16/09/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


113-SUBTILEZAS

Como emagrecer com
a ajuda da psicologia?


RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.
8-匚(卄)口モU尺ち
by Alain Platel

Teatro Real de Madrid





FONTE:  EuroArtsChannel
.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/246

3 Passos para Resolver
REGRA DE TRÊS SIMPLES



FONTE: Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


.
.
.
XXXVIII- MEGA MÁQUINAS

4-PIONNERING SPIRIT


O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE: mkc1

. .

FRANCISCO LOUÇÃ

.





Habitação pelo PS: 
pela conta morre a promessa

Costa não cumprirá sequer um quarto do objetivo que anuncia no programa eleitoral, por mais pomposa que seja a promessa de “erradicação de todas as carências” habitacionais até à última badalada do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Foi preciso chegarmos ao fim da primeira semana de setembro para que o PS apresentasse quatro paginazinhas com uns cálculos sobre o seu programa eleitoral, o que tinha sido mantido no segredo dos deuses. Depois das contas exaustivas apresentadas há quatro anos, este silêncio, só interrompido pela pressão da comunicação social e seguido de uma divulgação limitada de alguns dos cálculos, indica de algum modo a preferência do Governo, querendo evitar o escrutínio da maior das evidências: pouco pretende acrescentar ao desolador Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado a Bruxelas. Mas, talvez pior, algumas das poucas promessas são inviáveis.

Começo hoje por uma delas, a que diz respeito à habitação, por sinal um dos problemas mais importantes da vida social portuguesa.

Qual é então o problema da habitação? Será uma conjugação tóxica de pobreza, que vitima famílias que não têm casa, com gentrificação, que expulsa famílias para as periferias e esvazia as cidades, transformadas em Disneylândias para o turismo, e com uma atuação implacável de um mercado construído sobre a financeirização e desigualdade social, que faz disparar os preços e restringe o arrendamento. Se assim for, começar a resolver o problema da habitação exige um investimento elevado para aumentar a oferta, fazer baixar os preços do arrendamento, repovoar as cidades e restabelecer vida social local.

Ora, o programa eleitoral do PS tem “uma meta muita clara: erradicar todas as carências habitacionais até ao 50.º aniversário do 25 de Abril, em 2024” (pg. 79). Erradicar todas as carências, uma linda proposta, mas nada de explicar como se dá o milagre. Agora, o tardio estudo de “Impacto Financeiro” diz que isto será conseguido pela disponibilização de 25 mil fogos. Para definir esse objetivo, baseia-se no estudo do oficialíssimo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, “Levantamento Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional”, de fevereiro 2018 (pp. 51-2), que regista 25.762 famílias com necessidades habitacionais. Calcula o IHRU que resolver o problema, com uma conjugação de apoios para a compra de casa, arrendamentos, reabilitação e construção, custará 1.501.447.923,56 euros. Este é portanto o cálculo do Governo, cerca de 1501 milhões.

É discutível se isto “erradicaria todas as carências”, pois as carências não são só de quem não tem casa ou tem casa muito degradada, mas também dos jovens que querem sair de casa dos pais e não têm como pagar um aluguer, ou de quem vai trabalhar para outra cidade e não pode alugar habitação. Mas para o PS o valor exorbitante das rendas não é aqui relevante, só interessa a necessidade extrema. Ora, a sua proposta de investimento para quatro anos nesta área, no tal papelinho entregue aos jornalistas, é de 600 milhões. Então, a conta não bate certo, faltam 901 milhões, segundo o próprio cálculo do Governo. O que Centeno disponibiliza não chega para metade do que Costa promete aos eleitores.

Além disso, no debate com Catarina Martins, António Costa questionou os cálculos do IHRU (em que se baseia o seu próprio programa) e sugeriu que o preço médio por fogo poderia ser de 113 mil euros, a partir de um exemplo de construção em Almada (a comparação é estranha, dado que o IHRU não propõe que os 25 mil fogos sejam só de construção, apresentando antes cálculos para uma grande maioria de habitações a reabilitar). Em todo o caso, se Costa eleva o seu valor de referência, as mesmas 25 mil habitações custariam mais de 2900 milhões, nos seus novos cálculos. E então faltam-lhe 2300 milhões, Centeno só lhe dá 600. Assim, o que nos está a dizer é que não cumprirá sequer um quarto do objetivo que anuncia no programa eleitoral, por mais pomposa que seja a promessa de “erradicação de todas as carências” habitacionais até à última badalada do 50.º aniversário do 25 de Abril. Essa promessa não vai ser cumprida.

A proposta de habitação do programa do PS é falsa.

* Professor universitário. Ativista do Bloco de Esquerda.

IN "EXPRESSO.PT"
10/09/19

.
.


2033.UNIÃO



EUROPEIA




.

CIVILIZAÇÕES PERDIDAS

MESOPOTAMIA/3



Albierge Almeida da Silva
.
.


4. Inesquecíveis Viagens
de Comboio
4.1-Passeio pelo VIETNAME



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

Henrique Feist e Eva Santiago

Fantasma da Ópera


.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/7
5-UM PAÍS COMO OS OUTROS



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.


REQUINTADAMENTE


.
.
.
‘Geração do clima’  
Rebela-se contra automóveis




FONTE:  afpbr

.
.

França debate fim da discriminação
 na reprodução assistida



FONTE:  euronews

.
.
191-NO GINÁSIO
Esculpir as pernas e bumbum  
em pouco mais de 12 minutos 



COM PROFESSORA BIA

* Um vídeo caseiro onde a Professora BIA vai puxar pelo físico e recrutar o seu para ter sucesso.


FONTE:  Home Fit Home 

.
.

2098
Senso d'hoje
HELENA BENTO
JORNALISTA DO EXPRESSO
HOMICÍDIOS EM PORTUGAL
Pode um país onde o número de homicídios
aumenta, ser um dos mais pacíficos do mundo?



FONTE: JORNAL EXPRESSO

.
.
 Então, Isto Não Anda?


.
.

BOM DIA


.
:.


84-CINEMA
FORA "D'ORAS"
III-V口口 93


ち工れ口ㄗちモ:

Voo 93 é um filme norte-americano do gênero drama baseado nos atentados terroristas ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001. 

Foi dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Christian Clemenson.
O filme mostra o drama vivido pelos passageiros do voo 93 da companhia aérea United Airlines no dia 11 de setembro de 2001 que teria sido abatido pelos próprios passageiros.

O filme teve sua estreia na América do Norte em 28 de Abril de 2006. Dez por cento de sua receita nos três primeiros dias de exibição foram doados para a criação de um memorial as vítimas do voo United 93.


FONTE: Plantão de Notícias