27/05/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


97-SUBTILEZAS

Inveja e redes sociais



RESUMO ANIMADO
 FONTE:   Minutos Psíquicos
.



1.OTHELLO



ELENCO
SANFRANCISCOBALLET- COMPANHIA
HELGI TOMASSON- DIRECTOR ARTÍSTICO
LAR LUBOVITCH-  CONCEPÇÃO E COREOGRAFIA

ELLIOTGOLDENTAL- COMPOSITOR

PRIMEIRAS FIGURAS
DESMOND RICHERDSON- OTHELO
YUAN YUAN TAN- DESDEMONA
PARRISSH MAYNARD- IAGO
KATITA WALDO- EMILIA
GONZALO GARCIA- CASSIO
LORENA FEIJOO- BIANCA


FONTE:  Сергей Дружинин

.
.
ANTEONTEM NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Operadores têm que disponibilizar gratuitamente 
fatura com detalhe definido pela Anacom

A partir de sábado, dia 25 de maio, os operadores de telecomunicações terão que disponibilizar, sem quaisquer encargos, aos assinantes que o solicitem, uma fatura que inclua o detalhe mínimo e a informação definidos pela Anacom, seja qual for o suporte e o meio utilizado.
.
De acordo com comunicado, estas faturas, bem como a faturas sem detalhe ou com detalhe inferior, devem ser emitidas e enviadas aos assinantes sem quaisquer encargos, independentemente de serem em papel ou eletrónicas.

Entre a informação que deve constar desta fatura está a data em que termina o período de fidelização, quando exista, e os encargos a suportar pelo cliente se quiser terminar o contrato na data da emissão da fatura.

Os operadores também terão que incluir, na fatura informação, sobre a possibilidade de os “consumidores contestarem os valores faturados, com indicação do prazo e dos meios que poderão usar para o fazer, esclarecendo os clientes que o serviço não será suspenso nos casos em que os valores sejam objeto de reclamação por escrito, fundamentada na inexistência ou na inexigibilidade da dívida”, adianta a nota da Anacom.

A fatura deve ainda referir a possibilidade de o cliente apresentar queixa através do livro de reclamações.

O principal objetivo da definição do nível mínimo de detalhe e informação a incluir nas faturas é assegurar a disponibilização de informação mais compreensível e transparente, permitindo aos consumidores verificar as prestações cujo pagamento lhes é exigido e tomar decisões informadas na defesa dos seus direitos e interesses.

O nível de detalhe definido permite ainda um seguimento mais fácil, discriminado e contínuo dos gastos associados aos serviços, sobretudo quando existem consumos adicionais.

Esta decisão da ANACOM também teve em consideração o “facto da faturação e o cancelamento do serviço serem objeto de um elevado número de reclamações, as quais voltaram a registar um acréscimo significativo no último ano. Considera-se que esta decisão, vai facilitar a compreensão do conteúdo das mesmas por parte dos assinantes dos serviços de comunicações eletrónicas".

* Regozijamo-nos com esta postura da ANACOM face à horda tubarónica das operadoras.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/231

2-MULTIPLICAÇÃO DE POLINÓMIO
POR POLINNÓMIO -Álgebra Básica



FONTE: Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Costa admite estreitar relações políticas com o PAN na próxima legislatura

O primeiro-ministro afirmou hoje que tem mantido um quadro de diálogo produtivo com o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), que já viabilizou todos os orçamentos, e admitiu que as relações possam estreitar-se na próxima legislatura, caso volte a formar Governo. 
.
CANIBAL POLÍTICO
Esta posição foi transmitida por António Costa numa entrevista à SIC, conduzida pela jornalista Anabela Neves, depois de questionado se encara a possibilidade de integrar num futuro acordo parlamentar de Governo o PAN, partido que elegeu um eurodeputado nas eleições europeias de domingo.

"Nada obsta em sentido contrário. Nestes três anos e meio, temos tido uma excelente relação com o PAN. Reparem que o PAN nunca votou contra as propostas do Governo de Orçamento do Estado nesta legislatura - e em alguns casos creio que até votou a favor", respondeu o líder do executivo.

* Sabe mais este homem a ressonar do que todos os outros acordados, porém excesso de confiança tem tramado muita gente.

.
.
XXXIV- MEGA MÁQUINAS

4-USS GEORGE BUSH



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Channel.

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:  Documentários Discovery Channel 

.. .
.
HOJE  NO 
"i"
Ministério Público 
arquiva inquérito aos swap

No despacho é referido que "não foi obtida prova" dos factos investigados.

O Ministério Público arquivou por falta de provas o inquérito aos contratos ‘swap’ (seguros de crédito) contratados por empresas públicas junto de instituições financeiras.
.
No despacho de arquivamento do inquérito aberto em 2013 pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) é referido que "não foi obtida prova" dos factos investigados, concluindo o Ministério Público que “as imputações de que os atos praticados pelos visados no presente inquérito assumem natureza criminal assentam em meras alegações sem suporte de facto ou de direito”, pelo que “as condutas investigadas não integram ilícito criminal”, avançou a Lusa.
Na origem deste inquérito está uma participação de Maria Luís Albuquerque, então secretária de Estado do Tesouro, e uma denúncia do advogado Garcia Pereira sobre diversos contratos e operações financeiras (‘swap’) realizados entre várias empresas públicas e entidades financeiras.

Na denúncia, Garcia Pereira referia que a celebração dos referidos contratos de ‘swap’ e os respetivos prejuízos diretos para as empresas e indiretos para o contribuinte, consubstanciaram por si só, facto de natureza criminal.

Em teoria, este tipo de contratos de ‘swap’ visam assegurar o financiamento de empresas públicas e a proteção contra riscos determinados pelas necessidades de financiamento, ou seja, visam proteger o devedor perante uma subida das taxas de juro.

Mas o acentuar da crise financeira e económica acabou por resultar num movimento inverso, ou seja, de descida das taxas de juro, o que aumentou os riscos e os encargos associados aos contratos.

* Em Portugal vencem a abstenção eleitoral e a impunidade criminal.

.

PEDRO MARQUES LOPES

.





Como António Costa 
desprezou estas europeias

"António Costa é primeiro-ministro de um país da União Europeia. Um dos que mais sofre quando esta tem convulsões"

Quando o responsável político mais importante do país afirma que as eleições para o parlamento europeu são uma avaliação ao seu governo, como diabo se quer que os cidadãos as levem a sério? Se é o primeiro-ministro de um país que se afirma profundamente envolvido na construção do projeto europeu a desprezar um dos poucos momentos em que os cidadãos são chamados a dar a sua opinião de como este deve ser conduzido, que raio querem que os cidadãos pensem sobre o seu papel na construção desse projeto?

Podem-me dizer que António Costa apenas verbalizou o que todos sabemos, ou seja, que as Europeias são vistas como umas eleições em que os cidadãos pensam em tudo menos nas consequências do seu voto para a União Europeia. Protesto, cartão amarelo, experiências de voto noutros partidos, o que seja. Até os jornalistas e comentadores (mea culpa), de tão viciados nesse modelo, esquecem o que está de facto em causa neste ato eleitoral.

Seja como for, importa lembrar: António Costa é primeiro-ministro de um país da União Europeia. Um dos que mais sofre quando esta tem convulsões, o que deve as suas principais transformações e até muito provavelmente a manutenção da sua democracia ao projeto europeu.

O mesmo se passa no resto da União Europeia. A diferença é que em muitos destes países estas eleições são a arena em que as forças democráticas e europeístas se confrontam com quer destruir o nosso modo de vida e o tal projeto que garantiu o mais longo período de paz na Europa, o mais próspero e conquistas sociais extraordinárias.

No fundo, somos todos cúmplices nesta espécie de suicídio da União Europeia. Mas não há como desmentir que os cidadãos dos seus vários países têm boas razões para alijar culpas. A construção de um projeto democrático exige comunicação permanente com os cidadãos, exige transparência, exige sobretudo que a participação na elaboração desse edifício seja promovida. O facto é que desde o primeiro dia nada disso foi feito ou, pelo menos, não de forma empenhada. Referendos repetidos até que se obtivesse a resposta desejada, processos burocráticos impossíveis de explicar, gigantesca distância entre as instituições europeias e os europeus.

Para as populações o projeto europeu era uma coisa que estava a ser construída por "eles". E devia ser boa. A vida melhorava, a paz subsistia, podíamos andar por todo o lado. Mal os problemas económicos começaram e a noção de que os nossos filhos não viveriam melhor do que nós, vieram também as questões culturais e identitárias que tão negligentemente foram esquecidas num continente com tantos séculos de história e com feridas que outros tantos séculos não chegariam para curar.

O futuro não é promissor e este imenso encolher de ombros não vai de certeza ajudar.

IN "TSF"
22/05/19

.
.


1921.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"A BOLA"
FIFA confirma que Del Nero 
está banido do futebol

O ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi banido de qualquer atividade relacionada com futebol, na manhã desta segunda feira, pelo Comité da FIFA. Marco Polo terá de pagar ainda uma multa de 1 milhão de francos suíços (cerca de 890 mil euros).
 .
De acordo com o Lance, Del Nero violou os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferta ou aceitação de presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da FIFA.

A FIFA iniciou a investigação ao dirigente depois do escândalo de corrupção ocorrido em 2015.

* As Américas Central e do Sul concentram países de muita fé católica, o que significa corrupção à fartazana.

.
.
Grandes Tesouros da Arqueologia

1-Cartago

a Porta do Mar



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


1. Inesquecíveis Viagens
de Comboio
1.5-Passeio por CUBA



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Simone queixa-se após acidente:
 "Ficámos sem nada"

Carro alugado onde seguia cantora e mais duas pessoas ardeu perto de Condeixa, na A1. Foi no dia 7 de março.

Simone de Oliveira usou esta segunda-feira o Facebook para denunciar que, após o acidente que teve com um carro alugado, a 7 de março, o concessionário não assumiu responsabilidades.
 .
"Foi um susto que apanhei perto de Condeixa no dia 7 de março. Eu e mais duas pessoas íamos para Coimbra onde eu tinha espetáculo. Eis senão quando o carro que tínhamos alugado no concessionário Citroën PSAR, com 5000 quilómetros começou a perder força, dando apenas para encostar à berma onde imediatamente começou a arder. Ficámos sem nada", escreveu a cantora. E acrescentou: "Tivemos de comprar sapatos, meias, pasta de dentes, IPad, telemóvel, tudo."

Responsabilizando o concessionário, na Portela, Setúbal, Simone salienta que, "até agora, a PSAR e a Citroën resolveram não dar importância ao assunto", apesar de estar "provado que foi um supra aquecimento do motor" e que"o [Citroen C3 ] AirCross tem este problema". "Continuar a vender e a alugar estes carros é terrorismo", afirma.

Respondendo a uma seguidora, a cantora diz que teve ajuda da Polícia: "Temos os documentos todos, da Polícia, dos bombeiros, da Brisa e até a peritagem da [seguradora] Tranquilidade. O carro tinha defeito. Até o motor ardeu todo".

O JN tentou entrar em contacto com o concessionário em causa.

* Caso estranho este, desejamos a Simone uma resolução do imbróglio o mais breve possível.

.
.

Embrujo Mestizo

El Vito


.
. 
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
“Burnout” já faz parte da 
lista de doenças da OMS

Doença surge descrita como "uma síndrome resultante de 'stress' crónico no trabalho que não foi gerido com êxito".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta segunda-feira que passou a incluir na lista de doenças o “burnout”, estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional. 
 .

A entrada do “burnout” (ou stress profissional) na nova classificação internacional de doenças da OMS, que vigorará a partir de 01 de janeiro de 2022, baseia-se nas conclusões de peritos de saúde de todo o mundo e foi adotada pela Assembleia-Geral da organização, que decorre até terça-feira em Genebra, na Suíça.

“É a primeira vez que o ‘burnout’ entra na classificação”, afirmou hoje aos jornalistas um porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic. 

Na classificação internacional de doenças da OMS, que serve de base para as estatísticas de saúde, o “burnout” surge na secção consagrada aos “problemas associados” ao emprego e desemprego, sendo descrito como “uma síndrome resultante de ‘stress’ crónico no trabalho que não foi gerido com êxito”.

A doença, de acordo com a OMS, caracteriza-se por “um sentimento de exaustão, cinismo ou sentimentos negativistas ligados ao trabalho e eficácia profissional reduzida”.

* O 'burnout' é uma doença grave, atinge patrões e empregados.

.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/5
1- CIDADÃOS


Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.
BRUMADINHO
Uma tragédia anunciada/1


 CONCLUI PRÓXIMA SEGUNDA

FONTE: BBC News Brasil

.
.
Grupos políticos do ParlamentoEuropeu
alinham estratégias de coligação



FONTE:  euronews
.
.
BRASIL
Um mau aluno da reciclagem de plástico




FONTE: afpbr

.
.
Analisando em modo Mesquinho os 
partidos que encaixaram deputados
no Parlamento Europeu

1-PAN

Desde que o Partido Ecologista os Verdes se amancebou com o PCP abriu-se espaço para que outra formação verdadeiramente ecologista ocupasse o lugar vago. O Pan surgiu de pantufas e já tem lugar na AR. Faltava intrometer-se na Europa o que ontem conseguiu aproximando-se claramente do partido liderado pela 'eterna' não-líder da direita portuguesa.

"Mesquinhamente" ficamos satisfeitos pela inclusão de mais um partido português no PE e quiçá vislumbramos que o PAN possa ser a 5ª força política no parlamento nacional, a ver vamos.
.
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA


Intervenção de André Silva na
AR em 15/05/19 

Acontece que ainda não estamos muito esclarecidos das notícias de Novembro de 2018 em que se associava o PAN a grupos esquisitos de prováveis benfeitores/malfeitores, veja os links:

*JORNAL DE NOTÍCIAS

**DIÁRIO DE NOTICIAS


A REDACÇÃO

.
.
175-NO GINÁSIO
Aprenda a fazer BURPEE iniciante,
intermediário e avançado 


COM PROFESSORA DANIELLA DIAS
E ASSISTENTE ESTELA
E ASSISTENTE PEDRO

*Esta é uma aula especial, é preciso ter coragem e determinação, respeite a competência da  professora.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1986
Senso d'hoje
SARA
ANTUNES DE OLIVEIRA
EDITORA DE SOCIEDADE
CÁTIA BRUNO
JORNALISTA
JOÃO
DE ALMEIDA DIAS
JORNALISTA
Agora que Theresa May caiu  
vai finalmente haver Brexit? 




 FONTE: Observador - Rubrica BICA


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Os Lemures aie-aies de Madagascar


.
.

BOM DIA


.