01/01/2014

.


QUESTÕES



A 2014


26. Os transportes e a água serão concessionados? 
por Alexandra Noronha

A concessão de linhas de transportes públicos a empresas privadas pode ser uma das notícias de 2014, mas não há garantias de que o processo avance definitivamente. 
.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro (na foto), já abordou a questão várias vezes e disse que o processo deveria estar no terreno em meados de 2013, o que não aconteceu. Há muitas incógnitas em torno desta questão, nomeadamente se haverá interesse dos privados face à situação actual das empresas públicas de transportes, sobretudo o alto endividamento. 

Apesar do trabalho feito no corte de custos e na reestruturação das transportadoras, as empresas continuam com vários problemas, até porque as receitas têm pouca margem de subida, com a redução do número de passageiros. Além disso, empresas como a CP trazem problemas acrescidos, com a necessidade de renovar a operação de linhas suburbanas.

No sector da água o Governo adoptou nos últimos meses um discurso mais cauteloso, fazendo crer que em 2014 dificilmente haverá uma concessão a privados dos negócios actualmente nas mãos da Águas de Portugal (AdP).

Em Novembro o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou que "a concessão das águas pode ser desnecessária se a gestão dos subsistemas conseguir produzir resultados positivos, como os alcançados actualmente pela EPAL".

O governante também afirmou que a concessão das águas "não é inevitável", acrescentando que a prioridade em 2014 é prosseguir a reestruturação do grupo AdP. A acontecer, uma concessão a privados das águas deverá ocorrer apenas em 2015, segundo Moreira da Silva. Já a privatização da EGF, empresa de gestão de resíduos da AdP, deve avançar no início de 2014.


 IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13

.

Sem comentários: