09/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXI-OS RIOS E A VIDA
2- RIO ORINOCO
VENEZUELA



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.



FONTE:  amo mcyt911

. .
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/   
/DA MADEIRA"
Igreja Católica diz que novo 
mandato de Maduro é ilegal

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) considerou hoje ilegal o novo mandato que o Presidente Nicolás Maduro iniciará a 10 de janeiro.

Os bispos afirmam, em comunicado, que é um “pecado” pretender manter o poder a qualquer custo e instam os venezuelanos a atuarem para recuperarem o país.
 .
OS DEMOCRATAS QUE GOVERNAM  "a igreja"

Para os prelados, “a pretensão de iniciar um novo mandato presidencial, a 10 de janeiro de 2019, é ilegítima pela sua origem, (...) porque carece de sustentação democrática na justiça e no direito”.
No documento, divulgado em Caracas, a CEV reitera que a convocatória de 20 de maio de 2018, para a realização de eleições presidenciais antecipadas, “foi ilegítima, como o é a Assembleia Constituinte imposta pelo poder Executivo”.

“Vivemos um regime de facto, sem respeito pelas garantias previstas na Constituição e nos mais elevados princípios de dignidade do povo”, sublinham os bispos.

Segundo o comunicado “todo o poder humano é transitório e se legitima se, no seu exercício, produz um bem-estar coletivo, com especial atenção aos pobres e excluídos, alcançando assim uma sã convivência na pluralidade e na diferença”.

Por outro lado, explicam que “o povo venezuelano vive uma situação dramática e de extrema gravidade, devido à deterioração dos seus direitos e da qualidade de vida, imerso na crescente pobreza e sem ter a quem recorrer”.

Segundo os bispos católicos, na crise política, social e económica, “a Assembleia Nacional (parlamento), eleita com o voto livre e democrático dos venezuelanos, é atualmente o único órgão do poder político com legitimidade para exercer soberanamente as suas competências”.

Para a CEV, o voto de confiança que o povo venezuelano conferiu ao parlamento “deve ser retribuído com o cumprimento dos deveres dos deputados, elaborando e redigindo as leis que o país necessita para restaurar a democracia e para voltar à decência e honestidade na administração de fundos públicos”.

Por outro lado, sublinham os bispos, os venezuelanos “não podem ser meros espetadores do que acontece no país, porque são cidadãos e, como tal, atores de primeira ordem”.

“A defesa da liberdade tem custado muito sangue e muito sofrimento”, lê-se no documento dos bispos católicos da Venezuela.

Citando o Papa Francisco, os bispos venezuelanos dizem ser “necessário buscar juntos caminhos de concórdia e compreensão, a unidade do povo venezuelano, respostas aos muitos problemas e à defesa dos direitos humanos, que permitam superar a crise e atender os mais pobres”.

* Quando uma ditadura religiosa com Estado e tudo critica a ditadura de "maduro", é porque  acabou a concertação entre ambas no que toca à partilha de poder.

.
.
IV-RUNWAY FASHION

Artistic Expression/10




Artistic Expression/11


Artistic Expression/12



.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governo angolano põe anúncio para encontrar presidente desaparecido

O Ministério dos Transportes não consegue encontrar o presidente do conselho de administração da empresa Transporte Colectivo Urbano de Luanda e colocou um anúncio no Jornal de Angola.

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, recorreu a anúncio publicado no Jornal de Angola a 5 de janeiro, para tentar encontrar o presidente do conselho de administração da Transporte Coletivo Urbano de Luanda (TCUL), Abel António Cosme, o qual se encontra desaparecido.
 .
-OH SR. COSME, FUGIU P'RA ONDE?
O líder desta empresa pública não é visto nas instalações da TCUL há mais de três meses. A 15 de outubro, Abel António Cosme foi constituído arguido pela Procuradoria-geral da República de Angola num processo relativo ao desvio de fundos do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), um organismo tutelado pelo Ministério dos Transportes.

No anúncio, intitulado "Pedido de Comparência", é pedido que António Abel Cosme se desloque ao gabinete de recursos humanos do Ministério dos Transportes "afim de tratar assuntos do seu interesse", sendo dado o prazo limite de oito dias contado a partir da data de publicação do anúncio.

Abel António Cosme é presidente do conselho de administração da TCUL desde novembro de 2017, tendo substituído no cargo Freitas Neto. A TCUL tem uma frota de 80 autocarros e transporta diariamente 90 mil passageiros.

O Conselho Nacional de Carregadores, é um instituto público que coordena e controla as operações de comércio e transporte marítimo internacionais. Em setembro do ano passado, as suspeitas de corrupção no CNC conduziram às detenções de Augusto Tomás ex-ministro dos Transportes, Manuel António Paulo, diretor-geral do CNC, Isabel Ceita Bragança, diretora-geral adjunta para a área de Administração e Finanças e Ismael Diogo, presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

* Peculiar, em vez de se emitir um mandato de captura paga-se publicidade. É assim o terceiro mundo...

.
.
4- AÇÚCAR E SEUS MALES



FONTE:  Leandro A B Vieira

.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Chumbadas as duas candidaturas
 à Turismo do Porto e Norte 
por "irregularidades" 

Chumbo deveu-se a "assuntos jurídicos" e apoios de "câmaras municipais".

As duas candidaturas às eleições antecipadas da Turismo do Porto e Norte de Portugal, que estão marcadas para 18 de janeiro, foram "chumbadas" devido a "assuntos jurídicos" e apoios de "câmaras municipais", confirmaram à Lusa fontes oficiais. 
.
O candidato a presidente da Comissão Executiva da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) pela Lista A, Júlio Meirinhos, confirmou esta quarta-feira à Lusa que a sua lista, bem como a adversária, liderada por Luís Pedro Martins, foram chumbadas por razões "jurídicas". 

O candidato a presidente da Comissão Executiva da TPNP pela Lista B, Luís Pedro Martins, confirmou também à agência Lusa esta tarde que a sua lista foi chumbada e que a causa estará relacionada com as "câmaras [municipais]" que subscreveram a candidatura. 

* Fantástica a notícia, daqui se pode inferir o elevado grau de idoneidade das candidaturas.

.

ALFREDO BARROSO

.






Um turismo de massas delirante

Ao invés dos fugitivos, o turismo das massas dá lucros do caraças – e conta imenso para o PIB

O exemplo da aldeia aparentemente idílica de Hallstatt, na região da Alta-Áustria, a meio caminho entre Viena e Munique – e que tanto poderia ser o habitat natural da menina Heidi como a ilustração arquitectónica dum bolo de noiva muito enfeitado –, é a demonstração delirante dos extremos a que pode chegar o chamado turismo de massas. Não só da “massa” que corresponde a lucros bestiais, como das “massas” de chineses que agora substituem as “massas” de japoneses nos fluxos de turistas que demandam esta Europa já tão escangalhada por dirigentes políticos medíocres, incompetentes e oportunistas, e acossada pela Comissão Europeia, por duas décadas de moeda única, o euro, pelo Brexit que aí vem, e por “ditaduras democráticas” vigentes na Hungria, na Polónia e na Turquia, para além de outros países ameaçados ou já governados por políticos da extrema-direita neofascista, que também já conseguem ganhar eleições.

Incapaz de acolher com dignidade os enormes fluxos de fugitivos da guerra e da miséria que lavram em vários países de um Médio Oriente incendiado pelos exércitos dos EUA e de outros países-membros da NATO, a Europa recebe de braços abertos os gigantescos fluxos de turistas, sobretudo os de olhos em bico, autênticas hordas ao mesmo tempo pacíficas e devastadoras (no sentido mais pachola do termo). Ao invés dos fugitivos, o turismo das massas dá lucros do caraças – e conta imenso para o PIB. 

Tomando o exemplo da minúscula aldeia de Hallstatt – com 780 habitantes e um milhão de turistas, sobretudo chineses, em 2018 – não será difícil perceber o que quero dizer. Como escreve Hasnaim Kazim num texto publicado no “Courrier International” (edição portuguesa de Janeiro), até os urinóis públicos, que cobram um euro por cada mijinha e não só, rendem 150 mil euros por ano ao concelho de Hallstatt. Fora o custo para estacionar veículos com manadas de turistas, fora dos limites da idílica aldeia, que agora é de 30 euros por dia, mas que até poderá subir, em breve, para os 100 euros por dia!

Estarão os habitantes satisfeitos com esta invasão de tanta massa? Claro que não! E nem é por racismo ou xenofobia. O problema deles é já não haver praticamente mais nada além das lojas de souvenirs, e o supermercado local, pensado para turistas, vender sobretudo garrafas de água e ímanes para portas de frigoríficos – além de, imagine-se, garrafas com o ar que se respira na aldeia. Em contrapartida, cenouras, saladas e outros alimentos para cozinhar são cada vez mais raros e, quando os há, são 30 % mais caros do que o normal. “Uma perfeita loucura, não acho isto normal!”, protesta um aldeão.

Mas viajemos desta aldeia turística da Alta-Áustria – com os seus 780 habitantes mais ou menos cilindrados, cada ano, por um milhão de turistas – até à bela cidade lacustre de Veneza – com os seus 261 905 habitantes mais ou menos a afundar-se, cada ano, sob o peso de 28 milhões de turistas e das “Reboleiras” em forma de navios de cruzeiro que já navegam pela cidade dentro, provocando ondulações que desgastam as fundações dos edifícios. Esta magnífica cidade italiana já foi classificada, há muito, como património mundial pela UNESCO, que ameaçou, em 2016, colocá-la na lista de “cidades património mundial em perigo” se nada fosse feito para a preservar. Por isso foram aprovadas taxas a cobrar aos turistas que queiram visitar a cidade que poderão render 40 a 50 milhões de euros por ano, destinados a pagar a limpeza das imensas porcarias causadas em toda a parte pelos visitantes. Viver em Veneza tornou-se insuportável para os seus habitantes, que protestam contra o turismo de massas que os invadiu.

Como salientava em 1985 a dupla de escritores italianos Fruttero &Lucentini, numa das suas admiráveis crónicas reunidas no livro “La prevalenza del cretino” (“A predominância do cretino”): “Se bem repararmos, veremos que a terminologia relativa ao turismo é, em boa parte, semelhante à militar: vanguardas, colunas, exércitos, vagas sucessivas, ordem unida e por aí fora. E o turista solitário, estoirado de cansaço, acocorado no degrau duma porta, à sombra, de olhar perdido, indiferente a tudo, corresponde à imagem dum soldado inimigo em retirada que, já vencido, suscita apenas comiseração.” E com mais crueldade ainda, eles escrevem: “Se o mundo está cheio de papalvos ociosos que andam à procura de distracções epidérmicas, de pequenas emoções, de pequenas surpresas, de relações fúteis, por que carga d’água terei de lhes proporcionar praticamente de borla (privando-me eu próprio desse prazer) a visão de Piero della Francesca e de Donatello?

Venham lá, então, esses pacíficos bárbaros, espezinhar os mosaicos sagrados, os degraus sagrados, mas que paguem bom preço para visitar a Torre de Pisa. E que, às portas de Florença e de Roma, uma multidão de neo-alfandegários seja incumbida de ‘vender’ cada cidade aos preços do mercado. E institua-se uma ‘bolsa’ das maravilhas a visitar.”

O certo é que, face à brutal pressão do turismo de massas, e dispostos a preservar as cidades e seus habitantes dos efeitos negativos desse turismo, são já vários os poderes públicos, por essa Europa fora, que endurecem as medidas para o controlar, em vez de o deixarem à mercê das agências de viagens e do aumento galopante e desertificante dos alojamentos locais via Airbnb.
Em Barcelona, por exemplo, até já há bandeirolas com a inscrição “Tourist Go Home” e passaram a ser pagas as visitas a sítios famosos como o Parque Güell, onde só é autorizada a presença de 400 pessoas de cada vez.
Amesterdão também aumentou as taxas turísticas e impôs restrições ao trânsito de viaturas e barcos, assim como ao mercado de alojamentos via Airbnb.
A Islândia, assustada com o aumento brutal de turistas – passaram de 500 mil em 2010 para dois milhões em 2017 –, prepara-se para preservar as suas paisagens e endurecer as medidas contra os turistas que causem estragos e lixo e que desrespeitem os regulamentos locais em vigor.
Até na Tailândia já está a produzir efeitos positivos o encerramento ao público, em Junho de 2018, da famosa praia de Maya Bay (a do filme “A Praia”): os tubarões de ponta preta já estão de regresso, desde Novembro. Para grande azar dos “tubarões” da indústria turística…

IN "i"
07/01/19

.
.


1786.UNIÃO



EUROPEIA



Cardeal Phillipe Barbarin
Encobridor de padres pedófilos

..
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Associação anticorrupção pede ao
.Governo que não pressione OCDE

O presidente da associação Transparência e Integridade escreveu ao ministro dos Negócios Estrangeiros pedindo que o Governo não interfira no relatório da OCDE que aborda a corrupção em Portugal.

O Presidente da associação Transparência e Integridade pede mais debate sobre corrupção e menos interferência do Governo português no trabalho da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). João Paulo Batalha, presidente da associação, enviou, esta terça-feira, uma carta a Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, noticiou o Expresso.
.
“O arrufo do Governo com a OCDE é mais próprio de regimes autoritários do que de democracia aberta”, disse João Paulo Batalha ao Expresso. Em causa estão as declarações de Augusto Santos Silva ao Expresso, no sábado, sobre o relatório periódico elaborado pela OCDE que aborda o tema da corrupção. “Se o relatório fosse transformado numa simples listagem de ideias feitas, perceções e estereótipos, seria muito errado e Portugal teria de protestar.”

“A perceção de que o Governo português estará a tentar condicionar o conteúdo de um relatório da OCDE, ou sequer a tentar evitar uma discussão sobre as políticas públicas de combate à corrupção, é ela própria negativa para o ambiente de negócios e a confiança dos investidores e dos cidadãos”, escreveu a associação na carta enviada ao ministro. Este relatório, em particular, foi elaborado pela equipa coordenada por Álvaro Santos Pereira, o ex-ministro da Economia de Passos Coelho que é diretor na OCDE.

Esta não é a primeira vez que um relatório da OCDE causa desconforto no Governo. Em 2016, o Executivo socialista recebeu um balanço sobre as reformas no mercado laboral que elogiava os resultados das políticas adotadas pelo anterior Governo e no quadro da troika, mas demorou muitos meses a divulgá-lo, como contou na altura o Observador. “Portugal tem constantemente uma posição defensiva em relação à avaliação de organizações internacionais e resiste sempre a que se fale do tema da corrupção”, disse João Paulo Batalha ao Expresso.

Para o relatório que será publicado em fevereiro ou março, o Governo contesta a escolha do tema da corrupção, que seja dada enfâse a Portugal nesse tema e que sejam utilizados indicadores de perceção. João Paulo Batalha, por sua vez, entende que “em matéria de corrupção, as perceções são um indicador-chave para medir a forma como os cidadãos e os agentes internacionais, sejam organizações ou investidores, olham para um país e para os Governos”.

A OCDE analisou 20 países em 2018, mas apenas cinco tiveram o tema da corrupção abordado para lá das menções genéricas: Brasil, Grécia, Turquia, Indonésia e Coreia do Sul. Os relatórios sobre a Alemanha, Holanda, Lituânia e República Checa não abordam o tema.

* Este governo é muito parecido com o comportamento da igreja católica, privelegia tabus.

.
.


19-DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Alimentação Infantil



FONTE:  crê.ser.humano

.
.
.
12-HORIZONTES DA MEMÓRIA

12.1- Histórias da GUARDA 



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Estrela sueca retira-se aos 26 anos e admite: «Nasci no corpo errado»

Louise Sand já rescindiu contrato com os franceses do Fleury

A internacional sueca Louise Sand, que representou a seleção do seu país em mais de 100 jogos, anunciou que vai deixar o andebol aos 26 anos, depois de reconhecer que nasceu "no corpo errado".
.
"Estive muito mal nos últimos tempos. Sempre soube a que se devia, o que alguma forma é bom. Nasci no corpo errado. Se fosse uma pessoa anónima tudo teria sido mais fácil", constatou a jogadora, que já rescindiu contrato com os franceses do Fleury.

Sand admitiu na televisão publica da sueca que o reconhecimento do problema publicamente foi "um alívio" e que já há algum tempo ponderava retirar-se. "Sinto-me libertada por não ter necessidade de mentir quando me fazem perguntas. Sempre fui uma pessoa muito aberta."

A andebolista, que namora com a futebolista internacional sueca Emma Berglund, vai iniciar um tratamento hormonal, mas não revelou se vai submeter-se a uma cirurgia com vista à mudança de sexo.

* Seriedade acima de tudo.


.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Simply Red

Holding Back The Years


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Ana Gomes. 
"É claro que não vou ficar quieta!"

A eurodeputada socialista, que nas próximas eleições europeias não será recandidata, assegura ao DN que conta permanecer "muito ativa" na sua causa de sempre: a luta anticorrupção

"Claro que não vou quieta!", diz Ana Gomes - uma certeza acompanhada de uma gargalhada, como se fosse possível imaginá-la afastada do espaço público, agora que se aproxima, por iniciativa própria, o fim da sua longa passagem no Parlamento Europeu.
 .
Eleita pela primeira vez em 2004 e depois disso reeleita em 2009 e 2014 - sempre pelo PS -, a ainda eurodeputada - e diplomata de carreira - assegura que, depois do Parlamento Europeu, conta permanecer "muito ativa".

E sê-lo-á "na sociedade civil", usando o seu "chapéu do PS, como sempre". No partido, acrescenta, será "uma militante de base".

Quanto à causa pela qual se empenhará será a mesma de sempre: a luta anticorrupção. "Há muito trabalho para fazer" e pode ser desenvolvido em "articulação com o plano europeu e o plano internacional". "Conheço os circuitos e sei o que é preciso fazer."

Quanto à tradução orgânica desse seu ativismo, Ana Gomes reserva-se para já, argumentando com razões pessoais. Mas uma coisa assegura: "Estarei ativa."

A eurodeputada já tinha comunicado a António Costa em fevereiro do ano passado que não tencionava ser recandidata de novo a eurodeputada. Hoje anunciou ter feito essa comunicação ao grupo parlamentar a que pertence.

No Twitter, Ana Gomes explicou a sua decisão com o facto de ser uma defensora da limitação de mandatos

* Esperemos que António Costa tenha o bom senso de a colocar em lugar elegível nas próximas eleições legislativas.

.
.


6-O MEDO


DO ESCURO




ÚLTIMO EPISÓDIO

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

. .
.
Euronews Noite 
08.01.2019






FONTE: euronews


.
.
ERDOGAN O PREDADOR
O preço do progresso




FONTE:  afpbr

.
.

FIREHOSING
A estratégia de disseminação de mentiras 
usada como propaganda política



FONTE:  Le Monde Diplomatique Brasil

.
.
EU SOU A  DO ESTADO


Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.
O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança Social.
E por cada 100 euros de lucro que eu dê ao meu patrão, o Estado, e muito bem, retira 33 euros.
Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 69 euros que me sobraram dos 100 que o meu patrão me pagou, o Estado, e muito bem, fica com 14,49 euros para si.
Em suma:
- Cada vez que eu ganho 100 euros, o Estado recebe 56,75 euros.
- Quando gasto o dinheiro remanescente o Estado cobra mais 14,49.
Ou seja, por cada 100 euros que por mim passam o Estado recebe 71,24 euros. Sem esquecer que quando lucro 100 euros, o Estado enriquece mais 33 euros.
Quando compro um carro ou uma casa, quando herdo um quadro, quando registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.
Eu pago e acho muito bem, portanto exijo:
» Um sistema de Ensino que garanta cultura, civismo e futuro emprego para os meus filhos.
» Serviços de Saúde exemplares.
» Um hospital bem equipado a menos de 20 km da minha casa.
» Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país.
» Auto-estradas sem portagens.
» Pontes que não caiam.
» Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano.
» Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.
Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros.

Polícia eficiente e equipada. Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público. Uma orquestra sinfónica. Filmes criados em Portugal.
E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e miséria nesta terra.

 .
Portanto, Sr.Primeiro-Ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu sinto ter direito a tudo isto.

Um Português contribuinte!

Obrigado ACR pela ideia


.
.

1848
Senso d'hoje
  RICARDO
 ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR
HUMORISTA

"What the fuck faz  
 Rui Rio no Twitter?" 



"Preocupado com o MEL"



"A opinião sobre Mário Machado"





FONTE: TVI24

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
As Fascinantes Morsas



.
.

BOM DIA


.