quarta-feira, 6 de setembro de 2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
V-OS RIOS E A VIDA
2- NILO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"

Portugal está a estudar decisão dos
 EUA sobre jovens indocumentados

O Presidente da República escusa-se, para já, a comentar a decisão de Washington de terminar o programa que protege jovens indocumentados, mas apontou que a questão está a ser estudada em Portugal, pelas prováveis implicações para a comunidade portuguesa.
.
“Nós estamos a estudar isso em Portugal, porque temos um movimento muito grande tradicionalmente em relação à comunidade portuguesa. Para já não queria tomar posição”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa, em Legrena, Grécia, onde participou na cerimónia comemorativa do 10.º aniversário da Organização Europeia de Direito Público (EPLO, sigla de European Public Law Organization), à qual Portugal aderiu no corrente ano.

Um número indeterminado de jovens portugueses, que pode chegar às várias centenas, está em risco de deportação depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter decidido terminar com um programa que protege pessoas levadas para os EUA de forma ilegal em crianças.

Os EUA não divulgam o número de beneficiários por país do ‘Deferred Action for Childhood Arrivals' (DACA), mas organizações que prestam apoio a imigrantes portugueses em Rhode Island, Massachusetts, Nova Iorque, Nova Jérsia e Califórnia garantiram à Lusa que foi um programa muito popular nas suas comunidades.

Já hoje, o Governo indicou que está a acompanhar pelos canais diplomáticos e a avaliar as implicações da decisão dos Estados Unidos de acabar com o programa que protege 800 mil jovens indocumentados.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado das Comunidades, José Luis Carneiro, afirmou que Portugal está a “acompanhar a situação” e que o embaixador português está a “procurar perceber quais são as implicações que esta lei terá e os contornos do anúncio que foi feito”.

O governante sublinhou, quanto a esta matéria, que este tipo de decisão abrange várias comunidades estrangeiras e que as alterações às leis de imigração estão a acontecer por vários locais, não só os Estados Unidos, dando como exemplo a França.

José Luis Carneiro lembrou ainda que o problema dos cidadãos indocumentados - parcialmente, uma vez que muitas vezes têm documentação da segurança social e finanças, faltando apenas o relativo aos serviços de imigração - também ocorre noutros países como a Suíça e o Reino Unido.

“É um problema complexo e global, não se pode apenas focalizar nos Estados Unidos”, acrescentou.
A Casa Branca anunciou na terça-feira que vai terminar de forma gradual com o programa que protege 800 mil jovens indocumentados que chegaram aos EUA quando eram crianças, dando um prazo de seis meses para o Congresso encontrar uma solução legal para as pessoas protegidas pelo programa.

* Trump, como qualquer selvagem capitalista que se preze faz tudo para criar clivagens na sociedade americana, dividir para reinar.

.
.

AGATHA RUIZ
de la PRADA

MERCEDES BENZ FASHION WEEK
PRIMAVERA/VERÃO
2017


.
.

HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"

15 países com melhor qualidade de vida. 
Portugal é líder

O facto de sermos um país com muito sol e uma atitude relaxante pode contribuir para a felicidade geral dos expatriados.

Este é o quarto ano do Expat Insider, um dos maiores estudos do mundo que analisa o modo de vida dos expatriados. Este ano, foram entrevistadas mais de 12.500 pessoas que trabalham fora do seu país e que são de 166 nacionalidades, Portugal é o país que mais subiu neste ranking (13 lugares desde 2016), ocupando a quinta posição nos melhores países para se viver e a primeira posição no que diz respeito à qualidade de vida.

Os entrevistados foram questionados sobre várias categorias, opções de lazer, transportes, saúde e bem-estar, segurança e felicidade pessoal. Portugal surge no top 15 em todas elas, o que se traduz na liderança do índice de qualidade de vida.

Portugal lidera na qualidade de vida
O país asiático Taiwan, vencedor desta categoria em 2016, cedeu o lugar no topo deste ranking a Portugal. Com a Espanha a ocupar a terceira posição, outro país ibérico a conquistar o seu lugar no top três. 
 .
A popularidade entre os expatriados – pelo menos quando se trata de qualidade de vida – é em grande parte devido ao clima e às atividades de lazer amplamente disponíveis. Nas opções de lazer, Portugal ocupa a segunda posição neste ranking de 65 países. De todos os entrevistados, não existe uma única resposta que critique o clima português, quase dois terços (65%) classificou-o como excelente em comparação com 26% no resto do mundo.

O bom resultado na subcategoria de saúde e bem-estar – nona posição em todo o mundo – deve-se em grande parte à qualidade do ambiente em Portugal. Nove em cada dez entrevistados avaliaram o ambiente português de forma muito positiva (94%), a média mundial é de 64%.

No que diz respeito à subcategoria Segurança, o país surge na 11ª posição. Esta não é uma razão para preocupação: a tranquilidade é o fator mais bem classificado nesta categoria, com 77% dos entrevistados a considerarem Portugal um país muito pacífico – apenas a Finlândia tem resultados ligeiramente melhores (78%). Nem um único entrevistado está preocupado com a segurança pessoal – são preocupações persistentes sobre a estabilidade política que mantém esta classificação um pouco mais baixa.

Por último, 94% dos expatriados em Portugal estão satisfeitos com as oportunidades de viagem. No entanto, nem todos os que participaram nesta pesquisa estão satisfeitos com as infraestruturas de transporte: um em cada 11 (9%) classifica este ponto como muito negativo.

No geral o facto de sermos um país com muito sol e uma atitude relaxante pode contribuir para a felicidade geral dos entrevistados: apenas 4% expressaram alguma insatisfação com a nova vida em Portugal. Um entrevistado resumiu todas estas qualidades da seguinte forma: “Esta é uma joia de país escondido à vista de todos”.

* Portugal é fixe!

.
.
VI-MESTRES DE COMBATE
1- BOXE SD



* Não somos fãs destas modalidades desportivas, temos até   dúvidas se o "modismo" destas prácticas não potencia os conflitos de minorias formatadas em grupos de luta. Os vídeos desta série têm espectáculo e aventura, priviligeámos isso.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"

DIAP de Lisboa investiga caso das viagens pagas pela Oracle - PGR

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa vai investigar o caso das viagens pagas pela multinacional tecnológica norte-americana Oracle a altos quadros do Estado Português. 
.
"A Procuradoria-Geral da República procedeu à recolha de elementos e decidiu enviá-los ao DIAP de Lisboa com vista a investigação", revelou hoje o gabinete de imprensa da PGR, em resposta à agência Lusa.

Em agosto, numa altura em que o Ministério Público (MP) abriu uma investigação relacionada com o pagamento pela NOS a dirigentes do Ministério da Saúde de viagens e estada na China, a PGR indicou estar a recolher elementos sobre as viagens pagas pela Oracle.

* Porreiro pá

.

JOSÉ MARTINO

.





A defesa da floresta 
nos programas autárquicos

A um mês das eleições autárquicas, aguardo com expectativa e curiosidade ver quais os candidatos que colocam nos seus programas medidas de prevenção e combate aos fogos florestais.

E esta minha curiosidade não se esgota nos concelhos onde os fogos foram mais mediatizados e intensos este verão, a começar pela tragédia de Pedrógão Grande, passando por diversos concelhos do Norte, centro e Sul do país.

Como está à vista de todos, este não é um problema de um concelho ou de uma região. É um problema nacional, porque todos estão sob a ameaça de poderem ser confrontados com um fogo florestal de proporções mais ou menos dramáticas.

Isso acontece porque Portugal negligencia há décadas a defesa da florestal. Os fogos florestais não são uma inevitabilidade todos os verões. É preciso, por isso, elaborar um plano estratégico para a floresta em cada concelho do nosso país.

Lanço agora este alerta não só porque quero ver a preocupação de cada um dos candidatos autárquicos, mas porque é agora que se tem de atuar para começar a prevenir os fogos do próximo verão.

Nos últimos dias, tenho sido abordado por muitos candidatos autárquicos de diversos concelhos para os ajudar a formular um programa de ação neste sentido. A todos respondo que as minhas ideias e propostas estão há muito no espaço público e estão a serviço de todos. Utilizem-nas!

Para já, deixo aqui um conselho aos próximos presidentes de câmara eleitos: apliquem já a legislação em vigor para, em conjunto com as entidades competentes na matéria, proteção civil, bombeiros, forças de segurança, técnicos municipais e florestais, proprietários de terras, etc., elaborem um plano de "fogo controlado", a concretizar neste inverno, com o objetivo de prevenir os fogos do próximo verão.

O "fogo controlado" garante a preservação da floresta, diminui a massa combustível, compartimenta as parcelas de terreno florestal e garante a descontinuidade na propagação dos fogos.

Esta medida de prevenção e combate dos fogos é o único instrumento de curto prazo para a defesa da floresta contra os incêndios, pois os demais instrumentos da reforma florestal têm efeitos a médio e longo prazo.

Outra das medidas que gostaria que constasse dos programas autárquicos era a promoção do arrendamento de terras florestais por parte da câmara municipal, o chamado Banco de Terras Municipal, garantindo ao proprietário a sua renda (juros do capital fundiário, terra) e a devolução em estado de uso melhor. Assim se colocam terras sem gestão florestal ao serviço da riqueza de um concelho, colocando-as através de aviso público de atribuição de subarrendamento, nas mãos de quem tem vocação para a exploração florestal (e.g. Banco de Terras de Guimarães) Aqui chegado, proponho uma medida de que pouco ou nada se tem falado: a escola de pastores. Para diminuir a massa combustível instalada na floresta, deve-se tirar partido dos pequenos ruminantes, ovinos e caprinos. Para a sua gestão pecuária é preciso "players" com competências para os explorarem. Preconizo que sejam as autarquias a avançarem com escolas municipais de pastores para dentro de um ano as ovelhas e as cabras estarem no terreno a controlar a vegetação rasteira florestal.

Este plano de ação municipal de combate aos fogos deve ainda prever medidas de identificação das infraestruturas existentes ao nível da rede primária e secundária de combate aos incêndios. Isto passa, ainda, pela formação dos munícipes para esta atuação, da colocação no terreno dos kits de 1.º combate em viaturas 4x4, pertencentes a instituições públicas (e.g. Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, etc.) e privadas (associações florestais, particulares, etc.) os quais disponibilizam os veículos na época de maiores riscos. A implementação deste plano garante a 1.ª intervenção no tempo máximo de 10 minutos após a deteção da ignição e o controlo do fogo na meia hora seguinte.

Outra das medidas será avançar com um sistema de vigilância humana e tecnológica que garanta a deteção imediatamente após a ignição, bem como o alerta rápido e atempado das ignições e a respetiva comunicação aos meios operacionais.

Este é o meu contributo com medidas concretas para os programas eleitorais autárquicos, com o objetivo de defender,  preservar e valorizar a floresta, como recurso nacional de valor económico único, produzido em Portugal sem recurso a importações, que tem valias nas vertentes turística, ambiental e paisagística, que garante qualidade de vida das populações das regiões mais deprimidas.

* Consultor e empresário agrícola

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
05/09/17

.
.


1345.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"i"

Ricardo Pinto sagra-se campeão mundial de patinagem artística

Campeonato do Mundo decorre em Najing, na China

O português Ricardo Pinto sagrou-se campeão mundial de patinagem artística em Solo Dance na categoria Séniores Masculinos.


Ricardo Pinto arrecadou o primeiro título mundial para Portugal na categoria Sénior no Campeonato do Mundo que decorre em Najing, na China, até ao próximo dia 9 de setembro. 

Além da medalha de ouro também o patinador português Pedro Walgode subiu ao pódio, na mesma categoria, conquistando o bronze. Ainda na mesma categoria a sua irmã, Ana Walgode, sagrou-se vice-campeã feminina.
 

Juniores  
O Wutaishan Gymnasium foi palco de um dia em tons de prata para os juniores portugueses no Solo Dance, com José Cruz e Maria Beatriz Sousa a sagrarem-se vice-campeões mundiais em masculinos e femininos.

Beatriz, a nova vice-campeã de juniores femininos de Solo Dance tem apenas 16 anos. Apesar da idade - que não é incluída nestes Roller Games - a atleta participa como júnior e, no seu primeiro mundial, estreia-se logo com prata.

Já o patinador natural de Matosinhos, José Cruz, de 18 anos, não conseguiu conseguiu revalidar o titulo de campeão do Mundo conquistado o ano passado em Novara.


* Portugueses de excelência, nunca é demais elogiá-los.

.
.

III-CORPOS MARCADOS
 

2-VEÍCULO DA MORTE





FONTE: History Channel Brasil

. .
.

DEPRESSA E BEM

Trabalhadores Mais Rápidos do Mundo!



.
.

HOJE NO 
"A BOLA"

Andy Murray tem época em risco

Atual número 2 do ranking mundial, o britânico Andy Murray anunciou que provavelmente não jogará mais na presente época.
.
«Infelizmente, não poderei competir nos próximos eventos em Pequim e Xangai, e, provavelmente, os dois últimos torneios antes do final da temporada, em Viena e Paris, devido à minha lesão na anca», pode ler-se numa publicação feita pelo britânico na rede social Facebook.

Murray, que recentemente perdeu o estatuto de número 1 mundial para o espanhol Rafael Nadal, já perdeu o Open dos Estados Unidos, que está a decorrer.

* Desejamos uma sólida recuperação.

.
.

Sérgio Godinho

O Galo é o Dono dos Ovos


.
.

HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portugal recebeu já 1415 
refugiados da Grécia e Itália

Portugal recebeu 1.415 refugiados, provenientes da Grécia e de Itália, até dia 04 de setembro e desde o lançamento do mecanismo de emergência para a recolocação de pessoas há dois anos, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia.

Segundo o 15.º relatório sobre os programas de recolocação e reinstalação de pessoas, Portugal recebeu 1.116 refugiados transferidos da Grécia e de Itália chegaram 299.

Faltam ainda chegar a Portugal 1.536 pessoas para se cumprir a quota de 2.951 atribuída.
 .
 No total, à data de 4 de setembro, foram recolocadas 27.695 pessoas na Europa (19.244 a partir da Grécia e 8.451 a partir de Itália), num programa em que, além dos 28 Estados-membros, participam ainda a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça.

Este número represente menos de um terço dos 98.000 que os Estados-membros se tinham comprometido a redistribuir até setembro, indicou os mesmos dados distribuídos hoje pela Comissão Europeia.

"A maior parte dos migrantes que chegam a Itália não são elegíveis. Na verdade, o número de pessoas a relocalizar é muito inferior ao que estava previsto", afirmou em conferência de imprensa o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopóulos, citado pela agência EFE.

A Comissão Europeia insiste que foram feitos progressos e que, uma vez que a maioria dos migrantes que chegaram a Itália e à Grécia "não eram elegíveis", o número total foi revisto em baixa face ao compromisso inicial.

Atualmente, indicou a Comissão, existem cerca de 2.800 pessoas à espera de relocalização na Grécia e outras 2.000 em Itália à espera de saber se são elegíveis. A Itália chegam novos solicitantes "todos os dias", "pelo que todas as partes devem prosseguir os esforços".

"Os Estados-membros devem acelerar a gestão das transferências de relocalização e proporcionar garantias suficientes a todos os candidatos. Itália deve acelerar a identificação e o registo dos candidatos elegíveis (em especial os eritreus)", indica Bruxelas no relatório.

Dois anos após o lançamento do mecanismo de emergência para ajudar a Grécia e a Itália a lidarem com o fluxo de migrantes, foi atingida uma média mensal de 2.300 transferências efetuadas desde fevereiro de 2017 com destino a quase todos os Estados-membros.

No entanto, Bruxelas nota que estão ainda por recolocar 2.800 pessoas a partir da Grécia e que chegam diariamente a Itália novos candidatos, apelando aos Estados-membros que acelerem os procedimentos para receber as pessoas.

Bruxelas congratula-se igualmente pelo facto de a Áustria ter começado a recolocar pessoas a partir de Itália e de já estarem a ser preparadas as primeiras recolocações de Itália para a Eslováquia.
Por outro lado, a República Checa, a Hungria e a Polónia continuam a violar as respetivas obrigações legais, não tendo recolocado uma única pessoa (Hungria e Polónia) ou não tendo disponibilizado qualquer lugar de recolocação há mais de um ano (República Checa), tendo a Comissão aberto processos de infração contra estes Estados-membros.

No que respeita à reinstalação de refugidos que se encontram em campos fora da União Europeia, Portugal recebeu já 76 das 191 pessoas que se propôs a acolher, tendo 63 sido reinstalados do Egito, 12 da Turquia e um de Marrocos.

No total, a UE e os quatro países associados receberam 17.305 de um total de 22.504.

* Os  governos neo-nazis da República Checa, Hungria e Polónia deviam ter corte total de subsídios atribuídos pela Comissão e os comissários europeus desses países serem substituídos, mas o sr.  Junker não tem categoria nem coragem.

 .
.
 I. O MUNDO SECRETO DOS JARDINS


1-A GUERRA 
DAS PLANTAS



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

Os sonhos dos refugiados na Suécia



FONTE: EURONEWS

.
.

O programa nuclear
 norte-coreano



FONTE: AFPBrasil


.
.
Portugal
O crescimento do Youtube



FONTE: Alexandra Cartaxo

.

ROTINAS CRIATIVAS

.


.
.

1359
Senso d'hoje
SALVADOR SOBRAL
MÚSICO E INTÉRPRETE
VENCEDOR EUROFESTIVAL 2017
"Hello, Até já "



FONTE: Salvador Sobral

* Como o Salvador é um vencedor esta será mais uma eliminatória que irá ganhar!


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

CUIDANDO DOS DENTES


.
.

BOM DIA


.
.


55-CINEMA
FORA "D'ORAS"

I-O CRIME DO

PADRE AMARO




..