1 - Não promovem uma sensação de saciedade e estão fortemente ligadas com o aumento de peso 
 Os açúcares adicionados engordam... e em estado líquido ainda mais. Uma das razões para isto prende-se com o facto de o açúcar fornecer grandes quantidades de frutose, que não tem efeito na grelina, uma enzima produzida pelo estômago também conhecida como a "hormona da fome", ao contrário da glucose, encontrada nos alimentos ricos em amido.
O que acontece: quando se bebe um refrigerante, aumenta-se significativamente as calorias ingeridas, sem saciar a fome.


2 - Grandes quantidades de açúcar são transformadas em gordura pelo fígado  
 O açúcar é composto por duas moléculas: glucose e frutose. A primeira pode ser metabolizada por todas as células, e enquanto a segunda apenas pelo fígado.
As bebidas açucaradas são a forma mais fácil e comum de consumir frutose em excesso. E quando isso acontece, o fígado, sobrecarregado, transforma a frutose em gordura. Com o passar do tempo, isto pode contribuir para uma doença hepática não relacionada com o consumo de álcool.


3 - O açúcar aumenta drasticamente a acumulação de gordura na barriga 
O consumo de açúcar, em geral, torna-nos mais propensos a acumular gordura. A frutose em particular parece aumentar drasticamente a chamada gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdómen, envolvendo os órgãos internos.


4 - Pode causar resistência à insulina e levar à diabetes tipo 2 
A principal função da insulina é conduzir a glucose do sangue para as células. Mas o consumo de refrigerantes leva a que as células tendam a tornar-se resistentes aos efeitos da insulina e, quando isto acontece, o pâncreas tem de produzir ainda mais insulina para remover a glucose da corrente sanguínea, o que leva os níveis de insulina a elevarem-se.
A resistência à insulina é, por sua vez, um passo em direção à diabete tipo 2 e a problemas cardíacos.


5 - Os refrigerantes não contêm nutrientes essenciais, apenas açúcar 
 Os refrigerantes equivalem a calorias "vazias", uma vez que não contêm nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes ou fibra. Não acrescenta, nada ao regime alimentar exceto, claro... açúcar e calorias desnecessárias.


6 . Pode provocar resistência à leptina 
A leptina é uma hormona produzida pelas células adiposas e tem como principal função a regulação do equilíbrio energético entre as calorias ingeridas e gastas. Os cientistas acreditam que a resistência a esta hormona seja uma das principais causas do aumento da gordura em humanos.
Vários estudos preliminares associaram a ingestão de açúcar, sobretudo frutose, à resistência à leptina em ratos.


7 - Pode ser viciante 
Quando consumimos açúcar, é libertada dopamina no cérebro, responsável por uma sensação prazerosa. Estando o cérebro programado para procurar situações que levam à libertação de dopamina, torna-se evidente que o açúcar, assim como a chamada junk food, pode tornar-se um vício para pessoas com predisposição para a adição.

8 - Ligação ao risco de doenças cardíacas 

A ingestão de açúcar começou por ser associada a problemas cardíacos nos anos 60/70. Desde então, vários estudos estabeleceram a ligação entre o consumo de refrigerantes ou bebidas muito açucaradas e o aumento de alguns dos fatores de risco para doenças cardiovasculares: açúcar no sangue, triglicéridos, colesterol.


9 -  Maior risco de cancro 
 O risco de cancro tende a aumentar paralelamente a outras doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas.
Um estudo que envolveu mais de 60 mil pessoas concluiu que os que bebiam dois ou mais refrigerantes por semana tinham 87% maior probabilidade de vir a sofrer de cancro no pâncreas do que os que não consumiam este tipo de bebida. No período pós-menopausa, as mulheres que consomem grandes quantidades de refrigerantes também parecem correr maior risco de cancro do endométrio.


10 - Um desastre para a saúde oral  
 O açúcar, o ácido fosfórico e o ácido carbónico presentes das bebidas com gás criam na boa um ambiente propício à degradação da saúde dos dentes. Além disso, o açúcar providencia energia facilmente digerível às bactérias nocivas da boca.


11 - Aumento do risco de gota 
A gota é uma doença caracterizada por inflamação e dor nas articulações, sobretudo no dedo grande do pé, que ocorre normalmente quando níveis elevados de ácido úrico no sangue se tornam cristalizados. A frutose é o hidrato de carbono que mais aumenta os níveis de ácido úrico e vários estudos observaram uma forte ligação entre as bebidas açucaradas e a gota.


12 - Aumento do risco de demência  
 Investigações descobriram que um aumento do açúcar no sangue está fortemente associado a um risco maior de demência. Por outro lado, estudos em ratos mostraram que grandes doses de refrigerantes podem dificultar a memória e a capacidade de tomar decisões.