09/03/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.

I."PORQUE NÓS

FUGIMOS"!



3-A FUGA DA SÍRIA


ÚLTIMO EPISÓDIO

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.



.
.
Sinfonia Urbana



    Continuação


.
.
HOJE NO 
"RECORD"

Direção risca Rui Pedro Soares de sócio

A direção do Belenenses, presidida por Patrick Morais de Carvalho, indeferiu o pedido de admissão de sócio do líder da SAD, Rui Pedro Soares, assim como de José Carlos Neves, outro dos administradores da Sociedade Anónima Desportiva dos azuis.
 .
De acordo com as informações recolhidas por Record, a direção do clube entende que, ao abrigo dos estatutos, tem legitimidade para recusar o pedido de admissão de Rui Pedro Soares. Esta situação não será, no entanto, alheia ao clima de conflito que clube e SAD vêm mantendo. Esta é a primeira vez na história do Belenenses que é recusado um pedido de inscrição de um associados.

Rui Pedro Soares já reagiu através da sua página da Facebook, colocando uma foto do... seu cartão de sócio. De acordo com o que o nosso jornal apurou, o dirigente paga quotas, cujo valor no entanto a direção está a devolver-lhe.

Segundo alega fonte da SAD contactada por Record, a direção dos azuis "teme que Rui Pedro Soares se candidate à presidência do clube".

*RECORDANDO
Carlos Barbosa, antigo presidente da PT Meios afirmou em sede de comissão parlamentar:
“A experiência profissional de Rui Pedro Soares não lhe dá capacidade para estar num lugar daqueles, não tem passado de gestão”, prosseguiu, notando ainda que não era segredo o facto de Soares estar “bem informado”, pois tinha “proximidade com pessoas do poder”. E explicitou: “Ele nunca escondeu a sua amizade por José Sócrates e a sua amizade, talvez mais forte, por Mário Lino.” (fim de citação).

.
.
.
.
JENNY

PACKLAM

FASHION SHOW
OUTONO/INVERNO
2O15/2016




.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Marcelo lança primeiro apelo aos partidos: entendam-se

Na Mesquita Central de Lisboa, para onde rumou após o almoço no Palácio de Belém, Marcelo aproveitou estar acompanhado de 18 representantes de confissões religiosos para referir que "[este encontro] tem ainda um outro significado - o de apelo para que o espírito ecuménico hoje aqui testemunhado possa servir de exemplo para todos os domínios da vida nacional".
 .
Para o sucessor de Cavaco Silva, o facto de as várias confissões se juntarem aqui convida "à aceitação do outro, ao diálogo, ao entendimento, à compreensão recíproca". "Sem negar as diferenças de princípios ou de vivências. Mas procurando ver além delas, com humildade e solidariedade", acrescentou.

"Que o vosso exemplo frutifique, na cultura, na educação, no apoio social, na saúde, no mundo laboral empresarial, na vida local, na política", fez questão de frisar, após sublinhar que pessoalmente, com está iniciativa, será "sempre garante da liberdade religiosa, em todas as suas virtualidades".

Numa curta intervenção, tendo em conta a agenda apertada deste primeiro dia da tomada de posse, o chefe de Estado concluiu a desejar "que os próximos cinco anos sejam vividos sob o signo da mesma paz, justiça e fraternidade, que a vossa presença e as vossas palavras hoje aqui tão eloquentemente evocaram".

* Não votámos em Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais mas foi ele que ganhou, é o nosso presidente, Cavaco ganhou duas vezes e nunca o sentimos como o nosso presidente.

.
.



IV-GENOMA HUMANO
4 - DECIFRANDO O
MISTÉRIO DO CANCRO




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.

HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Não era claro quem pagava despesas dos ex-Presidentes da República. Até hoje

O decreto-lei publicado esta quarta-feira formaliza o que era a prática nos últimos anos: é Belém quem paga subvenções e instalações aos antigos Presidentes. O esclarecimento chegou depois de sugestão do Tribunal de Contas.
.

Mais de 30 anos depois de a lei garantir aos ex-Presidentes da República o direito a um gabinete quando terminam funções e de Belém sempre ter suportado essas despesas, só esta quarta-feira, 9 de Março – e no dia em que Cavaco Silva dá lugar a Marcelo como Chefe de Estado – é que o Governo clarificou quem deve pagar essas verbas.

O esclarecimento chegou agora através de um decreto-lei publicado em Diário da República e em resposta a uma situação identificada pelo Tribunal de Contas na auditoria às contas de 2014 da Presidência, apontando omissões no enquadramento institucional e nos encargos orçamentais dos gabinetes dos ex-Presidentes, incluindo as despesas com as suas subvenções vitalícias.

Ou seja, apesar de o orçamento da Presidência da República e da Secretaria-geral deste órgão sempre terem financiado e apoiado as actividades dos gabinetes de ex-Presidentes da República, essa dependência não estava expressa na lei sendo a sua regulamentação considerada "manifestamente insuficiente" pelo Tribunal de Contas.

"O presente decreto-lei limita-se, assim, a cumprir os referidos propósitos de concretização e densificação do regime em vigor (…) dele não decorrendo qualquer aumento de despesa", esclarece o diploma.

Fica assim formalizado que o apoio administrativo aos gabinetes, os seus recursos e pessoal cabe à Secretaria-geral da Presidência da República, a quem também compete tratar da escolha do local para a sua instalação, "em articulação com a entidade pública que gere o património do Estado."

Já as despesas relativas ao funcionamento dos gabinetes "são cobertas pelo orçamento da Presidência da República", lê-se no texto. Os gastos em causa, concretiza o decreto-lei, "incluem os encargos com as subvenções dos ex-titulares do cargo de Presidente da República" e todos os relativos ao funcionamento dos seus gabinetes.

Desde 1984 que a lei prevê que os anteriores Presidentes da República tenham ao seu dispor um gabinete de trabalho e de apoio à sua actividade depois de terminarem o seu mandato em Belém, tal como a subvenção mensal vitalícia. É o que sucede com Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e, a partir desta quarta-feira, também com Cavaco Silva.

O Presidente da República cessante está a instalar o seu gabinete em Alcântara, Lisboa, no  Convento do Sacramento. Parte do edifício tem sido alvo, nos últimos meses, de obras de recuperação para esse fim, num investimento que terá ascendido a mais de meio milhão de euros (515,6 mil euros), de acordo com o DN, que cita fontes da Presidência da República.

Em 2014, no que diz respeito ao uso de imóveis, o Tribunal de Contas referia que a renda mensal do gabinete de Mário Soares na fundação com o seu nome ascendia a 4,6 mil euros, ocupando Jorge Sampaio a Casa do Regalo a título gratuito e sendo suportadas as despesas de condomínio das instalações de trabalho de Ramalho Eanes.

O orçamento total da Presidência da República ascendeu em 2015 a 14,78 milhões de euros. Os elementos presentes no site da Secretaria-geral da Presidência não especificam que verbas são destinadas a suportar o funcionamento dos gabinetes de ex-Chefes de Estado.

* A Presidência da República paga  mais de 55 mil euros por ano de aluguer pelo gabinete de Mário Soares, ZERO euros para Jorge Sampaio e despesas de condomínio para Ramalho Eanes, está qualquer coisa de errado não está???

.

MANUEL ANTÓNIO ASSUNÇÃO

.



Crise dos refugiados? 
             De quem?

No final do mês passado, teve lugar na Universidade de Aveiro uma sessão da Plataforma de Apoio aos Refugiados. Tratou-se de um evento muito participado, incluindo um elevado número de instituições sociais da região que demonstraram estar preparadas, há já bastante tempo, para apoiar, acolher e integrar os refugiados. Está assim demonstrada, se necessário fosse, a generosidade abundante de larguíssimos setores da sociedade portuguesa. Então, onde está o problema?
 .
O problema está em que, enquanto 160 000 pessoas se amontoam na Grécia e em Itália, não há refugiados para acolher! Porque, apesar da esmagadora maioria dos cidadãos europeus apoiar uma distribuição equitativa que envolva todos os países, assiste-se a um impasse geoestratégico da União, com o autoritarismo a tomar conta de alguns países do Leste, esquecidos dos valores democráticos e de como foram ajudados ainda há bem menos de um século em circunstâncias comparáveis. A Europa continua a agir por reação: aqui, como na crise financeira, como na crise securitária superveniente ao fenómeno a que estamos a assistir. Por reação e sempre tardia!

Deixamos que o nosso território comum europeu se afunde, de um modo crescente, nas suas contradições, enquanto outros arriscam a vida para vir viver connosco. Os refugiados esperam recolocação por tempos incomensuráveis enquanto poucos minutos separaram a decisão do Parlamento britânico e o bombardeamento da Síria. E o Líbano, país com muitas dificuldades, acolhe um imigrante por cada três libaneses! Exemplos, entre muitos outros, que nos têm de envergonhar.

Escrevo, também, num dia de cimeira com a Turquia muito importante para a Europa. Seria bom que conseguíssemos reduzir o que nos divide e encontrar denominadores comuns, permitindo que as conquistas dos últimos 60 anos sejam preservadas. Seria fundamental que a política de braços abertos e o valor da solidariedade falassem mais alto. Porque a crise não é, obviamente, dos refugiados; é da Europa.
.
Seria fundamental que a política de braços abertos e o valor da solidariedade falassem mais alto. Porque a crise não é, obviamente, dos refugiados; é da Europa.

* Reitor da Universidade de Aveiro

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
08/03/16

.
.


803.UNIÃO


EUROPEIA


MARCELO REBELO DE SOUSA
19º PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA



.
.
HOJE NO
"DESTAK"
Dinamarca critica chanceler alemã 
pela gestão da crise dos refugiados

O chefe da diplomacia dinamarquesa, Kristian Jensen, criticou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, pela gestão da crise dos refugiados na Europa. 
 .
"Merkel ficou surpresa com o número de refugiados que chegaram à Alemanha (...) Acho que, inicialmente, não viu a extensão do problema", o ministro dinamarquês num centro de estudos, em Washington.

O ministro ironizou também com o facto de a chanceler alemã ter sido acusada de ter convidado os refugiados a irem para a Alemanha antes de ter mudado de tom e tentado "resolver, com atraso, o problema". 

* Dinamarca é aquele país que em vez de proteger saca o dinheiro todo aos refugiados

.
.
.
3.A ESPIRAL DA MORTE

 NO ÁRTICO E A BOMBA

RELÓGIO DE METANO



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.

4-UTOPIA E BARBÁRIE

HORRORES DE GUERRA




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO 

"i"
TAP foi uma das companhias aéreas 
mais pontuais do mundo em fevereiro

A TAP foi considerada a 6.ª companhia aérea mais pontual do mundo, revelou a empresa através de um comunicado.
.


De acordo com a Flightstats, “89,62% dos voos realizados pela TAP no mês de fevereiro cumpriram o horário estabelecido”, o que coloca a companhia aérea no Top 10 das mais pontuais a nível mundial.
A pontuação representa uma subida no ranking em comparação a 2015, ano em que a transportadora aérea foi considerada, no mês de novembro, a 8.ª companhia aérea mais pontual do mundo.

Para a TAP, o objetivo é continuar a melhorar os resultados até ser considerada a mais pontual em todo o mundo. “Apesar dos atuais indicadores de pontualidade nos voos TAP já serem dos melhores a nível global, a companhia aérea portuguesa vai continuar a perseguir a melhoria continua, tendo como objetivo afirmar-se e consolidar-se como a mais pontual do mundo”, explica a empresa em comunicado.

Recorde de nomeações para os World Travel Awards

A TAP bateu o recorde de nomeações para os “Óscares” do turismo europeu. A companhia aérea nacional foi selecionada em seis categorias na ronda europeia dos galardões.

A transportadora está nomeada nas categorias “Melhor Companhia aérea”, “Melhor Classe Executiva”, “Melhor Classe Económica”, “Melhor Companhia Aérea para África”, “Melhor Companhia Aérea para a América do Sul” e “Melhor Revista de Bordo”.

* Há dias circulou neste mesmo jornal uma notícia que colocava a TAP como a 5º pior companhia do mundo, repudiámos de modo claro e duvidámos da qualificação vergonhosa, o tempo deu-nos razão.

.
.
JAZZLAND


Quarteto em Mim


.
.
HOJE NO
"A BOLA"
Benfica vence Zenit (2-1) 
e está nos quartos de final


O Benfica venceu o Zenit por 2-1, em São Petersburgo, e garantiu o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões. Hulk (69) deu vantagem à equipa russa, Gaitán (85) e Talisca (90+6) operaram a reviravolta no marcador.
.
* Como sportinguistas desejamos ao Benfica que conquiste a Champions se possível, foi uma belíssima vitória.

.
.

APENAS 19 MESES


.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Álcool no sangue aumenta 140 vezes
 o risco de morte de condutores 
em acidentes

O risco de morte dos condutores em acidentes de viação com taxas de alcoolemia consideradas crimes aumenta em cerca de 140 vezes face aos que conduzem sem álcool, concluiu a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).
  .
As conclusões hoje divulgadas surgem após as mais de cinco mil observações realizadas pela Prevenção Rodoviária Portuguesa, com o apoio da PSP e da GNR, junto de ciclistas, motociclistas e condutores de veículos pesados e ligeiros.

A PRP adianta que, em média, em cada mil condutores portugueses que circulam nas estradas, 18 conduzem com taxas de álcool consideradas ilegais e pelo menos 86 conduzem depois de terem consumido bebidas alcoólicas, ainda que dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Nas observações efetuadas aleatoriamente, a PRP verificou que 1,80 por cento dos condutores controlados apresentavam taxas ilegais (taxa de álcool no sangue superior a 0,50 gramas por litro), dos quais 0,33% apresentavam taxas superiores a 1,2 gramas por litro, que a legislação tipifica como crime.

A PRP, citando dados do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses (IMLCF) de 2010 a 2012, indica igualmente que 35,9% dos condutores mortos em acidentes de viação tinham taxas de alcoolemia ilegais, sendo que a grande maioria dos casos (26,1%) apresentavam taxas iguais ou superiores a 1,20 gramas por litro, em contraste com os restantes 9,8% de condutores, que tinham taxas ilegais situadas entre os 0,5 e 1,19 g/l.

Após a análise das observações e da correlação com os dados do IMLCF, a PRP conclui que o risco de morte em acidentes de viação, em Portugal, aumenta, em média, entre nove e doze vezes para os casos das taxas que são consideradas como contraordenações graves e muito graves e mais de 140 vezes para as taxas consideradas como crime.

O presidente da PRP, José Miguel Trigoso, considerou “fundamental tirar completamente da circulação todos os casos em que os condutores apresentem estas taxas de alcoolemia, nomeadamente para proteção das vítimas inocentes que decorrem dos acidentes por eles causados”

O responsável lamenta ainda que “estes casos continuam a ser tratados com uma extrema benevolência pela parte dos tribunais”.

Das observações feitas, a PRP constatou também que a taxa de álcool no sangue variou significativamente com o género dos condutores.

De acordo com a PRP, em cada mil condutores do sexo masculino, 126 beberam antes de conduzir, dos quais 22 apresentaram taxas ilegais, sendo que apenas neste grupo de condutores se verificaram observações de taxas “crime”. Quanto às condutoras, apenas 47 beberam antes de conduzir e dessas oito acusaram taxas ilegais.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa refere também que os condutores na faixa etária dos 18 aos 25 anos apresentam taxas de álcool ilegais mais elevadas, verificando-se um decréscimo com o aumento da idade.

No entanto, a PRP realça que as grandes diferenças nas taxas de álcool no sangue observadas decorrem dos horários: De manhã, em cada mil condutores em circulação nos dias de semana (entre as 10:00 e as 12:00) 23 tinham presença de álcool no sangue, dos quais nove em quantidade ilegal.

Durante as noites de fins de semana (entre as 03:00 e as 05:00), em cada mil condutores, 243 acusavam presença de álcool no sangue, dos quais 70 em quantidades ilegais.

* Se apenas morressem os bêbedos que vão ao volante não era mau, iam beber para o céu, o pior são os que morrem ou ficam inutilizados sem terem contribuído para nada.
É determinante, quem conduz não bebe.


.
.


 TANTO PARA NÃO RIR  
COMO
REFLECTIR

 FALTAVAM 3 MESES

Adeus, Aníbal
Não te preocupes Aníbal, estes meses finais vamos fazer de conta que já foste, que já não há ninguém em Belém, vamos fingir que já não existes. Não te preocupes Aníbal, nós ajudamos-te a terminar o mandato com dignidade... ignorando-te
Texto de Tiago Matos Silva • 07/12/2015 - 18:44 

Nascido em Julho de 1976, sou governado um dia pelo Pinheiro de Azevedo (VI governo provisório), três meses pelo Nobre da Costa (III governo constitucional), nove meses pelo Mota Pinto (IV governo constitucional), sete meses pela Maria de Lurdes Pintassilgo (V constitucional), um ano pelo Sá Carneiro (VI constitucional), dois anos e cinco meses pelo Pinto Balsemão (VII e VIII constitucionais) e quatro anos e meio pelo Bochechas (I, II e IX governos constitucionais)... De ti Aníbal, entre governos minoritários, governos com maioria absoluta e presidências da República levo 20 anos!! Eu tinha 9 anos mal acabados quando chegaste a São Bento e vou ter quase 40 quando finalmente saíres de Belém. Eu não me lembro (os meus amigos mais velhos riem-se) dum tempo antes de ti Aníbal!
 .

E não é como que não tenha o que te agradecer: a facécia da rodagem do carro à Figueira da Foz, o fim da indústria e da agricultura e da pesca trocados pelo alcatrão das autoestradas dos amigos da Mota-Engil, o “ai eu não sou político” mais espesso desde o tempo do Botas, o Poço de Boliqueime passado a Fonte e o “nunca me engano e raramente tenho dúvidas”, os hemofílicos cheios de SIDA da Dra. Leonor e as moscambilhas do mano Zézé, a porrada na ponte e a que levei à porta do parlamento porque não queria fazer a PGA (veio o teu ministro da polícia chamar-lhe “acção meritória” no telejornal à noite), as propinas e o porteiro do Hospital de Faro despedido por te ter tratado como um mero mortal, a pensão (recusada ao Salgueiro Maia mas) atribuída aos pides, o coqueiro, o bolo-rei e a “Mariani”, o papá gasolineiro e o genro produtor, a medonha foto retocada das presidenciais e a patranha das escutas do Palácio de Belém, o “Independente” e o “Inimigo Público” (só com garras quando o governo é PS) e os orçamentos inconstitucionais, a pensão do Banco de Portugal e as “forças de bloqueio” e o consenso e a solidariedade institucional e a solidez do grupo Espírito Santo, o Dias Loureiro (o teu meritório ministro da polícia) e o Duarte Lima e o Ferreira do Amaral e a Manuela Ferreira Leite e o Durão Barroso e o Miguel Cadilhe e o Marques Mendes e o Isaltino Morais (e o sobrinho) e o Valentim Loureiro e o Luís Filipe Menezes e o Pedrinho Passos Coelho e o Oliveira e Costa e o resto da escumalha do BPN... e a Maria, a Maria, a Maria, a Maria e o ar dela e os presépios e o estilista do Fundão e a Kátia Guerreiro a cavalo e a dor de corno dos 50 dias... obrigado Aníbal, mil vezes obrigado. 

Pai do Monstro, nossa Thatcher sem tomates, nota de rodapé da História, sonso mil vezes sonso... vai ser uma alegria contida e sossegada cá em casa ver-te (mais) chupado dos ossos e (ainda mais) esclerosado na bancada dos próceres do regime nas festarolas da Assembleia, silencioso e finalmente total e absolutamente irrelevante; sempre é menos triste que ver-te a escorrer despeito pelos salões mal decorados de Belém, a hesitar na leitura dos papelinhos que sabe deus quem te enfiou nos bolsos... não te preocupes Aníbal, está quase quase a acabar. 

Não te preocupes Aníbal, estes meses finais vamos fazer de conta que já foste, que já não há ninguém em Belém, vamos fingir que já não existes. Não te preocupes Aníbal, nós ajudamos-te a terminar o mandato com dignidade... ignorando-te.


.
.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugal é o terceiro país com a taxa
 de desemprego mais elevada

Portugal é o terceiro país a ter a taxa de desemprego mais elevada entre os Estados-membros. Portugal mantém, em Janeiro, a terceira posição, com uma taxa de desemprego de 12,2%, segundo dados da OCDE.
.
A taxa de desemprego em Janeiro caiu 0,1 pontos percentuais face a Dezembro para 6,5%, revelam os dados, equivalendo a 39,9 milhões de desempregados, menos nove milhões que em Janeiro de 2013.
Na Zona Euro a taxa de desemprego desceu uma décima, para os 10,3%.

A Grécia é o país da OCDE com a maior taxa de desemprego, chegando aos 24,6%. Segue-se Espanha, com 20,5% e depois Portugal, com 12,2%, mantendo a terceira posição pelo terceiro mês consecutivo.

Itália, Eslováquia e França também apresentam taxas elevadas, acima dos 10%. Já a Alemanha ou a República Checa têm pouco mais de 4% de taxa de desemprego.

Os EUA tinham em Janeiro uma taxa de 4,9%.

* A economia liberal só encontra solução para  os cargos que precisa e enche os bolsos de quem mais tem, é cada vez maior o fosso entre pobres e ricos.

.
.

JOSÉ SARAMAGO




.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Hacker revela como entrar
 em qualquer Facebook

Hacker revela como entrar em qualquer Facebook Engenheiro indiano usou um simples programa.

Anand Prakash, um programador de uma empresa indiana de comércio eletrónico, revelou como conseguiu aceder a qualquer conta de Facebook utilizando o programa Burp Suite.
 .
Com este software simples, qualquer internauta conseguia entrar numa conta na rede social, definir uma nova senha e terminar a sessão em todos os dispositivos em que a conta de Facebook estivesse registada. O fácil acesso de qualquer internauta ao Burp Suite fazia com que todos os utilizadores do Facebook estivessem vulneráveis. Qualquer um podia ter acesso às suas informações privadas, como mensagens e números de cartões de crédito.

O indiano explicou ao site The Telegraph que a vulnerabilidade foi "muito fácil de explorar" e que "esta falha estava disponível para todos". Este erro podia ter sido fatal para a empresa de Mark Zuckerberg, mas Anand Prakash reportou o erro ao Facebook e recebeu 15 mil dólares (13 601 euros) de recompensa. Em apenas dois dias, os responsáveis pela rede social resolveram a falha.

Alan Woodward, especialista em segurança cibernética e professor na Universidade de Surrey, em Inglaterra, afirmou que a simplicidade que o hacker teve em aceder a outras contas de Facebook foi preocupante. "Foi surpreendentemente simples", disse o especialista.

Já um porta-voz da rede social sublinhou a importância de se recompensar quem identifica erros no Facebook. "Um dos mais valiosos benefícios dos programas de recompensas de bugs é a capacidade de encontrar problemas mesmo antes de eles se tornarem públicos. Ficámos felizes por reconhecer e recompensar Anand pelo seu excelente relatório", acrescentou o porta-voz.

* Para quem não sabe a Índia está pejada de jovens sábios informáticos com salários miseráveis.
15 mil dólares é uma esmola, não paga a seriedade.

.
.
A D E U S


.
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"
Menezes tem cinco milhões de euros
 por explicar

Antigo líder do PSD e familiares diretos têm imóveis no valor de cinco milhões de euros e património está a ser investigado. Menezes está a ser investigado por corrupção, gestão danosa e fraude fiscal

A investigação a Luís Filipe Menezes revelou que o antigo líder do PSD e ex-autarca da Câmara de Gaia tem cinco milhões de euros em imóveis, património que, segundo as autoridades, não se consegue explicar através dos seus rendimentos já que terá exercido em exclusivo cargos políticos nos últimos 20 anos. Os imóveis estarão em nome de familiares de Luís Filipe Menezes.

O antigo autarca de Vila Nova de Gaia está a ser investigado por corrupção, gestão danosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais, sendo o seu património imobiliário uma das linhas da investigação, segundo apurou o Correio da Manhã. Também vários contratos da Câmara Municipal de Gaia estão a ser investigados, como o défice de 4,4 milhões de euros na extinta empresa municipal Gaianima.
 .
Na terça-feira, a autarquia foi alvo de buscas devido a suspeitas de gestão danosa desta empresa. Como o Correio da Amanhã avança, o jogador de futebol João Vieira Pinto poderá ser implicado neste processo, já que foi administrador desta empresa. Outros nomes avançados pelo diário e que podem ser envolvidos neste caso são Angelino Ferreira, também administrador da empresa, Ricardo Almeida, deputado do PSD e também antigo administrador da Gaianima.

* PSD e PS são um verdadeiro covil de gente séria, quando não se ri.


.
.

CARPINTEIRO


.
.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Novos patrões de Maria Luís Albuquerque
. tiveram benefícios fiscais

Entre 2012 e 2014, as empresas adquiridas pelo grupo britânico que contratou Maria Luís Albuquerque, tiveram benefícios fiscais de 381,7 mil euros.

Os novos patrões da ex-ministra das Finanças tiveram benefícios fiscais entre 2012 e 2014, avança hoje o jornal Expresso, depois de ontem os deputados da subcomissão de Ética terem solicitado documentos ao Governo sobre a relação do Estado com a Arrow.
 .
De acordo com o Expresso, as empresas Gesphone e Whitestar Asset Solutions S.A, adquiridas pela Arrow Global em 2015, tiveram benefícios fiscais num total de 381,7 mil euros entre 2012 e 2014, segundo informação disponibilizada pela Autoridade Tributária.

O jornal avança que a maioria do benefício foi para a Whitestar, num total de 362,5 mil euros, dos quais 198 mil foram para a criação de emprego e os restantes 163,7 para o crédito fiscal ao investimento. Para a Gesphone - Serviços de Tratamento e Aquisição de Dívidas SA o benefício foi de apenas 19,2 mil euros em 2013, a maioria resultante do crédito fiscal ao investimento.

Os deputados da subcomissão de Ética requereram ontem informações acerca da relação entre o Estado e a Arrow, para a qual a ex-ministra das Finanças e atual deputada do PSD foi contratada. Querem saber se Maria Luís Albuquerque deu algum tipo de benefícios fiscais ou apoios aos seus novos patrões para avaliar se com isso esta violou a lei das incompatibilidades.

A ex-ministra das Finanças vai ser administradora não executiva da Arrow Global, que esteve ligada à gestão de ativos do Banif. Maria Luís Albuquerque integrará o Comité de Auditoria e Risco da empresa britânica, uma das maiores empresas europeias de aquisição e gestão de portefólios de crédito, com vários negócios em Portugal.

* 381 mil euros é um bom preço.

.
.


SEM SAUDADE













.