30/10/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

 .

LULA DA SILVA






.

163-FUTURANDO

A carne e seu papel
na evolução humana/5


- Por que a carne foi importante para o desenvolvimento do nosso cérebro? O cérebro precisa de muita energia para se desenvolver. Nossos antepassados, há três milhões de anos, se alimentavam basicamente de plantas. Mas com o tempo foram se tornando caçadores, usando estratégias e ferramentas para matar animais. Veja no vídeo do Futurando como isso teve influência no tamanho do nosso cérebro.

- O misterioso caso de pacientes com alergia a carne - Algumas pessoas desenvolvem de maneira repentina alergias após comerem um pedaço de carne. E isso sem nunca terem manifestado qualquer sintoma parecido antes. Por que será? Graças ao trabalho de um “detetive da ciência”, a causa do problema foi desvendada.

- Quando e por que começamos a tomar vitamina C sintética - A suplementação de vitamina C sintética por meio da ingestão de comprimidos é algo relativamente comum e até mesmo massificado. Chega o inverno – ou mesmo no verão – e o mercado vive um verdadeiro boom nas vendas. Mas a crença de que a carência de vitamina C é uma doença não passa de um truque publicitário das primeiras décadas do século passado.

- Por que homens também devem se preocupar com produtos menstruais - A menstruação é um tema evitado por muitos. O fato é que as mulheres menstruam e precisam de produtos sanitários adequados. E homens precisam se preocupar com isso também, afinal a maioria dos produtos menstruais são descartáveis e usam muito plástico. E isso é um problema para o meio ambiente - consequentemente, para todos. Mas já existem soluções, como vamos mostrar neste vídeo do Futurando.


FONTE:DW Brasil

 .

ᛜ ᚧᛊᛢᛁᛩᚢ ᚧᛊ Ⲕᚺᛜᚳᛜᚪᛊᚳᛜ ᛖᚣᛢᚺᚣ R310́9!05 40 357!10 4FR!C4N0



FONTE:   DW Português para África.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝕄𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕧𝕠𝕔𝕖̂ 𝕖́ 𝕖𝕩𝕔𝕖𝕝𝕖𝕟𝕥𝕖,
𝕥𝕠𝕣𝕟𝕒-𝕤𝕖 𝕚𝕟𝕖𝕤𝕢𝕦𝕖𝕔𝕚́𝕧𝕖𝕝

.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝔸 𝕒𝕦𝕥𝕠-𝕖𝕤𝕥𝕚𝕞𝕒 𝕧𝕖𝕞 𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕣 𝕔𝕒𝕡𝕒𝕫 𝕕𝕖 𝕣𝕖𝕔𝕦𝕤𝕒𝕣
 𝕒 𝕔𝕦𝕞𝕡𝕣𝕚𝕣 𝕠𝕤 𝕛𝕦𝕝𝕘𝕒𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠𝕤 𝕕𝕠𝕤 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕠𝕤


.
.
A Peste Negra na Idade Média/1


History Documentários
.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝔻𝕖𝕤𝕒𝕗𝕚𝕠𝕤 𝕤𝕒̃𝕠 𝕡𝕣𝕖𝕤𝕖𝕟𝕥𝕖𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕠𝕤 𝕠𝕓𝕣𝕚𝕘𝕒𝕞
𝕒 𝕡𝕣𝕠𝕔𝕦𝕣𝕒𝕣 𝕦𝕞 𝕟𝕠𝕧𝕠 𝕔𝕖𝕟𝕥𝕣𝕠 𝕕𝕖 𝕘𝕣𝕒𝕧𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖


.

MIGUEL ROMÃO

 .



Discurso sobre
incompatibilidades: agora
as da farmacopeia

Assustou-se a opinião pública nesta semana com o custo para os contribuintes da comparticipação pública num medicamento, originalmente criado para lidar com a diabetes, mas que estaria a ajudar no combate à obesidade. Para a diabetes, portanto, não haveria problema em o Estado pagar 90% do custo de um medicamento cujo preço por embalagem é de 120 euros, contendo apenas 4 doses. Mas, se prescrito para uma obesidade sem diabetes, isso já representaria um custo extraordinário, abusivo, impossível.

Vamos lá ver...

Das duas uma: ou a obesidade é um simples defeito moral ou é uma doença. É difícil ser por natureza as duas coisas ao mesmo tempo, se bem que há azares quase impossíveis, especialmente entre nós. Recordo até, sem grande esforço, exercícios de políticos que pareciam indiciar este duo pouco recomendável de características. Mas, aqui, estamos apenas e só na obesidade. E aí vem a Organização Mundial de Saúde (OMS) oferecer uma pequena luz: a obesidade triplicou no mundo desde 1975, é um fator de risco inquestionável de doenças cardiovasculares e de cancros, entre outras doenças, e a OMS declarava até a obesidade como uma pandemia em 1997, já há vinte e cinco anos. No ano seguinte, os EUA consideravam-na também como uma doença em si e não apenas como um fator de risco para a saúde.

A obesidade, como diversas outras doenças, pode depender, na sua intensidade e no sofrimento causado, de comportamentos individuais. Mas pode também não depender ou depender de forma apenas desprezível. Não preciso de ser médico, biólogo, psicólogo ou farmacêutico, para constatar que a obesidade é um problema individual e social e pode limitar a qualidade de vida, o desempenho profissional e a vida pessoal. E basta-me ser jurista para entender que, havendo um avanço médico que aparentemente contribui e com sucesso para a melhoria da qualidade de vida e até para o evitar ou corrigir de outras doenças, parece ser um exercício de justiça e de civilização poder disponibilizá-lo a quem não possa pagar 120 euros por 4 doses, mas possa pagar 12 euros. E que, no limite, cada prescrição concreta é uma decisão médica e não de qualquer alvoroço no Facebook. Evitar a construção de meia dúzia de rotundas e a formação de meia dúzia de avenças autárquicas por ano já permitirá assegurar, com largueza, estes custos públicos com a comparticipação deste medicamento.

Na mesma lógica, de caminho, era proibir já a carne vermelha, que pode ser causadora de cancro, os cigarros, o álcool, todo o açúcar, as gorduras saturadas e trans e, com a mão na massa, o estar acordado depois das dez da noite ou umas boas gargalhadas, que também fazem rugas e por vezes fazem-nos parecer pouco sérios, pouco eficientes e pouco produtivos e são manifesto exemplo de maleita social e de eventual desajustamento endócrino.

Se há pessoas a quem o medicamento é prescrito e é comparticipado e não têm qualquer indicação médica para tal, o problema é outro e não é moral, é legal. Mas, por favor, dispensam-se os moralismos de Estado e os episódicos puritanismos zen. Viver melhor e as pessoas sentirem-se melhor, com o seu corpo e com a sua saúde, é também um direito e faz parte de uma ideia de saúde e de sociedade. É possível dizer-se que deve ser um direito apenas exercido pelos ricos - mas, assim, já não estamos onde achamos que queremos estar, estamos já do outro lado.

* Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 28/10/22.

 



3153.UNIÃO


EUROPEIA


MALTA
Médicos Sem Fronteiras acusam o país 
 de indiferença face a salvamentos




FONTE: euronews- 28/10/22


putin  HUYLO

putin é um canalha.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝔼 𝕟𝕖𝕟𝕙𝕦𝕞 𝕡𝕣𝕖𝕤𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕝𝕙𝕖 𝕗𝕠𝕚 𝕕𝕒𝕕𝕠 
𝕗𝕠𝕚 𝕗𝕖𝕚𝕥𝕠 𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕤𝕚

.

 .

 𝐈𝐑𝐀̃𝐎 𝐒𝐄𝐌 𝐅𝐈𝐋𝐓𝐑𝐎𝐒

Ako Salemi 

 Fotografia de Rua/2


 FONTE: ARTE.tv Documentales

.

.
XCVII-VISITA GUIADA

Museu de Lamego - Rei Édipo/1

Lamego - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝔽𝕒𝕔̧𝕒 𝕒 𝕦́𝕟𝕚𝕔𝕒 𝕔𝕠𝕚𝕤𝕒 𝕢𝕦𝕖 𝕧𝕠𝕔𝕖̂ 
𝕒𝕔𝕙𝕒 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣

.
.
Simone Kermes
>
SON QUAL NAVE


.

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝕆 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕘𝕣𝕖𝕕𝕠 𝕕𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕖́ 
𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕙𝕒́ 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕘𝕣𝕖𝕕𝕠

.
.
37-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
37.4 - 𝓞 𝓸́𝓭𝓲𝓸 𝓷𝓸 𝓑𝓻𝓪𝓼𝓲𝓵
Leandro Karnal


FONTE:Café Filosófico CPFL

 

  𝑊𝐼𝑁𝐹𝑅𝐸𝑌𝐷𝐼𝐷𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑟𝑎ℎ
𝔸 𝕦́𝕟𝕚𝕔𝕒 𝕔𝕠𝕚𝕤𝕒 𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕝𝕚𝕓𝕖𝕣𝕥𝕒𝕣 𝕖́ 
 𝕒 𝕔𝕣𝕖𝕟𝕔̧𝕒 𝕕𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕣 𝕝𝕚𝕧𝕣𝕖

.
136-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐿𝑒𝑖𝑡𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑛𝑜 𝑎𝑙𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑑𝑟𝑎̃𝑜 𝑜𝑢𝑟𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

𝕯𝖊𝖋𝖎𝖈𝖎𝖊𝖓𝖙𝖊𝖘 𝖕𝖗𝖊𝖏𝖚𝖉𝖎𝖈𝖆𝖉𝖔𝖘 𝖕𝖊𝖑𝖆 𝕮𝖆̂𝖒𝖆𝖗𝖆 𝖉𝖊 𝕾𝖎𝖓𝖙𝖗𝖆


FONTE:  Saloia TV

NR: Apreciamos a combatividade de GUILHERME LEITE..

 .

ⲤⲞⲘⲒꓓⲆ ⲦⲄⲆꓓⲒⲤⲒⲞⲚⲆⳐ ꓓⲈ ⳲⲆ́ⲄⲒⲞⲊ ⲢⲆⲒ́ⲊⲈⲊ (ᗰᑌITO SᗩᗷOᖇOSᗩS) 


FONTE:  List Data.

.

Vieiras Gratinadas


SaborIntenso
.

 .

ALEXANDRE POÇO

ᴠɪᴄє-ᴘяєѕɪɗєηᴛє ɢяᴜᴘᴏ ᴘαяƖαຕєηᴛαя ᴘѕɗ

I̷n̷t̷e̷r̷p̷e̷l̷a̷ç̷ã̷o̷ a̷o̷ P̷r̷i̷m̷e̷i̷r̷o̷-m̷i̷n̷i̷s̷t̷r̷o̷ 2̷6̷/1̷0̷/2̷2̷



FONTE:   PSDTV

NR: Não nos revemos no PSD mas de certeza ser este um parlamentar arguto e inteligente.

Bem haja MADRINHA pela informação.

.
3233
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO 
HUMORISTA
YOUTUBER
  STAND UP COMEDYA 
ACTIVISTA POLÍTICO/SOCIAL
ORDINÁRIO 
É POR ISTO QUE ODEIO INFLUENCERS 




FONTE:   Dário Guerreiro.
.

ANIMAL TV

ABETARDA-GIGANTE


ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.