17/04/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
AÇAMBARCAMENTO



.
.
XXXIX~MEGA FÁBRICAS
2-NISSAN GTR



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:     Video game enjoy!  .

.
.
HOJE  NO
"i"
Aulas pela 'net' invadidas por hackers. Professores 
já tinham alertado para este perigo

Presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior admite ao SOL perigo para a “integridade académica” e lamenta que docentes estejam a ser tão pressionados para recorrer a estas plataformas de videoconferência.

Plataformas como Zoom, Colibri e Moodle estão a ser utilizadas por professores, do ensino secundário e superior, para darem aulas à distância, fazendo face às medidas de contenção da covid-19, que levaram ao encerramento dos estabelecimentos educativos.

Os programas permitem aos alunos e docentes estarem mais próximos, mas levantam sérios problemas de segurança.


Recentemente, um grupo de hackers, que dá pelo nome de RedLive13, conseguiu aceder às credenciais de acesso de várias aulas, boicotando-as e tornando impossível o normal funcionamento. Mais tarde publicaram os vídeos no YouTube, tendo a maior parte sido já removida.

Ao SOL, o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, Gonçalo Leite Velho, considera que se tratou de uma confirmação dos alertas já manifestados à comunidade educativa e também à tutela.

O também docente universitário confirma que tiveram conhecimento dos vídeos de ‘boicote’ entre quinta e sexta-feira e mostrou-se verdadeiramente preocupado com a situação da falta de segurança em que ocorre esta prática, agora “massificada”, do ensino à distância.
Gonçalo Leite Velho admite mesmo que a “integridade académica” pode estar em risco, lembrando que os professores “estão ser pressionados” para utilizarem as plataformas, nas quais usam credenciais institucionais, que podem ser acedidas indevidamente por outros.

Para o presidente do sindicato, um dos maiores problemas, que é preciso acautelar no futuro, é a avaliação de exames e testes externos, cujos dados podem ficar à mercê de terceiros.

“A tecnologia também tem os seus limites”, defende ao SOL, acrescentando que não pode haver uma “confiança excessiva no ensino à distância” e que os professores, muitas vezes a usarem as plataformas pela primeira vez, não podem ser tão pressionados para recorrer a elas. “É necessário evitar os voluntarismos”, apela.

Por outro lado, Gonçalo Leite Velho não nega os méritos do ensino à distância, mas sublinha que se antes se recorria de forma pontual agora está a ser usado massivamente como principal veículo educacional, o que aumenta também o interesse dos hackers.

É por isso importante adotar boas práticas de segurança digital. Aliás, depois de vários alertas, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiram uma série de orientações para a utilização segura das plataformas mais utilizadas.


* O crime sempre consumiu tragédias.

.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Jogos podem salvar economia do Japão

O Comité Olímpico Internacional (COI), pela voz do responsável da Comissão de Coordenação, John Coates, fez ontem saber que tem a forte convicção de que o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 para 2021, será ponto de viragem na economia do Japão, país que ontem declarou Estado de Emergência na sequência da pandemia de Covid-19.
.
«Muitas cidades e países gostariam de ter esta oportunidade. Os Jogos são oportunidade real para o estímulo económico», declarou o responsável australiano.

Coates anunciou também o compromisso do COI para intervir junto de federações e comités olímpicos nacionais afetados financeiramente pela pandemia: «Não vamos ficar a olhar para ver como colapsam. Vamos ajudar», disse após uma reunião.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que «o grande confinamento» poderá levar a economia mundial a cair 3 por cento em 2020, com 5,9 por cento nos EUA, 7,5 por cento na zona Euro e 5,2 por cento no Japão.

* Covid 19 o campeão olímpico em 2020 entre outros títulos.

.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
8.3-𝓜𝓞𝓝𝓐 𝓛𝓘𝓢𝓐
𝓐 𝓶𝓾𝓵𝓱𝓮𝓻 𝓺𝓾𝓮 𝓱𝓲𝓹𝓷𝓸𝓽𝓲𝔃𝓸𝓾  
 𝓸 𝓶𝓾𝓷𝓭𝓸!


(CONCLUI  PRÓXIMA SEXTA)

FONTE:  Canal História e Tu

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Abandono de doentes 
"agrava-se". Hospital de Gaia 
pondera apresentar queixas

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho sinalizou junto da Segurança Social e do Ministério Público "casos sociais" ou seja pessoas abandonadas pela família, estando a ponderar apresentar queixas, indicou esta sexta-feira fonte deste hospital.

"Em momentos difíceis deparamo-nos com o melhor que há em nós, e percebemos que somos capazes do inacreditável, tornando-nos heróis. Infelizmente, o oposto também se verifica. O CHVNGE tem sido confrontado com a permanência de pessoas internadas sem necessidade clínica, abandonadas pela própria família", lê-se na mensagem publicada nas redes sociais do CHVNG/E.

Já em resposta à agência Lusa, fonte deste centro hospitalar revelou que "neste momento" estão 12 doentes sinalizados como "casos sociais".
.
 Em causa estão utentes cujo estado de saúde não implica cuidados, ou seja, estão em condições de ter alta clínica.

"No entanto, são pessoas que necessitam de cuidador, por razões de dependência, o que não permite uma alta clínica com segurança", descreve o CHVNG/E, recordando que "a situação torna-se mais dramática atualmente, uma vez que, se já em circunstâncias e condições regulares, o perigo de contrair infeções é elevado, esse perigo aumentou substancialmente" com a pandemia covid-19.

O CHVNG/E alerta que este abandono "não só põe em causa a vida de pessoas saudáveis, como pode impedir o tratamento de quem mais necessita, uma vez que há uma ocupação de cama sem necessidade clínica".

De acordo com os serviços sociais deste hospital, esta é uma realidade que não é nova, porque, referem, "este problema sempre existiu infelizmente", mas tem vindo a ser "uma constante nos últimos anos", registando um "agravamento acentuado neste período de contingência".

"Temos casos mais recentes de portadores de covid-19, dependentes de terceiros, que ainda não foi possível reintegrar nos seus domicílios, por ainda não haver resposta familiar e/ou social", referiu à Lusa fonte do hospital.

Assim, o CHVNG/E sinalizou estes "casos sociais" junto do Instituto de Segurança Social e do Ministério Público (MP).

"O MP, na generalidade dos casos, acaba por solicitar ao CHVNG/E que o processo dê entrada não como queixa formal, mas como 'solicitação do estabelecimento do estatuto e maior acompanhado' - que não implica qualquer consequência para cuidadores negligentes", é descrito na resposta à Lusa.

* Em primeiro lugar constitui um nojo abandonar familiares clinicamente estáveis nos hospitais.
Depois entendemos a posição do MP, pode averiguar as condições que muitas famílias não têm para receber pessoas doentes.

.

SEBASTIÃO BUGALHO

.





Não é o Holocausto, não é
 o apartheid, não é 
o gulag: é a China

As autoridades chinesas selecionam para quarentena obrigatória qualquer um que seja negro, sem outro critério que não a sua etnia, mesmo que tenha os vistos e as autorizações necessárias.

Há menos de um mês, assinei um ensaio no Observador sobre “a verdade sobre a China que não podemos ignorar (mas que vamos ignorar)”. Infelizmente, não demorou muito a confirmar-se que seria assim. Ontem, o Financial Times e a CNN noticiaram que, na China, famílias inteiras de ascendência africana estão a viver nas ruas, com os seus passaportes confiscados, depois de terem sido despejadas das suas casas. Em Guangzhou, o McDonald’s recusou servir um cliente por este ser negro e outros estabelecimentos, como restaurantes e mercearias, estão a vedar a entrada com base na cor da pele de quem quer entrar. As autoridades chinesas selecionam para quarentena obrigatória qualquer um que seja negro, sem outro critério que não a sua etnia, mesmo que tenha os vistos e as autorizações necessárias.

Quero deixar aqui bem claro que não estamos a falar do III Reich, nos anos 30, do gulag estalinista, nos anos 40, ou do apartheid sul-africano, que durou até aos anos 90 do passado século. Estamos a falar do regime de Xi Jinping, hoje, agora, neste momento.

Portugal, um país com relações e responsabilidades especiais em África, não pode ignorar o apelo que o corpo diplomático africano fez, por escrito, a Pequim. Fazê-lo, seria ficar do lado do racismo, da xenofobia e de tudo aquilo que a República portuguesa não representa. O país que parou – e muito bem – para ser solidário com Moussa Marega não fecharia os olhos a estas perseguições étnicas. Até agora, no entanto, não se viu mais do que um desmentido da Agência Lusa, que citou e deu título ao porta-voz chinês que há semanas acusa os Estados Unidos de serem a origem do coronavírus e que já foi, inclusivamente, desautorizado pelo embaixador da China nos EUA. É triste e, sobretudo, é falso.

Quando o ano mudou e inaugurámos uma nova década, escrevi nesta coluna que seria “uma década de intolerância” e que o posicionamento português perante o nacionalismo chinês e indiano “dificilmente poderá permanecer tão entusiástico nos novos anos vinte”. A comunicação social portuguesa e os partidos políticos prosseguem, todavia, tolerantes à desinformação chinesa e silenciosos sobre as sistemáticas violações de Direitos Humanos na China.

Quando o New York Times revelou os dossiers dos campos de concentração em Xinjiang, no final de 2019, nenhum jornal português lhes deu capa. Quando a China expulsou jornalistas de Hong Kong, no mês passado, nenhum jornal português lhes deu capa. Quando o embaixador chinês em Paris culpou a Europa pela pandemia, na semana passada, nenhum jornal português lhe deu capa. Quando o Financial Times e a CNN noticiaram os referidos casos de racismo, nenhum jornal português lhes deu capa.

Em Washington, no memorial do Holocausto, há uma parede enorme com uma frase que nunca vou esquecer. Diz: “Primeiro vieram buscar os socialistas, e eu não falei porque não era socialista. Depois vieram buscar os sindicalistas, e eu não falei porque não era sindicalista. Depois vieram buscar os judeus, e eu não falei porque não era judeu. Depois vieram buscar-me a mim – e já não havia ninguém para falar por mim”.

Tenho pensado muito nessa parede.

IN "OBSERVADOR"
15/04/20
.
.


2247.UNIÃO



EUROPEIA

AGENDA PARA A QUARENTENA



.
.
HOJE NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Respostas Rápidas: 
Posso deslocar-me para 
responder a uma oferta de trabalho?

O que implica o Estado de Emergência em que nos encontramos? Saiba que deslocações pode efetuar e quais os riscos de cometer alguma infração. As respostas são de Nuno Cerejeira, advogado fundador da Cerejeira Namora, Marinho Falcão.

Quem está obrigado ao “Confinamento Obrigatório” em “em estabelecimento de saúde, no respectivo domicílio, ou em local definido pelas autoridades de saúde?

Não só as pessoas já diagnosticadas como portadores do vírus COVID-19 e os infetados com SARS-Cov2, mas também a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa em razão dos sintomas apresentados.

A pessoa que incumprir a obrigação de confinamento pratica um crime?
Sim, pratica um crime de desobediência, punível com pena de prisão até 1 ano ou pena de multa até 120 dias.

A quem se aplica o “Dever Especial de Protecção”, que permite apenas circulação para fins reduzidos em relação à população em geral?
Aos maiores de 70 anos, aos imunodeprimidos e aos diagnosticados com hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, doença respiratória crónica ou oncológica.

Posso-me deslocar para responder a uma oferta de trabalho?
Se não se encontrar sujeito a “Confinamento Obrigatório” ou “Dever Geral de Protecção”, pode não só responder, como também procurar trabalho (com excepção feita ao período compreendido entre as 00:00h do dia 9 de Abril e as 24:00h do dia 13 de Abril, no caso da deslocação ser para fora do concelho de residência habitual).

Há algum direito de atendimento prioritário em razão do COVID-19 nos estabelecimentos de comércio e serviços?
Sim. É aplicável às pessoas sujeitas a “Dever Especial de Protecção”, bem como profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, forças armadas e de prestação de serviços de apoio social.

É permitida a deslocação para cumprimento do regime de responsabilidades parentais de menor?
Sim, se não se encontrar sujeito a “Dever Especial de Protecção” ou obrigação de confinamento – No período compreendido entre as 00:00h do dia 9 de Abril e as 24:00h do dia 13 de Abril, o cumprimento é permitido se a deslocação não obrigar a saída de concelho.

Posso beneficiar de possibilidade de pagar fora do prazo a renda de casa?
Sim. Encontra-se previsto legalmente que “o senhorio só tem direito à resolução do contrato de arrendamento, por falta de pagamento das rendas vencidas nos meses em que vigore o estado de emergência e no primeiro mês subsequente, se o arrendatário não efetuar o seu pagamento, no prazo de 12 meses contados do termo desse período, em prestações mensais não inferiores a um duodécimo do montante total, pagas juntamente com a renda de cada mês.”, podendo assim a renda a pagar posteriormente, nestes moldes.

Há algum motivo que me permita deslocar para fora do meu concelho de residência, no período da Páscoa?
No período compreendido entre as 00:00h do dia 9 de Abril e as 24:00h do dia 13 de Abril, só são permitidas deslocações para fora do concelho por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa. Podem também deslocar-se para fora do concelho nesse período, os profissionais de saúde e outros trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, bem como agentes de proteção civil, forças de segurança, militares e pessoal civil das Forças Armadas, Inspetores da ASAE, titulares de cargos políticos, magistrados e líderes dos parceiros sociais.

Há alguma limitação à realização de funerais?
A Lei prevê que a realização de funerais está condicionada à adopção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança entre estas, impondo a fixação de um limite máximo de presenças, a decidir pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.

O teletrabalho assume carácter obrigatório?
A prestação de funções laborais em regime de teletrabalho é obrigatória sempre que as funções em causa o permitam – E isto seja qual for o vínculo laboral existente (ex. contrato de trabalho, prestação de serviços, etc.).

* Informação esclarecedora.

.

.
19-Falsidade.com

19.2 JUVENTUDE ROUBADA




FONTE:  tbrsete 
. .
É...CHEGOOOU! O MAIS POTENTE
Smartphone do planeta 
 [16GB RAM e 8K] RedMagic 5G



FONTE:  Nuno Agonia


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Novo caso no hospital de Ponta 
Delgada pode não ter ligação a 
cadeia já identificada

Os Açores identificaram na quinta-feira um novo caso positivo de Covid-19 entre os profissionais de saúde do hospital de Ponta Delgada, que poderá não estar relacionado com a cadeia de transmissão detetada anteriormente na unidade de saúde.

“À partida não temos indicação, nem informação ainda de que possa estar relacionado com a cadeia de transmissão secundária que se desenvolveu e que estará praticamente circunscrita no hospital”, afirmou, em Angra do Heroísmo, o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto no arquipélago.
.
Os Açores registaram na quinta-feira três novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de São Miguel: duas mulheres de 75 e 86 anos, utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, e um homem de 35 anos, profissional de saúde no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

Além deste caso, as autoridades de saúde estão também a apurar a origem da infeção num cidadão sem-abrigo no concelho da Ribeira Grande (São Miguel) e de duas cadeias de transmissão local detetadas em Ponta Delgada.

“Importa definir se esses casos positivos não originaram novos casos positivos, não criaram novas cadeias de transmissão e enquanto não tivermos isso assegurado não podemos baixar a guarda e descansar”, salientou Tiago Lopes.

Segundo o também diretor regional da Saúde dos Açores, estão já identificadas “dezenas de contactos próximos” para tentar aferir o “foco de infeção” e a possibilidade de ter sido originada uma nova cadeia de transmissão local.

“Neste caso concreto do profissional de saúde, atendendo às restrições de ligações aéreas das últimas semanas, não havendo contacto com o exterior, preocupa-nos pelo facto de eventualmente ter tido algum contacto na comunidade, que tenha provocado a sua infeção pela Covid-19”, admitiu.

No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde foi detetada uma cadeia de transmissão secundária, iniciada no concelho da Povoação, foram já confirmados cinco casos positivos de Covid-19 em utentes e 13 em profissionais de saúde, três dos quais na sequência de viagens ao exterior (dois deles entretanto recuperados).

A Autoridade de Saúde Regional decidiu, por isso, fazer um rastreio à infeção pelo novo coronavírus na unidade hospitalar, testando todos os profissionais de saúde e utentes, tanto os que estão atualmente internados, como os que tiveram alta no último mês, mesmo que tenham já regressado à sua ilha de residência.

Já foram detetados 190 resultados negativos neste rastreio e estão a aguardar colheita de amostras e ou resultado laboratorial outros 105, mas, no total, deverão ser englobadas “mais de um milhar de pessoas”.

Ao todo foram já detetados 21 casos positivos de Covid-19 em profissionais de saúde nos Açores, ainda que quatro tenham histórico de viagens ao exterior e dois tenham sido infetados em contexto familiar.

No lar do Nordeste foram já confirmados nove casos de infeção pelo novo coronavírus em utentes (tendo morrido três) e outros sete casos em profissionais de saúde, que por sua vez a transmitiram a contactos próximos, mas, segundo Tiago Lopes, a cadeia, iniciada na Povoação, que conta já com mais de 30 casos positivos, estará “na iminência de ser concluída”.

“Todos os contactos identificados dos últimos casos positivos relacionados com o lar do Nordeste tiveram resultado negativo. Tudo leva a querer que tenha findado ali no concelho do Nordeste e não se terá propagado a nível comunitário”, realçou.

Questionado pelos jornalistas, o responsável da Autoridade de Saúde Regional disse que o tripulante do navio cruzeiro Marella Explorer II, que tinha sido resgatado por outros motivos de saúde, foi testado por infeção pelo novo coronavírus e teve resultado negativo.

Desde o início do surto foram confirmados 105 casos de Covid-19 nos Açores, 86 dos quais estão ativos, tendo ocorrido 14 recuperações (seis na Terceira, quatro em São Miguel, três em São Jorge e uma no Pico) e cinco mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos até ao momento (68), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (quatro).

Estão internados nos três hospitais da região e no Centro de Saúde do Nordeste 21 utentes, cinco dos quais em cuidados intensivos.

Em vigilância ativa estão 2.098 pessoas e 278 aguardam por colheita de amostras ou resultados laboratoriais.

* Esperamos que os dados da notícia seja correcto.

.
.

Xutos e Pontapés

Para Ti Maria


.
.
HOJE  NA
"EXAME INFORMÁTICA"
F-16 da Força Aérea Portuguesa 
participa em reabastecimento em 
voo totalmente automático

A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave recetora e que visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo.

A Airbus revela em comunicado de imprensa que cumpriu com êxito a primeira operação de reabastecimento air-to-air (A3R) totalmente automática, através de um sistema de lança (boom system). A campanha de testes de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu um avião-cisterna de teste da Airbus, equipado com a solução Airbus A3R, e uma aeronave de combate F-16 da Força Aérea Portuguesa, que atuou como como receptor.
.

Assim que o procedimento é activado pelo operador de reabastecimento aéreo (ARO), o sistema A3R solta a lança automaticamente e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o recetáculo; o alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico para alcançar a conexão com o receptor. “Nesta altura, a transferência de combustível é iniciada para abastecer a aeronave receptora e, uma vez concluído o abastecimento e dada a ordem de desconexão, a lança é afastada do receptor, retraindo o feixe telescópico para manter uma distância de separação segura”, refere o comunicado da Airbus. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitoriza a operação.

Este teste está integrado na fase de industrialização dos sistemas A3R, antes de sua implementação no desenvolvimento do avião-cisterna A330 MRTT. A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e que visa reduzir a carga de trabalho do ARO, melhorar a segurança e optimizar a taxa de transferência de reabastecimento air-to-air em condições operacionais.

“A campanha envolveu um total de 45 horas de teste de voo e 120 contactos secos feitos através do sistema A3R, e cobrindo todo o envelope de reabastecimento aéreo, ao mesmo tempo em que o F-16 e o MRTT consolidam a maturidade e as capacidades do desenvolvimento neste estágio”, pode ler-se no comunicado. A fase de certificação começará em 2021.

* Tecnologia em ensaio.

.
.
3-GƐŊƐ́TICA MARAƲILHƆSA
3.1- 2ª 𝐋𝐄𝐈 𝐃𝐄 𝐌𝐄𝐍𝐃𝐄𝐋 


(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA)

* Um programa para pessoas que gostam de aprender.


FONTE:  Kennedy Ramos

.
.
Técnica de limpeza superficies 
COVID-19DGS



FONTE:  Direção-Geral da Saúde

.
.
Sim, Sr. Procurador/8
Ricardo Salgado e o “célebre careca 
que era o homem da mala” do Brasil



𝖭𝖺 "𝖮𝖯𝖤𝖱𝖠𝖢̧𝖠̃𝖮 𝖬𝖠𝖱𝖰𝖴𝖤̂𝖲" 𝗈 𝗌𝗋. 𝖯𝗋𝗈𝖼𝗎𝗋𝖺𝖽𝗈𝗋 𝖱𝗈𝗌𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖳𝖾𝗂𝗑𝖾𝗂𝗋𝖺, 𝗈 𝗌𝗋. 𝖩𝗎𝗂𝗓 𝖢𝖺𝗋𝗅𝗈𝗌 𝖠𝗅𝖾𝗑𝖺𝗇𝖽𝗋𝖾 𝖾 𝗈 𝗌𝗋. 𝖨𝗇𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝗈𝗋 𝖳𝗋𝗂𝖻𝗎𝗍𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖯𝖺𝗎𝗅𝗈 𝖲𝗂𝗅𝗏𝖺 𝖾𝖿𝖾𝖼𝗍𝗎𝖺𝗋𝖺𝗆 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝗋𝗈𝗀𝖺𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝖺 𝖺𝗋𝗀𝗎𝗂𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝗂𝖽𝗈𝗌 𝗇𝗈 𝗉𝗋𝗈𝖼𝖾𝗌𝗌𝗈 𝗂𝗇𝖽𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗇𝗈 𝗂𝗇𝗂́𝖼𝗂𝗈. 𝖤𝗆 𝖻𝗈𝖺 𝗁𝗈𝗋𝖺 𝗈 𝖮𝖡𝖲𝖤𝖱𝖵𝖠𝖣𝖮𝖱 𝗋𝖾𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗓𝗂𝗎 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖿𝗂𝖺𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂́𝗏𝖾𝗅 𝖺𝗅𝗀𝗎𝗇𝗌 𝗉𝖺𝗌𝗌𝗈𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗊𝗎𝗂𝗋𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾, 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖽𝖾𝗏𝗂𝖽𝖺 𝗏𝖾́𝗇𝗂𝖺 𝖾𝖽𝗂𝗍𝖺𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗀𝗈𝗋𝖺.


FONTE:  Observador

.
.
𝚀𝚄𝙴𝚁𝙸𝙳𝙰𝚂 𝙰𝚅𝙾́𝚂

.
.
𝒬𝒰𝒜𝒩𝒯𝒜  𝐿𝐼́𝐵𝐼𝒟𝒪....


.


2309
Senso d'hoje
CIDADÃOS EUROPEUS
INFECTADOS POR COVID 19
ANTES E DEPOIS DA DOENÇA



FONTE:  euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
COÇA,COÇA


.
.

BOM DIA



.


95-CINEMA
FORA "D'ORAS"

XI- 𝒜 ℬ𝑒𝓁𝒶 ℐ𝓂𝓅𝑒𝓇𝓉𝒾𝓃𝑒𝓃𝓉𝑒
(ℒ𝒶 𝒷𝑒𝓁𝓁𝑒 𝒩𝑜𝒾𝓈𝑒𝓊𝓈𝑒)



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸: 
É um filme franco-suíço-italiano de 1991 do género drama, dirigido por Jacques Rivette baseado na narrativa curta de Honoré de Balzac (Le Chef-d'œuvre inconnu) e em três contos de Henry James: The Liar, The Figure in the carpet and The Aspern Papers.

Na região rural da Provença francesa, o célebre pintor de meia-idade Édouard Frenhofer, junto a sua esposa e musa Elizabeth (Liz) procura levar uma vida bucólica. Em determinado momento, já em fim de carreira, Frenhofer recebe a visita do jovem aspirante Nicolas e de sua amante Marianne, que desejam conferenciar com o artista sobre pintura. Frenhofer se sente inspirado em Marianne para concluir uma tela inacabada, que almejava ser sua obra-prima absoluta, como uma redenção artística e espiritual: "La belle noiseuse", usando a mesma Marianne como modelo.

O filme explora minuciosamente o renascimento artístico, o sentimento de decadência frente a nova geração e a terna obsessão de Frenhofer por sua jovem modelo, bem como as intrigas e quezílias que inevitavelmente surgirão entre os dois durante a efetivação do milagre artístico, jamais evidenciado em sua totalidade.

𝓔𝓛𝓔𝓝𝓒𝓞: 
Michel Piccoli - Édouard Frenhofer
Jane Birkin - Liz
Emmanuelle Béart - Marianne
Marianne Denicourt - Julienne
David Bursztein - Nicolas
Gilles Arbona - Porbus
Marie Belluc - Magali
Marie-Claude Roger - Françoise
Leïla Remili - empregada
Daphne Goodfellow - turista
Susan Robertson - turista
Bernard Dufour - a mão do pintor

.