19/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
.


70-SUBTILEZAS

Como ajudar alguém sofrendo?



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
EMANCIPACIÓN/5
Companhia de Dança
Afrocolombiana Contemporânea



FONTE:  Nemecio Berrio Guerrero


.

.

HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Centeno já cativou mais do
 que o Governo PSD/CDS

A despesa pública orçamentada que acabou por não ser libertada ao fim do ano pelo Ministério das Finanças (as chamadas cativações finais) ascenderá a dois mil milhões de euros no período de 2016 a 2018, de acordo com dados avançados pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e outras entidades que seguem as contas públicas. O valor supera os 1950 milhões cativados no governo PSD/CDS, quase cinco anos, entre 2011 e 2015.

De acordo informações do próprio Governo, através da Direção-Geral do Orçamento, e outras, também oficiais, organizadas pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), nos primeiros dois anos da legislatura, o Executivo de Costa e Centeno não autorizou gastos de 1506 milhões de euros (cativações finais) num bolo de despesa inicial na ordem dos 3618 milhões de euros.
.

Este valor foi sobretudo empolado pelo que aconteceu em 2016, ano em que as cativações iniciais foram muito maiores face ao normal, dando um contributo crucial para que o défice caísse para um mínimo de 2% do produto interno bruto e permitisse ao país sair do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), algo muito celebrado por Centeno e seus pares na Europa.

Em 2016, a despesa cativada no arranque do ano disparou para uns inéditos 1733 milhões de euros. Só para se ter um termo de comparação, no primeiro ano do ajustamento da "troika" e do PSD-CDS (2011), os cativos iniciais foram 675 milhões; no ano seguinte (2012), quando o governo avançou para cortes profundos e diretos em salários, pensões e apoios sociais, o valor congelado foi de 669 milhões; em 2013, o ano do "enorme aumento de impostos", os cativos iniciais foram de 420 milhões.
Em 2014, último ano do ajustamento, o valor congelado logo no começo do ano subiu para 1123 milhões e em 2015, último ano do Governo de Direita, a verba foi reforçada para os 1202 milhões de euros.

Os valores dos cativos foram mais baixos. Isso explica-se com o facto de, durante os anos do ajustamento, o governo ter aplicado medidas de austeridade de tal envergadura que não precisou de recorrer tanto ao expediente das cativações.

Quando o PS chega ao poder em 2016 com as suas políticas de devolução de rendimentos e de menores restrições em algumas rubricas de despesa, mas já com a saída do PDE em vista, Mário Centeno resolveu maximizar o previsto na Lei de Enquadramento Orçamental. Foi assim que surgiu a cativação de 1733 milhões de euros em 2016, dos quais ficaram por gastar 943 milhões de euros em despesa, um máximo histórico.

Na quinta-feira, Teodora Cardoso, a presidente do CFP, explicou aos deputados que em 2016 houve um "excedente" em termos de cativações, ficaram "muito acima do normal" e que foi por isso que, a partir dessa altura, fez com que o tema entrasse na ordem do dia. "Até aí ninguém tinha dado por elas", disse.v

Controlar serviços
Ainda não se conhece o valor das cativações para 2019, mas a proposta de lei do orçamento prevê que as regras gerais se mantenham. Assim, 12,5 % das despesas afetas a projetos não cofinanciados dependem do visto final do ministro da Finanças, que fica com o poder de autorizar ou não 15 % das dotações iniciais dedicadas à aquisição de bens e serviços.

Congelar 580 milhões
Segundo a proposta do Governo, o teto máximo das cativações iniciais totais previstas para 2019 vai ser indexado ao valor inicial de 2017. Sabe-se que há 580 milhões de euros identificados para congelar. Se fosse executada, esta parte da despesa daria um défice final anual de 0,5%. Como o governo tem por objetivo um défice de 0,2%, significa que aquele valor vai ficar intacto.

* Qual será o organismo internacional que acena a mais um ministro das Finanças português, que depois duma teatralidade social que até a nós enganou, se reverte para menino bem comportado para os Donos Disto Tudo? É uma questão de tempo.
 
.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/206

LOGARITMOS E POTÊNCIAS  
Qual a Relação?/3




FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Talento. 
Portugal sobe sete posições e 
fica acima de Espanha

Portugal ocupa a 17ª posição no World Talent Ranking 2018 do IMD, distanciando-se positivamente do país vizinho

Portugal destaca-se na 17ª posição do World Talent Ranking de 2018 do Internacional Institute for Management Development (IMD), subindo sete lugares face à edição do ano passado. O país distanciou-se ainda mais da vizinha Espanha, que ocupa o 31º lugar. O estudo analisa a capacidade de 63 países em desenvolver, atrair e reter talento. 
.

 Segundo o estudo do IMD, para o qual contribuíram mais de seis mil executivos das 63 economias, Portugal está entre os 10 primeiros países (mantém a 7ª posição) no que respeita ao investimento e desenvolvimento de talento a nível nacional. Nesta matéria, o relatório destaca a aposta na educação e o peso das mulheres no emprego como principais pontos fortes. Contudo aponta, deficiências no que concerne à formação dos trabalhadores em local de trabalho.

Quanto à capacidade de retenção de talento, o país apresenta uma subida de sete posições para 29ª lugar, mas o estudo aponta as baixas remunerações na área dos serviços e nos cargos de gestão como um fator adverso nesta matéria. Ao nível da preparação dos recursos humanos, Portugal escalou nove posições, encontrando-se agora na 22ª posição. O IMD realça as capacidades dos trabalhadores como fator positivo, mas aponta debilidades à experiência internacional dos profissionais. 
 Nestes índices, Espanha apresenta um comportamento mais negativo. Na área do investimento e desenvolvimento ocupa o 36º lugar, na capacidade de retenção de talento está no 25º e na preparação dos recursos humanos no 40º. 
.
Europa na liderança 
A Suíça é o país que lidera o ranking do IMD e a Dinamarca ocupa a 2ª posição, lugares que asseguram há cinco anos consecutivos. Seguem-se a Noruega, Áustria e Holanda. O top 10 é composto apenas por países europeus, com excepção do Canada (6ª). A Eslováquia (59ª), Colômbia (60ª), México (61ª), Mongólia (62ª) e Venezuela (63ª) são os últimos países da lista. 
“Cultivar uma força de trabalho qualificada e instruída é crucial para fortalecer a competitividade e alcançar a prosperidade a longo prazo, particularmente no atual cenário em que a inteligência artificial, robótica e outras novas tecnologias redefinem constantemente os desafios que governos, empresas e sociedade em geral terão de enfrentar no futuro”, diz Arturo Bris, diretor do IMD World Competitiveness Center. 
“Este ano, os países de maior sucesso em competitividade de talentos são principalmente economias europeias e de média dimensão. Além disso, esses países compartilham altos níveis de investimento em educação e qualidade de vida”, frisa.

* De gente talentosa Portugal é fértil, Ricardo Salgado, José Socrates, Arlindo Carvalho, João Rendeiro, Armando Vara, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Vale e Azevedo, Bruno de Carvalho e respectivas acessorias, supomos serem os grandes responsáveis por termos alcançado a 17ª posição no World Talent Ranking.

.
.
XXVIII- MEGA MÁQUINAS

1-Voltando para Casa
Desafiando a Atmosfera



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Documentários Sayrus.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.. .
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Praia da Vitória recebe galardão de
.“Município do Ano”

A Praia da Vitória recebeu o galardão de “Município do Ano”, atribuído pelo projeto UM-Cidades da Universidade do Minho, pelo projeto de recuperação das zonas húmidas verde costeiras (os Pauis da Praia).
O prémio agora atribuído à Praia da Vitória, que concorria com outras três autarquias do Açores (Madalena do Pico, Horta e Ribeira Grande), num total de 35 municípios nacionais, diz respeito ao processo de recuperação dos pauis da cidade, segundo nota de imprensa. 
.

COMBUSTÍVEL DE AVIÕES

Este projeto, designado por LIFE CWR e cofinanciado por fundos comunitários, contribuiu de forma decisiva para “a sustentabilidade e qualidade ambiental” da Praia da Vitória, afirma o presidenta da autarquia da Praia da Vitória, Tibério Dinis, citado na mesma nota, acentuando ainda que “o restauro ecológico de habitats de fauna e flora, a sensibilização da comunidade, o potencial turístico e a investigação científica”.

De acordo com o presidente do município, “o Paul da Praia da Vitória é pela sustentabilidade ambiental que encerra, um dos representantes de Portugal na Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida como Convenção de Ramsar. Aquando do início do projeto de recuperação do Paul da Praia da Vitória, em 2004, foi elaborado um estudo exaustivo das características do seu solo. Os resultados são públicos, estão depositados para consulta no Repositório da Universidade dos Açores e não apresentam qualquer valor superior ao determinado na legislação ou convenções internacionais”, disse. 

*  E para os resíduos tóxicos deixados pelos americanos à beira desta cidade não vai um prémiozinho?

.

MANUEL CARVALHO DA SILVA

.






Salário mínimo e impostos

A discussão sobre o salário mínimo nacional (SMN) é muito importante porque se trata do valor salarial auferido por centenas de milhares de trabalhadores e pela diversidade de questões que transporta para debate, nomeadamente relativas a políticas salariais, emprego, negociação coletiva e relações laborais, combate à pobreza e às desigualdades, perfil da economia, produtividade e competitividade.
 .
Mas há dois temas distantes do que é fundamental na abordagem do SMN que sistematicamente são arrastados para discussão por parte de confederações patronais: "os apoios às empresas" e "as políticas fiscais". Para esses representantes patronais, a atualização do SMN pode servir como moeda de troca para a obtenção de ganhos em políticas que têm outros campos de discussão.

Sei que a negociação tem as suas dimensões de jogo de oportunidades, contudo parece-me algo desavergonhada esta pedinchice. É verdade que o cenário de partida já foi pior: há alguns anos, bastava falar-se da necessidade de melhorar o SMN, logo se levantava uma gritaria afirmando que tal hipótese destruiria emprego em massa.
Os "apoios às empresas" - conceito que em certos momentos levou à boleia medidas pouco éticas - podem e devem ser seriamente discutidos em torno do Orçamento do Estado, da apresentação de projetos de desenvolvimento económico, da utilização de recursos nacionais ou de fundos comunitários, da análise dos chamados custos de contexto, de programas de inovação e de implementação tecnológica. Sempre com o objetivo de se elevar o patamar de desenvolvimento, o que pressupõe também compromissos para a melhoria dos salários.
Não é justo arrastar este tema para a discussão do SMN, mas talvez seja muito oportuno discutir a qualidade da gestão - com todo o respeito pelo empenho da esmagadora maioria dos gestores e patrões, em particular das pequenas e médias empresas - pois aqueles que, por sistema, invocam os aumentos do SMN como perigo para a manutenção das suas empresas, talvez devessem ser avaliados com rigor quanto à sua capacidade empresarial e às suas práticas de gestão.
Sobre os impostos há dois campos a ter em conta. Primeiro, a subida do SMN e dos salários mais baixos é uma questão de justiça social, não destrói emprego, melhora a distribuição da riqueza diminuindo apenas um bocadinho a sua acumulação por parte de acionistas e patrões, mas tem efeitos positivos na economia e um impacto forte na redução da pobreza, o que conduz à diminuição de encargos com as políticas sociais e por consequência a um ligeiro alívio fiscal geral.
Segundo, o tecido empresarial português mostra-nos muitas empresas onde os custos fiscais pesam nas contas, contudo os seus patrões e a sociedade portuguesa têm reivindicações a fazer no campo da fiscalidade, bem mais justas e importantes que a obtenção de vantagens para "poderem pagar o SMN". Por exemplo, que o Estado se dote de capacidades e assuma práticas que não permitam a fuga fiscal nem convidem os portugueses ao incumprimento das suas obrigações. Já incomoda chegarmos a uma loja, a um restaurante ou a uma bomba de gasolina e ouvir do empregado ou patrão que nos atende a pergunta, "quer fatura?". Com que direito se apropriam do IVA que acabamos de pagar? Mas ainda chateia mais vermos grandes grupos económicos e o setor financeiro pagarem, percentualmente, taxas fiscais bem mais baixas que qualquer pequena ou média empresa cumpridora.

Quanto aos temas que precisam de ser debatidos a propósito do SMN, pode partir-se de conteúdos identificados no relatório sobre a retribuição mínima mensal garantida apresentado este mês pelo governo na Concertação Social. As preocupações não são pequenas: o SMN teve atualizações de algum significado nos três últimos anos mas o seu poder de compra pouco subiu; o salário mediano continua baixo porque muitos trabalhadores só auferem o salário mínimo ou pouco mais e porque o padrão de especialização da economia que se consolida é fraco e faz regredir, até, o conjunto de remunerações mais elevadas; nos poucos setores que fazem contratação coletiva os salários mínimos sobem mais que o SMN o que significa ser urgente revitalizar essa contratação.

*INVESTIGADOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
18/11/18

.
.


1734.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"DESTAK"
Ação de rotina ao fecho de contas 
da EMPORDEF deteta minas 
antipessoais desmilitarizadas

Uma ação de rotina preliminar ao fecho de contas da holding Empresa Portuguesa de Defesa (EMPORDEF) detetou a existência de minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade daquela entidade, sem risco para a segurança, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional. 
.
MENINO SUDANÊS
Em comunicado, o Ministério, tutelado por João Gomes Cravinho, informa que, durante aquela ação, o "presidente da comissão liquidatária detetou, a partir de uma avaliação de inventário, a existência de minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade da EMPORDEF".

"O ministro da Defesa Nacional foi informado no dia 15 de novembro, ao final do dia, pelo presidente da comissão liquidatária da EMPORDEF da existência do material, que foi encontrado, acondicionado em blocos de cimento encerrados no interior de cunhetes metálicos, nas instalações onde se situa a empresa IdD [Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais], em Rego da Amoreira, concelho de Alcochete", distrito de Setúbal, lê-se na nota.

* O português já está habituada, tem sempre vivido a pisar as minas enterradas do capital e a tentar escapar às sofisticadas armadilhas dos políticos.

.
.

O Palácio de Cleóptra/2



Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
1. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
1.3-Corrida contra o tempo



FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE NO 
"i"
ERC considera que vítimas de 
violência doméstica ainda são 
vistas como culpadas

A ERC considera que "construção mediática em torno da vítima fragilizada, circunscrita ao medo das agressões, à dificuldade de sair do ciclo da violência e ao horror do crime"

Um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) revela que as vítimas de violência doméstica ainda são encaradas como culpadas dos atos cometidos. A ERC condena o trabalho das estações televisivas, alegando que este tema é tratado como um fenómeno social complexo e as imagens utilizadas são consideradas simplistas.
.
Imagem relacionada
Segundo a ERC, que analisou os blocos informativos dos principais quatro canais generalistas – RTP1, RTP2, SIC e TVI – entre 2013 e 2015, a nível de discurso, as características e comportamentos das vítimas e agressores são explorados de uma forma errada. A vítima é associada a certas condutas, "como problemas de alcoolismo, relações amorosas, incapacidade de quebrar relação com o agressor, que podem culpabilizar e responsabilizar pela violência", refere o documento ‘Representações da Violência Doméstica nos telejornais de horário nobre’.  Quando a notícia é feita em torno da vítima, verificou-se uma tendência para a "construção mediática em torno da vítima fragilizada, circunscrita ao medo das agressões, à dificuldade de sair do ciclo da violência e ao horror do crime". Do lado oposto, quando se trata do agressor, são associadas condutas a comportamentos aditivos e vulnerabilidades psicológicas e económicas, que muitos acham justificar o ato.
A ERC considera que falta contextualização à informação prestada, sendo que 75% das peças jornalísticas relatam o ato de violência doméstica como sendo um acontecimento isolado. A falta de contextualização faz com que haja, então, uma necessidade de descrever "possíveis causas" e que tal está a reforçar estereótipos na sociedade.

Uma das razões pelo qual tal acontece é devido às fontes utilizadas, como cidadãos comuns, vizinhos e autoridades – a ERC considera que não se recorre o suficiente a especialistas e organizações não-governamentais. "A voz dos homens é muitas vezes assumida pelas autoridades, pelo agressor e pelos advogados dos envolvidos, enquanto as mulheres sobressaem na voz das vítimas e representantes de organizações não-governamentais", defende a entidade.

Assim, a ERC recomenda que  "os crimes de violência doméstica sejam enquadrados como problema social mais vasto, indo para além do crime e como um processo complexo que tem as suas raízes na desigualdade entre homens e mulheres", pois “a visibilidade de todas as formas de violência doméstica pode contribuir para despertar consciências e para que a sociedade as reconheça, concorrendo para a sua prevenção e erradicação".

* Em contrapartida verdadeiros criminosos passeiam-se nas ruas do país, nada lhes toca.

.
.

Dead Combo

POVO QUE CAIS DESCALÇO


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Top-50 para João Sousa em dose dupla
.
João Sousa encerrou o ano de 2018 no top-50 mundial em singulares e pares. O vimaranense ocupa a posição número 45 nas duas hierarquias ATP.
 .
Pedro Sousa continua a ser o segundo português mais bem cotado, surgindo no 104.º lugar (subiu 10 degraus), seguido de João Domingues, o qual perdeu 27 posições, para se fixar como 255.º.

Consulte AQUI a classificação dos portugueses

*  Sangue suor e lágrimas.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/8
3- Qualidade e Inovação



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.

Trump concede Medalha da Liberdade, 
maior honraria civil dos EUA, a Elvis



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
Cartão do Guinness e do clima




FONTE:   afpbr

.
.

Os adeptos da ditadura franquista passeiam-se 
protegidos pela polícia espanhola,
 as FEMEN, opositoras da ditadura são presas



FONTE:  euronews


.
.
147-NO GINÁSIO
ATENÇÃO!
Treino Intervalado de Alta Intensidade/2  



COM PROFESSORA PRISCILA FERREIRA


* O vídeo de hoje exibe exercício de grau de dificuldade elevado. Partimos o filme ao meio e para a semana editaremos a 2ª metade. Se após o visionamento das duas partes achar que consegue fazê-lo todo vá em frente. A professora exibe uma facilidade extraordinária de execução, ao pé dela sentimo-nos uma velhinha.




FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1797
Senso d'hoje
ISABEL MOREIRA
DEPUTADA À A.R.
PARTIDO SOCIALISTA
"Detesto touradas, mas entre gostar
de touradas e ser nazi, eu prefiro
as pessoas que gostam de touradas"



FONTE: 5meianoite
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Saiga


O antílope mais rápido do mundo

.
.

BOM DIA


.
.


72-CINEMA
FORA "D'ORAS"
X-TUDO SOBRE
A MINHA MÃE



SINOPSE
Uma mãe solteira em Madrid, Manuela, vê seu único filho morrer no seu 17º aniversário quando corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do pai de seu filho, uma travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado, também travesti; através dela ela conhece Rosa, uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase que por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a atriz que seu filho admirava. 

ELENCO 
Cecilia Roth .... Manuela 
Marisa Paredes .... Huma Rojo 
Candela Peña .... Nina 
Antonia San Juan .... Agrado 
Penélope Cruz .... irmã María Rosa Sanz 
Rosa Maria Sardà .... mãe de Rosa 
Fernando Fernán Gómez .... pai de Rosa 
Toni Cantó .... Lola 
Eloy Azorín .... Esteban 
Carlos Lozano .... Mario

Direção Pedro Almodóvar 
Produção executiva Agustín Almodóvar 
Roteiro Pedro Almodóvar 
Género Drama 
Música Alberto Iglesias 
Direção de arte Antxón Gómez 
Direção de fotografia Affonso Beato 
Figurino Bina Daigeler e José María De Cossío 
Edição José Salcedo


FONTE:  Sanket Mistry

NR: Para nós Pedro Almodóvar é um dos grandes realizadores da segunda metade do século XX. Este é o primeiro filme de sua autoria que temos oportunidade de editar. Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.