05/05/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

.
5-FUTURANDO
Euforia e riscos no setor aeroespacial




01:07 Assim como satélites são usados para fiscalizar a pesca ilegal, as imagens enviadas por eles também acabam ajudando governos a fazerem uma espécie de espionagem porque permitem, por exemplo, verificar como estão reservas de petróleo de um determinado país. Ou ainda fiscalizar o cumprimento de medidas anunciadas por chefes de Estado. Esse é um dos destaques desta semana do Futurando, que dedica atenção às novidades do setor aeroespacial. 

05:57 Vamos mostrar que satélites em versão menor já estão sendo fabricados e, em breve, podem chegar ao mercado em grande escala. Os modelos tradicionais têm o tamanho de um motorhome e chegam a custar bilhões. Os modelos mini têm a dimensão de uma máquina de lavar roupa - alguns - e não passam das cifras dos milhões, o que, para um equipamento do tipo, é barato. Você vai conhecer o trabalho da start-up Berlin Space Technologies, que prepara uma produção em série de pequenos satélites. 

11:54 No programa vamos trazer uma reportagem sobre o LST-1, um telescópio que deve abrir um novo leque de oportunidades para cientistas da área. Uma equipe formada por 100 pesquisadores internacionais deve se beneficiar. A previsão é que O LST-1 deve coletar dados até 2048. 

15:16 Sobre a relação homem-máquina, o Futurando tem esta semana o exemplo de um robô que tricota. O nome dele é Panda. A ideia, que rendeu até algumas risadas de membros da equipe envolvida, é mais séria que se imagina. O estudo não diz respeito simplesmente a desenvolver uma tecnologia diferente para tricotar. Vamos explicar os detalhes nesta edição. 

18:01 Muita gente, aliás, leva tão a sério a relação com as máquinas que não desgruda do smartphone ou tablet nem na hora de dormir. Tem esse hábito? Cuidado! Um teste realizado com um rastreador de atividade mostra que isso atrapalha o sono, principalmente por causa da luz azul emitida pelos displays desses aparelhos. Configurar a tela para que emita uma luz mais avermelhada seria uma solução rápida. 

21:55 Por falar em cores, cientistas sempre souberam que cores têm poder. Agora eles descobriram também que iluminação de cores diferentes pode despertar sentimentos e influenciar as pessoas. E nossa capacidade de reconhecer cores é impressionante: o nosso olho percebe até 7 milhões delas, embora só existem, no final das contas, no nosso cérebro. Não perca o Futurando para saber os detalhes.


FONTE: DW Brasil 

.
.
XXVI- SEGUNDOS FATAIS
2- ATAQUE AO
DESTROYER BRITÂNICO


FONTE:   Ultra Documentários   


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
6-Marilyn Lange



.
.

XII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Lavoisier e a Química



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
5-Marisa Papen



.
.
Helen Ramos

Maternidade Real


Helen divide a sua experiência como mãe solteira.
Cineasta, roteirista, actriz e mãe do Caetano. Seu canal no YouTube e Facebook nasceu no Dia das Mães de 2016, com a vontade de falar sobre a maternidade de forma descomplicada e ajudar outras mães que precisavam de suporte.
.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
4-Megan Rain


.

DINIS DE ABREU

.





A ópera dos 
‘bons malandros’…


O 25 de Abril foi capturado pelo PCP, que impôs o ‘silêncio dos cemitérios’ sobre o 25 de Novembro

As celebrações do 1.º de Maio e do 25 de Abril cumpriram o calendário e os rituais do costume, embora com algumas nuances que convirá assinalar.

Os ‘capitães de Abril’ envelheceram, como acontece a todos, e mesmo Vasco Lourenço já ‘depôs as armas’ exibidas num comício popular em 2014, no icónico Largo do Carmo, quando proclamou que «este Governo   [de Passos Coelho] tem de ser apeado»(…), depois de se recusar a assistir à sessão solene da Assembleia de República, em sinal de protesto.

Desta vez, não só esteve no Parlamento, de cravo ao peito, como se sentou à mesma mesa com o Presidente e o primeiro-ministro em exercício, e até elogiou a ‘geringonça’, certificando que «a democracia mantém-se e tem funcionado». Uma bênção.

Moral da história: o eterno presidente da Associação 25 de Abril dá-se melhor com os comunistas do PCP e do Bloco, apoiantes da ‘geringonça’ e de regimes tão ‘democráticos’ como os da Venezuela, da Coreia do Norte ou de Cuba, do que com os ‘neoliberais’ do PSD ou do CDS.

O que é contraditório, porquanto foi ele um dos subscritores do documento do ‘Grupo dos Nove’, aprovado em Agosto de 74, no qual se assumia a recusa da «teoria leninista de vanguarda revolucionária que impõe os seus dogmas políticos de forma sectária e violenta (...)». Ora, o PCP não mudou de sítio... Lourenço, pelos vistos, tem outra visão das coisas.

É a sua escolha, em coerência com a captura do 25 de Abril pelo PCP, que impôs o ‘silêncio dos cemitérios’ sobre o 25 de Novembro (sem piada para a nova Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, outra originalidade da família socialista... e da família de Carlos César).

E, no entanto, essa data merecia ser tão festejada como o 25 de Abril, porque só então ficou restabelecida a liberdade que o PCP procurava sequestrar.

Esperemos, por isso, que em 2020 haja a coragem de assinalar os 45 anos do 25 de Novembro, porque sem esse movimento – que envolveu militares inesquecíveis como o histórico Jaime Neves – o nosso destino colectivo teria sido sombrio.

Mas não tenhamos ilusões. Se houver outra ‘geringonça’ depois das legislativas de outubro, o 25 de novembro continuará no olvido oficial, por imposição do Partido Comunista, que nunca agradeceu a Melo Antunes (o ideólogo do ‘Grupo dos Nove’) por ter ido à televisão na ressaca do movimento vitorioso advogar a continuidade do PCP.

Os comunistas devem-lhe muito. Sem a sua ajuda, talvez se tivessem eclipsado, como aconteceu aos congéneres espanhol, francês ou italiano.

Ao contrário dos ‘partidos-irmãos’, que se extinguiram, o PCP não só não se desviou um milímetro da sua ortodoxia como, ironicamente, soube prosperar graças aos ensinamentos da economia do mercado, acumulando um invejável património imobiliário, que gere com sabedoria e isenção de IMI.

Em agosto de 75, Otelo Saraiva de Carvalho – outro capitão da ala radical de Abril –, no regresso de uma visita a Cuba (e a Fidel Castro), defendia a ida dos «fascistas para o Campo Pequeno» (alusão interpretada como uma ameaça de fuzilamento dos que se opunham ao processo revolucionário…).
Agora, em modo trovadoresco, ouviram-se as irmãs bloquistas Mariana e Joana Mortágua gritar uma cantiga, na marcha do 25 de Abril, cujo refrão era: «Ó meu rico Santo António, ó meu santo popular, leva lá o Bolsonaro para ao pé do Salazar».

Embora se ignorasse a virtuosa devoção antoniana das deputadas – ou a relação do Santo com o 25 de Abril –, a tolice foi repetida com megafone, perante a cumplicidade de Catarina Martins e Marisa Matias ao lado. Pregaram, afinal, a violência, disfarçada de «referências simbólicas» (Bloco dixit…), tendo como destinatário o Presidente eleito de um importante país lusófono.

É a ‘novilíngua de pau’ do Bloco de Esquerda, cujos mentores, enraizados na burguesia urbana e no mundo académico, continuam fieis discípulos do trotskismo que lhes vai na alma – e que emerge sempre que se ‘libertam’, empunhando a cartilha no protesto de rua.

Entre Otelo revolucionário e as gémeas Mortágua (filhas de Camilo Mortágua, fundador do grupo para-armado LUAR) a diferença será apenas geracional.

Tal como Jerónimo de Sousa, também as principais figuras do Bloco aprenderam a suavizar as suas intervenções televisivas – desde o ‘evangelista’ Francisco Louçã a Catarina Martins, às Mortáguas ou a Marisa Matias –, com sorrisos postiços e um discurso armadilhado. De vez em quando, cai-lhes a máscara e mostram o que são.

No 25 de Abril e no 1º de Maio, o Bloco e o PCP repetiram as coreografias já conhecidas, numa espécie de ‘ópera dos bons malandros’. Só ‘compra bilhete’ quem não for avisado. O Governo e o PS tiraram assinatura…

IN "SOL"
04/05/19

.
.


1899.UNIÃO



EUROPEIA



JUNTOS UNS CONTRA OS OUTROS

.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
3-Monica Sung



.
.

4-Aborto um Direito Humano




FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

LVI- VISITA GUIADA

2- Fragata D. Fernando II e Glória
ALMADA - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
2-Malena



.
.

Teresa Berganza

Parto, ma tu ben mio


W.A.Mozart

.
.

IV-ABECEDÁRIO

M
NATUREZA
1-Marcella Matos



.
.


II-A ERA DAS 

UTOPIAS


1. UTOPIA 

CAPITALISTA


1.2-FAZENDO A

AMÉRICA



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.


BOUBOU NIANG



.
.
PRÓXIMO ENCERRAMENTO



Termina já no próximo ano o contrato de concessão do serviço postal universal, atualmente nas mãos dos CTT. A empresa foi privatizada em 2014 e em cinco anos levou a cabo um conjunto de encerramento de estações que deixou 33 concelhos sem este serviço. Na maioria dos casos os correios estão a ser assegurados em lojas, papelarias ou até mesmo mercearias. 2018 foi o ano mais negro, com 70 encerramentos por todo o país, com destaque para o interior, que se diz cada vez mais esquecido.

FONTE:  Record TV Europa

.
.

SAÚDE É HABILIDADE
E MUITA VONTADE



* Obrigada GILDA por este esforço.

.
.

Aletria


De:    necasdevaladares - receitas caseiras
.
.

3 MILHÕES DE 
PORTUGUESES
COMEM ASSIM














OU PIOR...
NEM NO DIA DA MÃEZINHA
 SOMOS BONZINHOS


.
.

1964
Senso d'hoje
VIOLETA TOMIC
EURODEPUTADA 
CANDIDATA À PRESIDÊNCIA
DA COMISSÃO EUROPEIA
Temos de tomar medidas urgentes. É
simplesmente impossível fazê-lo neste
sistema capitalista neoliberal porque os
objectivos desse sistema são o crescimento
ilimitado e a concorrência, e não valores
 ligados às pessoas e ao nosso planeta



FONTE: euronews

.
.
ANIMAL TV


A MAJESTOSA ONÇA-PINTADA



  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.