21/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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16-FUTURANDO

Avatar: um "eu" virtual para interagir com o mundo



01:04 Esta semana no Futurando vamos mostrar o software que produz um avatar do usuário a partir de uma selfie. O que se espera é que as pessoas se conectem no mundo virtual de uma maneira mais humana e próxima da realidade. O chamado Didimo poderia até auxiliar na educação de crianças. Quer saber como? Não perca o programa. 
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04:16 Com a tecnologia tão em alta, uma profissão cada vez mais almejada é a de designer de videogames. Por que não contar a história de refugiados com jogos? Foi a ideia de um especialista da área que fugiu da guerra na Síria. Abdullah Karam quer tornar compreensível a situação dos conterrâneos que tiveram que deixar o país de origem.

06:19 Ainda na onda high-tech, já pensou em não ter que carregar chaves de casa ou cartões para acesso ao transporte público? Esses objetos podem ser substituídos por um microchip implantado na mão. É realidade na Suécia, onde existem até festas em que as pessoas se encontram para inserir chips.

11:53 O Futurando também discute a importância das áreas verdes nas cidades. Metrópoles no mundo todo sempre tiveram um forte apelo porque oferecem assistência médica, oportunidades educacionais e de emprego. Sem contar infraestrutura e cultura. O problema é que tanta gente reunida numa selva de pedra só tem feito aumentar as emissões de gases de efeito estufa.

14:37 A capital do Vietnã, Hanoi, está tentando diminuir os índices de poluição provocados pelo excesso de carros e motocicletas nas ruas. A Alemanha presta consultoria para que a cidade consiga melhorar a qualidade do ar. A contaminação chegou a níveis tão preocupantes que para respirar sem máscaras só mesmo aos finais de semana.

22:14 A solução encontrada por Londres para combater a poluição foi definir um pedágio para evitar que muitos carros entrem no centro da cidade. Veículos mais antigos e que, portanto, poluem mais, também pagam mais caro. Os detalhes de como esse sistema funciona estão no Futurando.

FONTE: DW Brasil

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XXIX- SEGUNDOS FATAIS
1- Falcão Negro em Perigo



FONTE:  KillHim INC


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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IV-ABECEDÁRIO

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NATUREZA
6-Yua Aida



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XVII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

2- Louis Pasteur
e os Micro organismos



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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IV-ABECEDÁRIO

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5-Yulia Sosnova



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Evellyn Diniz

Autismo e Integração Sensorial



"O pulsar desse mundo não é percebido da mesma forma por todos."
Evellyn mostra como a DPS (Disfunção no Processamento Sensorial) norteia o comportamento e o desempenho social e cognitivo do autista e dá dicas simples de acomodações e estímulos sensoriais que podem ajudar no dia-a-dia em casa e na escola.

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IV-ABECEDÁRIO

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NATUREZA
4-Yana-West



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CAROLINA RITO

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Um dia no consulado 
português em Londres

O testemunho que partilho é baseado na minha experiência de contacto, nos últimos seis meses, com os serviços online e offline do consulado Português em Londres.

Esta experiência decorre durante um dos períodos de maior incerteza para os cidadãos Portugueses a residir no Reino Unido. Com um acordo de saída da União Europeia a ser debilmente negociado desde 2016 e com contornos ainda desconhecidos, o consulado falha em providenciar o apoio e cuidados devidos aos seus utentes.

O sítio online de agendamentos do consulado Português em Londres tem apresentado uma escassez de marcações disponíveis durante os últimos seis meses. Com o meu cartão do cidadão expirado em Abril de 2019, procurei horários disponíveis desde Janeiro, sem sucesso. Ou seja, o site indicava que não havia datas disponíveis sugerindo ao utente que tentasse mais tarde. Quando finalmente consegui uma marcação, a primeira data disponível era dia 29 de Maio de 2019, às 14h.

A espera no exterior das instalações
Os cidadãos Portugueses a residir em Inglaterra que necessitem de tratar de qualquer documentação com os serviços Portugueses têm que se dirigir às cidades de Londres ou Manchester. Estando registada no consulado de Londres, e morando em Nottingham, para poder renovar o meu cartão do cidadão eu tenho que tirar um dia de férias e cobrir as despesas associadas a esta deslocação, que nunca são menos de €100.

No dia marcado, chego ao consulado às 13h50m, ou seja, dez minutos antes da minha marcação. Com enorme surpresa, deparo-me com uma longa fila de pessoas esperando à chuva e vento no exterior das instalações. Dirijo-me a um senhor que se encontra à porta, com um colete anti-balas e com a inscrição ‘security’ nas costas. ‘Para uma marcação às 14h é necessário esperar no exterior?’, pergunto. Ao qual me foi respondido que sim, e que seria chamada quando fosse a hora da marcação.

Quando me desloco para o final da fila, que já se encontrava na esquina do quarteirão, vejo que nesta estão inúmeras crianças que aguardavam com os seus encarregados – muitas vezes apenas um dos pais se fazia apresentar, sendo neste caso as mães. Relembro que está a chover e faz frio. Nesta fila estão crianças de várias idades, incluindo recém-nascidos que vêm com os seus pais tratar da sua documentação de identidade. É importante frisar que crianças nascidas no Reino Unido de pais estrangeiros não têm direito à nacionalidade Britânica, o que faz com que este procedimento para aquisição de documentação seja fundamental numa fase inicial da vida destes recém-nascidos.

A chuva intensifica-se. O meu chapéu-de-chuva está a proteger uma mãe e a sua criança no carrinho de bebé. Os pais tentam encontrar formas de proteger os seus filhos e evitar que se molhem ainda mais. As pessoas comentam que a situação é inaceitável. Eu aproveito para expressar a minha indignação com as pessoas que estão ao meu lado.

Quando finalmente as marcações das 14h são chamadas para entrar já passam das 14h20m. Eu interpelo o segurança. Pergunto-lhe como pode deixar as pessoas à chuva, com crianças, sem sítio onde se possam abrigar e sem sítio para se sentarem. Responde-me que simplesmente cumpre ordens e que fale com outro colega que se encontra dentro das instalações. Este segundo segurança é-me familiar. Já trabalha no consulado há muitos anos, desde que eu emigrei para o Reino Unido em 2011. Pergunto-lhe o mesmo, ao qual me responde que as pessoas chegam demasiado cedo para as marcações e que só podem entrar à hora certa. Explico-lhe que há pessoas que viajam de longe e que para garantirem estar aqui a horas, terão de chegar mais cedo. E que muitas vezes não têm para onde ir. Insisto que o consulado deveria acolher as pessoas. A localização do consulado num dos bairros mais ricos da cidade de Londres, significa que, para a grande maioria, este dia involve várias viagens, levantar cedo, pagar deslocações, etc. Com crianças a situação é ainda mais complicada.

Este último comentário não recebe resposta. Indicam-me que tenho que entrar e sentar-me. A sala de espera, como eu havia imaginada, está cheia de lugares vazios. Há espaço para acolher todos os que ainda se encontram à chuva.

Comportamento irregular da equipa de segurança
Já frequento o consulado Português desde 2011 e nunca tinha encontrado uma equipa de segurança tão vasta. A barrar a entrada dos utentes nas instalações está o primeiro membro da equipa (inexistente há dois anos atrás); antes de entrar dentro da sala de espera encontram-se dois membros (incluindo o funcionário que reconheço de visitas anteriores); e, finalmente, há outro elemento da equipa dentro da sala de espera. Este último também é novo. Parece-me que o crescimento da equipa de seguranças é desproporcional ao crescimento do número de funcionários consulares a servir os interesses dos utentes. Atendendo, neste caso, às horas de espera, à inexistente de serviço telefónico, e ao número reduzido de datas disponíveis para agendamentos.

Depois de ter entrado na sala de espera aguardei mais de duas horas para ser atendida. Durante este período observei episódios de comportamento irregular e violador dos direitos dos utentes menores regulados pelos seguranças. Este testemunho não prentende incriminar um indivíduo em particular, pois tendo visto a mudança de turnos, entendi que o comportamento era homogéneo e terá sido indicado pelos superiores dos seguranças.

Tal como eu, a maior parte dos utentes esperam mais de duas horas nesta sala. Atendendo ao facto de muitos deles virem tratar de documentação para os seus filhos, há bastantes crianças na sala. Será fácil (e humano) entender que uma criança não tem a capacidade de estar sentada durante duas horas, quieta, e em silêncio. Naturalmente levantam-se, encontram algo para se entreter e brincam com outras crianças. Quando estas situações se verificam, o segurança aborda os pais para que os sentem e mantenham calados. Invariavelmente, as crianças reagiam com desagrado, chorando e tentando sair do carrinho ou cadeiras. Alguns pais viram-se forçados a prendê-las com o cinto do carrinho de bebé para evitar ser novamente interpelados pelos seguranças.

Outra situação anormal é a proibição do uso do telemóvel. Os seguranças controlam as chamadas feitas dentro da sala de espera, convidando os utentes a desligar ou a sair das instalações. Devido ao tempo de espera é natural que as pessoas tenham que avisar amigos, colegas ou familiares da sua localização. No meu caso, o meu companheiro aguardava o meu contacto para saber quando estaria despachada. Quando ele me ligou, o segurança rapidamente me interpelou para que eu terminasse a chamada. Nesse momento tive a oportunidade de chamar à atenção do segurança da lastimosa performance com os utentes. Expliquei-lhe que estavam a tratar as crianças de forma desumana, e que a sua presença e atitude era desadequada com o papel que o consulado deveria ter. Ou seja, de apoio e de acolhimento.

Infelizmente, o que se sente com o reforço desta equipa é a sensação de que os utentes podem ser potencialmente perigosos e causar distúrbios, quando o consulado é o único ponto de contacto que temos com o nosso país e onde deveríamos receber apoio e conforto. O que poderia levar a reacções negativas é a forma irregular como os utentes são tratados, deixados na rua expostos aos elementos e obrigados a conter comportamentos naturais dos mais pequenos, como de uma punição se tratasse.

Depois de ter feito estes comentários, a senhora que estava sentada ao meu lado, partilhou comigo a sua insatifação com o atendimento do consulado. Disse-me que quando estava a tentar entrar nas instalações foi tratada de forma inapropriada pelos seguranças, tendo-a feito sentir-se vunerável perante a atitude de demonstração de força, desproporcional com o que esperava do consulado. Confirmou também que era a primeira vez que sentia esta hostilidade e que estava bastante surpreendida.

Dentro de um contexto de Brexit eminente, com todas as dúvidas e inseguranças que os cidadãos portugueses têm em relação aos seus direitos para permanecer e trabalhar no Reino Unido, o consulado falha em providenciar os recursos necessários para um atendimento capaz e rápido, assim como transmitir apoio e cuidado aos seus utentes. A performance do consulado destaca-se por uma deficiência no atendimento, longas horas de espera, falta de pessoal, e demonstração de uma hostilidade desnecessária.

* Curadora e investigadora, membro do Secretariado do Núcleo Europa do Bloco de Esquerda

IN "ESQUERDA"
15/07/19

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1976.UNIÃO



EUROPEIA



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IV-ABECEDÁRIO

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NATUREZA
3-Yvonne de Carlo



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2~ALCOOLISMO
O que  Jovens e  Pais devem saber





FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

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XXIX-VISITA GUIADA


Convento da Conceição/1

BEJA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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IV-ABECEDÁRIO

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NATUREZA
2-Yurizan Beltran



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BADEN POWELL

ASA BRANCA


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IV-ABECEDÁRIO

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NATUREZA
1-Yarina



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5- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO


ÚLTIMO EPISÓDIO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

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ILHA DE LIXO



FONTE:  afpbr

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UM HORROR
Holanda parcialmente responsável 
pelo massacre de Srebrenica



FONTE:  euronews

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Fome cresce na América Latina e já afeta
 42,5 milhões de pessoas, segundo ONU



FONTE:  EFE BRASIL

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Bobó de Camarão


De: Cozinhas do Mundo - Brasil  
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Caminhas para as


crianças do 3ºmundo













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2041
Senso d'hoje
GRAÇA CANTO MONIZ
JURISTA
MILITANTE DO CDS
"A Minha Geração"




* É jurista e aos 29 anos entregou a tese de doutoramento sobre Privacidade e Proteção de Dados. Graça Canto Moniz está à frente do Manifesto 5.7, que tenta reconstruir a Direita, e ocupa-se também do programa do CDS-PP para a próxima legislatura. É a convidada desta semana do programa "A Minha Geração", de Diana Duarte, na Rádio Observador.

FONTE: Observador

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ANIMAL TV

UNICÓRNIOS EXISTIRAM


Unicórnio-siberian (Elasmotherium sibiricum)

  ANIMAL TV

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BOM DOMINGO


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