07/03/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


224-ACIDEZ

FEMININA


MEUS PAIS ESTÃO-SE SEPARANDO

Respondendo Emails



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.
O SUMIÇO



Um grupo de amigos decidem passar um fim de semana  num sitio afastado da cidade. Em meio á uma brincadeira, rolam alguns desentendimentos sobre o passado, que vão fazer um fim de semana divertido se transformar em um tormento, e o sumiço misterioso de um deles.

Actores: 
Allan Félix como (Guilherme)
Amanda Lays como (Cami)
Arycherle Cunha como (Carol)
Bruna Stefany como (Bia)
Illa Barbosa como (Rebecca)
João André como (Lucas)
Monique Ayanne como (Bella)
Renan Rodrigues como (Isaac)
Silvia Vitória como (Elena)
Tacisio Demetrio como (Max)
Participação Especial: 
Matheus Kennedy como (Professor Erick)

Diretora Geral: Julia Victoria


FONTE: Curtas Metragens

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Trabalho doméstico dos homens
.aumentou 8 minutos em 20 anos 

Relatório da Organização Internacional do Trabalho conclui que desigualdades no trabalho entre mulheres e homens mudaram pouco em duas décadas.

As diferenças salariais persistem, mas não é só no emprego que as desigualdades entre mulheres e homens se fazem sentir. Também em casa, no trabalho doméstico e na prestação de cuidados, mantém-se a disparidade na divisão de tarefas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), “nos últimos 20 anos, o tempo que as mulheres despenderam com a prestação de cuidados não remunerados e com o trabalho doméstico quase que não diminuiu, enquanto que, no caso dos homens aumentou apenas oito minutos por dia”, sublinha Manuela Tomei, diretora do Departamento de Condições de Trabalho e Igualdade da OIT, citada na nota enviada pela organização.
 .
A este ritmo, conclui a OIT, “serão necessários mais de 200 anos para alcançar a igualdade no tempo gasto no trabalho não remunerado”. Serão 209 anos, mais precisamente. As mulheres gastam, em média, quatro horas e 25 minutos por dia em trabalho não remunerado. Os homens passam uma hora e 23 minutos a fazer tarefas domésticas ou a prestar cuidados em casa. 

 O estudo da organização foi publicado esta quinta-feira a propósito do Dia Internacional da Mulher. Já no que toca ao trabalho pago, o mesmo relatório revela que “não são as habilitações escolares a determinar as mais baixas taxas de participação no emprego nem os salários mais baixos”. É a maternidade que “continua a constituir uma penalização para as mulheres”. 

 A diferença salarial média entre homens e mulheres ronda os 18,8% em todo o mundo. “As mulheres que ocupam os mesmos cargos que os homens recebem sistematicamente menos que os homens, mesmo que o seu nível de educação iguale ou ultrapasse o dos seus homólogos”, lê-se no estudo. A OIT concluiu também, numa análise feita em parceria com o LinkedIn, que as mulheres têm menos competências digitais, “que são atualmente um requisito para os empregos mais bem pagos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática”. 

O estudo conclui, porém, que “uma grande parte do gap salarial permanece sem explicação, particularmente em países desenvolvidos. O trabalho feito pelas mulheres é frequentemente desvalorizado porque é um reflexo do trabalho que tradicionalmente é feito pelas mulheres em casa sem remuneração”.

* Mais 8 minutos de trabalho doméstico, são mesmo homens de 'boa vontade'.


.
.
Astronomia
Uma visão Geral

Espectrógrafos e Detectores/1


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

 .
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Nove escolas dos Açores distinguidas com selo 'Escola Amiga da Criança'

Foram nove, as escolas dos Açores que viram os seus projetos distinguidos com o selo 'Escola Amiga da Criança', na primeira edição desta iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. 
 .
Esta iniciativa visa, segundo nota de imprensa, distinguir “escolas que concebem e concretizem ideias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar”.

As escolas dos Açores distinguidas foram:
EB 12/JI da Ponta da Ilha (Pico), na categoria envolvimento da família e comunidade educativa, com o projeto 'Feira de Natal'.
EB António José de Ávila (Faial), categoria alimentação, higiene e ambiente, com o proejto 'Comemoração do Dia Mundial da Ciência'.
EB/S de São Roque do Pico (Pico), também na categoria de alimentação, higiene e ambiente, com o projeto 'Pasteleiros Criativos'.
EBS da Calheta (São Jorge), categoria projetos extracurriculares, projeto 'Clube de Expressão Corporal e Teatral'.
EBS Calheta (São Jorge), igualmente na categoria projetos extracurriculares, projeto 'Percursos Pedestres com História'.
EB do Nordeste (São Miguel), categoria alimentação, higiene e ambiente, projecto 'Projecto Ler Verde'.
Colégio do Castanheiro (São Miguel), também na categoria alimentação, higiene e ambiente, projecto 'Parque Ambiental'.
EB 1/JI de Aldeia Nova (Terceira), categoria espaços de recreio e convívio, projeto 'Horta biológica'.
EBI dos Biscoitos (Terceira), categoria envolvimento da família e comunidade educativa, projecto 'Dia dos Moinhos'; bem como na categoria formação cívica, com o projeto 'Dia do PROFIJ – X Edições'.

Até ao próximo dia 5 de abril, direções, professores, pais e alunos de escolas podem candidatar-se à segunda edição desta iniciativa que reconhece, partilha e estimula projetos educativos nas seguintes categorias: alimentação, saúde e ambiente; cidadania, e/ou inclusão; digital; envolvimento família/comunidade; espaços escolares; segurança; e atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares.

As candidaturas podem ser submetidas através do site https://www.leyaeducacao.com/escolaamigadacrianca/ que posteriormente serão analisadas por um júri.

Refira-se que o vencedor do projecto ganha cinco mil euros em livros LeYa e o projeto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e ainda a distinção/selo para todas as escolas cujos projectos se distingam.

* Um excelente projecto.

.
.

LIV-Cidades e soluções

1- Carnaval sustentável  
  e com menos lixo



* Um alerta para quem se diverte e polui inconscientemente.

FONTE:   Jefferson Lima

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Sindicato de enfermeiros anuncia
 greve geral em abril

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou hoje a realização em abril de uma "greve geral, prolongada e muito dura", depois de uma reunião com o Governo que marca o início de um período de negociações.
.

O presidente do Sindepor, Carlos Ramalho, disse no final da reunião que a greve é para que "de uma vez por todas se entenda que os enfermeiros querem negociar, mas querem negociações sérias", acrescentando que será em abril, mas sem anunciar a data.

Carlos Ramalho disse à Lusa que a data da greve será anunciada na sexta-feira, quando está marcada uma marcha em Lisboa em homenagem aos enfermeiros.

* Há umas semanas escrevemos que o sr. primeiro-ministro tinha "requisitado" uma guerra mas errou na identificação do inimigo. O real inimigo está no ensino privado universitário que não paga  impostos, nos grupos religiosos que não pagam IMI, nas IPSS que arrecadam donativos para os converter em salários dos funcionários, nos banqueiros sanguessugas, nos militares que aldrabam, nos juizes que são injustos. Não são enfermeiros e professores os responsáveis pelo BPN, NB, Universidade Católica, Cáritas diocesanas, Tancos, morte de instruendos nos Comandos ou libertam bárbaros violentos que rebentam tímpanos a mulheres, contra isto o sr. PM faz pouco.
A sorte do sr. primeiro-ministro é que a direita parece ter contraído uma encefalite, mas atenção, cura-se.


.

HELENA MATOS

.







Uma súbita náusea

Uma professora foi agredida mas dessa violência não se fala. Carlos César diz que “a igreja tem de pôr a mão na consciência” sobre os abusos de menores e o país cala... São os dias da súbita náusea.

NáuseaCarlos César diz que “a igreja tem de pôr a mão na consciência” sobre os abusos de menores. Carlos César diz que “a igreja portuguesa se tem mantido em silêncio no que toca a abusos sexuais e pedofilia”, mas é hora de “meter a mão na consciência”. Aliás, o Presidente do Partido Socialista diz mesmo que “em Portugal parece que não se passou nada”. Por uma questão de higiene não vou comentar o conteúdo destas palavras de Carlos César. Por uma questão de memória futura deixo um aviso: um país em que uma personagem como Carlos César tem um ascendente crescente é um país cujo regime se torna mais opaco. E também mais desabridamente boçal. Já foi assim na crise gerada pelo Estatuto dos Açores em 2008 e os anos apenas acrescentaram essa atitude de sobranceira impunidade que caracteriza Carlos César: a forma como actuou na não recondução de Joana Marques Vidal em 2018 e agora esta declaração sobre o silêncio da Igreja portuguesa “no que toca a abusos sexuais e pedofilia” mostram como Carlos César sabe que cada vez menos pessoas têm coragem para perguntar: quando chega a hora de o PS “meter a mão na consciência”?

Combates selectivos. “Uma professora da Escola Básica da Torrinha, no Porto, foi agredida ‘a soco e pontapé’ à porta do estabelecimento por uma encarregada de educação, revelou esta quinta-feira à Agência Lusa fonte da PSP. De acordo com a mesma fonte, o incidente ocorreu quarta-feira e a PSP foi chamada ao local cerca das 10h50, tendo a vítima apresentado queixa junto daquela força policial. A professora, de 45 anos, também se dirigiu ao hospital de Santo António, no Porto, para receber assistência médica.”
Se usarmos para esta agressão a grelha actualmente em voga para a violência dita doméstica temos de perguntar também se a agressora já foi interrogada e sujeita a alguma medida cautelar. E claro indagar a que resultados chegaram, por exemplo, os 87 inquéritos de agressões contra professores que o Ministério Público de Lisboa abriu em 2017. Houve condenações? E se houve estas resumiram-se às penas suspensas e multas do costume ou foram aplicadas medidas de prisão? E os juízes o que escreveram nos acordãos? Citaram a Bíblia, Piaget ou Freinet? Há juízes reincidentes na absolvição dos agressores de professores? Como se chamam esses juízes?… Vamos usar esta táctica de pressão e fulanização dos juízes nos casos das agressões aos professores ou este tipo de argumentário só é válido quando está em causa o tema em agenda?

Há algo de esquizofrénico na presente parcelização da violência: a única violência de que se fala é a doméstica. Vamos ter mesmo na próxima semana um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica. As outras vítimas de violência não merecem atenção? A violência entre os jovens é uma espécie de elefante no meio da sala e assim vai continuar até que um facto mais grave obrigue a que se deixe de fazer de conta que não está a acontecer nada. A violência exercida sobre as figuras de autoridade, de que os professores são o exemplo mais evidente mas que também atinge funcionários das escolas, pessoal de saúde e polícias, é subestimada quer nos números, quer nas consequências.

Mas paremos para pensar um pouco: o que será um professor ter de voltar a enfrentar a turma em que um dos alunos o esmurrou? Ou em que um pai lhe deu uma cabeçada que o fez desmaiar? Ou em que uma mãe o pontapeou? Qual o impacto dessas agressões no comportamento e nas vidas dos alunos que assistiram a esses momentos umas vezes aterrorizados, outras na galhofa, outras desviando o olhar?

E quando se enfrentará finalmente a violência sofrida pelos habitantes da zonas rurais, vítimas de inenarráveis assaltos às suas casas e aos seus bens?  Quantas declarações de responsáveis políticos ouvimos sobre  a vaga de assaltos que em 2018 se registou nas zonas de de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Figueira da Foz e Coimbra “29 idosos amarrados, torturados e violentamente agredidos. As pessoas nem tinham tempo de reagir. Eram acordadas bruscamente e começavam a bater-lhes. Havia quem dissesse logo onde estava o dinheiro implorando que as deixassem, mas eles não queriam saber e continuavam (…) Em julho o pesadelo calhou a um casal do Pombal e a mulher, de 85 anos, foi de tal forma espancada que não resistiu e morreu. Noutro caso, em junho, os assaltantes agrediram e torturaram uma das vítimas, durante mais de uma hora e meia“.  Recordo aliás que estes assaltos acabaram a ter alguma notoriedade porque os seus autores fugiram por uma janela do tribunal. E será que desta vez os assaltantes-agressores vão ser condenados a uma simpática pena suspensa por roubos agravados como já acontecera a um deles no passado?

Que sentido faz fixarmo-nos num tipo de violência e fechar os olhos à restante?

Demagogia. As mulheres têm de se afirmar. Têm de perder o medo. Têm de ter voz própria…. Tudo isto claro se for para dizerem o que se espera. O que está previsto. E apenas isso. A reacção ao artigo de Joana Bento Rodrigues  é um bom exemplo do que se pode definir como liberdade guionada: quando não se respeita o guião gera-se o escândalo. Agora como no passado é essencial o respeitinho das mulheres pelo guião que deve reger as suas vidas e opiniões.

PS. Não se pode fazer uma petição pelo fim dos desfiles de Carnaval das escolas? Que mal terão feito as crianças de hoje para terem de andar a correr as ruas das suas localidades vestidas de lixo poluente, alga feliz, alimento saudável… ou outro item igualmente cheio de mensagem? Quando dentro de alguns anos se fizer o retrato do nosso tempo este intrusismo didáctico dos adultos nas brincadeiras infantis vai estar lá como um dos traços mais perturbantes.

IN "OBSERVADOR"
03/03/19

# Se desejar ler o artigo de JOANA BENTO RODRIGUES basta clicar no nome.

.
.


1843.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE  NO 
"i"
André Ventura
Tribunal Constitucional
invalida assinaturas

Na lista das oito mil assinaturas constavam nomes de agentes das forças policiais e de menores

O Chega, criado por André Ventura, recolheu novamente assinaturas para se formalizar como partido, depois de o Tribunal Constitucional ter invalidado centenas de assinaturas entregues.
 .
No Facebook, André Ventura garante que não vai desistir: “Tomaremos no final deste processo as decisões e as medidas que se impuserem, mas quero deixar-vos a todos esta palavra: não vamos desistir”. Na mesma rede social, o líder do movimento pede mais e novas assinaturas.

O Tribunal Constitucional deu agora a André Ventura um prazo de dez dias para o Chega corrigir as irregularidades relativas às assinaturas. Em causa, estão assinaturas de forças policiais e de menores que não podiam ser submetidas para a criação de um partido. No entanto, ao Público, André Ventura garantiu que “vai fazer tudo para que este processo não afecte a entrega de listas às eleições europeias”.

No mês passado, André Ventura ameaçou fazer uma vigília à porta do Tribunal Constitucional caso o seu partido não fosse legalizado, mas acabou por mudar de ideias depois de as assinaturas terem sido invalidadas.

A recolha das assinaturas começou em novembro e, em entrevista ao Jornal Sol - no ano passado -, André Ventura disse que esperava entregar as assinaturas ainda em dezembro do ano passado. No entanto, só a 23 de janeiro é que  o Chega entregou as assinaturas para formalizar o movimento no Tribunal Constitucional. “É um desafio muito grande, mas nós temos tido uma adesão tal a nível do país inteiro”, garantiu o líder do movimento.

André Ventura pretende criar, para as próximas eleições, uma coligação com o Democracia 21 e o Partido Cidadania e Democracia Cristã e, está ainda em negociações com o PPM para uma frente de centro-direita.

* Talvez nos bairros ciganos o sr. Ventura reúna as assinaturas que faltam.

.
.

IV-CIÊNCIA DE TUDO
Com Stephen Hawking 
4-Por Que Estamos Aqui?



FONTE: Canal Ciencialize

.
.
XII-O INFILTRADO
4-NO MUNDO DO MMA



FONTE:     O Infiltrado

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Belenenses joga na Luz sem a Cruz de Cristo pela primeira vez na história

O Belenenses está impedido de utilizar o símbolo da Cruz de Cristo no jogo com o Benfica, na próxima segunda-feira, no Estádio da Luz, relativo à 25.ª jornada da Liga.
.
«O Tribunal da Relação confirmou a decisão da providência cautelar, pelo que o Belenenses SAD não vai poder utilizar quer a Cruz, quer o emblema, quer o hino, quer o lema do clube», anunciou, em conferência de imprensa, Rui Pedro Soares.

«É uma decisão provisória, em breve vai dar início à ação principal. Temos aqui um assunto para se arrastar durante muito tempo», perspetivou o líder da SAD.

* Grande imbróglio. Este belenenses podia chamar-se os "dragões do sul"

.
.

João Braga e Pedro Moutinho

Um Carnaval


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Bispo do Porto propõe avaliação de recasados durante seis meses

A diocese do Porto está aberta à integração dos recasados na vida da Igreja e no acesso aos sacramentos, desde que os candidatos se disponibilizem a passar por um período de discernimento pessoal e pastoral nunca inferior a seis meses.

O processo será acompanhado por uma equipa especializada e a comunidade cristã também terá uma palavra a dizer, para evitar constrangimentos entre os fiéis.
.

De acordo com as novas orientações, contidas na Nota Pastoral divulgada quarta-feira pelo bispo do Porto, a ideia é contribuir para o acolhimento e integração das pessoas que acabaram um matrimónio religioso e decidiram partir para uma segunda união, civil ou de convivência, caso estas estejam em sintonia com os princípios de vida em Igreja e se gozam de "boa fama" ou são aceites pela comunidade cristã em que estão inseridas.

Segundo D. Manuel Linda, antes de iniciar o processo de discernimento, é necessário que o candidato demonstre "estar verdadeiramente arrependido do fracasso do seu primeiro matrimónio canónico; ter cumprido com todas as obrigações do primeiro matrimónio e já não poder voltar atrás; viver a segunda união, consolidada no tempo, com fidelidade comprovada e dedicação generosa e ter-se esforçado por viver da melhor maneira possível o segundo casamento a partir da fé, ter educado os filhos na fé cristã e manter uma prática religiosa consentânea com a sua condição".

Este procedimento, acompanhado sempre de um pastor, pode desembocar ou não no acesso aos sacramentos da confissão e da comunhão, alerta o bispo. "Não se trata de diminuir as exigências do Evangelho relativamente ao matrimónio, mas sim de ter em conta tanto os condicionamentos e as circunstâncias atenuantes como o princípio da misericórdia na pastoral", aconselha o Papa Francisco na exortação apostólica pós-sinodal "Amoris laetitia", sobre o amor na família.

Nas linhas de atuação para a pastoral familiar da diocese do Porto, D. Manuel Linda reforça ainda a ideia de que é necessário formar e acompanhar mais de perto os casais, com o recurso à criação de grupos com elementos casados mais experientes, e propõe a constituição de equipas multidisciplinares que possam ajudar e aconselhar os fiéis cujos matrimónios estão a passar por fases menos boas.

"Para responder a estas situações serão instituídas equipas, constituídas por casais, médicos, psicólogos, juristas, mediadores de conflitos e sacerdotes, para promover uma pastoral da reconciliação e da mediação. Pretende-se que estas equipas estejam espalhadas por toda a diocese. O objetivo é que exista pelo menos uma em cada região pastoral e, de acordo com as possibilidades, uma em cada Vigararia, criando-se, deste modo, uma verdadeira Rede de Acolhimento Familiar", aponta o prelado.

Depois da arquidiocese de Braga e do patriarcado de Lisboa, foi a vez da diocese do Porto estabelecer as linhas orientadoras da pastoral familiar, com base em dois aspetos fundamentais referidos pelo Papa.

Francisco: "o "carinho pastoral" que nos merece a família constituída ou a constituir e a cura que a Igreja, verdadeiro "hospital de campanha", é chamada a realizar em benefício dos matrimónios fraturados", esclarece D. Manuel Linda.

* Temos uma igreja curandeira a besuntar com banha da cobra intelectual, o bispo do Porto não deslustra a autocracia medieval.

.
.

1 - CIENTISTAS E
APOCALIPSE




Este documentário maravilhoso apresentado há alguns anos pelo History Channel, banido de diversos provedores, possui uma pesquisa profunda para uma situação pós-catástrofe. O objetivo do vídeo não é criar pânico algum, mas levar à reflexão de situações que experimentamos sejam elas climáticas, espaciais, sísmicas entre outras. Se puder, mantenha-o nos seus arquivos.


* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
.


A primeira consulta
no ginecologista




FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia.

.
.
Circo tira crianças da rua para
 ensinar a mágica circense



FONTE:  EFE BRASIL

.
.

Para cozer os miolos/98


Uma viagem no tempo graças ao projeto Inception


FONTE:  euronews

.
.

Afastamento do juiz Neto de Moura

Para: Assembleia da República

Excelentíssimos Senhores, vimos por este meio recorrer aqueles que elegemos, a quem pagamos e que têm a obrigação de zelar por nós, enquanto povo, mais particularmente por nós, cidadãos do sexo feminino, para que nenhuma mulher em Portugal possa ouvir, ver e estar sujeita a ser vítima de um julgamento sexista, fora do seu tempo, próprio de um qualquer país do terceiro mundo. Já basta a falta de proteção da lei portuguesa em relação à violência diariamente sofrida por muitas mulheres em Portugal. Exigimos que o sr Neto de Moura seja impedido de exercer a função de juiz, visto ter dado mostras de incapacidade total para exercer tal função. Esperamos e desejamos que as mulheres em Portugal passem a ser tratadas com equidade.

Ontem, 06/03 o sr. juiz Neto Moura foi transferido para uma vara cível, mantemos a petição gesto que pode ser  interpretado como o nosso agrado pela decisão do Presidente do Tribunal onde o mencionado juiz trabalha.


.

1905
Senso d'hoje
PATRICK DEPAUS
HAIR SPECIALIST
CIDADÃO PORTUGUÊS
"A beleza é light mas não é trivial 
  Um mau corte pode durar semanas




FONTE: Observador
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
Lesser Mouse-Deer


.
.

BOM DIA


.
.


5-INFORMAÇÃO
"FORA D'ORAS"

IV-A REDE



A REPORTAGEM DE

 CONCEIÇÃO LINO



 * Desde sempre todos os pensionistas deste blogue se manifestaram contra  o "facebook", do striptease sócio-emocional que impele os frequentadores da rede a fazer, do aproveitamento malicioso que pode acontecer, dum sem número de armadilhas a que se pode estar sujeito.

Uma excelente equipa da SIC coordenada por CONCEIÇÃO LINO apresentou em Janeiro deste ano a reportagem que editamos em seis partes onde é revelado o maquiavelismo duma possível psicopata que perturbou a vida de mais de uma dezena de pessoas. 

Para ver e aprender.

 FONTE: SIC

.