29/04/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.



25.O QUE NÓS  


"APRENDEMOS"!




TAEKWONDO






Na etiqueta "PEIDA E DESPORTO" estamos a apresentar regras de várias modalidades desportivas e olímpicas desde 13 de Novembro de 2015. .
.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
.
.
8.O NOVO MUNDO


DOCUMENTÁRIO DO

LIVRO DE MÓRMON



ÚLTIMO EPISÓDIO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.

HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Homem de 83 anos viola sogra de 101 
.
Crime ocorreu em Espanha

A polícia espanhola deteve na quarta-feira um homem de 83 anos suspeito de ter agredido sexualmente a sogra de 101 anos, confirmou à Europa Press o porta-voz da polícia de Madrid. O crime ocorreu na terça-feira. As autoridades foram alertadas pelas urgências do Hospital Ramón y Cajal, em Madrid, onde a vítima foi assistida. 
.

A idosa dizia ter sido agredida pelo genro e apresentava hematomas em várias partes do corpo. Mais tarde, as autoridades informaram a filha da senhora, com o alegado agressor, que contou às autoridades que quando chegou a casa encontrou a mãe no chão, com cabelo desgrenhado e sem a fralda.

O marido estava com uma atitue estranha. O detido não tinha antecedentes criminais.

* "VELHAGRA", quase nos arrependemos de ontem termos criticados os putos que fornicavam no wc duma discoteca.

.
.


7-QUANTO VALE

A TERRA?


Formada há mais de 4,6 milhões de anos, a Terra acumula grandes riquezas, desde a madeira ao gado, passando pelo ouro. Em conjunto, esses recursos construíram nossas grandes civilizações.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

Reino Unido.
Google acede a dados confidenciais
 de pacientes britânicos

O “National Health Service UK”, o serviço nacional de saúde britânico, assinou um acordo com a Google que permite à multinacional norte-americana ter acesso à esmagadora maioria dos dados confidenciais sobre a saúde dos 1.6 milhões de pacientes no Reino Unido que utilizam esse serviço público.
.
SORDIDAMENTE
O documento a que a revista científica New Scientist teve acesso revela que a Deep Mind – uma empresa de inteligência artificial adquirida pela Google – pode através desse acordo ter acesso a vários pormenores sobre a saúde dos britânicos. E isso inclui saber de que doenças padecem, que medicação tomam e se já sofreram overdoses ou se submeteram a abortos. O acordo também admite que a Google pode aceder aos dados de todos os pacientes que passaram por três dos hospitais britânicos – Barnet, Chase Farm e Royal Free – nos últimos cinco anos.

Em fevereiro deste ano, a Deep Mind anunciou que tinha estabelecido um acordo com a equipa do Serviço Nacional de Saúde inglês, com o objetivo de criar uma aplicação – a “Streams” – que apoiaria o pessoal médico a monitorizar pacientes com doenças nos rins. Sabe-se agora que a empresa controlada pela Google tem acesso a um leque muito maior de informação confidencial e supostamente protegida.

Essa informação não está a ser armazenada nos escritórios da Deep Mind, mas antes por uma terceira empresa: o Serviço Secundário do Utilizador, uma base de dados do Governo. No entanto, há uma cláusula nesse acordo que impede a empresa de inteligência artificial de utilizar esses dados noutras partes da sua atividade. Além disso, a Deep Mind está obrigada a apagar os dados armazenados já em setembro de 2017 se o acordo não for renovado.

Google já se pronunciou
A Google, que detém a empresa parceira do sistema nacional de saúde, afirma que o acesso completo aos dados dos pacientes é necessária porque não existe uma base de dados específica só para doentes renais. O comunicado enviado pelo Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido ressalva também que “providencia a Deep Mind com dados dos pacientes do serviço nacional de saúde de acordo com regras governamentais muito apertadas e para aplicação apenas em cuidados clínicos”.

Agora que o conteúdo do documento foi tornado público, a empresa da Google e o serviço nacional de saúde britânico admitiu que também partilhavam informações sobre a localização dos doentes e sobre quem visitava esses pacientes enquanto permaneciam nos hospitais. O pessoal médico também vai partilhar os registos dos exames e das análises e indicar os resultados dos testes médicos.

A Royal Free, empresa que gere os três hospitais onde este caso foi detetado, ainda não prestou declarações.

* Não digam mal do Bog Brother, a notícia configura crime.

.
.

Reacções de crianças

ao casamento gay




Eis uma lição para os responsáveis do Colégio Militar

.
.

HOJE NO    
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Simone de Oliveira vetada pela SIC? 
Compreenda o caso (atualizada)

A cantora garante não ter sido a autora da publicação no Facebook que critica duramente a diretora SIC Gabriela Sobral. Simone de Oliveira adianta ter uma amiga responsável pela gestão da sua página.
.
"Uma rapariguinha de nome Gabriela Sobral não gosta de mim", começava por contar Simone de Oliveira, perto das oito da manhã, recorrendo à sua página oficial de Facebook. Contudo, a publicação, que chegava a associar a suposta atuação da diretora de produção e coordenação da SIC a ideais defendidos pelo Estado Novo, não foi escrita pela cantora de 78 anos.

Em declarações à nossa publicação, Simone de Oliveira garantiu não ter sido ela a autora do texto, que já contava com centenas de comentários e partilhas: "não fui eu que escrevi, sou incapaz de o fazer, sou demasiado educada." Simone nem sequer sabia que centenas de fãs lhe estavam a transmitir força na caixa de comentários, pois raramente utiliza aquela rede social: "Quem gere a página é uma amiga - Fátima [Bernardo, agente de Simone]. Não faço ideia do que se trata a publicação." Ao que a nossa publicação conseguiu apurar, o texto versava sobre um alegado veto a Simone de Oliveira por parte de Gabriela Sobral, nomeadamente em relação a uma possível atuação na gala dos Globos de Ouro, a 15 de maio.

Ao nosso jornal, Simone revelou que vai marcar presença na gala, mas que nunca lhe pediram para atuar no evento. Simone garantiu ainda não conhecer pessoalmente a diretora da estação de Carnaxide: "não existe qualquer relação entre mim e a Gabriela. Gostava muito de lhe dizer que não fui eu que escrevi aquele texto". No entanto, Simone de Oliveira revelou que Gabriela Sobral já terá rejeitado participações suas em formatos do canal: "sei que sobre eventuais participações minhas ela disse 'não. A Simone não'".

Simone de Oliveira mostrou-se surpreendida com a situação e revelou que estava a tentar em contacto com a sua gestora de redes sociais. O nosso jornal tentou, sem sucesso, até ao momento, obter uma reação tanto de Fátima Bernardo como da responsável da SIC, Gabriela Sobral.
(atualização)

Ao final da tarde desta sexta-feira, sabe o DN Simone de Oliveira entrou em contacto com Gabriela Sobral. A cantora explicou não ter sido a responsável pela publicação na sua página de Facebook, tendo a responsável da estação de Carnaxide desvalorizado o episódio.

* Se a sra. D. Simone tem uma folha no facebook e não a gere porque a tem? São exemplos destes que nos fazem repudiar o pasquim chamado facebook


.
.


SOLUCIONANDO O ENIGMA





O criador I possui 49 jacarés,

e o criador II possui 35 jacarés.

.

INÊS RAPAZOTE

.







"Também somos portugueses.
Desculpe, Sr. Presidente"

Marcelo inaugurou os seu Portugal Próximo pelo interior alentejano. Quase 30 anos antes, Soares (o pai das Presidências Abertas) ouvira as mesmas queixas, por terras transmontanas

Jorge Libertado vestiu-se a rigor e pôs-se à porta da sua taberna com um livro e um saco com garrafas de vinho na mão. Quarta geração de taberneiros, sabia que Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança dos Presidentes anteriores, passaria por ali, ao terminar a subida pela Segunda Rua da Mouraria, em Moura. Também sabia que pararia. O que não sabia é que este Presidente lhe perguntaria, ao olhar para as garrafas, "então e não se bebe nada?"

Marcelo entrou (foi o primeiro Presidente da entrar na Taberna do Liberato) e bebeu vinho, provou o queijinho e ainda conseguiu que lhe oferecessem um bocadinho de presunto. Uma refeição completa para aquele que sobrevive com a campanhas eleitorais à base de sandwiches de queijo. Perante a generosidade do taberneiro, Marcelo disse "Ainda vai à falência!", mas Jorge Liberato respondeu com um mimo: "não com um Presidente como você, que dá força [à economia] para melhorar."

Depois dos comes e bebes, Marcelo seguiu caminho. O taberneiro ficou para trás, contente com a visita. "É como Mário Soares", diria finalmente à VISÃO.

De facto, como Soares, Marcelo fez furor na sua primeira presidência aberta, a que chamou "Portugal Próximo". Beijou crianças e velhinhas, deu "passou-bem" vigorosos, ouviu queixas, pedidos de ajuda e muitos elogios. "Cuidado que está mais magro", disseram-lhe em Évora. "Estou cansado, mas engordei um quilo", respondeu. A senhora nem ouviu, respondendo de seguida: "Olhe que eu não o quero lá um ano, quero-o lá dez anos!"

De tão à vontade, parecia que Marcelo está em Belém há anos. Exatamente como Soares, na sua primeira Presidência Aberta, em setembro de 1986, em Guimarães. Pelo interior alentejano, Marcelo disse e repetiu que quer um Portugal Próximo, sem desigualdades, porque "não há portugueses de primeira e de segunda", diria em Portalegre. "Há portugueses todos iguais e há grandes desigualdades. Uma das grandes desigualdades marcantes é entre quem vive no interior e quem vive no litoral."

Também Soares, há 29 anos, se deparou com a mesma questão. Foi na sua segunda Presidência Aberta (a segunda desde o 25 de Abril), em Bragança. "Nós também somos portugueses, desculpe Sr. Presidente", exibiam os alunos de uma escola primária do distrito. A mensagem estava colada a uma placa de sinalização "STOP" criada de propósito para fazer parar a caravana presidencial, que passava pelas estradas do interior transmontano. Soares engraçou com a situação.

Quase 30 anos depois não houve "STOP's" improvisados, mas a mensagem mantém-se.

PS: Se em Moura compararam Marcelo a Soares, no Alqueva compararam-no com o Papa Francisco.

A AUTORA

Cresci entre Managua, Bruxelas e Lisboa e viajei pelo mundo fora sonhando em tudo o que poderia fazer, «quando fosse grande». O destino trouxe-me para Portugal e encarreirou-me para um curso de Comunicação Social - ao qual faltava amiúde para me enfiar nas redações. Viciei-me em fazer perguntas, nunca me cansei de ouvir respostas e convenci-me que é legítimo querer saber sempre mais. Quis ser cantora, fotógrafa de guerra, psicóloga, gestora e arquiteta. Sou jornalista, na VISÃO desde 1999, onde posso fazer de tudo isto um pouco.


IN "VISÃO"
28/04/16

.
.


854.UNIÃO


EUROPEIA



.
HOJE NO
"RECORD"
UFC: 
"Bombardeiro" senegalês 
quer oportunidade

"Tu és o futuro do UFC". É esta a frase que Serigne Ousmane Dia, lutador senegalês, quer ouvir de Dana White, o dono e senhor da UFC.
.
Esta africano de 140 kg é um verdadeiro herói no seu país, onde é conhecido pela alcunha Bombardeiro B-52, e procura agora o sue lugar ao Sol na mais influente companhia de Artes Marciais Mistas do Mundo.

"Esta modalidade é maior do que o futebol. E o Bombardeiro é o melhor. Quando ele luta wrestling senegalês [ndr. semelhante à luta greco-romana], todo o país pára para o ver, as crianças adoram tirar fotografias com ele e tocar-lhe nos músculos", revela o seu agente e treinador Luc Estienne.

O wrestling é uma modalidade muito popular no Senegal e o Bombardeiro consegue ganhar 100 mil euros por combate, num país onde o ordenado mensal médio não passa dos 30 euros. Ainda assim, quer mais: "Estamos à esperta que alguém na UFC preste atenção ao que ele anda a fazer. Será um Rei se alguém o convidar."

Como nota final, importa explicar que para além do treino intenso, a dieta do Bombardeiro é considerada fundamental para a sua enorme evolução. Come diariamente dois frangos, dezenas de sardinhas, um cordeiro, arroz, massa, couscous, sopa, café e sumos naturais.

* Bombardeiro ou "aspirador"?

.
.



6-O CANCRO


DA EUROPA

CATASTROIKA


* Enterrado o papão da Guerra Fria que funcionava como "regulador" nas relações entre Ocidente e Leste, foi "confeccionado" um instrumento novo com maior abrangência, exterior à soberania dos países, que os manietasse para sempre a uma nova ordem mundial, dá pelo nome de DÍVIDA.

.
.
4-NÃO MATARÁS

CONTRA OS TESTES EM ANIMAIS


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

José Fidalgo sofre "dano colateral" 
na guerra dos taxistas

Com a intenção de regressar a Lisboa, o ator José Fidalgo foi atingido esta sexta-feira à tarde com ovos e farinha na cabeça, na estação da Campanhã, no Porto, a pretexto do bloqueio dos taxistas contra a Uber. 

Surpreendido, o galã da SIC sente que foi alvo de um "dano colateral" apenas por ter entrado num táxi que boicotou o protesto e sofreu o ataque dos que se insurgiram contra os "desertores" e também motoristas da rival Uber. 
 .

Contactado pelo JN, Fidalgo reconheceu que não seria ele o alvo da fúria dos taxistas que, ao verem um táxi chegar com passageiros, atiraram o saco com farinha e ovos à sua cabeça: "Não acredito que me quisessem atingir, mas a verdade é que o fizeram".

Horas após o incidente, o ator recorda que o taxista que o transportava mostrou alguma relutância em aproximar-se da estação, talvez adivinhando o pior. Mas "tinha que sair. E quando saí fui atingido por o que me pareceu um saco de ovos e farinha, na cabeça", conta.

Surpreendido por algo que condena, José Fidalgo lembra que "estamos perante uma atitude desesperada de um homem que se sente injustiçado", defendendo que há que "criar condições para que todos os operadores de transportes" trabalhem sem conflitos, além de que, "face ao que tem acontecido ultimamente, devia haver um reforço da segurança, até porque cabe à polícia manter a ordem pública".

Com muitas viagens à Invicta, onde tem amigos e vive o filho Lourenço com a mãe, Fidalgo levou, desta vez, para Lisboa uma história com que não contava, mas espelha a atualidade do país.

* Uma manifestação é forma de luta de classe mas Portugal vive em democracia não há necessidade de recorrer à violência, o que aconteceu a José Fidalgo foi um acto de selvajaria. Os srs. presidentes da Antral e da Federação do Táxi deviam zelar mais pela educação dos seus associados que mais uma vez não foi demonstrada. O conceito de "taxista é mal educado" perdurará enquanto existirem energúmenos com licença para transportar passageiros.

.
.
Dulce Pontes, Júlio Pereira

Os Índios da Meia-Praia


.
.
HOJE NO 
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"
São precisos 34 meses em tribunal 
para declarar uma insolvência

Há menos insolvências a dar entrada nos tribunais e agora já são quase tantos processos de empresas como de famílias, depois de estas últimas terem chegado a representar 73,2% do total de falências decretadas.
.
A duração média de um processo de insolvência no final do último trimestre de 2015 era de pouco menos de três anos. Uma ligeira melhoria face o panorama em 2007, indicam as estatísticas do Ministério da Justiça divulgadas sexta-feira.

As insolvências, que correm nos tribunais do comércio, são, a par das cobranças de dívida e dos processos tributários, as acções que mais alimentam o número de processos pendentes nos tribunais. Atingiram o pico mais elevado em 2012, no auge da crise, com 5.400 novos processos no último trimestre desse ano, que comparam com 4.192 no mesmo período de 2015.

Relativamente ao tipo de pessoa envolvida nas insolvências decretadas, regista-se um aumento muito significativo na comparação homóloga. As famílias representavam uma fatia de 17,3% em 2007 e no último trimestre do ano passado somavam já 73,2% do total de insolvências decretadas. Em 2015 havia já um equilíbrio e as famílias representavam 50,5% do total.

Olhando para os números totais, no quarto trimestre de 2015 foram decretadas 3.505 insolvências, menos 991 que no mesmo período de 2014, quando foram determinadas 4.496 processos.

* 34 meses, porquê  tanto tempo?

.
.

CASTELO IMPRESSO EM 3D


.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Praia de Mira é a única do mundo com 
30 anos consecutivos de Bandeira Azul

A Praia de Mira, distrito de Coimbra, tornou-se hoje oficialmente a única zona balnear marítima do mundo a receber durante 30 anos consecutivos a Bandeira Azul, galardão que distingue a qualidade das praias. 
.

A Praia de Mira conquistou a primeira Bandeira Azul em 1987, ano em que foi criado o galardão ambiental da Fundação para a Educação Ambiental, e hoje voltou a ser contemplada com galardão, pelo 30.º ano consecutivo.

"Temos muito orgulho em ter uma praia que é uma referência mundial, até por ser a única com Bandeira Azul há 30 anos consecutivos", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, lembrando que o Poço da Cruz, a outra praia do concelho, foi também hoje contemplada pelo décimo ano consecutivo com o galardão. 

* Um feito extraordinário, parabéns.

.
.


ENIGMAS PARA RESOLVER


Dois criadores de jacarés (criador I e criador II) estavam conversando, e, durante o curso da conversa, eles notaram uma curiosa coincidência.
Se o criador I vendesse 7 jacarés ao criador II, o criador I ficaria com o mesmo número de jacarés que o criador II.
Por outro lado, se o criador II vendesse ao criador I 7 jacarés, o criador I ficaria exatamente com o dobro do número de jacarés do criador II.
Quantos jacarés cada um deles possui?




Nota da Redacção: A resposta será publicada às 20:15

.
.

HOJE NO
"i"

Nasceram quatro linces bebés 
sem ser em cativeiro

A cena não acontecia há décadas: quatro linces bebés nasceram fora de um ambiente de cativeiro, há cerca de 45 dias, nos Montes de Toledo, em Espanha. A notícia foi confirmada  hoje pelo Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Castilla-La Mancha. O nascimento é o ansiado resultado do projeto “Life+Iberlince” que, desde julho de 2014, tenta reintroduzir a espécie na Península Ibérica. 
 .
Os bebés são filhos da fêmea Keres, um lince proveniente do centro de criação Zarza Granadilla, de Cáceres, posta em liberdade a 22 de janeiro de 2015. O nascimento dos bebés na Natureza é uma “notícia muito aguardada para a conservação desta espécie, uma vez que já não se reproduzia nos Montes de Toledo durante há décadas e, portanto, é um marco para o projeto Iberlince Life”, disse o ministro da   Agricultura, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural,  Francisco Martínez Arroyo, citado pela Lusa.

A reintrodução do lince ibérico em Portugal iniciou-se em Mértola, em dezembro de 2014. Por agora, há 16 linces a viver em liberdade no país, não se tendo, no entanto, registado nascimentos até à data.

* Talvez um venha para Portugal.

.
.
O PINTELHOSO


.
.
HOJE NO
"A BOLA"
Operação Fénix: 
Pinto da Costa e Antero Henrique
 vão a julgamento
 .
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Antero Henrique, administrador da SAD, vão ser julgados no âmbito do processo Operação Fénix, avança a SIC Notícias.

O líder dos azuis e brancos é suspeito de ter contratado a empresa SPDE, de segurança privada, que teria recorrido a práticos violentas e não tinha licença para fazer proteção pessoal.

De recordar que o processo conta com 57 arguidos acusados de associação criminosa, exercício ilícito de segurança privada, ofensas à integridade física qualificadas, ofensas à integridade física agravadas, extorsão, coação, tráfico, posse de armas proibidas e favorecimento pessoal. 

*  Que se faça justiça

.
.
ANGOLA













.
.
HOJE NO   
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

Alunos da Rússia na Madeira através 
de protocolo de intercâmbio

Na sequência do protocolo assinado em Moscovo o ano passado entre a Madeira Multilingual School e a escola Peter the Great, da capital russa, chegaram esta semana à Madeira um grupo de alunos e uma professora daquela escola russa.

Os alunos estão na Madeira desde o dia 26 de abril e terminarão este programa de intercâmbio em 11 de maio, frequentando as aulas na Madeira Multilingual School no campus da APEL-MMS e cumprindo também um programa cultural pela ilha da Madeira uma vez que o protocolo visa também a troca de sinergias entre as duas culturas.
 .
São objetivos do protocolo a cooperação entre as duas escolas, a organização de programas educacionais e de troca de experiências e a formação e consultoria na área do desenvolvimento profissional. A implementação de projetos comuns ao nível de programas educativos internacionais está também no horizonte das atividades a desenvolver em conjunto no âmbito do referido protocolo.

Durante o período da manhã os alunos russos cumprem o programa normal de aulas da Madeira Multilingual School nas diferentes disciplinas, conhecendo o método de ensino IB em vigor nesta escola e interagindo com os alunos e professores. Da parte da tarde participam em visitas aos pontos turísticos de interesse da ilha, visitando museus e monumentos e partindo à descoberta dos encantos da cidade do Funchal.

Além da presença de novos alunos e professores russos na Madeira em próximas oportunidades está também previsto o intercâmbio de alunos e professores da Madeira Multilingual School naquela escola de Moscovo nos próximos tempos, concretizando assim os objetivos do protocolo assinado entre as duas partes.

* Que se aproveite a estada dos estudantes para lhes ensinar democracia, não existe na Rússia.

.
.

PARA DESLIZAR


.
.
 
HOJE NO   
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Petição para travar pesticidas da Bayer
. que matam as abelhas passa o milhão

Mais de um milhão de pessoas assinaram uma petição para incitar o gigante alemão da agroquímica e farmacêutica Bayer a parar a produção de pesticidas culpados de provocar o declínio de abelhas no mundo.
 .

“Matar abelhas não é realmente algo que uma empresa que quer seguir em frente deveria fazer,” defende uma activista da organização ‘Sum for Us’, Anne Isakowitsch, citada pela agência France-Presse.

As abelhas ajudam a polinizar cerca de 80% das espécies de plantas florais. Sem elas, muitas frutas e muitos legumes não conseguem reproduzir-se, com consequências devastadoras na cadeia alimentar.
Anne Isakowitsch deslocou-se hoje até Colónia, Alemanha, para o encontro anual de accionistas da Bayer e apresentou à empresa uma petição com 1,4 milhões de assinaturas.

Os activistas pedem ao gigante da indústria química para deixar de vender duas substâncias presentes em pesticidas – a clotianidina e a imidaclopride – e que provocam a morte das abelhas.

A União Europeia (EU) já decretou uma moratória sobre a venda dos dois químicos, classificados como neonicotinóides desde o final do ano de 2013, tal como o tiametoxame do gigante suíço Syngenta e o fipronil do germânico BASF.

As quatro substâncias, vendidas sob os nomes ‘Gaucho’, ‘Poncho’ ou ‘Cruiser’ continuam, no entanto, disponíveis no resto do mundo.

Os neonicotinóides são maioritariamente usados em sementes plantadas por agricultores e conseguem chegar ao néctar e ao pólen durante a floração.
 .
PONCHO
O químico age no sistema nervoso central dos insetos interferindo com a transmissão de estímulos. Os neonicotinóides, podem deixar as abelhas desorientadas, impedindo-as de voltar às suas colmeias e diminui a resistência a doenças bem como a fertilidade.

A União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN na sigla em inglês) estima que um em cada quatro abelhões e, uma em dez abelhas melíferas, estão em risco de morte devido a esses químicos.

O grupo Bayer, que obteve 2,5 mil milhões de euros de lucros com a venda de insecticidas e de produtos fitossanitários em 2015, contesta, juntamente com a BASF e a Syngenta, as restrições impostas por Bruxelas.

Um porta-voz da Bayer defendeu, citado por agências internacionais, que “os neonicotinóides não são perigosos se forem usados corretamente,” considerando que a morte das abelhas está ligada a outros fatores, como o clima, vírus e parasitas.

O presidente da Agência de Segurança Alimentar Europeia (EFSA, sigla em inglês), admitiu que o declínio da espécie deve-se a vários fatores mas que os quatro químicos colocam as abelhas sob um “risco inaceitável.”

A EFSA ainda está a analisar os últimos dados científicos sobre o problema e pretende apresentar os seus resultados em 2017.
 .

Para o conselheiro político em agricultura e engenharia da organização ecologista Greenpeace, Marco Contiero, “os resultados são tão claros que não vai ser simples a indústria conseguir ultrapassar as restrições”.

A Greenpeace, defensora da retracção de todos os produtos contendo neonicotinóides, diz ser preciso que a indústria invista em produtos alternativos sem químicos.

A pressão dos consumidores também já se faz sentir e a cadeia de supermercados Aldi prometeu não vender nenhum produto contendo neonicotinóides em Alemanha.

* Produzir produtos deste é crime contra a humanidade e os responsáveis só não são constituídos arguidos porque estão de excelentes relações com as altas autoridades europeias.


.
.


Talvez melhor

ser solteiro





.