22/05/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.



.
.
XL~MEGA FÁBRICAS
2-VISTA ALEGRE
2.1-FABRICO NACIONAL



"MEGA FÁBRICAS" não tem apenas a ver com a grandeza da unidade de produção mas também com a excepcional qualidade do produto.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:     Edgar Costa 
.
.
 HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Temperaturas de 37 graus:
 DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

A DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, bem como "procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados". Temperaturas poderão atingir os 37 graus em algumas regiões.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, que poderão atingir os 37 graus em algumas regiões.

Numa nota publicada esta sexta-feira na sua página da Internet, a DGS alerta para o calor previsto para os próximos dias pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que antecipa valores acima de 30 graus na generalidade do território a partir de domingo e, ao mesmo tempo, radiação ultravioleta muito elevada.
.
A DGS recomenda à população que adopte várias medidas para se proteger do calor, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com actividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como “procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados”.

Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, utilizar protector solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, são outras medidas recomendadas.

A DGS aconselha igualmente a população a usar “roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo”, chapéu de abas largas, óculos de sol e a evitar actividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer ao ar livre.

Para quem tem de viajar de carro, a DGS recomenda para o fazer nas horas de menor calor.
Simultaneamente, o IPMA prevê para todos os distritos de Portugal continental e para os próximos dias, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com excepção da Guarda que está com níveis extremos.

Para as regiões com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol e nos níveis elevados aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o IPMA, as temperaturas em Portugal continental vão continuar acima do normal para o mês de maio até terça-feira, com a máxima a variar entre 30 e 35 graus Celsius nas regiões do interior, e entre 22 e 30 no restante território.

A partir do fim de semana, o continente estará sob influência de uma corrente de leste, prevendo-se uma pequena subida dos valores de temperatura, em especial no litoral oeste, ficando a generalidade do território com valores acima de 30 graus a partir de domingo.

As temperaturas máximas mais elevadas estão previstas para o interior do Alentejo e para o Vale do Tejo, com valores que poderão atingir 35 a 37 graus.

Espera-se também uma pequena subida da temperatura mínima, prevendo-se que, a partir de domingo, em alguns locais do continente registem valores iguais ou superiores a 20 graus, as denominadas noites tropicais.

* Siga as recomendações.

.
.
IX- HISTÓRIAS
INEXPLICÁVEIS

3- Gigantes da Geórgia
e A Ponte da Morte



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


  Josevan Nascimento
.
.
HOJE NO
"RECORD"
A confissão de Kyrgios: 
«Tenho sexo com fãs todas as semanas»

Tenista australiano está solteiro, após relação com a tenista russa Anna Kalinskaya ter chegado ao fim

Nick Kyrgios é conhecido por 'bad boy' do circuito ATP e esta semana protagonizou mais um momento que está a dar que falar. Depois de ter aparecido a beber num direto com Andy Murray, agora o tenista australiano confessou que tem sexo com as fãs todas as semanas, quando está solteiro.
.
A confissão de Kyrgios surgiu quando estava a jogar Fortnite e foi questionado no Twitch: "Já tiveste sexo com uma fã?"

"Sim. Sinceramente, se estou solteiro, faço sexo com fãs todas as semanas", afirmou o tenista australiano, confirmando o fim da relação com a tenista russa Anna Kalinskaya.

* Nunca foi a uma meia-final de nenhum torneio do Grand Slam, se calhar tem melhor "serviço" do que no court.

.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
10.3- 𝓔𝓛𝓘𝓩𝓐𝓑𝓔𝓣𝓗 𝓘
𝓐 𝓻𝓪𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓺𝓾𝓮 𝓭𝓮𝓬𝓲𝓭𝓲𝓾 𝓷𝓪̃𝓸 𝓬𝓪𝓼𝓪𝓻!



FONTE:  Canal História e Tu

.
.
  HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Pelo menos 20 enfermeiros com covid-19 tiveram "cortes significativos" ou não receberam o ordenado

Em Coimbra, uma família de enfermeiros infetados recebeu apenas 125 euros este mês, sem saber quando lhe será paga a baixa por doença, ​​​​​​​denuncia a Ordem. Mas a situação estende-se a outras casas, mais de duas dezenas, no Porto, em Bragança, e Lisboa. Num oficio enviado hoje ao Governo, a que o DN teve acesso, a Ordem pede a criação de um regime de exceção para os profissionais com covid-19. Ministério vai investigar as denúncias.

Um recebeu 64,13€ e o outro 60,91€. No total, um casal de dois enfermeiros que trabalha no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e que tem filhos, recebeu, em maio, 125,04 euros na sua conta bancária. Valor que diz respeito a horas extraordinárias feitas em meses anteriores. Estão os dois em casa, depois de terem sido infetados com covid-19 no trabalho e um atraso no pagamento da remuneração deixou-os, este mês, praticamente sem rendimento.

"Não quer dizer que eles não venham a receber da Segurança Social. Mas as creches dos filhos e as prestações que eles têm para pagar vão ter de ser pagas este mês. Não daqui a um mês ou dois, quando a Segurança Social lhes pagar", diz Luís Barreira, vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, que denunciou o caso. Não é situação única. Só hoje, desde que foi enviado um comunicado às redações a expor que enfermeiros de todo o país infetados não estão a receber nenhuma ou apenas uma pequena parte da remuneração, a Ordem recebeu "aproximadamente 20 denuncias" de casos semelhantes, indica o representante, ao DN.

O enfermeiro Luís Barreira acredita que o mesmo está a acontecer "na maior parte das instituições" onde há profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus. No entanto, para já, pode apontar apenas queixas recebidas "maioritariamente do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, do Hospital de Bragança e do Centro Hospitalar Universitário do Porto".
.
A Ordem dos Enfermeiros fala em "ausência de remunerações ou cortes significativos" nos rendimentos de profissionais que "estando positivo há mais de 50 dias, não têm qualquer fonte de rendimento ou de proteção". Pedem ainda intervenção urgente aos ministério da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sublinhando que há "situações absolutamente precárias" e que as pessoas não têm nenhuma perspetiva sobre a data em que vão receber.

Confrontado com esta questão, durante a conferência de imprensa diária no ministério, o secretário de estado da Saúde disse que a tutela não tinha conhecimento de nenhum caso em concreto. "Iremos avaliar e analisar", garantiu António Lacerda Sales, que prometeu agir em conformidade "se houver alguma fundamentação" na denúncia.

Ordem quer que covid seja considerada uma doença profissional
Uma outra enfermeira está sem receber nada desde o dia 15 de abril, porque a primeira vez que lhe foi passada baixa devido à covid a justificação foi "doença natural", motivo corrigido mais tarde por outro médico que lhe prolongou o tempo em casa por "doença profissional".

A diferença nas designações terá levado a segurança social a rejeitar temporariamente a sua baixa. ​​​​​​"Ela está doente, em casa, sem poder trabalhar e ao mesmo tempo tem de estar com problemas burocráticos e sem receber desde 15 de abril", refere o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, que insiste que quem está realmente doente é prejudicado face a uma situação de suspeita.

"Se um enfermeiro tiver de ir para casa 14 dias em isolamento profilático, a instituição onde trabalha paga-lhe a 100% o vencimento. Mas se esse mesmo enfermeiro desenvolve sintomatologia e faz testes, se lhe é diagnosticada a infeção por covid vai receber 70% do vencimento pago pela segurança social", diz Luís Barreira.

Isto acontece com todos os portugueses, mas dada a natureza da profissão e tendo em conta que é no local de trabalho que a maioria dos profissionais de saúde contraiu a doença, a Ordem pede "medidas de exceção" para uma "situação extrema, de pandemia".

Ou seja, "as ausências ao trabalho por covid-19 dos profissionais de saúde contagiados em contexto profissional não deveriam ser tratadas como qualquer outra doença natural, assim como o seu ressarcimento não pode depender de processos administrativos burocráticos que colocam em causa a própria subsistência dos profissionais de saúde e das suas famílias", pode ler-se num ofício, a que o DN teve acesso, enviado pela Ordem esta tarde, para os ministérios da Saúde e do Trabalho, em resposta a perguntas remetidas pelo secretário de estado da Saúde.

No mesmo documento - que anexa vários recibos de ordenado que não vão além dos 93 euros e que inclui um de 2,88 euros também passado pelo Hospital de Coimbra - é sugerida a criação de "um mecanismo de presunção legal, excecional e transitório, de modo a caracterizar a covid-19 como doença profissional para todos os profissionais de saúde que contraíram a doença", proposta já defendida num outro ofício enviado à tutela no dia 27 de abril.

3317 profissionais de saúde infetados. "Não tem significado nenhum assegurar estes ordenados a 100%" 
Neste momento, dos mais de 30 mil infetados portugueses, 3317 são profissionais de saúde, de acordo com dados oficias do ministério da Saúde, atualizados esta quinta-feira. Sendo que 1071 pertencem às estatísticas dos curados. Os enfermeiros são a classe mais afetada (1088), depois os assistentes operacionais (935), os médicos (480), os assistentes técnicos (159) e os técnicos de diagnósticos e terapêutica (105). Há ainda cerca de 550 profissionais de outras áreas infetados.
 .

Uma vez confirmada a doença, nestes trabalhadores com contratos individuais de trabalho o ordenado é reduzido a 70%, mas para a Ordem nada justifica que não seja de 100%. "Há três mil profissionais infetados. Não tem significado nenhum assegurar estes ordenados a 100%, como já aconteceu com outras classes, nomeadamente, com as forças de segurança, por indicação do ministério da Administração Interna", lembra Luís Barreira.

* De que serve as autoridades baterem palmas aos enfermeiros ou louvando-os em público, de que serve PR, Primeiro-ministro e presidente da AR irem almoçar fora e "mimarem-se" uns aos outros quando há enfermeiros que por terem sido infectados pelo covid quando estavam na linha da frente e são agora alvo de desleixo. Se isto não é o geito "bolsonarista" confunde-se com ele.
Digam que é demagogia.....

.

MARGARITA CORREIA

.






As migrações, 
a escola e a língua

Consultei o site da Direção-Geral de Educação e surpreendi-me com a quantidade de materiais sobre o ensino de português como língua não materna.

Quem era professor no inícios dos anos 90 lembra-se certamente da quantidade de meninos que não falavam português ou para quem o português não era a língua falada em casa, que subitamente surgiram nas salas de aulas, filhos de imigrantes sobretudo de países da ex-esfera soviética. A questão foi tema de discussão, de investigação. Para os professores era muito perturbador não saber o que fazer com aquelas crianças (a que chamaremos, "visíveis), como as apoiar, como as integrar.

A presença de meninos não falantes de português nas escolas não era nova, porém. Durava há décadas, mas até então não se havia prestado atenção ao facto, até porque os meninos, a que chamaremos "invisíveis", que não falavam português ou não o tinham como primeira língua, eram ou filhos de imigrantes de países de língua oficial portuguesa e, portanto, haveriam de saber português, ou filhos de emigrantes e, portanto, também haveriam de saber português.

O destino de muitos "meninos invisíveis" estava praticamente traçado à partida. Quase todos oscilavam entre ser envergonhados, inseguros, e acusados de não participar, de perturbar as aulas. 
Muitos reprovavam consecutivamente, em silêncio, até desistirem da escola. A maioria nunca dominou a língua escrita e nem a norma padrão do português. Raros foram os que frequentaram ou concluíram cursos superiores. Quase todos acabaram por não concluir sequer o ensino obrigatório, por não adquirir competências que lhes permitissem ter bons empregos e aspirar à mobilidade social.

Os "meninos visíveis" eram em tudo contrários aos seus antecessores. Bem comportados, intervinham nos trabalhos da aula, rapidamente ganhavam confiança, em si mesmos e dos professores. Quase todos se integravam na comunidade escolar e muitos eram elogiados pelo bom comportamento, sentido de responsabilidade, trabalho árduo, apesar das evidentes dificuldades linguísticas. A maioria aprendeu a dominar com mestria a língua escrita e a norma padrão. Raros foram os que reprovaram ou desistiram, ou que não frequentaram cursos superiores.

Para a maioria das famílias dos "meninos invisíveis", a origem não era fator de orgulho, os filhos sempre constituíram um problema sem solução e a escola que eles frequentavam um lugar inóspito, incompreensível, intimidante. As famílias dos "meninos visíveis" ostentavam a sua identidade, a língua e cultura maternas (ao ponto de as ensinar fora do espaço escolar), consideravam os filhos a sua principal prioridade e o seu sucesso escolar inevitável, e a escola um parceiro, um espaço familiar.

Hoje, Portugal é um país multilingue e multicultural, casa ou refúgio de gentes diversas; delas e das suas crianças, felizmente. O país progrediu muito sobretudo a partir dos anos 80, também em termos de educação. Os "meninos invisíveis" ganharam visibilidade à boleia dos "visíveis". . A comunidade escolar tem mais meios para apoiar estas crianças. Os professores estão hoje mais conscientes, recetivos e bem preparados para acolher o multilinguismo e a multiculturalidade dos alunos, e para ensinar português de formas diferentes

A escola portuguesa não é perfeita e nunca o será, mas é hoje mais igualitária, inclusiva e apta. E a língua portuguesa vai-se tornando mais forte, porque língua e educação são duas faces da mesma moeda, a do desenvolvimento humano.

* Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa - IILP

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
20/05/20
.
.


2277.UNIÃO



EUROPEIA

NÃO TIRE A MÁSCARA


.
.
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
   /DA MADEIRA"
Muitas máscaras descartáveis e luvas estão a ser abandonadas nas vias públicas da Madeira


O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, alertou em conferência de imprensa que muitas pessoas estão a abandonar máscaras e luvas na via pública. “Aqueles que usam as máscaras - e bem - daquelas descartáveis, não as abandonem na via pública, porque é um sinal de contaminação para outros que possam passar junto das mesmas e tocar nessas mesmas máscaras ou luvas”, solicitou o governante.

“Estamos a verificar que muitas máscaras e luvas estão a ser abandonadas na via pública e fazemos um apelo de cidadania a toda a população”, acrescentou.

* No continente acontece o mesmo, é a demonstração cívica possível de gente porca e ignorante.

.
.
20-Falsidade.com 
20.3-Amizade fatal





FONTE:  tbrsete


.
. .
Apple iPhone SE 2
TODA A VERDADE



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Trump quer locais de oração abertos 
por os considerar “essenciais”

“Hoje, estou a classificar as casas de oração – igrejas, sinagogas e mesquitas – como locais essenciais que fornecem serviços essenciais”, afirmou o Presidente norte-americano durante uma conferência de imprensa.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que considera as igrejas e outros locais de oração “essenciais” e apelou aos governadores estaduais para que autorizem a sua reabertura este fim de semana, apesar da pandemia de covid-19.
 .

“Hoje, estou a classificar as casas de oração – igrejas, sinagogas e mesquitas – como locais essenciais que fornecem serviços essenciais”, afirmou o Presidente norte-americano durante uma conferência de imprensa.

Trump ameaçou que se os governadores não obedecerem às suas ordens, iria desautorizá-los, se bem que não esteja claro com que autoridade o poderia fazer.

O Centro de Controlo de Doenças e Prevenção preparou há semanas orientações para a reabertura de locais de oração, mas a Casa Branca recusou divulgá-las até hoje, quando Trump abruptamente mudou de rumo.

“Eu disse ‘é melhor que as divulguem’. E eles vão fazê-lo”, disse Trump na sexta-feira, em uma fábrica da Ford Motor transformada para produzir ventiladores, no Estado do Michigan.
“E eles vão fazê-lo, divulgar alguma coisa hoje ou amanhã sobre as igrejas. Temos de ter as igrejas abertas”, defendeu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

* Concordamos com Trump, nada mais essencial do que um local de oração para continuar a divulgar velhas e novas aldrabices perpetuando a crendice, quanto ao covid fazem népia.

.
.
Billie Eilish

No Time To Die


.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Supremo Tribunal brasileiro divulga vídeo de reunião como prova de alegada interferência de Bolsonaro na polícia

Imagens, apontadas como prova pelo ex-ministro Sérgio Moro, referem-se a um reunião de ministros realizada em abril.

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro divulgou esta sexta-feira o vídeo de uma reunião ministerial realizada em abril, no Palácio do Planalto, apontada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova sobre alegada interferência do Presidente, Jair Bolsonaro, na polícia. 
.

Além das questões relacionadas com Bolsonaro, o juiz do STF Celso de Mello indicou que, após assistir ao vídeo, descobriu "prova da aparente prática, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, de possível crime contra a honra dos juízes do Supremo Tribunal Federal.

"O povo está gritando por liberdade, ponto. Eu acho que é isso que a gente está perdendo, está perdendo mesmo. O povo está querendo ver o que me trouxe até aqui. Eu, por mim, colocava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF", disse Abraham Weintraub, citado na decisão assinada pelo juiz Celso de Mello.

* Nazi é o termo adequado para o definir.

.
.
4-GƐŊƐ́TICA MARAƲILHƆSA
4.2- PROBABILIDADE NA GENÉTICA 


(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA)

* Um programa para pessoas que gostam de aprender.


FONTE:  Kennedy Ramos

.
.
A ɴᴏᴠᴀ ᴠɪᴅᴀ ᴅᴏs ᴘᴇsᴄᴀᴅᴏʀᴇs ᴇᴜʀᴏᴘᴇᴜs




FONTE:  euronews

.
.
𝒩𝒶 ℰ𝓈𝓉𝓇𝑒𝓁𝒶 𝒹𝒶 ℬ𝒾𝒸𝒶 𝓋𝒶𝒾 𝓈𝑒𝓇 𝓉𝓊𝒹𝑜 
 𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃𝓉𝑒, 𝓂𝒶𝓈 "𝑒́ 𝓅𝓇𝑒𝒸𝒾𝓈𝑜 𝒶𝓋𝒶𝓃𝒸̧𝒶𝓇"



FONTE:  PÚBLICO

.

.
ᏢᏫᏞᏆᎢᏆᏄᏌᎬ-ᎷᎬNᎢ ᏟᏫᎡᎡᎬᏟᎢ



FONTE: Bellecour Ecole
.
.
𝒜 𝐸𝒮𝒫𝒰𝑀𝒜 𝒟𝒜 𝑀𝐸𝑀𝒪́𝑅𝐼𝒜


.
.

2344
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
HISTORIADORA
PROFESSORA UNIVERSITÁRIA
"SEMANA EUROPEIA DA SAÚDE PÚBLICA"
A Desigualdade Social e a Saúde,
no contexto da pandemia?



FONTE:   Raquel Varela 

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

ESCONDIDO NO SECADOR


.
.

BOM DIA


.
 .

𝟷-ⳎⲀⳐⲤⲞ ⳨ⲞⲄⲀ "ꓓ'ⲞⲄⲀⲊ"
𝐼-𝕱𝖊𝖗𝖓𝖆𝖓𝖉𝖔 𝕿𝖔𝖗𝖉𝖔 
Orquestra Sinfónica Portuguesa



16 de Novembro 2019 no Teatro Nacional de São Carlos 

(ATÉ AMANHÃ)

 .