02/04/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

ꉔꄲꂵ꒐꒯ꋬ ꒻ꋬꉣꄲꋊꏂꇙꋬ


.

.
168-FUTURANDO

A relação do humano com o universo/4



 FONTE:DW Brasil

 .

ร๏ςเ๏́l๏ɠค є ςคгթเภtєเгค

IMACULADA GONGA


FONTE:   DW Português para África.

.
French Roast


Charlie McCormick
.
.
A Batalha de Chernobyl/4


Guti Lisboa
.

JORGE COSTA

 .



Campanha do IVA:
minúscula e
muito errada
.

Em vez de cortar nos lucros especulativos, o governo oferece 410 milhões de IVA aos supermercados e pede-lhes o favor de os descontarem nos preços. Sempre que Costa assina um acordo, sai uma borla nos impostos para o capital.

O primeiro-ministro tinha razão quando recusava a redução do IVA. E os seus argumentos estavam certos: a experiência foi feita em Espanha e o único resultado foi que a grande distribuição alimentar continuou a subir preços, transformando receita pública (do IVA perdido) em lucros para os seus acionistas. “Temos de aprender com os erros que os outros cometem”, afirmava (link is external)

Em Portugal tudo será diferente!, diz-nos agora António Costa, ao assinar um "acordo de cavalheiros" em que os patrões dos supermercados juram que vão mesmo descontar os 6% do IVA ao preço dos produtos. 

Uma esmola… ou nem isso

Admitamos por um momento que o setor da grande distribuição é um conjunto de filantropos benfazejos e já não o ávido cartel (link is external) que a Autoridade da Concorrência tem notificado. Mesmo nesse cenário benigno, a medida do governo seria má campanha publicitária. De acordo com a DECO, todo este foguetório representará uma poupança de menos de oito euros mensais (link is external). Tão curto é o alcance da medida (mesmo se não fosse corroída pelos supermercados) que a associação dos supermercados já avisou (link is external) que o preço destes produtos pode nem chegar a descer: “não é possível garantir que não vai aumentar”. 

O problema não é de fiscalização

Não há nenhuma tabela de preços, nem qualquer multa para quem a não cumpra. Nada acontecerá se os supermercados engolirem os 410 milhões que Costa vai confiar-lhes. Certo é que estes cavalheiros continuam a ser os “conspiradores (link is external)” (Autoridade da Concorrência dixit) que, mesmo multados em centenas de milhões, ganham sempre em reincidir. O destino deste “acordo de cavalheiros” é o mesmo daquele que Costa assinou com o patronato na concertação social: para os trabalhadores, promessas de um eventual aumentinho, abaixo da inflação; para os patrões, a garantia certa de uma borla fiscal. 

Se o IVA fosse eliminado no quadro de um tabelamento com redução significativa de preços, em que os supermercados fossem chamados a participar, o resultado seria outro. Com a atual campanha do governo, os supermercados sabem que não têm nada a perder, nem com a assinatura do "acordo" nem com a sua violação, pelo contrário. 

A grande distribuição em pose gangster

Ainda assim, face à indignação social e às propostas da oposição de esquerda, os patrões dos supermercados vão mostrando os dentes e ameaçando com “prateleiras vazias (link is external)”, como fez a herdeira de Belmiro de Azevedo. O oligopólio privado acha que pode tudo: se nos tocam nas margens de lucro, deixamos o povo a pão e água. O governo responde como costuma: um papelinho assinado e um bónus de imposto. A conversa não fica assim.

* Jornalista

IN "ESQUERDA" - 29/03/23.

 .

 

3306.UNIÃO

EUROPEIA

DINAMARCA

COLECÇÃO EMOCIONANTE
 Por dentro da coleção dinamarquesa 
com quase 10 mil cérebros




FONTE:   BBC News Brasil

NR: Que tal, gosta de mioleira? Não acha alguma ciência fascinante de curiosidade? Mas ninguém chega ao Torquemada que inventou o cristão-novo à cafreal.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

𝖨́𝖭𝖣𝖨𝖠
𝖴𝖬 𝖯𝖠𝖨́𝖲 𝖣𝖤𝖲𝖴𝖬𝖠𝖭𝖮 𝖰𝖴𝖤 𝖮 𝖮𝖢𝖨𝖣𝖤𝖭𝖳𝖤 𝖠𝖡𝖱𝖠𝖢̧𝖠 𝖤 𝖠𝖢𝖠𝖱𝖨𝖭𝖧𝖠
2-𝐂𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 𝐚̀ 𝐕𝐞𝐧𝐝𝐚
𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐀𝐕𝐈𝐃𝐀̃𝐎?
.

 
  (CONTINUA PRÓXIMO DOMING0)
 

 FONTE: THE WHY 

 

 NR: Não feche os olhos, não finja que não é consigo, veja o vídeo na íntegra e arrependa-se de ser indiferente..

.
CIII - VISITA GUIADA

Trilobites de Canelas/2

Arouca - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Pedro Burmester

Grande Concerto de Beethoven


.
40-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
40.5- 𝓒𝓸𝓻𝓹𝓸 𝓮 𝓼𝓪𝓾́𝓭𝓮
Ivaldo Bertazzo


FONTE:Café Filosófico CPFL

.
158-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑇𝑜𝑑𝑜 𝑜 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑜 𝑒́ 𝑓𝑟𝑖𝑜?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

PORTUGAL

Crımınαlıdαde αumentou 14,1% 2022



FONTE:   Fala Portugal

NR: E o que dizem os governantes com voz doce e sorriso labial, que o país é dos mais seguros do mundo, que a situação não é assim tão má. Para quem anda em carros de Estado e com segurança está tudo bem..

 .

O qᥙᥱ ᥱ́, ᥲfιᥒᥲᥣ, o grᥙρo Wᥲgᥒᥱr?


 FONTE: Euronews .

.

Pudim Flan


SaborIntenso
.

 .

ÁSIA LARƐS ƊƐ 3A IƊAƊƐ


NÃO HÁ MAUS TRATOS COMO

ᑎOS ᒪᗩᖇᕮS ᗪOS ᗰᗩᑎOS "SᗩᑕOOᖇ" OS ᗪᗩ ᗰOᗪᗩ


 .

 .

3386
Senso d'hoje
SOFIA NEVES
SENIOR ACCOUNT MANAGER
 DESCOBRIU TER UM LINFOMA
 ÀS 35 SEMANAS DE GRAVIDEZ
ENTREVISTA
 DIANA CHAVES
MODERADORA DE "CASA FELIZ"
Quando senti a Camila no meu colo
foi...não há nada que não consiga
 vencer, que não consiga fazer




FONTE: SIC

NR: Faltam-nos todas as palavras do mundo para comentar esta entrevista. Talvez... FAÇAM MAIS FILHOS!.
.

BOM DOMINGO

.
.

ANIMAL TV

ARANHAS VENENOSAS


ANIMAL TV
.