Quartos com portas sem fechaduras nem maçanetas, sem aquecimento, casas de banho que não funcionanm, falta de água e o aviso, que já se tornou viral, de que quando for restabelecido o abastecimento "não usar na cara porque contém algo muito perigoso", conforme relatado no Twitter por uma jornalista norte-americana. As queixas dos profissionais estrangeiros que chegaram esta semana a Sochi para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno têm sido notícia nos media internacionais e estão a tirar a paciência aos responsáveis russos, que falam em "sabotagem".


Na quinta-feira, Dmitry Kozak, vice-primeiro-ministro e responsável pela organização olímpica, foi mais longe. "Temos imagens de videovigilância dos hotéis que mostram que as pessoas ligam o chuveiro, apontam-no à parede e depois saem do quarto o dia todo", disse, citado pelo Wall Street Journal, que adianta que jornalista a quem foi dada esta resposta foi afastado rapidamente do local por um assessor.

No final do dia, um porta-voz de Dmitry Kozak veio a público garantir que não existe qualquer vigilância aos quartos e casas de banho.

Ainda esta semana, o repórter Richard Engel da NBC dava conta de que o Departamento de Estado norte-americano tinha alertado os viajantes de que não deveriam esperar privacidade em Sochi, nem mesmo nos quartos de hotel.

* Sochi não é na Russia mas sim na ex-URSS.