11/01/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
..
8-HISTÓRIA DO 

(CONTRA)



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


 4-D. QUIXOTE



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE NO     
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Polícia sueca admite ter ocultado vaga de agressões sexuais em festival de música

A polícia sueca foi hoje alvo de críticas depois de ter admitido que ocultou informações sobre alegadas agressões sexuais contra mulheres perpetradas por jovens imigrantes durante as últimas duas edições de um festival de música em Estocolmo.

Estas revelações são feitas após a polémica em torno da atuação da polícia de Colónia, na região oeste da Alemanha, cidade que foi cenário de uma vaga de agressões sexuais durante a noite de passagem do ano.
PROTESTANDO EM COLÓNIA
Segundo as informações hoje divulgadas pelo diário sueco Dagens Nyheter, que cita documentos internos da polícia, foram registadas 38 queixas por agressões sexuais, incluindo duas violações, durante as edições de 2014 e de 2015 do "We Are Sthlm", festival que decorre em agosto na capital sueca.

"Certamente deveríamos ter divulgado publicamente esta informação, sem dúvida. Não sabemos porque que razão isto não foi divulgado", disse o porta-voz da polícia, Varg Gyllander, em declarações à agência francesa AFP.

A polícia sueca não quis dizer quantos homens eram suspeitos destas alegadas agressões, mas o diário Dagens Nyheter relatou que cerca de 50 jovens refugiados afegãos que tinham entrado na Suécia sem os respetivos pais eram suspeitos de estar envolvidos nos incidentes.

Documentos enviados pela polícia sueca à agência AFP confirmam a apresentação de 17 queixas por agressões sexuais e uma queixa por violação durante a edição de 2014 do festival de música e de 19 queixas por agressões sexuais e uma queixa por violação na edição do ano passado.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, criticou hoje a polícia e a forma como lidou com os incidentes.

"Sinto uma forte raiva pelo facto de jovens mulheres não conseguirem ir a um festival de música sem serem ofendidas, assediadas sexualmente e atacadas", afirmou Stefan Lofven, em declarações aos jornalistas.

"É um grande problema democrático para todo o nosso país", disse o chefe do Governo sueco, sobre a incapacidade da polícia de comunicar publicamente as informações sobre estes incidentes.
As autoridades suecas prometeram uma investigação completa sobre este caso.

Esta notícia surge depois dos relatos dos incidentes durante a passagem do ano em Colónia, onde mais de 500 mulheres foram alegadamente agredidas sexualmente ou roubadas por homens de origem estrangeira, incluindo refugiados recém-chegados ao país, de acordo com as autoridades alemãs.

* Deve haver uma virose no comando de algumas polícias europeias, que "dessegurança"!


.
.
.

 MINUTOS DE

CIÊNCIA/83


MATEMÁTICA ENEM


CONGRUÊNCIA E SEMELHANÇA

DE TRIÂNGULOS




FONTE: MATEMÁTICA RIO


.
.
 
HOJE NO  
"RECORD"

Messi eleito o melhor jogador do Mundo

Resultados oficiais: 
Messi: 41,33%
Ronaldo: 27,76%
Neymar: 7,86%

"É um momento muito especial para mim voltar a este palco e vencer novamente a Bola de Ouro, após ter estado na plateia a ver Ronaldo ganhar. É a minha quinta Bola, incrível. É mais do que eu tinha sonhado em criança. Agradeço a toda a gente que votou em mim, e aos meus colegas. Agradeço, por fim, ao futebol em geral. Com todas as suas coisas, boas e más, fez-me aprender e crescer", comentou o vencedor.

O FILME DA CERIMÓNIA

18H53: 
Lionel Messi é o melhor jogador do Mundo! O argentino do Barcelona conquista o troféu pela quinta vez. Ronaldo foi o segundo mais votado e Neymar o terceiro.
.

18H50: 
Kaká sobe ao palco. Será ele a entregar o prémio mais aguardado da tarde.
Emocionada, a norte-americana tenta conter as lágrimas: "É uma honra, era um sonho meu. Não estaria aqui sem a ajuda das minhas colegas"

18H46: 

Carli Lloyd é eleita a melhor jogadora do Mundo.
.


18H43: 

Neymar, agora em palco, diz esperar alegria no final da gala: "Se ganhar festejamos. Se não ganhar... festejamos também"

O brasileiro não esconde a felicidade: "É uma honra estar aqui e conhecer jogadores famosos que só via na televisão"

18H37: 

Wendell Lira vence o prémio Puskas. Foi o autor do melhor do golo do ano.

18H32: 

Tempo agora de assistir à atuação da britânica Leona Lewis.

18H27: 

A alemã Célia Sasic, uma das nomeadas para melhor jogadora, está agora em palco.

18H23: 

Ronaldo sobe ao palco e deixa novas palavras à plateia: "Sou um miúdo, um miúdo grande. Quero continuar a ajudar a minha equipa a vencer, marcando golos. Adoro fazer as pessoas felizes"

18H17: 
O prémio Fair Play é entregue a todas as organizações que ajudaram e ajudam a combater a crise que afeta os refugiados. O antigo jogador Gerald Asamoah recebe o galardão em nome das instituições.
.

Robert Fernández, secretário técnico do Barcelona, representa o treinador na gala: "Luis tem muita gente à sua volta que o ajuda. O seu staff, o nosso presidente e direção, os nossos jogadores e os nossos adeptos"

18H09: 
Luis Enrique ganha o prémio de melhor treinador do Mundo. Resultados oficiais: Luis Enrique 31.08%; Pep Guardiola 22.97%; Jorge Sampaoli 9.47%.
.

"É fantástico fazer parte de uma grande família futebolística. Isto representa, claro, muito mais gente", refere a treinadora.

18H06: 
Jill Ellis é eleita a melhor treinadora de futebol feminino. Resultados oficiais: Jill Ellis 42.98%; Norio Sasaki 17.79%; Mark Sampson 10.68%.
.

18H02:
 
Depois de Carli Lloyd, é a vez de Messi subir ao palco e deixar algumas palavras: "Aquando da lesão foram meses complicados porque não podia estar com os meus companheiros. Graças a deus correu tudo bem"

Um jovem, que acertou na equipa ideal, pergunta a Ronaldo o que vai fazer quando terminar a carreira. O português sorri: "Não é fácil… Tenho os meus planos estratégicos, com as minhas marcas, mas estou muito confortável"

17H49:  
Este é o onze ideal de 2015: 
Neuer
Thiago Silva
Marcelo
Sergio Ramos
Dani Alves
Iniesta
Modric
Pogba
Neymar
Messi
Ronaldo

17H45: 
Samuel Eto'o chamado ao palco para entregar os prémios aos jogadores da equipa do ano.

James Nesbitt termina a conversa com CR7 pedindo-lhe... que volte ao Manchester United. O apresentador confessa-se um grande fã dos red devils.
Ronaldo: "Dedico-me a 100 por cento, é isto que gosto de fazer, e ainda sou capaz de jogar mais anos. Estou em forma, como novo"
17H35: 
 Kate Abdo e James Nesbitt são os apresentadores e fazem agora as introduções.

17H33:
A dupla 2CELLOS reproduz o tema Thunderstruck, dos AC/DC. A Gala da Bola de Ouro 2015 arranca oficialmente!

17H26: 
 São mostrados os melhores momentos dos torneios FIFA de 2015, entre eles a conquista portuguesa no Mundial de futebol de praia.

17H17:
 
Arranca a cerimónia. Discursa neste momento Issa Hayatou, presidente interino da FIFA, após o afastamento de Blatter devido ao escândalo de corrupção que afetou o organismo.

* Messi e Luís Henrique são indiscutíveis vencedores de mérito.

.
.

8-HISTÓRIA DO RACISMO




Um dos mais completos e chocantes sobre a construção dos conceitos de racismo, que justificam as maiores atrocidades cometidas contra os Negros-africanos, e a constante construção de uma ideia de inferioridade e desumanização, para negar direitos e macular a história.

* Uma produção da BBC
.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Suinicultores estão a bloquear armazém do Intermarché em Alcanena

Um grupo de suinicultores está a bloquear com os seus veículos a saída da base de abastecimento do Intermarché em Alcanena, Santarém, em protesto contra o incumprimento da lei da rotulagem da carne de porco.

"Estamos aqui e vamos continuar de noite e de dia, para impedir a saída dos carros que abastecem as lojas do Intermarché", disse à agência Lusa João Correia, porta-voz dos suinicultores em protesto.
 .
Depois de se terem concentrado pelas 19:30 na estação de serviço da A1 em Santarém, os suinicultores decidiram fazer mais uma ação contra o incumprimento da lei da rotulagem da carne de porco e optaram armazém do Intermarché em Alcanena.

João Correia disse que no local "estão muitos suinicultores e que não vão deixar sair ninguém".
Os suinicultores queixam-se de que a rotulagem é muitas vezes ignorada e consideram que as contínuas promoções "em nada dignificam o produto em si e que a opinião pública começa a desconfiar de que a carne de porco não tem qualidade".

No dia 27 de dezembro, cerca de 200 suinicultores realizaram uma ação de sensibilização no talho do Pingo Doce do centro comercial Braga Parque, em Braga, denunciando a falta de rotulagem na carne de porco vendida naquela grande superfície, conforme obriga a lei em Portugal.

Na sequência desse protesto, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), recolheu as embalagens de carne de porco não rotuladas no Pingo Doce do Braga Parque.

Além do incumprimento da lei da rotulagem nalguns estabelecimentos comerciais, João Correia salientou que o suinicultor português perde, em média, 45 euros por cada porco que vende, ou seja, estão a vender "abaixo do custo de produção", colocando em causa "200 mil postos de trabalho diretos e mais 200 mil indiretos".

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações. Portugal produz cerca de 55% da carne de porco que consome.

* Engana-se quem pensa que as cadeias de distribuição são um motor de desenvolvimento, a geringonça está gripada.
Vai sobrar tareia para os suinicultores.

.

SARAGOÇA DA MATTA

.



Os valores de Natal

Como chegar aos valores que o Natal representa? Crescendo. Coletivamente. Com injeções de educação e civilização quotidianamente aplicadas

Quando meninos, pensamos o Natal como o momento das prendas. Da festa. Dos doces. Dos tios, primos e avós. E ainda alguns amigos. Depois da desilusão da inexistência do Pai Natal, fica-nos a parte do consumismo. Confessemos: o Natal passa a ser o momento em que se espera receber aquele presente especial. Mas nada mais. Sem rodeios: as preocupações sociais, filosóficas, religiosas e humanitárias não chegam com a descoberta de que não há velhote barrigudo, trajado de vermelho e ornado de grandes barbas brancas.

É preciso crescer, o que não significa ser “muito mais velho”, para que o Natal seja irrelevante, substancialmente, no que respeita à “prenda” que se deseja. Para que o “presente” seja o menos importante. É preciso crescer bastante para sentir intimamente que o que importa é tão-só e apenas o que se dá! E esse crescer pode acontecer aos 20 ou aos 50 anos. Ou nunca chegar. Por isso há crianças eternas. E também há quem não consiga sê-lo desde cedo.

Para aqueles que já cresceram o suficiente para olharem o Natal como um dia igual a todos os demais, com a peculiaridade de darem consigo a pensar como é trágica a existência da maioria da humanidade, o Natal acaba por não poder ser um momento de júbilo. Quando muito de desejo, de meditação, de devoção espiritual - seja a que Deus for. Não tem porque ser triste. Mas não é, seguramente, um momento alegre.

Crentes ou não crentes, estaremos todos de acordo: a razão humana não é causa eficiente, nem suficiente, nem necessária, nem apta a garantir-nos os valores corporizados na ideia de Natal.
A razão humana não permite alcançar a paz entre os povos. Não acaba com a fome no mundo. Não garante o desarmamento. Não traz água potável a todos os que dela carecem. Nem cuidados médicos. A razão humana, de inconsistente que é, nem sequer permite o fim dos conflitos domésticos, o conseguir suportar os colegas de trabalho, o evitar a prática dos comezinhos ilícitos diários.

Aliás, nem sequer permite a sociedades semiorganizadas, como a nossa, perceber regras tão básicas como: “se conduzir, não beba”; “os peões têm de usar as passadeiras”; “nas passadeiras, os peões têm prioridade”; “não se estaciona nos passeios”; “não se furta”; “o pai não bate na mãe”; “não se pode maltratar o avô por ser velho”; “não se abandona ninguém à sua má sorte”; “não se mata, nem fere nem ofende ninguém”.

Ou seja, a razão humana não serve sequer para que todos façamos aquilo que é lógico, razoável e justo fazer. Assim, o Natal é a época em que morremos que nem tordos nas estradas, mercê dos bêbados que teimam em conduzir; a época em que as cidades são uma selvajaria de trânsito e estacionamento; a época forte para os divórcios (obrigados a conviver sem podermos fugir, estala o conflito); uma época trágica de crimes contra as pessoas e de furtos e roubos.

Então como chegar lá? Como chegar aos valores que o Natal representa? Crescendo. Coletivamente. 

Com injeções de educação e civilização quotidianamente aplicadas. Em vez dos centos de horas de futebol e de politiquices rascas e ineficientes que seguramente são as responsáveis por tudo isto que hoje somos e que nos não deixa viver o verdadeiro espírito do Natal. Para isso, antes de mais, havia que educar “os media”. E aqui lembro-me de Panoramix, o velho druida d’Astérix, o Gaulês.
Sendo hoje o dia que é… talvez valha a pena pensar nisto!

IN "i"
08/01/16

.
.


748.UNIÃO

EUROPEIA



.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal só vai pagar um terço 
do previsto ao FMI em 2016

Apenas três meses separam as actuais previsões do IGCP das anteriores. Mas o Governo mudou e os objectivos também. Por isso, o instituto liderado por Cristina Casalinho reduziu os reembolsos ao FMI, passando de 10 mil milhões de euros para apenas 3,3 mil milhões.
.
Ao contrário do que estava programado, o Tesouro só vai reembolsar 3,3 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2016. Este valor representa uma forte redução face aos 10 mil milhões previstos, sendo que o calendário de pagamentos para os próximos anos foi também revisto. Por outro lado, o IGCP pretende recuperar parte dos depósitos gastos em 2015.

O Novo Banco não foi vendido, o Estado injectou liquidez no Banif e o défice de 2,8% agora previsto para este ano é superior ao estimado pelo governo de Passos Coelho (1,8%). Um conjunto de factores que obrigou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) a rever o financiamento do Estado em 2016, mas também nos próximos anos.

A grande alteração é que o instituto liderado por Cristina Casalinho apenas pretende reembolsar o FMI em apenas 3,3 mil milhões de euros. Um montante significativamente inferior aos 10 mil milhões previstos no final de 2015 e que já resultavam de uma revisão em alta, após o Estado ter adiado para este ano o pagamento de 2,2 mil milhões.

Mas também os valores para os próximos anos foram revistos. Se o objectivo para 2017 era o reembolso de 6,9 mil milhões de euros à instituição liderada por Christine Lagarde, agora o Tesouro prevê pagar apenas 2,5 mil milhões.

Já para 2018 e 2019 não havia a intenção de efectuar qualquer pagamento, sendo que agora o IGCP quer desembolsar 4,0 e 0,5 mil milhões, respectivamente. Mas estes valores não compensam o totalmente os reembolsos antecipados estimados, pelo que terão de prolongar-se, pelo menos, até 2020.

* Resumindo, os quatro anos de "pàf" governativa foi uma cruzada de servicinho  aos bancos, já lá pusemos mais do que o montante que a troika emprestou, uma beleza.

.
.


2-OS 10 MANDAMENTOS
DA MÁFIA 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

II-Engenharia Extrema


1- CIDADE FLUTUANTE



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE NO
"DESTAK"
Coligação bombardeia reserva de 
dinheiro do Estado Islâmico no Iraque

A coligação internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou hoje uma reserva de dinheiro do grupo extremista Estado Islâmico em Mossul, no norte do Iraque, contendo o equivalente a "milhões de dólares", revelou um responsável norte-americano. 
 .
As reservas atingidas pelo ataque eram "provavelmente dinares" iraquianos e provinham de "atividades ilegais" do Estado Islâmico, como o contrabando de petróleo, a "pilhagem" e a "extorsão", indicou a mesma fonte, acrescentando que a organização extremista "é obrigada a fazer todas as transações em dinheiro".

Não foi a primeira vez que a coligação bombardeou este tipo de reservas financeiras, mas esta foi a maior a ser visada, tendo sido utilizadas no ataque duas bombas de 900 quilos. 

* Ainda ninguém desmentiu Putin sobre a alegada compra de petróleo "terrorista" pelo governo turco, é grave!

.
.

David Bowie

Jean Genie


.
.
HOJE NO 
"i"
António Sala escreve carta aberta
 a Sofia Ribeiro. 
Um relato de quem 
já lutou contra o cancro

António Sala usou o Facebook para divulgar uma carta aberta dirigida a Sofia Ribeiro, diagnosticada com cancro da mama em novembro de 2015.
.
Para o locutor a luta contra a doença é algo de muito familiar, já que enfrentou, há 17 anos, um tumor no cérebro, e outro no rim, há três anos.
Em pouco tempo, a publicação somou centenas de likes, partilhas e comentários de apoio e solidariedade a Sofia Ribeiro.
Na página oficial de António Sala, pode ler-se:

“Olá Sofia.
Nunca tive o gosto de a conhecer pessoalmente. A única vez que nos cruzámos foi em Oeiras e por causa de um amigo comum, o Daniel Oliveira. Saudámo-nos com sorriso e sem palavras.
Já passaram várias semanas e depois disso só tenho sabido de si pelo que tenho visto e lido a respeito do seu problema de saúde.
Senti que lhe podia dar uma pequena ajuda, daí a razão desta carta. Só por isso.
Escrevo-lhe com a legitimidade que advém de ser também um doente oncológico.
Somos companheiros de uma mesma luta.
Sei bem o que são os seus medos. Sei bem o que sente.
Os fantasmas de noites mal dormidas. A espera angustiante do resultado de análises. Os tratamentos anteriores e posteriores às cirurgias.
Os químicos. A radioterapia. As febres. Os vómitos. A debilidade física. As mudanças no nosso visual. A tomada de consciência da nossa fragilidade. De como somos tão finitos. De tudo isso.
Mas, quero acima de tudo, falar-lhe do outro lado desta experiência. E há um lado bom.
Aprendemos a lutar e a saber erguer os braços. O sofrimento acaba por nos tornar mais fortes.
Mais sensíveis. Mais atentos. Mais tolerantes. Mais humanos. Mais preocupados com os outros.
Passamos a dar mais valor ao que realmente merece. A olhar o mundo e as pessoas com olhos mais nítidos e mais doces. Relativizando os obstáculos e problemas. Valorizando as coisas boas. Descobrindo os bens maiores da família, dos amigos, da saúde e da paz.
Depois destas tormentas, ficamos e sabemos apreciar como ninguém as bonanças. Afinal a vida é ainda mais maravilhosa do que aquilo que pensávamos.
Querida Sofia, o seu cabelo vai voltar e com força redobrada. Como redobrado vai ser o seu talento como Atriz e a sua vida como Mulher. Porque, mais madura. Mais completa. Conhecedora do que é, renascer. Coisa que nem toda a gente sabe.
E isto não são apenas palavras. Olhe para mim Sofia. Sou um exemplo de tudo isso. Do cair e voltar a levantar-me. Olhe para mim. Falo-lhe com a legitimidade de doente oncológico que já ultrapassou mais que um problema grave. E faço-o porque sei que estas palavras podem ser importantes para si. Claro que temos confiança nos médicos, nos tratamentos, no apoio da família, dos amigos e de todos quantos nos amam. Mas, sei o quão importante é olharmos e vermos o testemunho de um sobrevivente. É como que o exemplo vivo de alguém que já passou, por aquilo que nós estamos a passar e venceu. Sei que é uma boa ajuda.
É só isso que lhe queria dizer Sofia.
Olhe para mim. Sou um dos muitos que atravessou essa área das tormentas, mas já estou deste lado da fronteira em terra firme e à sua espera.
Mantenha essa coragem e vá em frente.
Daqui a algum tempo, quando nos voltarmos a encontrar, não vão ser precisas palavras para você me dizer, que eu tinha mesmo razão.
Basta que nos abracemos e que os nossos cabelos se toquem, numa cumplicidade de quem sabe...que a vida por vezes, é mesmo assim!
Um beijinho e muita força.”
 
* Como uma carta pode ser uma bela notícia.

.
.

BOM SAMARITANO


.
.

HOJE NO
"A BOLA"

Luta
«Ronda Rousey pôs-se a jeito»
 - Holly Holm

Em entrevista ao programa The MMA Hour, a atual campeã UFC 193 Holly Holm admitiu não concordar com as críticas negativas à compatriota Ronda Rousey, após a derrota desta em Melbourne, que lhe custou o título, mas fez questão de frisar que compreende a reação dos fãs, tendo em conta a atitude adotada pela ex-campeã.
.

«Ninguém merece isso, mas a verdade é que ela [Ronda] colocou-se nessa posição. Dizia a si mesma que não se importava se alguém não gostasse do seu estilo. É assim que ela é e não pretende mudar», admitiu Holly Holm.

«Não tenho nada contra ela. Muitas pessoas acham que deveria ter, mas não vou desperdiçar energia com esse tipo de coisa. As pessoas conseguem ser muito brutas com algumas coisas, mas acho que ela é dura o suficiente e pode lidar com isso. Deve estar a atravessar um momento difícil», acrescentou. 
 .
* Tão femininas...


.
.


 O QUE NÓS


  "FESTEJAMOS"!!!




O primeiro número da ONDA POP explica quase tudo, os primórdios, os conceitos, a paginação e artigos publicados demonstram o trabalho destes rapazolas nos idos de 60.

Ontem foi publicado o nº65 da edição impressa abrindo esta página com UDO URGENS uma belíssima voz dos anos 60 que partiu em 2014, tem muita música por ele interpretada nesta página.

Sem sapato e saia lavada no programa errado da máquina eis-nos com SANDIE SHAW, havia gente que gostava mais dos torneado das "gâmbias" do que da voz. Hoje milita na Amnistia Internacional, tem o nosso maior respeito.

MICHEL DELPECH, pouco conhecido para estes lados hippie convicto, intérprete de causas, de vida conjugal conturbada.
 
O concurso "SCHWEPPS" desta semana tem muito açucar.
LOU CHRISTIE,"pensilvãnico" de gema, destacou-se mais como compositor do que cantor, mas leiam a história e ouçam-no.


PIERRE BOULEZ e DAVID BOWIE foram-se embora, deixam um grande legado, a vida é injusta com tanto "fdp" por aí e os bons é que partem.

GIRA DISCOS de capas bonitas e bem feitas de acordo com a tecnologia da época, quase todas desconhecidas.

Cantem com a "ONDA POP"  com JOE DOLAN, BEATLES e DAVID BOWIE, grandes intérpretes.

A "ONDA POP" continua cheia de informação verdadeira, bem elaborada e metódica, sem folclores, mantém a corência da sua génese.Na net e em português tem o condão de informar e trazer ao presente um passado glorioso de música como ninguém faz. Temos o orgulho de dizer que os autores são nossos amigos mas não é por isso que estão na "PEIDA", é pelo valor e inteligência que demonstram.
 
Neste blogue, na coluna da direita tem um link directo.
OBRIGATÓRIO IR VER!!!
ABJEIAÇOS

.
.
HOJE NO  
"AÇORIANO ORIENTAL"

Pena de prisão efetiva para
 condutor envolvido em acidente
 mortal em São Miguel

O Tribunal da Relação de Lisboa passou a efetiva a pena suspensa de quatro anos e meio aplicada ao condutor envolvido num acidente, na ilha de São Miguel, em 2013, no qual morreu uma mulher e os dois filhos.
  .
O Tribunal da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores, condenou o arguido, em março do ano passado, a quatro anos e seis meses de prisão, pena suspensa na sua execução por igual período, por três crimes de homicídio por negligência grosseira.

O Ministério Público (MP) recorreu da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que, por acórdão a que a agência Lusa teve hoje acesso, deu provimento ao recurso.

No recurso, o MP defendia que o arguido devia ser condenado por três crimes de homicídio negligente e cumprir pena de prisão efetiva em vez de pena suspensa.

O tribunal de primeira instância deu como provado que, no acidente, que ocorreu pelas 19:30 de 13 de maio de 2013, na Scut – Eixo Nordeste, entre os nós de acesso das freguesias de Algarvia e de Achada, o veículo ligeiro de mercadorias conduzido pelo arguido “invadiu totalmente a hemifaixa” de rodagem de sentido contrário àquele em que circulava, embatendo, de forma não "totalmente frontal”, com o carro em que seguiam as vítimas.

A mulher tinha 32 anos e os seus filhos 12 (rapaz) e 6 (rapariga).

“O arguido circulava necessariamente, de acordo com a prova produzida, em excesso de velocidade (…), passou a linha longitudinal contínua que separava as duas faixas de rodagem e manteve-se a circular na faixa de rodagem de sentido contrário pelo período de tempo suficiente para que a falecida Andreia Soares o avistasse, travasse durante cerca de 20 metros e tentasse desviar o carro em que seguia com os filhos”, descreve o TRL.

O veículo em que seguiam as vítimas foi arrastado na direção contrária àquela em que circulava durante cerca de 26 metros, tendo ficado destruído.

“O estado de incumprimento generalizado que ocorre nas estradas portuguesas, com total desrespeito pelas normas estradais que protegem o direito à vida e à integridade física dos cidadãos (…), bem espelhadas na forma absolutamente desumana como ocorreu o acidente dos autos, demonstra bem como urge repor a confiança na norma e o sentimento de segurança da comunidade”, frisa o acórdão do TRL.

Os juízes desembargadores discordam da suspensão da pena determinada pelo tribunal de primeira instância, em função de um acidente que “ocorreu em circunstâncias graves, por total desrespeito da vida própria e, sobretudo, de terceiros”.

“A pena de quatro anos e seis meses aplicada ao arguido deverá antes ser efetiva”, refere o acórdão da Relação de Lisboa.

O TRL manteve a condenação aplicada à seguradora em primeira instância, de pagar 480.000 euros à família das vítimas, não dando assim provimento ao recurso interposto por esta.

* Oxalá esta sentença faça jurisprudência para crimes de natureza semelhante ocorridos nas nossas estradas, há que parar com esta guerra civil.


.