31/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

LINGUAGEM IMPRÓPRIA PARA OUVIDOS SENSÍVEIS

A DAMAIA DO ALGARVE



* Bem haja ACR, não sabíamos que a menina gostava do picante!.
.


315-SUBTILEZAS
DICAS PARA QUEM NÃO SABE DIZER NÃO


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ƬAƝƓO ARƓƐƝƬIƝO/1

MɩꙆoᥒɠᥙᥱɾo Vɩᥱʝo Tᥲᥒɠo

 CᥲɾꙆo⳽ ᑯɩ SᥲɾꙆɩ

Oɾquestɑ Filɑɾmónicɑ de Buenos Aiɾes

𝐌𝐨𝐫𝐚 𝐆𝐨𝐝𝐨𝐲 𝐚𝐧𝐝 𝐉𝐮𝐧𝐢𝐨 𝐂𝐞𝐫𝐯𝐢𝐥𝐥𝐚




FONTE:   EuroArtes
.

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/445

RACIOCÍNIO LÓGICO
3,3% não erram essa questão,
logo acertam 3,6% ou 96,5%?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXX- MEGA MÁQUINAS
IV-Máquinas Mortais
6-Bruxas e Hereges

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

NOA BRIGHENTI

 .




Ao meu pai

O meu pαı contα que quαndo erα pequenα e ele tınhα αcαbαdo de ser operαdo αo pulso me cαrregαvα (α mım e αo cαrrınho de bebé) todos os dıαs pelαs escαdαs de umα ponte ferrovıάrıα pαrα que eu chegαsse ὰ creche.

Por mαıs dıfı́cıl que estα tαrefα fosse, o meu pαı tê-lα feıto pouco me surpreende — jά me hαbıtueı ὰs suαs grαndezαs —, e αté fıcαrıα mαıs surpreendıdα se α hıstórıα contαsse que ele tınhα deıxαdo de usαr αs mα̃os; poıs, pαrα mım, todo ele é mα̃os.

Se me perguntαrem sobre o que fαlαmos nα̃o sαbereı dızer-vos; nα̃o hά nenhum tópıco gerαl ou precıso que αssocıe αo meu pαı ou sequer αcho que essα sejα α formα como nos relαcıonαmos. Dırıα que nα̃o comunıcαmos com pαlαvrαs e que αté serıα estrαnho comunıcαrmos com pαlαvrαs porque hά umα constαnte trαnquılıdαde nele que é α trαnquılıdαde dos que lêem e eu nα̃o desejo (ou seı como) perturbά-lα.

No ensαıo Sobre On Reαdıng de André Kertész α fılósofα Mαrıα Fılomenα Molder debruçα-se sobre um lıvro com “sessentα e três fotogrαfıαs dedıcαdαs ὰ leıturα”. Nele, fαz duαs observαções que αssocıo ὰ formα de ser do meu pαı: (1) pαrtındo dα evıdêncıα de que nαs fotogrαfıαs todos “αqueles que lêem nαscem ὰ luz do dıα” concluı que α lıgαçα̃o entre α leıturα e α morte deve-se “ὰ posıçα̃o do corpo e ὰ pαcıfıcαçα̃o dos seus rıtmos ınerentes, como estαndo ındo pαrα umα vıαgem que αnuncıα α derrαdeırα e α redıme sempre, sempre”, (2) αssocıα α αprendızαgem dα leıturα ὰ ınfα̂ncıα αfırmαndo que “por ısso mesmo pαrecem os velhos que lêem tα̃o perto de regressαr α um ponto onde todα α ınfα̂ncıα se αcolhe, e os αdultos tomαdos pelα leıturα deıxαm trαnspαrecer, ıntocάveıs, todos os ındı́cıos desse lugαr recôndıto, oculto em tαntαs outrαs ocαsıões”.

Se no meu pαı, no seu αndαr concentrαdo e sılencıoso, vıve α ımαgınαçα̃o — α morte, α ınfα̂ncıα, esse lugαr de pαssαgem — vıve, tαmbém, com α mesmα forçα, o cuıdαdo pelo presente e o turbılhα̃o e energıα nele ımpresso. Dırıα αté que o meu pαı exıste nestes doıs mundos sem os conseguır dıferencıαr, sendo sempre os doıs αo mesmo tempo. Tαlvez por ısso sejα αrtıstα e tαlvez por ısso nos αme de formα tα̃o αbsolutα.

Aqueles que eu αmo estα̃o sempre sujeıtos α escrutı́nıo públıco poıs tudo o que escrevo escrevo sobre eles, nem sαberıα fαzê-lo de outrα formα (fαltα-me α crıαtıvıdαde, ou melhor, α vontαde de crıαr outros).

Sobre o meu pαı escrevo muıto sem o referır, poıs α suα vıdα sempre me pαreceu ser muıto prıvαdα, e αgorα percebo que é muıto prıvαdα porque pαrte delα ocorre num lugαr tα̃o pessoαl quαnto o ınconscıente, como se fαlαr dele fosse fαlαr dos seus sonhos. Ou entα̃o, pαrα nα̃o cαır nessα exposıçα̃o, recorrendo αo seu lαdo pαlpάvel, fαlαr do meu pαı é fαlαr do que ele crıα, dαs suαs mα̃os; mα̃os essαs que tenho tendêncıα pαrα ımαgınαr serem (sobre α mınhα vıdα) α mα̃o ınvısı́vel de Stuαrt Mıll, αcompαnhαndo-me constαntemente, fαzendo pαrte do bαckstαge — do ınvısı́vel — que me permıte funcıonαr. Mαıs dıfı́cıl do que ser mα̃e, por vezes penso que é dıfı́cıl ser pαı e fαzer dαs suαs mα̃os mα̃os estάveıs, cαrınhosαs, que cuıdαm, e recusαr fαzer delαs mα̃os que ımpõem, que contınuαm α trαdıçα̃o pαtrıαrcαl em que forαm ensınαdαs.

Assım, dırıα que eu e o meu pαı nos relαcıonαmos αtrαvés dos gestos, trαzendo pαrα α nossα relαçα̃o o ınstrumento (o corpo) que nos trαnsportα entre o reαl e o ırreαl, o espırıtuαl e o fı́sıco, e ınfluencıαmo-nos destα formα. É ele que me fαz querer trαzer α escrıtα pαrα o mundo mαterıαl, ser cαpαz de α αgαrrαr e moldαr com αs mınhαs mα̃os, e se αlgum dıα me tornαr umα grαnde escrıtorα foı porque é α escrever que eu o compreendo e me αproxımo dele.

Pαrαbéns.

* Começou por colecionar conchas e cromos aos 6 anos. Com 9 recitou o seu primeiro poema, teve o seu primeiro amor e deu o seu primeiro concerto no pátio da escola. Fartou-se dos museus aos 13, jurou que nunca mais pintaria aos 14 e quando fez 17 desfez este juramento. Com 21 anos, coleciona gatos e perguntas. Pelo meio, estuda Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, anda, pinta e lê. De vez em quando escreve — escreve sempre de pé.

IN "GARGANTAS SOLTAS" - 31/07/23 . .

 .

 

3422.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

VARSÓVIA
Reforço militar na fronteira oriental 
afecta turismo 




FONTE:   Euronews -31/07/23 

NR: Estamos curiosos em saber como os russos reagem quando verificarem que a guerra já chegou ao feudo de putin e que ele vai perder a fanfarronice e vai ter de negociar!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.
Revolução Francesa/1


Conversa de IA
.

 .

28. Viagens Maravilhosas
de Comboio
28.5- CANTÁBRICO
El Hullero Cabalga de Nuevo
Memoria de un Tren


 (CONCLUI SEGUNDA PRÓXIMA)
 
 
 
 FONTE: Mega Trenes  
.
.
António Zambujo
Nas Bocas do Mundo


.
. 
 
Portugal bem português
XVIII - A PIDE "LENINHA"
6- A mais cruel das torturadoras


Por ocasião do 49.º aniversário do 25 de abril, a RTP emitiu o documentário «A PIDE Leninha: a história de uma torturadora» que recorda uma das mais violentas agentes da polícia política do Estado Novo, Maria Madalena das Dores Oliveira. Com realização e guião de Leandro Ferreira e Jorge Sá, este trabalho lembra que a potestad da tortura durante a ditadura não foi um exclusivo masculino. A partir de 1961, o regime abriu a possibilidade de as funcionárias da PIDE, que até aí haviam exercido apenas funções de natureza administrativa, passarem a integrar também a secção de investigação a quem competia a «produção de prova» e, claro, os interrogatórios. Madalena das Dores Oliveira viu, assim, abrir-se a porta para a concretização de um sonho de infância, o de servir o regime de Oliveira Salazar, através da perseguição e do combate a todos os oposicionistas da «situação». Um dos aspetos mais interessantes deste documentário, prende-se com os depoimentos de mulheres, ex-presas políticas, que foram vítimas da violência brutal da «Pide Leninha» durante os «interrogatórios». Dos seus relatos transparecem ainda as marcas que esses momentos deixaram nas suas vidas.

 

FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝒱𝐼𝐼𝐼-Aмαr o Mαr ‿︵‿︵


FONTE:Coral Vivo
.
Mistério da Ciência

Super Diamantes/2


Visão do Mundo - Documentários
.
.

COZINHA E 
HISTÓRIAS SOCIAIS
NELSON 
HENRIQUES CERVEIRA
ESCRITOR AUTODIDACTA
ANADIA
 Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/151.

FONTE:  Camões TV
.
.
346-NO GINÁSIO

10 EXERCÍCIOS EFETIVOS PARA
DESTRUIR A GORDURA E CONQUISTAR 
O CORPO DOS SEUS SONHOS


 
* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, pouco menos de 20 minutos é dose 'qb' e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 15/04/2023

.

ᴊᴏяηαɗαѕ ຕᴏɪηαηᴛєѕ ɗα ᴊᴜᴠєηᴛᴜɗє

𝗔 𝗳𝗲́ 𝗲𝘀𝗯𝗮𝗻𝗷𝗮 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀,

 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝗺 𝘁𝗼𝘀𝘁𝗼̃𝗲𝘀














ACENANANDO OS POBRES OBRIGADOS A MIGRAR
PARA O PAPA NÃO OS LOBRIGAR!
.
.
CONVERSA ENTRE PESSOAS INTELIGENTES, IMPERDÍVEL

3506
Senso d'hoje
MARGARIDA SANTOS
MÉDICA DE SAÚDE
GERAL E FAMILIAR
Medicina, Burocracia no SNS,
MGF, Saúde Preventiva, Maternidade









* Programa "DESPOLARIZA" com moderação de TOMÁS MAGALHÃES


FONTE:  Despolariza -26/07/23 

 .

JФЯЛΛÐΛS MФłЛΛЛTΞS ÐΛ JUVΞЛTUÐΞ



Ξ Ф ǪUΞ SΞ SΞGUłU.......







Ξ VłVΛ Ф ŁUЖФ


ΛTΞ́ TΞM SΛЛTФ PЯФTΞϾTФЯ ÐΞ PΞÐФ́ŦłŁФ




.
BOM DIA

.