25/01/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

 

ꉻ꒒ꃬꉻ  ꂚꀎ



FONTE:  Bucareste Ateliê de Cinema.

.
VITÓRIA

A RAINHA QUE MARCOU UMA ERA/6


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/27
TOKYO TOWER
JAPÃO
Por que o Japão construiu uma réplica
 da TORRE EIFFEL?


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
* Vamos levé-lo à terra do sol nascente para apresentar em detalhes, a Torre de Tóquio. Um famoso marco inspirado na Torre Eiffel, ficou até 2012 com a construção da Tokyo Sky Tree, a torre mais alta da capital japonesa. No entanto, mantém seu papel como um emblema da cultura japonesa e da paisagem de Tóquio.  
 
 FONTE: Looking 4-29/01/21.

EURICO REIS

 .



Eu sou o comandante
da minha alma
.
A eutanásia tem a ver com tudo isso: Liberdade, Honra e Dignidade. E, em determinadas situações de doença, deve-me ser permitido, sem que eu esteja a impor a outros essa minha escolha, optar livremente por morrer com honra e dignidade.

Este texto é sobre a eutanásia, ou mais exatamente sobre as razões que me levam a considerar que essa prática deve ser legalizada em Portugal em certas condições – como em tudo na Vida, não existem absolutos e têm de existir limites em todas as circunstâncias e para todas as situações. 

Embora eu seja perfeitamente capaz de esgrimir argumentos dessa natureza, nomeadamente em termos de direito constitucional, este não é um texto jurídico. Esta, como outras em que estou envolvido (por exemplo a gestação de substituição, que gente ignorante e/ou preconceituosa designa, erradamente sob o ponto de vista anatómico e de acordo com a técnica médica e com a técnica jurídica, por “barrigas de aluguer), é acima de tudo uma questão política, isto é uma questão que se reconduz ao modo como vemos o Mundo e a Sociedade. E como nos vemos a nós próprios. 

E seja-me permitida uma pequena nota marginal. A actuação do Ministério da Saúde e do Ministro da Saúde na questão da gestação de substituição é, para ser muito brando com as palavras, abaixo de miserável. Um direito que está reconhecido no Ordenamento Jurídico do País não pode ser exercido - logo, não existe - porque essa gentinha no mínimo incompetente não foi capaz de, em dois anos e com uma indesmentível violação da Lei, escrever um decreto regulamentando a forma como esse direito pode, na prática, ser exercido. Nesta matéria, em Portugal, o Estado de Direito não existe, o que significa que não existe um normal funcionamento das instituições. 

Mas voltemos à eutanásia. A questão essencial é saber qual até que ponto é legítimo permitir que a Sociedade intervenha na vida pessoal de cada um de nós. O autor do poema de que extraí o título desta crónica – William Ernest Henley –, entende, como eu, que cada um de nós é o dono do seu destino (I am de master of my fate). Num outro quadrante ideológico, Gilberto Gil proclamava esta mesma ideia numa sua canção: “Quem sabe de mim sou eu”.

 Eu sou dono de mim mesmo e, exceto se com os meus actos eu estiver a prejudicar outra pessoa, eu devo agir em conformidade com a minha vontade (não pratiques o mal e ama o teu próximo como a ti mesmo, proclamava o carpinteiro judeu a quem chamamos o Messias). A vida é um valor ético e social fundamental, mas os heróis, os soldados (e até os polícias) sabem que podem morrer no exercício da função que escolheram desempenhar. Porque existem outros valores, como por exemplo a Honra e a Dignidade.

A eutanásia tem a ver com tudo isso: Liberdade, Honra e Dignidade. E, em determinadas situações de doença, deve-me ser permitido, sem que eu esteja a impor a outros essa minha escolha, optar livremente por morrer com honra e dignidade.

* Juiz Desembargador Jubilado.  Presidente da Direcção da Associação Movimento Cívico "Não Apaguem a Memória"(NAM) 
Vice-presidente da Direcção da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos - Civitas

IN "iN"- 23/01/24.

 .



3595.UNIÃO


EUROPEIA


POLUIÇÃO AUTOMÓVEL
A GRANDE ALDRABICE
Emissões poluentes dos automóveis
não diminuíram, em 10 anos, na UE



FONTE:  Euronews - 24/01/24

NR: QUASE TODOS MENTEM! Mentem os governantes europeus com milhares de declarações inflamadas de combate à poluição automóvel. Mentem os industriais do ramo preocupados com a instalação de moderníssimas tecnologias não para despoluir mas para sacar mais dinheiro aos compradores mais o encarecimento dos custos de manutenção e o aumento constante de cemitérios de baterias de lítio.
Só a ciência NÃO MENTE! DIZ A JUSTIÇA.

putin  HUYLO

putin é um canalha.




.

𝒳𝒳𝒳𝒱𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

1-Áғrιcα Mαrαvιlнαѕ do Mυɴdo Mαrιɴнo

1.8- Oѕ Reιɴoѕ dαѕ Dυɴαѕ


FONTE:Nature - Som da Natureza

.
Katia Guerreiro
Fado da alma


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
32.6-Seɠʋɳɗɑ σpçɑ̃σ🔪💃👭


FONTE:tbrsete

.
.

5 MOTIVOS pra tomar BANHO antes de DORMIR


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·

6-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪

6.3-𝒞𝒶𝓇𝓉𝒶𝑔𝑜


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 .

Para cozer os miolos/351

ጠልዪጎል ልዪቿጎል ጠዐክጎጊ

 ቿ ዐ የልጎ ጊቿ́





* BOTÃO DOURADO


FONTE:  Got Talent Portugal 2024.

 .

ESTAMOS COM ELES

15 mil

PSP GNR GUARDAS PRISIONAIS





24/01/24



FONTE:   SIC Notícias-24/01/24

 


Título original: Polícias foram ao Parlamento dizer que estão fartos de promessas

 FONTE:   Renascença .

 .

ß🖤🖤Ҡ


 * OH ZÉÉI! E nós com a sensação que éramos tecnologicamente excluídos!.

.

UMA JOVEM SÁBIA, 
TEMOS MUITO PARA APRENDER 
E O TEMPO É CURTO PARA TODOS!

3684
Senso d'hoje
MAFALDA CRUZ 
MÉDICA
RADIONCOLOGISTA
SEXÓLOGA CLÍNICA
EXERCE EM "ONCOSEXOLOGIA" 
FERNANDO ALVIM
ENTREVISTA PARA
#PROVA ORAL#
"Cabe-nos enquanto profissionais de 
saúde estar atentos e tentar fornecer estratégias para que as
pessoas lidem com a doença
 o melhor possível!" 






* FERNANDO ALVIM é um Mestre a entrevistar!



FONTE: .  Prova Oral - 11/01/24.
.
Que Frustação!!


.
.

BOM DIA

.