10/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.Imagem relacionada
.
XXVI-OS RIOS E A VIDA
3- RIO LUANGWA
A GRANDE SECA - ZÂMBIA



FONTE:  Mega Salvaje 


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
Família de turistas leva a Madeira
 ao mundo, veja o vídeo

Desceram nos típicos carros de cestos, depois de uma visita ao Jardim Monte Palace, e meteram-se no teleférico até ao Funchal. 
.


Esta família de turistas gravou o último dia de férias na Madeira, e tem dado a conhecer a ilha ao mundo através do canal de Youtube que criaram, ‘Eight Miles from Home’, que já conta com mais de 65 mil seguidores.

A família tem outro vídeo que mostra a Costa Norte da ilha, onde ficaram hospedados, e que também está a ser um sucesso.

* A actividade hoteleira na Madeira revela um profissionalismo de topo, as ilhas são lindas e os madeirenses são bons anfitriões.

.
.


LISE CHARMEL

PARAÍSO FASHION FAIR
2019 



FONTE:  Lingerie &sexy Fashion TV

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Auto-estrada de 2 mil quilómetros
 vai ligar China à Europa

A auto-estrada tem um custo estimado de 600 mil milhões de rublos e dará um forte impulso ao projeto internacional de infraestruturas lançado em 2013 pela China "Uma Faixa, Uma Rota".

O Governo russo já deu luz-verde à construção de uma auto-estrada com cerca de 2 mil quilómetros que vai possibilitar a ligação rodoviária entre a China e a Europa.
.
PESCA DESPORTIVA NA CHINA
De acordo com a CNN, a auto-estrada denominada "meridiano" vai ter início na fronteira da Rússia com o Casaquistão. Quanto concluída, será a via mais curta para transportar bens e pessoas entre a China e a Europa.

Segundo a agência noticiosa russa RIA Novosti, citada pela estação de televisão norte-americana, o projeto vai ter um custo estimado de 600 mil milhões de rublos (8,3 mil milhões de euros), dinheiro que será financiado através de parcerias entre o Estado e privados.
 .
LINHA DE TGV NA CHINA
Já foi dada "luz verde" para arrancar com a primeira fase do projeto e cerca de 80 dos terrenos necessários já foram adquiridos.

Esta auto-estrada insere-se no projeto internacional de infraestruturas lançado em 2013 pela China 'Uma Faixa, Uma Rota', que tem como objetivo conectar o sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa.

Em dezembro passado, durante a visita de Xi Jinping a Lisboa, Portugal e China assinaram um memorando de entendimento para a cooperação bilateral no âmbito da 'Uma Faixa, Uma Rota'.
Lisboa quer incluir uma rota atlântica no projeto chinês, o que permitiria ao porto de Sines conectar as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do canal do Panamá.

* Que não se confunda, a notícia refere uma auto estrada de 2 mil kms que vai agilizar o tráfego até à China. De Lisboa a Pequim medeiam aproximadamente 9.100 kms.

.
.

1-EVOLUÇÃO PELA ALIMENTAÇÃO



FONTE:  Visão do Mundo - Documentários 

.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Portugal avalia envio de mais mulheres
.para missões da ONU

"Vamos certamente ponderar e avaliar a possibilidade de reforçar os contributos de mulheres", declarou o almirante Silva Ribeiro.

Portugal vai avaliar possibilidade de enviar mais mulheres militares para missões de paz da Organização das Nações Unidas na República Centro Africana, Mali e Colômbia, disse esta quarta-feira à Lusa o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).
 .
"Vamos certamente ponderar e avaliar a possibilidade de reforçar os contributos de mulheres [portuguesas] para estas operações", declarou o almirante António Silva Ribeiro em entrevista à Lusa, depois de explicar que o Ministério da Defesa prevê a continuação da presença portuguesa na República Centro-Africana (RCA), Mali e Colômbia no próximo ano.

Silva Ribeiro participou hoje numa conferência na sede da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança, em que apontou o exemplo das Forças Armadas Portuguesas na integração de mulheres e igualdade de oportunidades na carreira militar.

* Tão competentes como os homens.

.

ANTÓNIO VENTINHAS

.






A corrupção e 
os processos arquivados

O procurador do processo Apito Dourado solicitou que lhe fosse disponibilizada uma viatura automóvel, pois necessitava da mesma para a investigação. A resposta foi a atribuição de um passe de acesso aos transportes públicos...

No último fim-de-semana foi noticiado que o Ministério Público só acusa 6 % dos processos em que se investiga a criminalidade económico-financeira.

Qual a razão para uma tão elevada taxa de arquivamento?

As causas são múltiplas.

Em primeiro lugar, o Ministério Público é criterioso nas acusações que deduz.

De acordo com o Código de Processo Penal, somente os casos em que existam elementos de prova seguros deverão levar à formulação de uma acusação.

Para o Ministério Público acusar alguém necessita de alicerçar os factos que alega no depoimento de testemunhas, na existência de documentos ou perícias.

Quantas vezes os magistrados chegam ao final de uma investigação e ficam com a convicção que alguém cometeu um determinado crime, mas não existem elementos concretos que permitam a acusação e subsequente condenação.

Esta triagem é crucial para o bom funcionamento da Justiça, pois somente os casos que possuem viabilidade seguem para as fases processuais seguintes, designadamente para julgamento.

Há muitas denúncias que são completamente infundadas.

O Ministério Público é uma magistratura autónoma que dá aos cidadãos a mesma garantia que os juízes na fase de julgamento, ou seja, os critérios que levam à acusação ou arquivamento são legais e não assentam em factores de oportunidade política.

Por outro lado, é preciso não olvidar que o crime de corrupção é de difícil investigação.

Como regra, neste tipo de investigação a colaboração de testemunhas ou arguidos é muito difícil.

O seguimento do rasto do dinheiro é moroso quando o mesmo passa por uma diversidade de empresas e indivíduos até chegar ao seu beneficiário final.

Procurar o dinheiro implica percorrer um enorme labirinto que passa muitas vezes por territórios estrangeiros e sociedades offshore que se recusam a identificar quem são os seus verdadeiros titulares.

Há uma verdadeira indústria internacional para branquear os produtos dos ilícitos e muitos dos autores dos crimes de corrupção recorrem a estes esquemas para ocultarem os seus proveitos.
Alguns países colaboram com a justiça portuguesa, mas demoram anos a responder às suas solicitações.

Veja-se o caso da investigação ao Universo Espírito Santo. Ontem a Procuradoria-Geral da República emitiu uma nota de imprensa em que refere que a conclusão desse processo aguarda uma resposta das autoridades suíças.

Por último e não menos importante, os constrangimentos de meios de quem investiga.

Há um notório défice de procuradores, inspectores da Polícia Judiciária e peritos.

O número de magistrados do Ministério Público é sensivelmente o mesmo que há 20 anos atrás.

No entanto, face à sua dimensão e complexidade, é manifesto que as investigações na área da criminalidade económico-financeira exigem muitos procuradores.

O número de magistrados que investigam a corrupção aumentou significativamente desde 2014, sendo estes retirados de outras áreas.

Será que o Ministério Público poderá deslocar ainda mais procuradores para combater a corrupção?
A resposta é afirmativa, mas tem de ser bem ponderada.

A instituição poderá deixar de investigar os crimes de violência doméstica, de homicídio, de tráfico de estupefacientes, de incêndio ou de violação para se se centrar só na corrupção? Parece-nos que não.

Por outro lado, a Polícia Judiciária passa por um momento muito difícil que compromete a sua capacidade de resposta, não obstante a boa vontade e abnegação dos seus inspectores.

Quem observar a evolução do quadro da PJ nos últimos 10 ou 15 anos observa uma queda abrupta do número de inspectores, sendo certo que os processos no âmbito da criminalidade económico-financeira são cada vez em maior número e mais complexos.

Acresce que as perícias contabilísticas, financeiras e informáticas demoram vários meses ou anos a ser concluídas.

Para finalizar, importa também salientar alguns constrangimentos de ordem material e burocrática que, por exemplo, passam pelo acesso a uma viatura para realizar uma busca ou uma impressora a cores.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu há alguns anos.

O procurador do processo Apito Dourado solicitou que lhe fosse disponibilizada uma viatura automóvel, pois necessitava da mesma para a investigação.
A resposta foi a atribuição de um passe de acesso aos transportes públicos...

Por forma a ultrapassar os constrangimentos, o procurador teve de utilizar o seu próprio automóvel…

 IN "SÁBADO"
09/07/19

 .
.


1965.UNIÃO



EUROPEIA



Resultado de imagem para Josep Borrell CARTOONS
BREXIT E CATALEXIT

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Bebé de 14 meses internado 
após consumo de haxixe e cocaína 
em Vila Nova de Gaia

Deu entrada esta terça-feira, no hospital de Vila Nova de Gaia, um bebé de 14 meses que consumiu haxixe e cocaína, confirmou fonte da unidade hospitalar ao Observador. Caso foi entregue à PJ.

Um bebé de 14 meses que consumiu haxixe e cocaína deu entrada esta terça-feira, no hospital de Vila Nova de Gaia, confirmou o gabinete de comunicação da unidade hospitalar ao Observador. O caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária.

A mesma fonte confirma que a criança se encontra estável e em observação.
.
Fonte do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho disse à Lusa “desconhecer as circunstâncias em que se verificou a ingestão” das drogas.

O bebé terá dado entrada no hospital durante a madrugada, depois de por volta das 4h00 a mãe se aperceber de que a criança não estava bem e pedir ajuda através do 112, relata o Jornal de Notícias.
Dadas as circunstâncias que ditaram o internamento da criança, o caso foi comunicado às autoridades para que seja investigado.

* Anda tudo passado.

.

.


45-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Segurança





FONTE:  crê.ser.humano


.
.
22-HORIZONTES DA MEMÓRIA
22.2-NOS PASSOS DE CAMÕES




* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Procuradora mantém acusação a Bruno
 de Carvalho: assim foi o debate instrutório do ataque à Academia 

Trinta e dois arguidos estiveram na sala

Acabou a sessão no Campus de Justiça. Saliente-se que a procuradora Cândida Vilar manteve na íntegra a acusação ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, por considerar que a matéria de prova se mantém. 
 .

A procuradora manteve ainda as acusações aos 44 arguidos, solicitando que vários dos detidos preventivamente passem para "obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica (OPHVE)", entre os quais Bruno Jacinto, antigo oficial de ligação aos adeptos.

19h39 - O 'Expresso' diz que Cândida Vilar quer manter Bruno de Carvalho como arguido e que nada do que o ex-presidente do Sporting disse a fez mudar de ideias.

19h10 -  Também foi pedida prisão domiciliária para o arguido Luís Almeida, segundo a RTP.

18h35 - Entre esses pedidos de Cândida Vilar, estará a alteração da medida de Nuno Torres para prisão domiciliária. Recorde-se que Nuno Torres conduzia o célebre carro azul que entrou e saiu na Academia no dia do ataque.

18h25 - A Procuradora Cândida Vilar terá pedido a revisão das medidas de coação de alguns arguidos, segundo avança a SIC Notícias.

16h30 - Foi feita uma pausa.

16h26 - Procuradora pede prisão domiciliária para Bruno Jacinto.

16H15 - "Tenho oito filhos para dar de comer. Não mal a ninguém. A senhora prejudicou a minha vida", diz Elton Camará que acaba por ser expulso da sala de audiências.

16h03 - "Os senhores sabiam que havia crianças na Academia. E mesmo assim atiravam tochas pelas janelas. Isso não se faz a ninguém e os senhores fizeram", diz a procuradora.

Ambiente de grande tensão.

16h02 - Elton Camará levanta a voz e o juiz pede que se cale. Elton quer sair e levanta-se.  A família já antes estava a implorar para que se acalmasse.

15h56 - "Elton Camará terá ido [a Alcochete] conviver com Jorge Jesus?", questiona ironicamente a procuradora.

 A TVI diz que o Ministério Público quer que 33 dos 34 arguidos que estão em prisão preventiva passem para prisão domiciliária. Mustafá continuaria em prisão preventiva.

15h55 - Cândida Vilar diz aos arguidos que assumam o que foram fazer à Academia. "Foram porque estavam irrequietos com o treinador e jogadores", diz.

15h47 - A procuradora fala sobre "motim" no aeroporto da Madeira. "O que se passou no aeroporto tem tudo a ver com o ataque à Academia", afirma. "Temos graves problemas de segurança em Portugal. Estamos perante casos graves de terrorismo. Qualquer cidadão que fizesse isto era imediatamente deitado ao chão e com uma bala de borracha", refere.

15h33 - A procuradora dirige-se agora a Sérgio Santos: "O senhor entrou na Academia na carrinha da Juve Leo".

15h25 - Procuradora começa a falar sobre o arguido Celso Cordeiro.

15h20 - O 'Expresso' relata o aviso do juiz a Mustafá. "O senhor ouve o que a senhora procuradora está a dizer sem interromper".

15h19 - "Agradecia que o senhor Mustafá não se ria enquanto falo", diz a procuradora para o líder da Juventude Leonina.

15h18 - A procuradora recorda as conversas no WhatsApp entre arguidos que falam em agredir jogadores nomedamente Acuña. Segundo o 'Expresso', alguns arguidos reagem: "Falei no Acuña? Não disse nada disso, está tudo maluco?".

14h53 - A procuradora Cândida Vilar diz que um dos apensos com as novas provas que irá apresentar tem informações sobre André Geraldes.

14h36 - A procuradora Cândida Vilar diz ter novas provas. Exames periciais feitos aos telemóveis dos arguidos anexados ao processo, nomeadamente de Bruno de Carvalho e Mustafá, segundo o 'Correio da Manhã'.

14h32 - Arranca a segunda parte.

13h50 - Bruno de Carvalho já está de regresso ao Campus de Justiça.

13h00 - Pausa na sessão. O recomeço está marcado para as 14 horas no Tribunal de Instrução Criminal.

12h42 - "As bocas saem sistematicamente da bancada do juiz e não por parte de Bruno de Carvalho", disse o advogado de Bruno de Carvalho à saída do tribunal.

12h40 -O advogado de Bruno de Carvalho, Miguel Fonseca, diz que o processo "está morto".

12h20 - A procuradora Cândida Vilar diz que "não cabe aos magistrados solicitar esclarecimentos sobre os métodos de intervenção das forças de segurança".

11h57 - O advogado Miguel Matias quer saber se a Polícia Judicirária se absteve de avançar com a investigação e por isso pede explicações ao diretor nacional. "Ou simplesmente não cumpriu com o dever de ir à Academia?", questiona.

11h55 - A advogadaSandra Martins fala nas conversas de WhatsApp e diz que as apreensões dos telemóveis não poderiam ter sido feitas.

11h40 - Quinze advogados querem pedir nulidade de provas e assinar por baixo o que foi dito anteriormente pelo advogado do ex-gestor de redes sociais do Sporting, Emanuel Calças.

11h28 - Vários advogados dizem ao juiz Carlos Delca que subscrevem o requerimento apresentado por Melo Alves.

11h21 - Pequena tensão no tribunal. "Senhor Bruno de Carvalho, não lhe digo outra vez para estar calado. Não veio para aqui para estar a falar com ninguém", disse o juiz para o ex-presidente leonino, que se envolveu numa troca de palavras acesa com o advogado do ex-gestor das redes sociais do Sporting.

11h01 - Procuradora Cândida Vilar responde ao advogado do ex-gestor das redes sociais do Sporting, Emanuel Calças, e admite que o despacho realmente não foi feito, mas que as diligências da polícia foram feitas com o conhecimento do Ministério Público. "Forças policiais tiveram de atuar dado o perigo e possibilidade de crime de terrorismo", disse a procuradora.

10h56 - "O acesso aos telemóveis deveria ter sido feito de acordo com critérios mais apertados. O telemóvel é uma extensão da personalidade de cada um", referiu o advogado de Emanuel Calças, pedindo novamente nulidade de todas as conversas de WhatsApp entre os arguidos.

10h48 -  O advogado de Emanuel Calças confessa que tanto a NOS, a MEO e a Vodafone receberam pedido de todos os registos da zona da Academia de Alcochete. As operadoras enviaram os dados pedidos. O acesso a estes dados é nulo, de acordo com o advogado, sublinhando ainda que o acesso às comunicações viola a lei. "A polícia pôde escancarar a vida privada dos presentes na Academia", disse.

10h45 - O ex-gestor das redes sociais do Sporting, Emanuel Calças, de 21 anos, quer a nulidade de todo o inquérito. O seu advogado fez um requerimento a pedir nulidade de provas. Alega que devia ter feito despacho por terrorismo, uma vez que a polícia iniciou uma investigação alegadamente por terrorismo sem a existência desse despacho.

10h39 -Começa o debate instrutório do ataque à Academia de Alcochete. Estão 32 arguidos na sala.

10h14 - Bruno de Carvalho chega ao Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, na companhia da irmã Alexandra.

* Está feita a descrição da sessão em tribunal, é preciso ter muito estômago para aturar estes energúmenos.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Sonho Meu


.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Carlos César abandona o Parlamento

Atual líder de bancada socialista não será candidato a deputado na próxima legislatura. "Não serei candidato a deputado pelo círculo eleitoral pelos Açores, nem por qualquer outro círculo eleitoral, até porque sou um incorrigível açoriano".

O presidente do PS Carlos César, atual líder de bancada socialista, não irá candidatar-se à Assembleia da República nas próximas eleições legislativas.
.
O anúncio foi feito pelo próprio, esta quarta-feira, no jantar do Grupo Parlamentar do PS para assinalar o fim da sessão legislativa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da maior parte dos ministros do atual Governo, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e do líder do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

"Não serei candidato a deputado pelo círculo eleitoral pelos Açores, nem por qualquer outro círculo eleitoral, até porque sou um incorrigível açoriano", declarou.

Carlos César alegou a necessidade de renovação política do PS "após 40 anos de empenhamento político e cívico".

A possibilidade de não ser deputado na próxima legislatura já tinha, aliás, sido levantada por Carlos César na TSF. Convidado do programa "Almoços Grátis", durante o qual o socialista afirmara que, mesmo se estivesse fora do Parlamento, o seu "empenhamento político" não terminaria: "Uma pessoa não é apenas útil a um projeto, a um partido, a uma ideia, ao seu país e à sua região sendo deputado".

* A melhor notícia do dia.

.
.


 1-O LADO NEGRO


DA LUZ




UMA EXCELENTE PRODUÇÃO DO CANAL "ODISSEIA"
.
* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Operação Condor
Itália condena 24 políticos e 
militares a prisão perpétua



FONTE: EFE BRASIL

.
.
SEJAM CREDÍVEIS,
 MANTENHAM A DECISÃO
Campeãs do Mundo
não querem ir à Casa Branca




FONTE: euronews

.


Eclipse solar total
Visto do espaço em 360 graus




FONTE:BBC News Brasil
.
Euronews Noite 
09.07.2019



FONTE: euronews

.
.
JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO

.


2030
Senso d'hoje
FILIPE NYUSI
PRESIDENTE
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Após os dois ciclones sente-se
um retrocesso no crescimento do país




FONTE: euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.
.
Buddy Mercury, O Cão Cantor


.
.

BOM DIA






81-CINEMA
FORA "D'ORAS"
IV-CYRANO DE BERGERAC



Título Original: Cyrano de Bergerac;
Ano Lançamento: 1950
Gênero: Drama / Romance / Épico 
País de Origem: EUA Duração: 112 minutos 
Direção: Michael Gordon / Stanley Kramer 
Roteiro: Edmond Rostand 

 Elenco
  • José Ferrer... Cyrano de Bergerac
  • Mala Powers... Roxane
  • William Prince... Christian de Neuvillette
  • Morris Carnovsky ... Le Bret
  • Ralph Clanton ... Antoine, conde de Guiche
  • Lloyd Corrigan ... Ragueneau
  • Virginia Farmer ... Duenna
  • Edgar Barrier ... Cardeal Richelieu
  • Elena Verdugo ... Orange Girl
  • Albert Cavens ... Visconde de Valvert
  • Arthur Blake ... Montfleury
  • Don Beddoe ... The Meddler
  • Percy Helton ... Bellerose

A história passa-se entre 1640 e 1655. Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a cobardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais   
Histórico
O filme Cyrano de Bergerac foi lançado em preto e branco, em 1950, na cidade de Los Angeles. Foi a primeira versão inglesa da obra de Rostand, usando a tradução que o poeta Bryan Hooker fizera em 1923, especialmente para a interpretação de Walter Hampden, usando a tradução em versos brancos, no lugar dos originais versos alexandrinos de Rostand.
O célebre nariz do personagem, com sete centímetros de comprimento, foi criado por Josef e Gustaf Norin, que levaram seis dias a fabricar os moldes, dos quais Ferrer usou 52 reproduções.


FONTE:Porto História e Cultura