos, o novo apelido dos montalegrenses.

.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/6
3- IGUALDADE E CONFLITO



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.

País mais feliz do mundo promove 
campanha para alugar cidadão local




FONTE:  DW Brasil
.
.
A resposta à urgência climática



FONTE:  EsquerdaNet

.
.

TURISTA BRASILEIRA NO PORTO

AEROPORTO SÁ CARNEIRO



FONTE:  Nacionalidade Portuguesa

.
.
183-NO GINÁSIO
MEU TREINO DE PERNA 



COM PROFESSORA DANIELA BUSCARIOL

* Neste vídeo a Professora DANIELA vai puxar por nós a partir da sua casa e na companhia da família, bonito de se ver.
Pode aproveitar e repetir o treino em dias seguidos, se  tiver coragem.
.
FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

2042
Senso d'hoje
LÉO MELLO
CIDADÃO BRASILEIRO
BACHAREL EM DIREITO
Após morte da mãe, bacharel em
Direito com paralisia cerebral
 diz que 'continua firme'



 FONTE: BBC News Brasil
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
 Cachorro Refilão


.
.

BOM DIA


.
.
17-TEATRO
FORA "D'ORAS"

 I-O FILHO DA TRETA



Antigamente, a vida era uma selva. Agora, a vida é uma selfie. Toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais e os especialistas têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína conversa da treta. Mas quem é vivo sempre falece, e também sempre aparece.

Nada se perde, tudo se transforma – o código genético da Treta renasce em 2016 com a assustadora e nada aguardada peça de teatro FILHO DA TRETA.

Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado) que anda de bicicleta desmontável.

Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio... Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção. 

Texto Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins Encenação Sónia Aragão Música Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael Desenho de Luz Luís Duarte Figurinos Fernanda Ramos Produção Força de Produção 

Com José Pedro Gomes e António Machado


FONTE: Valter Pinho
.