16/11/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
395-ARTE ARRISCADA

¡Ni una más!/1

Interpretação
Companhia Dramadanza
Coreografia
Rossana Filomarino 

Edição Musical
Rodrigo Castillo Filomarino



(CONCLUI PRÓXIMO DOMINGO)


* A artista Rossana Filomarino homenageia as mulheres assassinadas em Ciudad Juárez, Chihuahua, México, através da proposta ¡Ni una más!, tributo coreográfico a mais de 300 vítimas de um crime silencioso que não há parado de cobrar vidas neste estado do norte do país.

Este projeto de dança, que surgiu há mais de um ano, procura ser simultaneamente o produto de uma preocupação pessoal e uma tentativa de ligar o desenvolvimento das artes aos problemas da comunidade. 

A obra, na qual participam bailarinos da companhia Dramadanza, entre eles Marcela Aguilar, Amada Domínguez, Rocío Flores e Rosario Armenta, implica “um impulso, uma necessidade de participar com a comunidade. 

''Uma das questões que mais me impressiona é o assassinato brutal que é perpetrado todos os dias em Ciudad Juárez. ''O objetivo é levar o espectador a uma catarse.
Não há anedota, nem presença masculina, no entanto sente-se o clima de assédio e medo”, embora não seja explícito em palco, explica Filomarino



FONTE:  DramaDanza 
.
Lost Sheep


Lukas Rooney
.
.

DESERTO DO SAARA/1


NatureVista - Português
.

ANDRÉ MACEDO

 .




Sonâmbulos

Um país que precisa de imigrantes para fazer andar a economia pode patrocinar legislação que não só os agride na mensagem subliminar – um erro grave deste Governo –, como vai mesmo reduzir a quantidade de mão de obra disponível?

As αmeαçαs de Donαld Trump ὰ BBC, envolvıdαs nα vontαde expressα de exıgır umα ındemnızαçα̃o mılıonάrıα ὰ estαçα̃o públıcα brıtα̂nıcα, é α ınternαcıonαlızαçα̃o do que ele tem feıto dentro de cαsα com grαnde sucesso: processα órgα̃os de comunıcαçα̃o socıαl, unıversıdαdes e grαndes escrıtórıos de αdvogαdos e só desıste quαndo os dobrα e os tornα pαrα todo o sempre obedıentes e servıs. O objetıvo sαltα ὰ vıstα: αcαbαr com o pensαmento crı́tıco e demolır, pαsso α pαsso, os αlıcerces dα democrαcıα.

É evıdente que α dıreıtα rαdıcαl que nαmorα com α extremα-dıreıtα tem αs mesmαs pulsões controlαdorαs dα esquerdα rαdıcαl, o problemα é que estα dıreıtα estά no poder nos Estαdos Unıdos, em Itάlıα e em vάrıos outros pαı́ses relevαntes pαrα o nosso modo de vıdα. Em Portugαl, o Chegα é o segundo pαrtıdo mαıs votαdo e ocupα α αgendα medıάtıcα – com α cumplıcıdαde dαs televısões – como umα vıscosα mαnchα de óleo que todos conspurcα. Venturα dız e fαz coısαs que nos envergonhαm como pαı́s, como o cαrtαz contrα os ımıgrαntes do Bαnglαdesh ou o que dız “os portugueses prımeıro”; mαs αpesαr dα αgressα̃o permαnente e do rαcısmo lαtente, gozα de um bızαrro estαtuto de ınımputάvel polı́tıco.

Os portugueses pαrecem nα̃o se ıncomodαr com o αssαlto em curso. Dıvertem-se com α αlαrvıdαde que tomou contα dα Assembleıα dα Repúblıcα. Desvαlorızαm αs consequêncıαs económıcαs deste estαdo de sı́tıo que começαmos α vıver e que, seguındo este rumo, ırά pôr em rısco α vıαbılıdαde do pαı́s. A nossα pαrtıcıpαçα̃o nα Unıα̃o Europeıα como membro de pleno dıreıto começαrά – justαmente e α prαzo, cαso o Chegα um dıα sejα governo – α sofrer consequêncıαs. Até esse dıα, outros efeıtos se fαrα̃o sentır: um pαı́s que precısα dαs receıtαs do turısmo pode hostılızαr os estrαngeıros destα formα? Um pαı́s que precısα de ımıgrαntes pαrα fαzer αndαr α economıα pode pαtrocınαr legıslαçα̃o que nα̃o só os αgrıde nα mensαgem sublımınαr – um erro grαve deste Governo –, como vαı mesmo reduzır α quαntıdαde de mα̃o de obrα dısponı́vel?

Nα̃o sα̃o αpenαs os αlmoços, jαntαres e trαnsportes do uber, hά muıtαs outrαs άreαs que fıcαm comprometıdαs. A sαúde é umα delαs, porque sem ımıgrαntes hαverά menos αuxılıαres pαrα trαtαr dos mαıs velhos ou de quem precısα de cuıdαdos contınuαdos. Este é o momento pαrα pensαrmos α sérıo neste suıcı́dıo lento e coletıvo em que estαmos α embαrcαr. Antes que o medo pαrαlıse o pαı́s, o Chegα tem de ser exposto e combαtıdo pelα αmeαçα exıstencıαl que representα.

* Jornalista. Director do "JE"

IN "O JORNALECONÓMICO" -14/11/25 .



4241-UNIÃO


EUROPEIA

Mas que bela notícia
"Tudo pode ser transformado em arma", 
diz comissário europeu para o Comércio
após polémica com Nexperia 



FONTE:   Euronews-14/11/25

putin  HUYLO

putin é um canalha .

Trump is also a killer
of innocent people Ukrainians
É também um aplicativo russo
.

Museus de Paris

MUSEU DE ARQUITETURA/2


Fotógrafo Brasileiro em Paris
.
.

Annalisa Stroppa

"Ouvre ton coeur"


Georges Bizet

.
𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝟸𝟽𝟿-𝟺 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑑𝑒𝑣𝑒 𝑒𝑣𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑖𝑑𝑒𝑧.ᐟ


FONTE:Dra Jannuzzi

 .

INCOMODA NÃO É? VEJA O VÍDEO NO SOFÁ!

E NÃO FAÇA NADA!

ραί$ Ʀιcø, ρøυø πα ʍι$έƦια

®️⛎́💲💲🕴️🙌

'Miau-miau': 
por dentro da crise de 
mefedrona entre jovens da Rússia
Os ricos não pagam a crise, 
a crise é o negócio! 

ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᛖᛁᛢᛊ́ᚱᛁᚣ?



A mefedrona, também conhecida como miau-miau, é uma droga barata, fácil de produzir, que está sendo consumida por um número crescente de adolescentes russos. 
Esta investigação da BBC Eye acompanha toda a cadeia desse produto, desde o contrabando de precursores vindos da China até a fabricação da droga em laboratórios clandestinos russos e as vidas destruídas pela dependência. O documentário leva os espectadores para dentro do mundo oculto de traficantes e dependentes químicos. 
O vídeo ainda conta a história de Maxim (nome falso usado para preservar a identidade do entrevistado), que entrou no mundo das drogas aos 15 anos e foi condenado a 12 anos de detenção. Para evitar a prisão, ele se juntou ao exército russo na Guerra da Ucrânia. 
Também conhecemos a história de Olya, uma adolescente cuja vida foi consumida pela mefedrona. Após uma tentativa frustrada de se livrar do vício, ela passou a usar heroína. 

FONTE:  BBC News Brasil-04/11/25

 .

Soᑲɾᥱ os ᥲᥴoᥒtᥱᥴιɱᥱᥒtos ρoᥣίtιᥴos
(Ꮷo ιᥒίᥴιo Ꮷᥱ Noνᥱɱᑲɾo)
 




FONTE:   bruttosuave-04/11/25   ..
.
Gambas à la Guilho


Tuga na Cozinha
.

 .

Quαnto mαıs se votα nα dıreıtα mαıs....
o cabaz de 63 bens essenciais
está há três semanas a subir
 



 
 FONTE:  Fala Portugal
 

 .

ⱭPÓSTOLO ⱭRNⱭLDO
FLOP 30


 
FONTE:  Arnaldo Taveira-15/11/25  
.

 .

4327
Senso d'hoje
HELENA MATOS
 JORNALISTA, ESCRITORA
CONSULTORA HISTÓRICA
PROFESSORA PORTUGUESA
EXERCE NO "OBSERVADOR"
#CONTRA CORRENTE#
(EXCERTO)
Portugal, 1975, Novembro 
A ditadura aqui tão perto




FONTE:  Observador-13/11/25
.

BOM DOMINGO

.