28/12/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.

XXXVIII-OS RIOS E A VIDA
5-RIO GUADALQUIVIR
Andalucia, Jaen y Córdoba
POR ENTRE OLIVEIRAS


(CONCLUI PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Ceibe.

 

ꂵꂑꀯꌅꂦ ꋰꂑꀗꂑꋊꂑ ꁅꂑꌅ꒒ꌚ
 ꋰꐞ ꈼ.ꁲ.ꋰ./2
ᚾᛜᚹᚳᛊᛢᛢ ᚪᚣᛢᚺᛁᛜᚢ ᛢᚺᛜⰞ
Assσɾteɗ Tɾɑɳspɑɾeɳt Sʋits - Ŋʋɗe 
2022




FONTE:  Sexy Mini Bikini Girls by E.A.B.

 .

IXᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

6 - TRIGONOMETRIA
 
(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

A "trigonometria" é fantástica, não é fácil mas suscita curiosidade. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de oito, coisa pouca... 

JOANA PETIZ

 .




2022, o ano de Costa.
E agora, habituem-se!

Foram precisos sete anos, depois da derrota eleitoral pós-troika que o obrigou a martelar uma geringonça para assumir o governo, para António Costa conseguir a maioria absoluta que ambicionava desde que empurrara António José Seguro da liderança socialista. Foram sete anos duros, com muitos sapos digeridos e truques de malabarismo a criar a ilusão necessária para não queimar os dedos até ser seguro implodir a máquina, que nasceu torta e nunca se endireitou. Foram também sete anos de casos vergonhosos, alguns deles de polícia, que nunca receberam a devida atenção ou choque público porque pouca voz havia na oposição, com a esquerda comprometida e a direita estraçalhada. E que culminaram com uma pandemia que, entre a doença e os confinamentos vendidos como cura, atou um país inteiro de mãos e pés, deixando-o ainda mais vergado a um Estado mais voraz do que nunca.

Ao fim de sete anos, Costa conseguiu a tão desejada e escorregadia maioria absoluta e sentiu-a como recompensa de todos os seus esforços, como a ovação final ao acrobata que conseguiu posições impossíveis e é admirado por isso. E nem o facto de ter nas mãos um país encolhido e a precisar de inteligência, ação e investimento capazes de o tirar do buraco o fazem sentir que tem de esconder o seu estado de alma. "Vão ser quatro anos. Habituem-se!", disse aos portugueses ainda antes de cumprir o primeiro desses anos do que entende ser uma posição inamovível e numa altura em que acredita que já não deve nada a ninguém.

O seu governo continua marcado por escândalos que levam os gabinetes a perder em média um responsável nomeado por mês, mas António Costa tem uma maioria absoluta na mão. Os apoios desenhados para responder à pandemia perderam-se pelo caminho e a portentosa bazuca que a todos ia salvar está há um ano a enferrujar na gaveta de Mariana Vieira da Silva, mas António Costa goza de uma maioria absoluta. A reprivatização da TAP depois da renacionalização prometida aos parceiros de geringonça e de milhares de milhões sangrados aos contribuintes está em risco de morrer solteira de pretendentes, mas António Costa conseguiu a maioria absoluta. O brilharete das Finanças - seguindo enfim a rota das contas certas traçada por Passos e Gaspar - alcançado à boleia de uma receita fiscal sem precedentes, cortesia da inflação, está a chegar ao fim, mas António Costa teve a sua maioria absoluta. O novo aeroporto continua por decidir com a Portela já esgotada, há mais portugueses sem médico de família do que antes de o PS se instalar em São Bento, as urgências hospitalares não funcionam, as creches grátis para todos não são materializáveis porque não existem lugares para as cada vez menos crianças que nascem no país, a crise da habitação é mais grave do que nunca e à conta da guerra na Ucrânia os portugueses recuaram uma década no seu bem-estar, no seu poder de compra, na sua capacidade de progredir; mas António Costa senta-se ao leme da sua maioria absoluta. Bloco e PCP perderam o megafone dos protestos, ainda a tentarem desenredar-se dos nós da geringonça, mas os funcionários públicos enchem as ruas a exigir o que lhes foi prometido e nunca chegou, mas António Costa está focado na sua maioria absoluta. O crescimento expressivo do país tem na base uma queda sem precedentes em democracia, o desemprego começou a subir (há quatro meses consecutivos), as poupanças dos portugueses esfumaram-se, o consumo cairá a pique assim que passar o Natal, o investimento não descola (0,9%), e as exportações que as empresas conseguem fazer crescer já foram ultrapassadas pelo ritmo das importações; mas António Costa ainda vai no primeiro ano da sua maioria absoluta.

O que o primeiro-ministro não quer ver, focado que está na maioria que tantas vezes lhe escapou por entre os dedos, é que o mandato que lhe foi passado para quatro anos não foi um presente de Natal que lhe foi deixado na chaminé. A opção por uma maioria clara ao fim de sete anos de geringonça previa não apenas que o governo se soltasse das amarras à esquerda como que usasse a estabilidade conquistada para romper caminhos de prosperidade de longo prazo, vias para um crescimento que o país não consegue ter há décadas, numa inversão de rumo que implica trocar as habituais rotundas eleitoralistas por autoestradas de desenvolvimento.

António Costa tem a sua maioria absoluta e irá desfrutar dela até ao fim - é o que revela na postura e nas respostas da entrevista de há uma semana. O que isso custará ao país, pouco lhe importa. "Habituem-se!" 

* Jornalista, directora executiva do "DINHEIRO VIVO"

IN "DINHEIRO VIVO" - 24/12/22

 

 

3212.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
O IGNORANTE PERFEITO
António Costa reage ao caso Alexandra Reis
.


FONTE:   Fala Portugal

NR. Já repararam que o nosso "primeiro" quando se trata de casos manhosos é o ignorante perfeito, ele até convidou para o governo um bufo de putin!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
138-Fɾᥱᥙᑯ x Jᥙᥒɠ -E⳽tɾᥙtᥙɾᥲ ᑯᥲ Mᥱᥒtᥱ-
- Soᥒᖾo⳽ ᥱ SᥱxᥙᥲꙆɩᑯᥲᑯᥱ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
93-HORIZONTES DA MEMÓRIA
93.5-Cuba- Pão e Simpatia


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Sasha Silva
Melodia da Saudade


The Voice Portugal 2022 - Gala

.

.

49-HENDRICK WITBOOI
CONTRA O COLONIALISMO ALEMÃO
NAMÍBIA



FONTE:  DW Português para África.

 .

 II- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

7- ς๏ภร๏ภค̂ภςเค 



* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano:
Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic:
Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres:
Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro:
Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta:
Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire:
Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .

𝗗𝗘𝗙𝗘𝗖𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗘𝗠 𝗹𝘂𝗸𝗮𝘀𝗵𝗲𝗻𝗸𝗼


Título original: Medalhista bielorrussa opositora a Lukashenko é condenada à revelia 


FONTE:  AFP.



Ɛℓιмιηαтσ́яιαѕ ∂σ Mυη∂ιαℓ, ∂α Ƒяαηçα 98 ασ Ƈαтαя 2022

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

 SƲA EXCELÊŊCIA O ŊOSSO PRIMEIRO

E EXCELSA CORTE 


 







* Bem haja a todos os amigos que nos enviaram estas preciosidades!.


3292
Senso d'hoje
JOÃO PAULO BATALHA
AUTOR E ACTIVISTA NO
COMBATE À CORRUPÇÃO*
As vítimas da corrupção 
podem ser cúmplices dos
 seus próprios carrascos






* Vice-presidente da Associação FRENTE CÍVICA


Programa "ISTO É O POVO A FALAR" 


FONTE:   KuriakosTV..
.

5 AVES QUE VOCÊ NUNCA VIU


.
.

BOM DIA

.

128-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝒳-Bᥱᥣoᥕ Hᥱr Moᥙth


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐸́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑑𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑟𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎̂𝑛𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑎𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑝𝑟𝑖𝑙 𝑀𝑢𝑙𝑙𝑒𝑛 𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑆𝑡𝑒𝑝𝘩𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐹𝑎𝑏𝑟𝑖𝑧𝑖. 𝑆𝑖𝑡𝑢𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠, 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑚. 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑜𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑜 𝑒𝑚 𝑇𝑜𝑟𝑜𝑛𝑡𝑜.
𝑁𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒𝑥𝑡𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎̀ 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑛𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑎 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒, 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑟𝑝𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑠𝑎𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝑆𝑢𝑟𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑎, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑒𝑐𝑡𝑎𝑚-𝑠𝑒. 𝑂 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑢𝑎𝑙 𝑙𝑜𝑔𝑜 𝑠𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑎 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑟-𝑠𝑒 𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑥𝑜 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜.
𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑢𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑠𝑒 𝑣𝑒𝑛𝘩𝑎 𝑎 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜. 𝑆𝑜́ 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑟-𝑠𝑒!


ELENCO:

𝐸𝑟𝑖𝑘𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠
𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙𝑖𝑒 𝐾𝑟𝑖𝑙𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒
𝑆𝑒𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑃𝑖𝑔𝑜𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑖𝑙𝑒
𝑀𝑎𝑦𝑘𝑜 𝑁𝑔𝑢𝑦𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑙𝑦𝑛
𝑇𝑜𝑚𝑚𝑖𝑒-𝐴𝑚𝑏𝑒𝑟 𝑃𝑖𝑟𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑄𝑢𝑖𝑛𝑛
𝑀𝑒𝑙𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐿𝑒𝑖𝑠𝘩𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑎 𝑆𝑡𝑒𝑓𝑎𝑛𝑐𝑖𝑘𝑜𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝐽
𝐷𝑎𝑛𝑖𝑒𝑙𝑎 𝐵𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑒𝑠𝑖𝑟𝑒𝑒
𝐸𝑙𝑖𝑠𝑒 𝐵𝑎𝑢𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒𝑡
𝐽𝑜𝑐𝑒𝑙𝑦𝑛 𝐻𝑢𝑑𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑁𝑖𝑘𝑘𝑖
𝐴𝑛𝑒𝑒𝑠𝑎 𝐵𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑒𝑥𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑎