23/09/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XXI-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- AVÓS DA RAZÃO

1.1-αβ$†ιπε̂πcια $εχuαl




FONTE:  Quebrando o Tabu  
16-APARELHO DIGESTIVO
2- TUBO DIGESTIVO
2.8.1- Histologia do Fígado
 Células e Circulação/2
 

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.

FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

Brasil na Primeira Guerra Mundial


FONTE:Nerdologia

JOSÉ SOEIRO

 .

NEGREIROS EM PORTUGAL



Dormir numa bagageira

O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador.

De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber.

Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto para quem trabalha. Por mais algorítmica que seja a atividade das aplicações digitais, por mais desmaterializados na “cloud” que sejam os seus mecanismos de controlo, as multinacionais de TVDE não sobrevivem sem o trabalho vivo de mais de 60 mil motoristas no nosso país. Os lucros extraídos a cada viagem formam-se à custa do esmagamento do que é pago aos “parceiros” que executam o trabalho que as plataformas vendem aos consumidores: transportar passageiros.

Somada à crise da habitação - transformada também num ativo financeiro disputado em mercados internacionais de investimento e especulação - esta exploração brutal tem um preço pesado: reenviar-nos ao pior do século XIX. Com horários de 10, 12 ou 14 horas, com os custos do carro e do combustível a seu cargo, com a percentagem sugada pelas multinacionais e pelos intermediários a cada corrida, a remuneração dos migrantes que conduzem os carros não chega sequer para sustentar as mais elementares condições de existência. Como ter uma cama.

O outro lado desta “nova economia”, parte intrínseca do seu “modelo de negócio”, é este esclavagismo digital. A ausência de habitação e os migrantes empilhados em quartos ou a dormir por turnos em bagageiras fechadas, num carro que não pode parar de rodar, são o reverso da monocultura do turismo e da desregulação laboral da economia uberizada. São a sua forma de vida.

Impor contratos de trabalho, tabelar tarifas de viagens, estabelecer contingentes de carros disponíveis, fixar tetos máximos para as rendas, impedir a venda de casas a quem não pretende viver no país nem habitá-las - tudo medidas radicais, indignam-se alguns… Mas reflitamos bem sobre a barbárie perante os nossos olhos. Não há contradição mais radical do que o aparato da tecnologia avançada ser o instrumento que organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador.

* Dirigente do Bloco de Esquerda, sociólogo.

IN "EXPRESSO" - 14/09/23.

  .

3476.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
A DOR É NEGÓCIO
O país impõe caução de quase cinco
 mil euros a requerentes de asilo



FONTE:   Euronews -23/09/23


NR: Andam a fugir da morte ou à procura de melhor vida e agora pagam franquia


putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

LXXXI -VIDA SELVAGEM
3- NA PELE DO TOURO


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)



FONTE:     Território taurino 
.
216-UM POEMA POR SEMANA
JOSÉ CRAVEIRINHA

NÓS MASTIGAMOS FOME



dito por
NEIDE SIGAÚQUE



FONTE:    Cais das Letras 

 .

DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER ₂₂/₀₉/₂₃

Aɳtes ʠʋe ɱe esʠʋeçɑ



FONTE:  Fala Portugal

NR: O nossos grande respeito por todos os que sofrem esta doença mas também por quem deles cuida!.

 .

𝗜I - 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗱𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗻𝗲𝗯𝗿𝗼𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝘃𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝗻𝗼

ᒐᥲ ᙏᥲƒɩᥲ ყ ᙓꙆ ᘎᥲtɩᥴᥲᥒo,

ᥙᥒᥲ Ꙇᥒtɾɩᥒᥴᥲᑯᥲ ᖇᥱᑯ ᑯᥱ ᕈoᑯᥱɾ/2

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:  Yo documental

NR: A memória das "jornadas moinantes da juventude" vai ficando requentada, apenas gostávamos que o presidente Moedas nos dissesse o montante do negócio que tanto apregoou no passado e mantém  silenciado no presente.

Mais um documentário sobre um estado dito santo dirigido exactamente por um homem santo dito.

.
60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

20- COMO COMEÇOU O VINHO

NO CHILE?



FONTE:   Vinhos de Bicicleta.

 .

ᴘαϙᴜɪѕᴛα̃ᴏ ᴏ αᴜᴛᴏᴄαяяᴏ ຕαɪѕ єѕᴛяαηʜᴏ


 

 FONTE:   TEKNIQ.

 .

MRS


 

Título original: Os momentos mais insólitos destes dois anos de Marcelo em Belém

 

FONTE: Observador

 NR: É o estilo próprio de quem não deve nada a ninguém, que para além da sua notabilidade como professor e jurista consegue fazer das peripécias um curriculum extra. Não gostamos da rábula mas o respeitinho é bonito..

3560
Senso d'hoje
PATRÍCIA ALMEIDA
LICENCIADA EM GESTÃO
DE RECURSOS HUMANOS
MATILDE FERREIRA
LICENCIADA EM
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
#PSUPERIOR#
O ingresso no 
mercado de trabalho




* A moderação deste projecto de literacia mediática  está a cargo da jornalista ANDREIA FERREIRA CUNHA


FONTE:  PÚBLICO
.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
span style="color: white;">.

BOM DIA


.