14/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
Imagem relacionada
.

.
15-FUTURANDO
As consequências do uso
da inteligência artificial




01:09 Esta edição do Futurando volta a atenção à inteligência artificial e ao fato de que a ampliação da presença dela na nossa vida exige um conhecimento maior sobre o seu modo de ação. Especialistas avaliam que ainda são frágeis as conclusões a respeito da forma de aprendizado das máquinas. Não se sabe ao certo como ocorre. 

07:06 Mesmo assim, tudo indica que os robôs, nos próximos anos, vão participar mais e mais da nossa rotina. A questão é como vamos lidar com isso. Qual a sua opinião? Algumas culturas aceitam com tranquilidade o dia a dia com os humanoides, e outras são mais resistentes. Vamos mostrar os detalhes. 

11:04 Uma área, aliás, que está sendo amplamente digitalizada é a da saúde. Israel, por exemplo, está há 20 anos recolhendo dados da população para sair na frente nesse mercado considerado gigantesco. A promessa é que, munidos de informações médicas, hospitais vão conseguir oferecer melhor assistência e salvar mais vidas. Mas algumas questões éticas ainda abrem margem para discussões e críticas.

15:50 O Futurando também vai mostrar como funciona um aplicativo de celular para o diagnóstico de doenças. O app já soma mais de sete milhões de usuários em todo o mundo. Você confiaria num diagnóstico feito por inteligência artificial? É o debate que a reportagem levanta. 

20:07 Ainda que em alguns casos a dúvida seja comum, nesta edição você confere um programa de computador que tem ajudado dermatologistas a diagnosticar câncer de pele. E já é possível, inclusive, fazer cirurgias usando robô. Será que toda essa tecnologia é mesmo segura? Os médicos ainda são indispensáveis? É o você vê no Futurando.


FONTE: DW Brasil

.
.
XXVIII- SEGUNDOS FATAIS
4- Explosão no Porta-Aviões


FONTE:  Ultra Documentários


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
6-Xiao Fei


.
.

XVII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Louis Pasteur
e os Micro organismos



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
5-Xo-Gisele


.
.
Adriana Zink

Encantadora de Autistas



Adriana conta sobre sua experiência como dentista de pacientes com necessidades especiais. Especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais. Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em odontopediatria. Vencedora do VI Prêmio Orgulho Autista Brasil. Autora do livros "Uso PECS para odontologia e TEA" e "Autismo e odontologia".
.

3000000

.


Quando os pensionistas deste blogue resolveram brincar aos internautas estavam longe de conseguir 3 milhões de visitas, queriam apenas divertir-se e pouco a pouco, fosse qual fosse a receptividade, mudaram um pouco o sentido desta brincadeira, passaram a ser mais intervenientes e acutilantes, sem serem caluniosos ou boatifundiários.

Hoje completámos mais 1 MILHÃO de visitas, uma alegria nos nossos modestos números, é gratificante. 
Podemos e devemos informar que as últimas médias mensais têm sido superiores a 120 mil visitas que nos enchem de contentamento

O mundo não está melhor, preocupam-nos as desmedidas e sórdidas ambições e ganâncias, a guerra, a desigualdade social, a escravatura em pleno século XXI, as crianças sem futuro, as mulheres assassinadas, as religiões opiáceas e muitas vezes a ciência que tanto admiramos ao serviço das piores intenções.

Vamos continuar a produzir informação e brejeirice para quem nos visita, estando especialmente gratos a quem decidiu ser nosso perseguidor/a.

PAZ E AMOR, PRATIQUEM!
ABJEIAÇOS

OS PENSIONISTAS

.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
4-Xana


.

VITAL MOREIRA


.

.




O necessário debate sobre o SNS

1. Embora sejam manifestamente exageradas, interesseiras e próprias do atual contexto eleitoral, as acusações de uma alegada “crise” do Serviço Nacional de Saúde exploram, porém, uma ampla perceção pública relativa ao agravamento das dificuldades do SNS, traduzidas por exemplo em congestionamento de urgências, atrasos em consultas e cirurgias, carências de pessoal, crescente subcontratação ao setor privado, demora no pagamento a fornecedores, etc.

A verdade é que, apesar do significativo reforço orçamental e recrutamento de pessoal – muito dele, porém, para responder à infeliz decisão de regresso às 35 horas de trabalho semanal -, continua a agravar-se o défice de resposta do SNS à crescente procura de cuidados de saúde, devida aos fatores conhecidos do envelhecimento da população e do encarecimento dos meios de diagnóstico e de tratamento. O financiamento do SNS cresce de novo mais do que a despesa pública, agravando o seu peso orçamental, apesar da substancial fatia de cuidados de saúde já cobertos pelos particulares, através da ADSE e de outro financiamento privado. 
 .
 2. Desde há muito as alternativas ao SNS são oriundas da direita política, em geral assentes sobre a liberdade de escolha da prestação privada e o copagamento dos cuidados de saúde pelos utentes. A adoção geral de um modelo tipo ADSE inclui-se entre essas propostas.
 .
Ora, num texto do relatório sobre O estado da Nação e as políticas públicas 2019, há dias publicado, da responsabilidade de um instituto de investigação do ISCTE e coordenado por dois académicos e comentadores políticos situados à esquerda, propõe-se explicitamente um seguro de saúde tipo ADSE, porém obrigatório e universal, substituindo, portanto, o atual SNS de tipo britânico (financiamento por impostos gerais, prestação pública, gratuidade nos cuidados de saúde) por um sistema de tipo alemão (financiamento por uma contribuição dedicada, prestação aberta a privados convencionados, copagamento na aquisição de cuidados de saúde). 
 .
3. Resta saber se esta quebra do tabu à esquerda sobre a “sacralidade” do modelo de SNS implantado em 1976-79 vai ficar isolada, ou se vai abrir um debate, tão necessário quanto urgente, sobre o dilema do SNS: ou uma reforma ousada quanto ao financiamento e à gestão, ou a continuação da evolução furtiva (e já avançada) para um serviço de saúde supletivo para quem não tem outra alternativa para obter cuidados de saúde (ADSE, seguro de saúde ou recursos próprios). 
 .
Nos 40 anos do SNS deveria ser esta a questão fulcral no debate público sobre o seu futuro. Sintomaticamente, porém, o debate à esquerda foi capturado pela magna questão ideológica da admissibilidade, ou não, das PPP na construção e gestão de hospitais públicos. Seria difícil imaginar um debate mais desfocado sobre os problemas do SNS! Professor da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusíada Norte
 .
Professor da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusíada Norte
 .
IN "DINHEIRO VIVO"
13/07/19

.
.


1969.UNIÃO



EUROPEIA



Resultado de imagem para Ursula von der Leyen CARTOONS 2019


.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
3-Xenia Seeberg



.
.
1~ALCOOLISMO
O que  Jovens e  Pais devem saber




FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XXVIII-VISITA GUIADA


Escravatura Africana
em Portugal Continental/2

PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
2-Xenia Deli



.
.

Dame Joan Sutherland
and Luciano Pavarotti

Parigi, o cara


Verdi's La traviat

.
.

IV-ABECEDÁRIO

X
NATUREZA
1-Xeltin Lakeside


.
.

4- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Vacinar é uma das formas mais eficazes
 de se prevenir a mortalidade infantil



FONTE:  ONU Brasil

.
.

Guarda Costeira norte-americana persegue
 e captura submarino com droga



FONTE:  Observador

.
.
Eurodeputados portugueses
entram na luta pelos fundos



FONTE:  euronews

.
.

Empadão de Frango



De:     Receitas de Pai 

.

CALENDÁRIO FISCAL JULHO 2019

.


FONTE: "O JORNAL ECONÓMICO"
.
.
2034
Senso d'hoje
YVES DE LOCHT
MÉDICO BELGA
ESPECIALISTA EM EUTANÁSIA
'Não sinto que mato o paciente’



FONTE: BBC News Brasil

.
.
ANIMAL TV


GERBIL


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINO


.



81-CINEMA
FORA "D'ORAS"
VIII-CYRANO DE BERGERAC



Título Original: Cyrano de Bergerac;
Ano Lançamento: 1950
Gênero: Drama / Romance / Épico 
País de Origem: EUA Duração: 112 minutos 
Direção: Michael Gordon / Stanley Kramer 
Roteiro: Edmond Rostand 

 Elenco
  • José Ferrer... Cyrano de Bergerac
  • Mala Powers... Roxane
  • William Prince... Christian de Neuvillette
  • Morris Carnovsky ... Le Bret
  • Ralph Clanton ... Antoine, conde de Guiche
  • Lloyd Corrigan ... Ragueneau
  • Virginia Farmer ... Duenna
  • Edgar Barrier ... Cardeal Richelieu
  • Elena Verdugo ... Orange Girl
  • Albert Cavens ... Visconde de Valvert
  • Arthur Blake ... Montfleury
  • Don Beddoe ... The Meddler
  • Percy Helton ... Bellerose

A história passa-se entre 1640 e 1655. Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a cobardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais   
Histórico
O filme Cyrano de Bergerac foi lançado em preto e branco, em 1950, na cidade de Los Angeles. Foi a primeira versão inglesa da obra de Rostand, usando a tradução que o poeta Bryan Hooker fizera em 1923, especialmente para a interpretação de Walter Hampden, usando a tradução em versos brancos, no lugar dos originais versos alexandrinos de Rostand.
O célebre nariz do personagem, com sete centímetros de comprimento, foi criado por Josef e Gustaf Norin, que levaram seis dias a fabricar os moldes, dos quais Ferrer usou 52 reproduções.


FONTE:Porto História e Cultura