20/03/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

O Amigo da Onça


.
.
30-ARTE ARRISCADA
Performance Art

Interpretação de:
Luciana Arias

Local:
Torus Porta
New York



FONTE:  Steve Bookman

.
.

GRANDES LIVROS/47

AUTORES DO MUNDO

2 - O Coração das Trevas

Joseph Conrad



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
HOJE NO 
"i"
Ringo Starr nomeado Cavaleiro de Ouro

O “Beatle” recebeu a nomeação pelo príncipe William.

O baterista dos Beatles foi nomeado Cavaleiro de Ouro pelo príncipe William esta terça-feira.
 .

Ringo Starr torna-se no segundo membro dos Beatles a receber a distinção de Cavaleiro de Ouro. Paul McCartney foi distinguido em 1965 pela Rainha Isabell II.

“Mais um dia agitado para o Sir Ringo”, escreveu o músico de 77 anos nas redes sociais.

* Uma distinção justíssima.

.
.

IV-CARGAS

IMPOSSÍVEIS

1- O VOO DOS FLAMINGOS



FONTE: NAT GEO

.
.
ONTEM NO 
"A BOLA"
Ronaldo com mensagem contudente: «Temos de valorizar mais o que é nosso»

Após o receber o prémio de jogador do 2017 da FPF, Cristiano Ronaldo discursou e deixou uma mensagem forte para os críticos.
 .
«É muito bonito toda a gente falar de patriotismo mas aborrece-me ver o valor que dão aos estrangeiros, ano após ano um português está sempre na luta, a `partir pedra`, temos de valorizar mais o que é nosso e vejo muita gente a falar mas pouca gente a fazer. Para mim, eu sou o melhor, não há ninguém melhor do que eu, mas demonstro-o dentro do campo.»

* Quem fala assim "tem-os" no sítio!

.
.
V-EXPEDIÇÃO AVENTURA

2- COSTA RICA
2- CRIATURAS MARINHAS


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Reforço de meios para outubro não
 obteve "plena autorização superior"

A Autoridade Nacional de Proteção Civil pediu um reforço de meios para combater incêndios em outubro de 2017 devido às condições meteorológicas, mas não obteve "plena autorização superior".

"Na audição ao segundo comandante operacional nacional, que à data desempenhava interinamente as funções de comandante operacional nacional, foi-nos referido que, atendendo às condições meteorológicas que se previam, deveria haver um conjunto de reforço de meios, que foram solicitados, mas que nem todos obtiveram, por diversas razões, plena autorização a nível superior", refere o documento entregue esta terça-feira na Assembleia da República.
 .
Quando deflagraram os incêndios, entre 14 e 16 de outubro de 2017, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) estavam em "plena fase Delta, em que os meios disponíveis e a capacidade instalada é francamente menor do que a prevista e planeada" para a fase Charlie, que costuma decorrer entre 1 de julho e 30 de setembro.

A ANPC propôs para reforço do dispositivo para a fase Delta, entre 1 e 15 de outubro, 105 equipas de combate, tendo sido autorizadas 50, tendo também sido recusadas 200 horas de voo suplementares para duas parelhas de aviões anfíbios médios e 40 operacionais para a Força Especial de Bombeiros (FEB), bem como uma parelha de aviões anfíbios médios e quatro meios aéreos.

O relatório da comissão técnica independente adianta que, a 10 de outubro, foi proposto novo reforço de meios, tendo sido aprovadas 164 equipas, o acréscimo de 70 horas de voo para aviões anfíbios médios e o prolongamento de locação de oito helicópteros médios até 31 de outubro, mas foi recusado o aluguer de quatro aviões anfíbios médios para 13 a 31 de outubro.

"Depois do período em análise (14 a 16 de outubro), já foi autorizada a locação de 15 helicópteros ligeiros, com início a 17 de outubro", indica o documento da comissão nomeada pela Assembleia da República.

O mesmo documento refere igualmente que a ANPC determinou "a elevação do estado de prontidão e grau de mobilização", mas no âmbito das suas competências não acompanhou "o mesmo nível de alerta, nomeadamente quanto à mobilização de meios aéreos".

Os peritos sublinham também que os meios preposicionados ficaram "muito aquém das necessidades, ainda que reativamente, no decorrer do dia 15 outubro e mais particularmente no dia 16 de outubro, se tenha conseguido mobilizar mais alguns grupos de reforço".

"Os comandantes operacionais distritais ouvidos por esta comissão foram questionados se, para além da determinação nacional, terá havido ao nível distrital medidas de pré-posicionamento de meios. 

Todos estes elementos confirmaram que seria muito difícil, atendendo a que já estávamos numa fase de descontinuidade do dispositivo (em regra seria o último dia), e depois de um ano que até ali já tinha sido muito difícil, as condições para pré-posicionar meios foram muito marginais", lê-se no documento.

A comissão técnica independente entregou, esta terça-feira, na Assembleia da República o relatório "Avaliação dos Incêndios Ocorridos entre 14 e 16 de outubro de 2017 em Portugal Continental", que provocaram 48 mortos.

* A autorização superior referida no relatório pode fazer supôr  que na altura o governo estava distraído a coçar a micose ou preocupado com os resultados  da engenharia financeira e 48 gajos a mais ou a menos são peanuts.

.

RITA FONTOURA

.





Ser cão já não é o que era

Depois dos restaurantes, que tal mudar o Ministério da Educação para MEPA, Ministério da Educação de Pessoas e Animais? Facilmente se integraria no concurso de professores a vertente treinador...
.
Foi aprovada recentemente uma lei que permite a presença de animais domésticos nos restaurantes. Mais uma vez se vai atrás de problemas que não existiam, criando problemas neste caso, aos donos dos restaurantes, aos seus frequentadores e aos pobres dos cães (e restantes animais domésticos). Os donos dos restaurantes vão começar a ser rotulados se não consentirem a entrada de animais, nós humanos vamos sofrer com o cheiro, o barulho, a sujidade que um animalzinho provoca e os desgraçados dos animais vão passar um mau bocado, presos no restaurante em vez de estarem no jardim, terraço ou em casa, que sendo mau, é melhor do que amarrado num restaurante. Também é engraçado verificar que passamos, nós humanos, a ser descriminados. Sim, num restaurante com a nova lei, desde que o proprietário permita, não há limite ao número de animais, mas há limite ao número de pessoas!

Nada me espanta. Recentemente na minha freguesia construíram um ou dois parques para cães. Segundo o executivo “passa a haver espaços próprios para passear os cães, onde os donos e os respectivos animais podem conviver uns com os outros”.

Julgava eu que convívio era o estabelecimento ou desenvolvimento de relações amigáveis entre as pessoas, era estabelecer entre pessoas laços de amizade.

Nos parques das crianças, pais e filhos convivem e os cães ficam presos lá fora. Será que a junta prevê coleiras para os filhos dos donos dos cães ficarem à espera que termine o “convívio” entre os donos e os cães?

Ou será que para além do tempo de trabalho em que não é possível estar com os filhos, temos agora o tempo para o cão em concorrência com o tempo dos filhos?

Passados uns meses da construção dos ditos parques, verifico que ainda não corremos esse risco já que me tenho dado ao trabalho de passar pelo parque mais perto de minha casa, e apesar de me cruzar com muitos cães e seus donos, nunca consegui ainda ver nenhum parzinho a conviver no parque!

Portanto temos por enquanto apenas o desperdício de dinheiro que podia ser investido a promover a utilização civilizada do espaço público para não termos de andar com sete olhos a evitar pisar os cocós dos cães que abundam nas ruas da minha freguesia.

Como vejo esta tendência de total inversão de prioridades nos nossos governantes, pus-me a pensar nos próximos passos. Não é injusto deixar os cães o dia todo sozinhos em casa? Eu acho que sim, e sempre disse que só teria um cão se tivesse um jardim. Mas poderemos ter talvez outros caminhos: uma escola para cães onde poderão passar o dia. Porque não? E depois alargar o âmbito do Ministério da Educação para MEPA – Ministério da Educação de Pessoas e Animais. Facilmente se integraria no concurso de professores a vertente treinador. Com a diminuição do número de crianças até se poderia vir a ponderar a especialização de professores em animais, podendo manter o mesmo número de professores empregados, mudando apenas a natureza dos alunos.

Não tenho a criatividade do George Orwell, mas o receio fez trabalhar a minha imaginação. Escrevi para desabafar e, como boa portuguesa, para brincar com a situação, mas acho que vale a pena estarmos atentos aos sinais dos tempos. Há muita coisa boa a fazer. Não podemos nem devemos virar costas ao nosso mundo. Hoje existem preocupações que não tínhamos tão presentes, nomeadamente com a natureza. As novas escolhas e modos de vida vieram a encontrar na companhia dos animais uma forma de colmatar a solidão ou a companhia para o filho único. Tudo isto é real mas não nos pode levar a inverter valores. E por isso questiono: serão estas medidas legislativas amigas da sociedade e da família? São estes os problemas que temos para resolver?

Que tal pensarmos melhor em vez de irmos a reboque de tendências ou modas? É preciso trabalhar com mais seriedade e profundidade.

IN "OBSERVADOR"
17/03/18

.
.


1537.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Todos os agrupamentos de centros de
.saúde vão ter dentistas em 2019

Todos os 55 agrupamentos de centros de saúde do país vão ter pelo menos um médico dentista em 2019, disse esta terça-feira o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo.
.
Em declarações aos jornalistas, em Pombal, distrito de Leiria, à margem de uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Oral, Fernando Araújo disse que o Governo está a trabalhar "ativamente" no sentido de dotar todos os 55 agrupamentos de centros de saúde com um médico dentista, sendo que atualmente apenas 24 agrupamentos possuem consultas de medicina dentária, num projeto iniciado em 2016.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, este ano serão colocados "mais de metade dos [dentistas] que faltam" e os restantes no primeiro semestre de 2019, "de forma a todos os agrupamentos de centros de saúde terem acesso a médico dentista, de modo também a haver equidade para os portugueses em todo o território".

"É um desígnio, é uma enorme força de vontade que temos, trabalhando com a Ordem dos Médicos Dentistas, com os municípios e com a Direção-Geral de Saúde tenho confiança que o vamos conseguir atingir", afirmou Fernando Araújo.

Na sessão, a subdiretora geral da Saúde, Catarina Sena, revelou que o projeto de saúde oral nos cuidados de saúde primários, iniciado em 2016, já possibilitou consultas de medicina dentária a mais de 39 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido realizados cerca de 57 mil tratamentos.

Catarina Sena anunciou ainda que o agrupamento de centros de saúde do Pinhal Litoral terá um dentista em funções no centro de saúde de Pombal a partir de julho.

* A notícia é assim, assim, as carências da saúde oral pública continuarão enormes mesmo com esta promessa.

.
.
174-BEBERICANDO



COMO FAZER O "Drink Ostentação"



. .
.

.
12-O SEGREDO DOS DEUSES



* Extraordinária série informativa "O Segredo dos Deuses",  grande reportagem da Investigação TVI, levada a cabo por Judite França e Alexandra Borges.


.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Mercado da água engarrafada cresce 25%

Cem milhões de litros foi o acréscimo no consumo de água engarrafada, em Portugal, nos dois últimos anos,

O mercado nacional da água engarrafada teve, no acumulado dos dois últimos anos, um crescimento acima da média dos bens de grande consumo. A subida foi de 25% em valor, representando um acréscimo superior a 37 milhões de euros em faturação, segundo um estudo da Nielsen. 
 .
Aquele aumento de faturação beneficiou de uma subida do consumo, que correspondeu a um adicional de 100 milhões de litros, no mesmo intervalo temporal, equivalente a um incremento de 13%.



“Com sabor” seis vezes mais caras 
Por outro lado, a oferta de produtores inovadores, mais valorizados, também teve o seu peso nos ganhos. Basta atender a que o preço das “águas lisas com sabor” é seis vezes mais alto do que as “águas lisas sem sabor”, como revela Inês Gomes, client consultan sénior da Nielsen. 
“A oferta de água engarrafada mudou nos últimos anos. O desenvolvimento de produtos inovadores, com fórmulas alternativas, como é o caso das águas com sabores, levou à criação de maior valor na categoria, decorrente de um preço médio bastante mais elevado”, assinala Inês Gomes, indicando que, nas águas com gás, o rácio é de cerca do dobro. 
Ressalva, no entanto, que “estes segmentos alternativos não descolaram significativamente, mantendo o seu peso relativamente estável nos últimos anos e representando 25% da faturação total da categoria”.

“Sem gás”, por favor 
Os portugueses continuam, assim, fiéis às águas sem gás, tendo sido esta a modalidade mais consumida (86%) pelas famílias, no último ano. As águas sem gás e sem sabor representam 75% da faturação total da categoria e mais de 95% do consumo e, segundo a Nielsen, este é o segmento mais dinâmico. 
 “Num contexto de mercado onde os consumidores estão cada vez mais preocupados em questões de saúde e bem-estar, as marcas procuram comunicar as características da origem do produto e benefícios associados, e assim alcançar a diferenciação de uma categoria com características de commodity, contribuindo também, para o dinamismo do segmento”, conclui Inês Gomes.

* As modernices têm de ser pagas e bem, a água da torneira é maioritariamente boa.

.
.

Paulo Gonzo

Desta Margem


.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Queimadas e fogo posto entre as principais causas dos fogos de outubro

As queimadas e o fogo posto foram as duas principais causas das mais de 900 ignições registadas nos incêndios de outubro, revelou hoje o relatório da Comissão Técnica Independente aos incêndios, que considera também preocupante o número de reacendimentos. 
.
O número de total de ignições (de fogachos e de incêndios florestais e agrícolas) iniciadas nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2017 e registadas no Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) "foi de 206, 495 e 213 respetivamente", revelou a comissão técnica independente aos incêndios no relatório entregue no Parlamento.

Para a comissão técnica, estes números são "excessivos tendo em conta a capacidade do dispositivo de combate em fazer face a um grande número de ocorrências simultâneas", mas não diferem "significativamente dos valores históricos" verificados entre 2001 e 2017.

* A negligência é quem mais ateia.


.
.
VII-TABU

AMÉRICA LATINA

4.AYAHUSCA - Santo Daime



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
SURF GLACIAL


FONTE: AFP Brasil

.
.
Nicolas Sarkozy 
detido para interrogatório da polícia



FONTE: EURONEWS

.
.
 MADEIRA
A Garden in the Sea 1931



FONTE: travelfilmarchive


.
.

3 MILHÕES DE 
PORTUGUESES
COMEM ASSIM














OU PIOR...

.
.


1554
Senso d'hoje
CLARA
FERREIRA ALVES
ANALISTA POLÍTICA
ESCRITORA
"O aldrabado curriculum académico
de Feliciano Barreiras Duarte
Secretário-Geral do PSD"



* Afirmações que a analista política e escritora Clara Ferreira Alves proferiu no debate "EIXO DO MAL" de 17/03/18, SIC NOTÍCIAS. Todo o programa está disponível no youtube.

** À data da emissão  do programa Barreiras Duarte ainda não tinha apresentado a demissão.

. ..

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
 COMPRE JORNAIS









.

.

O TERRÍVEL PITTBULL


.
.


 BOM DIA



.