25/07/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XVI-OS RIOS E A VIDA
1- MASAI MARA
O RIO DA MORTE



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.

FONTE: Mega Salvaje

.
.
TOTTI SWIMWEAR
Belarus Fashion Week
PRIMAVERA/VERÃO
2018




.
.

Soda politics: como baixar
o consumo de refrigerantes





* Os hábitos erráticos de consumo de refrigerantes são semelhantes no Brasil e em Portugal tendo apenas de relativizar as grandezas de ambos os países.



FONTE:  Do campo à mesa


.

MANUEL CARVALHO DA SILVA

.



Política e ética

Nesta última semana tivemos, em Portugal e no plano internacional, comportamentos de alguns políticos que causam indignação e deixam, ao cidadão comum, acrescidas desconfianças para o futuro. Trump foi, uma vez mais, a expressão limite da amoralidade, da utilização descarada da mentira, da negação de valores e princípios éticos que se exigem no exercício da política. E não faltam por aí atores políticos com total desprezo pela verdade e dispostos a mobilizar os cidadãos contra a democracia e pela negação da política. Na Assembleia da República (AR) assistimos a um comportamento desses: Manuel Pinho achincalhou os deputados e gozou com os portugueses, talvez por acreditar que os buracos nas leis, o espaço para manobras processuais e o arrastamento dos processos judiciais, e a sobreposição do poder económico ao poder político lhe permitirão passar impune. A sua arrogância e sobranceria foram chocantes.

Entretanto, também esta semana, vimos partir um político exemplar - João Semedo - um Homem de enorme humanismo e compromisso com as gerações futuras, que dedicou a vida à causa pública buscando como contrapartida a construção de vida mais feliz para o conjunto dos seres humanos - sempre a partir da defesa dos que mais precisam - e por consequência para ele. Era esse o alimento da alegria que nos mostrava nas horas boas e más dos combates políticos, sociais ou culturais em que se envolveu, a partir de uma militância empenhada primeiro no PCP e depois no BE.

Este contraste desafia-nos a uma reflexão séria sobre o que se passa com o exercício de responsabilidades públicas, com a política e a ética, identificando e denunciando as suas subversões. Imaginemos, por exemplo, uma associação cuja missão é a ajuda a terceiros em situação de necessidade e que nela, oportunisticamente, alguém se oferece para ocupar um cargo de responsabilidade, não para cumprir a missão da associação, mas para retirar do cargo vantagens pessoais de algum tipo. Quando a tramoia é descoberta, o prestígio da associação sofre um duro golpe, da mesma forma que a honorabilidade de todos os que trabalham para essa associação, mesmo a dos mais honestos e dedicados. E basta a existência de um ou outro caso destes para a reputação de todas as associações serem postas em causa. A partir daí, o desconforto de ser confundido com práticas detestáveis não afastará malandros dispostos a obterem vantagens por qualquer forma, mas levará muitas pessoas generosas e honestas a pensar duas vezes antes de se disponibilizarem para assumir responsabilidades.

Nesta sociedade tão dominada pela economia e pela finança, lembremos o palavrão que os economistas usam - "seleção adversa" - para designar situações em que o mau produto expulsa do mercado o bom produto. É claro que falar de política é mais amplo e exigente do que tratar estas questões, mas na verdade a política é para aqui chamada.

O que designa a expressão "classe política" nestes dias? Um grupo sob suspeita a que se associam normalmente epítetos do tipo "o que tu queres sei eu" e "eles são todos iguais" - uma associação de malfeitores. Quem quer ser da "classe política"?

As coisas estão tão mal que há um certo espanto quando se descobre, geralmente demasiado tarde, que há mulheres e homens honrados que dedicam ou dedicaram uma vida inteira à política por convicção e por generosidade. Aí surge uma espécie de ritual coletivo de penitência pública feito de elogios adiados, alguns genuínos, outros hipócritas.

Se queremos evitar que os partidos e outras instituições sejam desacreditados, que as cadeiras do Governo ou da AR não passem a estar em pleno ocupadas por malandros - mesmo que malandros finos, de gravata e muito "bons modos" - são precisos mais do que elogios requentados. É preciso sermos severos contra a conversa do "é tudo farinha do mesmo saco" que polui as caixas de comentários da Internet. É necessário não transigir com o "ele rouba mas faz" que já produziu, mesmo entre nós, candidatos vencedores. É preciso combater os julgamentos na praça pública feitos pelo jornalismo de cordel. É indispensável construir projetos políticos alternativos de rigor e de compromisso efetivo com as pessoas.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
22/07/18

.
.


1617.UNIÃO



EUROPEIA



.



INFORMÁTICA DE A A Z
25-Y
YOTTABYTE



Prof. João Paulo
* Um conjunto de professores do site  AlfaCon Concursos Públicos, do Brasil, decidiu colocar em vídeo uma série de programas explicativos sobre noções base de informática das quais muitas vezes não temos informação conveniente.
Por acharmos a série interessantíssima aqui a apresentamos com o devido respeito aos autores.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
.
2-HORIZONTES DA MEMÓRIA
2.1- MONÇÃO
AS ÁGUAS DO MINHO



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.

Zeca Veloso

Todo Homem


Caetano Veloso, Tom Veloso e Moreno Veloso

.
.
XXXVI.O MUNDO SECRETO DOS JARDINS


2-GORGULHOS





FONTE:  Maldito Movies

.
.

Quem controla o que é visto 
no Facebook?



FONTE: Observador

.
.

80 mortos confirmados na Grécia



Expliquem-nos a estupidez! 
Construir casas de baixo de árvores só se for para arder, não aprenderam nada com a tragédia em Portugal de 2017.


FONTE: euronews

.
.

“Faça a melhor escolha,
vá pelas Escadas”



FONTE: Direção-Geral da Saúde

.
.


 STRESS!


.
.


1681
Senso d'hoje
RICARDO CARRIÇO
ACTOR PORTUGUÊS
"Chegava a gastar 200 euros
por semana em droga"



*Afirmações muito claras e objectivas quando entrevistado por Cristina Ferreira no programa "VOCÊ NA TV"

FONTE: TVI


.
.
TICO TICO TUI TUI


.
.

BOM DIA


.