30/06/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

.
13-FUTURANDO
As causas do envelhecimento 




Você já se perguntou por que envelhecemos? Por que os cabelos ficam brancos e vamos perdendo a vitalidade aos poucos? Uma resposta simples: processos biológicos no nosso organismo. Mas como eles acontecem? O que explica a degeneração de funções vitais? É o que vamos explicar no Futurando desta semana. 

Um cientista chinês anunciou ter criado bebês geneticamente editados. As alterações foram feitas com a ferramenta chamada CRISPR-cas9. A tesoura genética permite que genes sejam modificados de forma fácil, rápida e precisa. Mas o uso dela tem gerado discussões no mundo todo. 

Você vai conhecer ainda a história de um casal do Vietnã que quer salvar bebês prematuros. Eles desenvolvem tecnologias para serem usadas em maternidades. Os aparelhos de terapia de luz e sistemas de aquecimento chegam a custar 70% a menos que os importados. Nga Trang e Gregory Dajer se definem como empreendedores sociais. 

Para encerrar essa edição, nada melhor do que falar de música. Ouvir música nos dá prazer, traz lembranças e desperta emoções. Mas isso não acontece com todas as pessoas da mesma maneira. No Futurando você vai ver como a música mexe conosco. 




FONTE: DW Brasil 

.
.
XXVIII- SEGUNDOS FATAIS
2- Explosão no Porta-Aviões


FONTE:  Ultra Documentários


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
6-Vivian Hsu



.
.

XVI -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Gregor Mendel e as Ervilhas



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
5-Victoria Angel



.
.
Paola Antonini

A forma como você
encara um momento
pode mudar tudo


.
.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
4-Vanessa C


.

JOÃO MARCELINO

.







A ‘descoberta’ da corrupção

Felizmente há Ramalho Eanes, um dos poucos portugueses com estatuto para dar dimensão às preocupações da maioria dos seus compatriotas.

Não acreditemos em milagres: muitos dos políticos que agora já dizem pretender “combater a corrupção” são os mesmos que queriam, e vão continuar a querer, o controlo do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), felizmente chumbado por agora na Assembleia da República.

Com o descaro instalado, devemos mesmo colocar a possibilidade de José Sócrates decidir escrever um dia destes um indignado artigo sobre o tema – o que, aliás, daria um bom pretexto para Proença de Carvalho mandar organizar uma sessão crítica do tráfico de influências. Vejo ‘senadores’, alguns já avençados, em número suficiente para uma semana de espectáculo.

Felizmente há Ramalho Eanes, um dos poucos portugueses com estatuto para dar dimensão às preocupações da maioria dos seus compatriotas. Afirmou ele, durante uma conferência na SEDES, que a corrupção se tornou uma epidemia perante a complacência do sistema partidário. E acrescento eu, sem qualquer preocupação nem receio: uma epidemia catalisada principalmente pelas ‘máquinas’ do PS e PSD, com a colaboração do CDS.

Não devemos, por isso, estranhar que Portugal, 45 anos depois do golpe de Estado de 25 de Abril, seja o país menos cumpridor das recomendações do Conselho da Europa contra a corrupção. O relatório publicado esta semana, precisamente aquela em que PS e PSD, sobretudo o partido de Rui Rio, se afadigaram a tentar colocar uma trela no pescoço do MP, revela-nos que no final de 2018 faltavam cumprir 73% dessas recomendações. A vergonha fica mais clara quando vemos Portugal atrás da Turquia de Erdogan (70%), da Sérvia (59%), da Roménia (44%), da Bélgica (42%) e da Croácia (39%) e ainda apontado por não ter ratificado a Convenção sobre Corrupção e Lei Criminal!

A propósito, relembro o Índice de Perceção da Corrupção, da Transparência Internacional, divulgado em janeiro e referente a 2018. Nele, Portugal ocupa a 30.ª posição entre 180 países e territórios avaliados, obtendo uma pontuação de 64 pontos em 100 possíveis, dois abaixo da média europeia (66) e longe das chamadas democracias plenas (75).

As palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Conselho da Europa, sobre a necessidade de reforçar a luta contra a corrupção, acompanhada da promessa de que as novas leis em Portugal serão aprovadas até ao fim da atual legislatura, não podem deixar de ser entendidas como uma consciência desta vergonha nacional, há anos ignorada pela política e bem estampada na derrocada dos bancos e nos processos conhecidos. Se até António Costa se compromete a apresentar medidas durante a próxima campanha das legislativas, em outubro, podemos ter uma ideia do lodaçal.

É evidente a relação direta entre corrupção e saúde democrática, como entre a ação dos partidos e a abstenção eleitoral. É por isso cada vez mais estranho o percurso de Rui Rio, politicamente perdido nas suas teimosias e convicções, com um discurso afastado da realidade quando toca nos temas da Justiça.

O presidente do PSD já tinha colaborado na satisfação com que o Governo não renovou o mandato à ex-PGR, Joana Marques Vidal. Agora também não consegue ver o que até o PCP aponta com clareza: a tentativa de controlo do CSMP não pode ser desligada de um quadro de um número crescente de investigações judiciais. Configuram um novo patamar de interferências e pressões sobre o poder judicial e os seus órgãos próprios, em desrespeito pelo princípio constitucional da separação de poderes. Só não vê quem não quer.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
28/06/19

.
.


1955.UNIÃO



EUROPEIA




.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
3-Veranda-Wei



.
.

3-Congela me quando morrer



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XXVII-VISITA GUIADA


Palácio Nacional de Queluz/3

LISBOA - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
2-Veronica Zemanova



.
.
Volker Hartung
Hungarian Rhapsody No.2


Franz Liszt

.
.

IV-ABECEDÁRIO

V
NATUREZA
1-Venice Lei


.
.


2- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
As meninas que mataram o pai



FONTE:  afpbr

.
.
O que pensam os habitantes de Lampedusa 
dos migrantes que aguardam atracar



FONTE:  euronews

.
.
Acordo Mercosul-União Europeia,
o que se sabe...




FONTE: BBC News Brasil

.
.
Yakisoba


De:     ChefTaico
.
.
COMO ELES SE PREOCUPAM...













.
.

2020
Senso d'hoje
MIGUEL DUARTE
ACTIVISTA PORTUGUÊS
RESGATA REFUGIADOS
ACUSADO PELA JUSTIÇA ITALIANA
Acusação italiana "foi assustadora" mas
"voltava amanhã" a resgatar migrantes




FONTE: Observador

.
.
ANIMAL TV


CIGANA

OS FILHOTES DESTA AVE TÊM GARRAS NO LUGAR DAS ASAS

  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.



80-CINEMA
FORA "D'ORAS"
 V-A TEIA DE GELO


SINOPSE
A Teia de Gelo é um filme português, realizado por Nicolau Breyner e protagonizado por Diogo Morgado, Margarida Marinho e Paula Lobo Antunes. 
Jorge, um jovem informático ambicioso, desvia uma grande quantia de dinheiro da empresa onde trabalha para a sua conta pessoal. Quando o chefe descobre ameaça-o de morte se não receber o dinheiro de volta, o que leva Jorge a iniciar um plano de fuga que se altera pelo seu acidente de carro, devido a um nevão na montanha. Então, o jovem informático refugia-se numa casa das redondezas, onde inicia outro caminho de fuga e perseguição.

Diogo Morgado… Jorge 

Margarida Marinho… Verónica 
Paula Lobo Antunes… Madalena 
Elisa Lisboa… Mariana 
Nuno Melo… Hugo 
Patrícia Tavares… Estela 
Sandra Cóias… Carla 
Sara Salgado… Ana 
Victor Gonçalves… Iúri 
Pedro Giestas… Pepe 
Nicolau Breyner… Mandante 
José Eduardo… Chefe da Proteção Civil 
António Aldeia… Condutor da carrinha 
Luís Dias… Bombeiro

FONTE:Dina Mole