21/12/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.

XXXVIII-OS RIOS E A VIDA
4-RIO GUADALQUIVIR
Andalucia, Jaen y Córdoba
POR ENTRE OLIVEIRAS


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Ceibe.

 

ꂵꂑꀯꌅꂦ ꋰꂑꀗꂑꋊꂑ ꁅꂑꌅ꒒ꌚ
 ꋰꐞ ꈼ.ꁲ.ꋰ./1
ᚾᛜᚹᚳᛊᛢᛢ ᚪᚣᛢᚺᛁᛜᚢ ᛢᚺᛜⰞ
Assσɾteɗ Tɾɑɳspɑɾeɳt Sʋits - Ŋʋɗe
2022





FONTE:  Sexy Mini Bikini Girls by E.A.B.

 .

IXᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

5 - TRIGONOMETRIA
(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira

FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

A "trigonometria" é fantástica, não é fácil mas suscita curiosidade. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de oito, coisa pouca... 

DANIEL DEUSDADO

 .




Costa & Mariana entalados
na Porta dos Fundos

Como todos sabemos, o dinheiro nasce em Bruxelas. Mesmo assim, é difícil de apanhar, dada a gigantesca indústria de consultoria, auditoria, gestão, verificação e distribuição montada para tanto milhão. A relação entre o investimento criado e o despendido na saga há de ser da ordem do surpreendente. E, quanto mais os anos passam, pior fica, embora seja anunciado que será sempre melhor. Infelizmente não: agora, chegou a corrupção. Em consequência, Costa agiu. Passou a pôr em marcha o sistema clássico do Grande Estado onde ninguém confia em ninguém: portanto, controla ele. Ou a Mariana. Os dois. Não vá Marcelo dizer não sei o quê. Surge então uma nova equipa de confiança para os Fundos. Com supervisores. E Conselhos de apoio. Mais a nova Agência de Coesão. E o IAPMEI. E o AICEP. E as equipas dos Competes e muitos outros instrumentos - alguém tem o mapa?

Recomeçando: nas remotas fábricas e oficinas onde gente espremida se desfaz em oito horas operárias para lutar contra o mundo como se não fossemos todos chineses, há uma mensagem a enviar ao poder central. A eles se juntam milhares de homens de mala na mão, prontos a voar sobre o globo inteiro para vender um sofisticado casaco ali, os sapatos de design arrebatador acolá, o molde para um bólide moderno, vinho espremido em labutas incessantes ou cortiça aeroespacial. Aglutinados em associações setoriais, pedem/imploram: paguem o que devem. As candidaturas. A inovação. A internacionalização. Fundos de 2015 e 2016 ainda por entregar. E por aí adiante.

É possível? Desde 2015!? Muitos milhões. Que não saem dali. Do circuito. Do fundo dos Fundos.

Costa não acerta na Economia. É o calcanhar de Aquiles do PS. Começou com três anos de Caldeira Cabral - era um erro de casting, disse-se. Depois entrou Siza Vieira, que conhecia a Economia com a profundidade dos oriundos das grandes sociedades de advogados. Quando já conhecia os transacionáveis, foi-se embora. Entra agora o visionário Costa Silva, que jamais terá paciência para a inoperacionalidade do Ministério. Do anterior Governo saiu o planeador Nélson de Sousa, que dominava a máquina e os Fundos de trás para a frente. Ficou refém das cativações das Finanças. "Delete". Restou Ana Abrunhosa, que tem o título de Ministra da Coesão Territorial, mas que não tem a Agência de Coesão, cuja coutada é de Mariana Vieira da Silva, cuja experiência na coesão da economia real é... (escolha a palavra). Até Marcelo se confundiu, ao dar recados sobre a Bazuca a Abrunhosa, esquecendo Mariana, a que manda. Mariana-Costa. Costa, do Castelo.

De 1989 a 2014 recebemos 104 mil milhões de fundos. De 2015 até 2027, Costa tem mão sobre mais de 60 mil milhões.

Agora é que vai ser. Para ajudar Mariana, chegou o ex-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, líder da novíssima-essencialíssima Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR-Bazuca. Mariana já tinha conseguido criar também a estruturalíssima Agência de Coesão, liderada por Cláudia Joaquim, ex-secretária de Estado da Segurança Social do pai Vieira da Silva e, portanto, de confiança. Entretanto, algum conhece, de experiência feita, a economia transacionável? Alguém com experiência na área pode dar uma mão? O ministro Costa Silva? Pena ter demitido os secretários de Estado que já conheciam a Economia.

Os papéis. Quais papéis? Como disse anteontem António Horta Osório, na conferência de aniversário deste jornal, em 10 anos podíamos duplicar o PIB. Poder-poder, podíamos. Mas estamos entalados na Porta dos Fundos. Conhecem? É de rir.

* Jornalista

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" -  18/12/22.

 



3205.UNIÃO


EUROPEIA

2022
Clima extremo para políticas mornas




FONTE:  euronews  - 20/12/22

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
137-P⳽ɩᥴoꙆoɠɩᥲ Po⳽ɩtɩʋᥲ Hɩ⳽tóɾɩᥲ-
Oᑲʝᥱtɩʋo⳽, Mɩto⳽ ᥱ Vᥱɾᑯᥲᑯᥱ⳽


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
93-HORIZONTES DA MEMÓRIA
93.4-Cuba- Pão e Simpatia


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Paulo Lapa
The Music Of The Night


The Voice Portugal 2022 - Gala

.

.

48-"MAMUSA"
Raínha anti-colonialista
UGANDA



FONTE:  DW Português para África.

 .

 II- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

6- ς๏ภร๏ภค̂ภςเค 



* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .

GENTE COM BOM INTERIOR 

JOÃO BRUNO VIDEIRA

ⲈⲬ-ⳖⲞⲄⲚⲆⳐⲒⲊⲦⲆ

คгtєรค̃๏ є๓ t๏๓คг



FONTE:  Fala Portugal.



Ʋєηcє∂σяєѕ ∂α Ɓσℓα ∂є Oυяσ 1956 - 2022

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

 G A T ÃO

.

.

3285
Senso d'hoje
NATHALIA
PASSARINHO
JORNALISTA BRASILEIRA
NA BBC EM LONDRES
GLOSSÁRIO POLÍTICO
O que é ser evangélico? 




FONTE:  BBC News Brasil...
.
Ó Pra Mim Aqui !!!


.
.

BOM DIA

.

128-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝐼-Bᥱᥣoᥕ Hᥱr Moᥙth


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐸́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑑𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑟𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎̂𝑛𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑎𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑝𝑟𝑖𝑙 𝑀𝑢𝑙𝑙𝑒𝑛 𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑆𝑡𝑒𝑝𝘩𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐹𝑎𝑏𝑟𝑖𝑧𝑖. 𝑆𝑖𝑡𝑢𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠, 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑚. 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑜𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑜 𝑒𝑚 𝑇𝑜𝑟𝑜𝑛𝑡𝑜.
𝑁𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒𝑥𝑡𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎̀ 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑛𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑎 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒, 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑟𝑝𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑠𝑎𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝑆𝑢𝑟𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑎, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑒𝑐𝑡𝑎𝑚-𝑠𝑒. 𝑂 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑢𝑎𝑙 𝑙𝑜𝑔𝑜 𝑠𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑎 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑟-𝑠𝑒 𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑥𝑜 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜.
𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑢𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑠𝑒 𝑣𝑒𝑛𝘩𝑎 𝑎 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜. 𝑆𝑜́ 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑟-𝑠𝑒!


ELENCO:

𝐸𝑟𝑖𝑘𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠
𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙𝑖𝑒 𝐾𝑟𝑖𝑙𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒
𝑆𝑒𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑃𝑖𝑔𝑜𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑖𝑙𝑒
𝑀𝑎𝑦𝑘𝑜 𝑁𝑔𝑢𝑦𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑙𝑦𝑛
𝑇𝑜𝑚𝑚𝑖𝑒-𝐴𝑚𝑏𝑒𝑟 𝑃𝑖𝑟𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑄𝑢𝑖𝑛𝑛
𝑀𝑒𝑙𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐿𝑒𝑖𝑠𝘩𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑎 𝑆𝑡𝑒𝑓𝑎𝑛𝑐𝑖𝑘𝑜𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝐽
𝐷𝑎𝑛𝑖𝑒𝑙𝑎 𝐵𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑒𝑠𝑖𝑟𝑒𝑒
𝐸𝑙𝑖𝑠𝑒 𝐵𝑎𝑢𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒𝑡
𝐽𝑜𝑐𝑒𝑙𝑦𝑛 𝐻𝑢𝑑𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑁𝑖𝑘𝑘𝑖
𝐴𝑛𝑒𝑒𝑠𝑎 𝐵𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑒𝑥𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑎