02/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXI~MEGA FÁBRICAS
2-CORDAS E CORRENTES



FONTE: canalbrazuca08


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO

"OBSERVADOR"
Relatório revela as histórias de abuso sexual na Coreia do Norte.
“Éramos brinquedos sexuais”

As histórias de 54 mulheres que revelam o dia-a-dia de abuso e violência sexual na Coreia do Norte estão num relatório da Human Rights Watch. Nove em cada dez mulheres já foram vítimas.

Um novo relatório da Human Rights Watch revela que, na Coreia do Norte, as mulheres são frequentemente sujeitas a violência sexual por parte de guardas prisionais, interrogadores, polícias, procuradores e soldados. O documento, que questionou 54 pessoas que fugiram do país desde 2011 – o ano em que Kim Jong-un subiu ao poder -, indica que os avanços indesejados e o abuso sexual são uma parte do quotidiano da maior parte das mulheres que trabalham nos mercados negros da Coreia do Norte.

O relatório reúne histórias de mulheres espalhadas por vários países asiáticos e levou dois anos a ficar completo. Segundo a Human Rights Watch, os homens em cargos de poder atuam “com impunidade” e “quando um guarda ou polícia ‘escolhe’ uma mulher, ela não tem outra escolha que não concordar com quaisquer exigências que ele faça, quer seja sexo, dinheiro ou qualquer outro favor”. Ainda que esta realidade de desrespeito pelos direitos humanos na Coreia do Norte esteja altamente documentada – estima-se que existam entre 80 mil a 120 mil presos políticos no país e há relatos de “exterminação, homícidios, escravatura, tortura, violações e abortos forçados” -, as mulheres continuam a ser o alvo preferencial e mais vulnerável.

Os mercados negros continuam a proliferar no país e são a grande fonte de rendimento de muitas famílias. Além disso, são também os sítios onde as histórias de abuso e violência sexual são mais frequentes e chocantes. O relatório da Human Rights Watch cita Oh Jung-hee, uma vendedora, que descreveu a prevalência de abusos num local onde as mulheres eram consideradas “brinquedos sexuais”.

“Acontece tão frequentemente que ninguém pensa nisto como um grande problema. Nem sequer nos apercebemos de que estamos tristes. Mas somos humanas, e sentimos. Por isso, às vezes, do nada, começas a chorar à noite e não sabes porquê”, explicou Oh Jung-hee. A grande maioria das mulheres citadas no documento aponta para esta mesma normalização das agressões sexuais – grosso modo, nenhuma pensou sequer em apresentar queixa às autoridades por achar que a polícia nada iria fazer.

Muitas mulheres referiram ter sido sexualmente agredidas quando tentavam atravessar a fronteira entre a Coreia do Norte e a China, quer fosse para trabalhar ou para fugir. Park Young-hee, uma agricultora, foi enviada de regresso ao país norte-coreano quando foi apanhada pela polícia chinesa e garante que durante o interrogatório o agente a obrigou a sentar-se “muito perto dele” e tocou-a “por cima e por debaixo das roupas”. “Tocou-me entre as pernas e colocou os dedos dentro de mim várias vezes durante vários dias”, acrescentou Park Young-hee.

Os investigadores da Human Rights Watch falaram também com Choi Dal Mi, uma antiga vendedora norte-coreana que fugiu do país em 2014. Mi contou que foi abusada e assediada várias vezes por polícias e revisores de comboios: “Tinha ouvido muitas histórias de violações e agressões sexuais e estava a viajar em trabalho há alguns meses. Eu sabia como as coisas funcionavam no mercado. Sabia que as vendedoras eram muitas vezes forçadas a dar os seus corpos ‘às pessoas da lei’, especialmente se fosse novas. A primeira vez, foi um camionista. E eu pensei ‘oh, está a acontecer!'”.

A norte-coreana acrescentou ainda que “ter relações sexuais com homens que têm poder ou deixá-los tocar o teu corpo é uma necessidade para sobreviver”. “Nunca me ocorreu que eu pudesse ou quisesse fazer alguma coisa quanto a isso. É apenas como as coisas são”, desabafou Choi Dal Mi. “São os próprios polícias que abusam sexualmente as mulheres, porque é que haveriam de investigar qualquer caso de violação? Toda a gente que eles pensam que ser violada é culpa da mulher”, atirou a ex-vendedora.

Nos últimos anos, a Coreia do Norte tem tentado afastar as notícias de violência e agressão sexual e num relatório enviado às Nações Unidas no ano passado referiu que apenas cinco pessoas foram condenadas por violação em 2015. O documento da Human Rights Watch, contudo, indica que nove em cada dez mulheres já foram vítimas de “abuso sexual, verbal e físico” por parte das autoridades.

“Depois deste relatório, a Coreia do Norte não pode dizer que a violência sexual não existe, por isso ou mudam o tom ou resolvem o problema. Kim Jong-un pode parar isto, ele pode reforçar as leis que já existem”, afirmou Kenneth Roth, diretor executivo da Human Rights Watch, em declarações ao The Guardian. A verdade é que o tema é tão pouco discutido no país que os investigadores descobriram que conceitos como a violência doméstica e a violência sexual não têm uma definição clara e que na língua norte-coreana nem sequer há palavras que descrevam com rigor a seriedade do conceito.

* Não são precisas palavras...




FONTE: afpbr
Publicado a 30/09/2018

.
.

VII- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES

4- CAÍDOS EM TERRA

Fonte: Levy Mac
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"RECORD"
Simone Biles chega às 13 medalhas
de ouro em Mundiais

Norte-americana sagrou-se campeã em Doha na disciplina de salto

A norte-americana Simone Biles, esta sexta-feira campeã em Doha na disciplina de salto, chegou ao total de 13 títulos em campeonatos do mundo de ginástica, garantindo ainda a medalha de prata nas paralelas assimétricas.
.

Aos 21 anos, a campeã olímpica continua em grande forma e é a grande figura destes Mundiais de Doha, já que na véspera tinha arrebatado, pela quarta vez, o ouro no concurso geral.

A ronda de hoje foi reservada a finais por aparelhos, duas no setor feminino e três no masculino, onde o campeão do concurso geral, o russo Artur Dalaloyan, também brilhou de novo, com o título no solo.

A vitória de Biles no salto, à frente da canadiana Shallon Olsen e da mexicana Alexa Moreno, tem de resto um sabor especial, porque era um ouro que lhe escapava: prata em 2013 e 2014 e bronze em 2015 era até agora o melhor.

Na capital do Qatar, Biles ganhou, até ao momento, por equipas, o concurso completo e o salto, só 'falhando' nas paralelas assimétricas, em que ganhou com boa vantagem a canadiana Nina Derwael, com a alemã Elisabeth Seitz a garantir bronze.

No Solo, Dalaloyan, o campeão do concurso completo, arrebatou o título ao japonês Kenzo Shirai, agora segundo.

Também no cavalo com arções o campeão anterior, o britânico Max Whitlock, desceu para segundo. O ouro segue para a China, com Xiao Ruoteng, vencedor do concurso geral no ano passado.

Não houve surpresa nas argolas e o grego Eleftherios Petrounias chegou ao 'tri'. Com o bronze ficou o veterano Arthur Zanetti, o campeão olímpico de 2012.

* Atleta fantástica.

.
.
PARAQUEDISTAS PORTUGUESES/2

MISSÃO MINUSCA



* MINUSCA (Missão de Estabilização Integrada Multidimensional das Nações Unidas na República Centro-Africana)


FONTE: Portuguese Armed Forces

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Uma igreja, dois papas: a "guerra"
entre Bento e Francisco

Ao contrário do previsto, Bento não se enclausurou num convento para nunca mais ser visto ou ouvido, e, de acordo com uma análise publicada na revista Vanity Fair, não se inibe de mandar recados e arregimentar tropas. Mais uma pedra no sapato de Francisco, sem mãos a medir face à tempestade do abuso sexual.

A guerra entre conservadores e liberais no seio da Igreja Católica não é de agora, decerto. Mas é a primeira vez da história da instituição em que cada um dos lados tem um papa - vivo. E se um deles tem o cognome de "emérito", a verdade é que, se houve quem pensasse que iria passar o resto da vida em recolhimento e oração, "desaparecendo" do mundo dos vivos, enganou-se. Bento nunca saiu do Vaticano e nem sequer se mantém em silêncio.
.
GRRR...
Isso mesmo evidencia a revista Vanity Fair, num longo artigo publicado esta terça-feira, no qual o jornalista e escritor britânico John Cornwell, autor de várias obras sobre os meandros da igreja católica e sobre papados -- nomeadamente Hitler's Pope -The secret story of Pius XII (O Papa de Hitler - A História Secreta de Pio XII, 1999), e A Thief in the Night - The Mysterious Death of Pope John Paul I (Um ladrão na noite - A morte misteriosa do Papa João Paulo I, 1989) - descreve vários episódios reveladores de, no mínimo, um mal-estar entre os dois pontífices. "Se Francisco é o papa vivo que reina, Bento é a sua sombra, o papa emérito morto-vivo", escreve Cornwell.

E prossegue: "Em 2013, Bento anunciou inesperadamente a sua resignação. Era o primeiro papa a fazê-lo em quase 600 anos. Mas a seguir, ao contrário dos que muitos esperavam, não se enfiou num obscuro mosteiro bávaro. Ficou no mesmo sítio, continuando a aceitar ser tratado por 'sua santidade', a usar ao peito a cruz de bispo de Roma, a publicar, a encontrar-se com cardeais, a fazer pronunciamentos. A sua mera existência encoraja os conservadores que querem minar o reinado de Francisco."

É, considera o jornalista, uma situação para a qual é difícil encontrar precedentes. "Com que podemos comparar esta circunstância de uma igreja com dois papas? Estamos nos domínios dos arquétipos e do mito. Pensemos no Rei Lear, que deu todo o poder mas se manteve perto para controlar, resultando em desastre, ou no fantasma em Hamlet. A mera presença de um ex papa já seria o suficiente para pôr em causa a força de espírito e a independência de Francisco desde o primeiro dia."

"O meu papa é Bento", diz Salvini
Poderia o simpático João XXIII, pergunta Cornwell, "ter iniciado a reforma do Concílio Vaticano Segundo se Pio XII, o seu autocrático predecessor, estivesse a observar, lugubremente, de uma janela vizinha? E iria João Paulo II abanar a árvore apodrecida da União Soviética se o angustiado e hesitante Paulo VI , que chegou a ponderar uma concordata com Moscovo, estivesse a puxar-lhe pelo braço?"

O escritor acha que não: "Qualquer que seja a direção do papado, esquerda ou direita, para o melhor ou o pior, é a iniciativa única e exclusiva de um papa de cada vez que lhe confere suprema autoridade e poder. O segredo da unidade católica é a lealdade, em todas as circunstâncias, ao único supremo pontífice vivo. A briga entre os leais a Francisco e os insurgentes de Bento ameaça provocar a maior divisão na Igreja Católica desde a Reforma do século XVI, quando Martinho Lutero e outros reformistas lideraram a revolta protestante contra o Vaticano." E cita o historiador Diarmaid MacCulloch, da Universidade de Oxford: "Dois papas é a receita para um cisma."

Ainda por cima, dois papas com visões tão diferentes. Desde que João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ou, nas palavras de Cornwell, "fiscalizador chefe da doutrina, em 1981, o então cardeal Joseph Ratzinger defendeu uma Igreja Católica mais pequena, limpa de imperfeições. A visão de Francisco é diametralmente oposta: quer uma igreja aberta, acolhedora, misericordiosa para com os pecadores, hospitaleira face aos estranhos, respeitosamente tolerante de outras fés. Procura encorajar os que duvidam, consolar os feridos, e trazer de volta os excluídos pela respetiva orientação. Compara a igreja a um hospital de campanha para os espiritualmente doentes."

As trincheiras são tão óbvias que se consubstanciam em tshirts: Matteo Salvini, atual ministro da Administração Interna e líder do partido de extrema-direita Liga (antes Liga Norte), que se notabiliza pelas suas posições xenófobas, foi fotografado em setembro de 2016 com uma em que se vê a cara de Francisco com ar horrorizado com o escrito "O meu papa é Bento". É normal: se Francisco passa a vida a apelar ao acolhimento de refugiados, Salvini quer vê-los todos pelas costas. Mas será normal que, estando vivo e a observar, Bento não rechace este tipo de apoio? Tanto mais que, como Cornwell frisa, o papa "reformado" continua a opinar e a fazer-se ouvir - quer diretamente quer através de outros.

"Um ofício papal alargado" ou "só um papa"?
Um desses outros é o seu secretário, o arcebispo alemão Georg Gänswein. Este, que vive na atual residência do papa emérito - a qual, conta Cornwell, fora um convento para 12 freiras contemplativas no tempo de João Paulo II e que Bento mandou renovar e preparar (luxuosamente, parece) quatro meses antes de anunciar a sua renúncia - declarou em maio de 2016 que Francisco e Bento representam um único ofício papal "alargado", com um membro "ativo" e um "contemplativo". Francisco, terá rejeitado a ideia de imediato: "Só há um papa."

Desde essa altura, diz Cornwell, a relação entre o papa investido e o emérito ter-se-á deteriorado. Em julho de 2017, no enterro do cardeal conservador (e crítico de Francisco) Joachim Meisner, arcebispo emérito de Colónia, Gänswein leu uma carta de Bento. Esta contém, no entender do autor do artigo da Vanity Fair, uma frase que pode ser considerada muito desestabilizadora do pontificado do atual papa. Nesta, Bento diz que Meisner estava convencido de que "o Senhor não abandona a Sua Igreja, mesmo que o barco tenha metido tanta água que esteja à beira de afundar." Para Cornwell, Bento parece estar a dizer que a Igreja Católica comandada por Francisco está a afundar-se.

Mas não fica por aqui: em setembro último, Gänswein deu uma palestra na biblioteca do parlamento italiano por ocasião do lançamento da tradução italiana do livro The Benedict Option (A opção de Bento), do escritor americano Rod Dreher, descrito por si mesmo como um "conservador empedernido". O livro defende que a civilização ocidental, nomeadamente os EUA, se encaminham para um tempo de caos e negritude, uma nova idade das trevas, e que o caminho é voltar aos ensinamentos de Bento de Núrsia, o fundador dos monges beneditinos. Gänswein explicou à audiência que a crise de abuso sexual na Igreja Católica é a idade das trevas da instituição, o 11 de setembro católico. Um paralelismo que foi interpretado por Dreher como significando que o salvador atual é o papa emérito.

Cornwell encontra outros sinais de perversidade - não é muito difícil perceber para onde pende o seu coração na disputa que descreve - na conduta de Bento, até antes de renunciar. Refere por exemplo o facto de em 2012, pouco antes de anunciar a sua inesperada decisão, ter nomeado o bispo conservador Gerhard Ludwig Müller para o lugar que fora seu sob João Paulo - ou seja, designando um conservador de linha dura para fiscalizador da doutrina (num ministério que está também encarregado de investigar casos de abuso sexual) do qual o seu sucessor teria dificuldade em retirá-lo sem parecer desrespeitador - de facto, Francisco só o substituiu em 2017. E não só nomeou Gänswein como seu secretário pessoal como também chefe de gabinete do papa - o que significa dirigir a residência papal no palácio apostólico, onde é suposto os papas viverem e trabalharem. Tal, frisa Cornwell, permitiria ao secretário e homem de confiança do papa emérito monitorizar toda a atividade do novo pontífice.

O que significa que a decisão de Francisco de não ocupar as luxuosas instalações que há séculos são a casa dos papas pode ter também tido a ver com dar a volta a Bento e Gänswein - pelo menos na interpretação de Cornwell. Assim, instalou-se na modesta Casa Santa Marta, onde ficam os clérigos que visitam o Vaticano. Permite a Gänswein que organize receções nos aposentos papais para reis e chefes de Estado, mas o resto do tempo está fora do alcance do secretário de Bento.

É possível um cisma?
Frisando que, aos 91 anos, cinco após resignar, Bento parece manter vigor físico e mental, Cornwell interroga-se sobre os motivos da sua resignação. E sobre que estratégia terá em vista. Será que um cisma, ou seja, a divisão da Igreja Católica em duas, é possível?

Certo é que, conclui o jornalista, se assiste a um impasse. Francisco está cada vez mais isolado e acossado por escândalos sucessivos; a presença de Bento e as suas intervenções não ajudam, pelo contrário.

Mas se, argumenta Cornwell, é tentador assacar a culpa deste impasse a Bento, o rígido moralista e o defensor de uma igreja mais pequena e mais pura, aquele que resignou sem deixar o palco, aquele cuja mera existência mina a autoridade de Francisco, também há motivo para acreditar que este último tem os seus próprios motivos para querer provocar uma crise.

E explica: "Desde os primeiro dias do papado, falou de forma a sugerir que procura, que provoca, que pede uma mudança massiva numa autoritária, dogmática teimosamente inamovível Igreja que mostra os seus frutos amargos nos milhares de jovens fiéis abusados em todo o mundo católico. Uma purga drástica dos privilégios obstinados, do secretismo, da riqueza, do tradicionalismo, da falta de transparência e de controlo, pode ser a condição necessária de um novo começo."

* Bagunça na católica, porreiro pá!

.

LIA PEREIRA

.





A falta de vergonha dos Shame

A banda que este verão esteve em Paredes de Coura assinou uma das estreias mais entusiasmantes da colheita de 2018

Cinco miúdos de Londres liderados pelo estranhamente carismático Charlie Steen, os Shame juntaram-se quando ainda andavam no liceu, ensaiando todas as tardes numa sala de Brixton da qual sairiam outras bandas, agrupadas pela imprensa num movimento de rock britânico encabeçado pelos Fat White Family. Para o baterista Charlie Forbes, este arranque de carreira no Queen’s Head, entretanto transformado em restaurante da moda, foi determinante para o som dos Shame, cujo álbum de estreia, lançado no início deste ano, brilha precisamente pela falta de polimento. “Se tivéssemos começado num estúdio todo limpinho, não tinha sido a mesma coisa”, afirmou o jovem músico, ao The Guardian.

Todos novíssimos (reza a lenda, ou a biografia, que nenhum dos cinco tem mais de 21 anos), os Shame quiseram fazer um disco “conciso e direto ao assunto, sem palha” e, arrumando dez canções em 38 minutos, “Songs of Praise” é precisamente isso. No passado verão, pudemos vê-los em Paredes de Coura (depois da estreia nacional no Milhões de Festa, em 2017), e é entusiasmante perceber que, ao vivo, estes petardos punk/pós-punk são ainda mais portentosos. Boa parte do mérito deve ser entregue a Charlie Steen, um ótimo vocalista rock, tão convincente no registo vociferado como no narrativo, explorado no tema ‘The Lick’ (que arranca com a desconcertante tirada “So in the past week I've made several trips to the gynecologist”).

Em palco, Steen é um pequeno predador, calcorreando o palco em tronco nu (não porque se sinta um deus grego, explica em entrevistas, mas precisamente para contrariar o complexo de se achar “rechonchudo”). Mas, apesar de poder (e dever!) ser ouvido apenas pelo prazer melómano (‘One Rizzla’, ‘Concrete’ ou ‘Dust on Trial’ oferecem um equilíbrio perfeito entre agressividade e melodia), há também nesta banda um desejo de “desmontar o estereótipo do que é uma estrela rock. Somos miúdos do século XXI”, avisou Charlie Steen à Paste. E a sua energia tão selvagem como politizada (ouça-se ‘Visa Vulture’, a “pior canção de amor do mundo”, que em 2017 dedicaram a Theresa May) é uma rabanada de ar fresco que não podia ser mais bem-vinda.

IN "BLITZ"
24/10/18
.
.


1717.UNIÃO



EUROPEIA



PRESIDENTE DO CDS-PORTUGAL

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"

Morreu Maria José Moura criadora da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

A investigadora Maria José Moura, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, em 1986, morreu hoje, em Lisboa, aos 81 anos, anunciou a Direção-Geral do Livro, Arquivo e Bibliotecas (DGLAB).
.
Maria José Moura “era considerada, por muitos, a ‘mãe’ da Rede de Bibliotecas Municipais”, lê-se no comunicado que refere “as diversas homenagens que lhe foram feitas, em Portugal e no estrangeiro, [que] reconheceram a mulher que serviu a causa das bibliotecas durante toda a vida”.

Em 2016, em entrevista à agência Lusa, Maria José Moura afirmou: “Na biblioteca não precisa de gastar um tostão! É um dos poucos locais a que as pessoas têm direito a recorrer, não é um favor que lhe estão a fazer, é dinheiro que vem dos seus impostos”, disse, recordando que, 30 anos depois da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) ainda era preciso conquistar os portugueses para a utilização destes espaços de leitura.

No comunicado hoje divulgado, a DGLAB afirma que, “reconhecidamente”, Maria José Moura “teve um papel determinante na Leitura Pública no Portugal democrático, em particular, com a implantação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Em entrevista à Lusa, em 2016, 30 anos depois da criação das bases de uma rede nacional de bibliotecas públicas municipais, a bibliotecária recordou esse processo, a pedido da então secretária de Estado da Cultura, Teresa Gouveia, que contou consigo, como representante da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, assim como com Teresa Calçada, atual responsável do Plano Nacional de Leitura, Pedro Vieira de Almeida e Joaquim Macedo Portilheiro, do antigo Instituto Português do Livro. A rede conta hoje com mais de 200 equipamentos, em todo o país.

“O facto de não haver bibliotecas públicas em Portugal, dez anos depois do 25 de Abril, era um escândalo”, disse então Maria José Moura à Lusa. “Todos os países civilizados, melhor ou pior, têm bibliotecas (...). A rede de bibliotecas itinerantes - foi uma sorte que este país teve -- era o que havia.

Fora isso, só havia meia dúzia de bibliotecas das câmaras, com as estantes fechadas. Tudo poeirento, triste, sem luz. Era uma coisa sem vida”, recordou.

Licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas e com o Curso de Bibliotecário Arquivista, pela Universidade de Coimbra, Maria José Moura foi diretora dos Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa até 1987.

Dirigiu o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas até 2006. Durante esse período, foi também coordenadora e redatora de um novo Relatório de um Grupo de Trabalho, no qual se reformulavam as linhas estratégicas para o desenvolvimento das Bibliotecas Públicas Municipais em Portugal, passados dez anos do arranque da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Foi, simultaneamente, coordenadora-geral do Projeto do Inventário do Património Cultural Móvel, delegada nacional do Programa Geral de Informação da UNESCO, vice-presidente do Conselho Superior de Bibliotecas, responsável pelo National Focal Point -- Telematic for Libraries Program, membro do Information Society Forum, em Bruxelas, e fazia parte da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura.

Foi uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), da qual era asssociada honorária, e onde tinha já sido presidente da direção e da mesa da assembleia-geral.

Maria José Moura fez parte dos comités permanentes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, designadamente do de Bibliotecas Públicas e do de Edifícios e Equipamentos Bibliotecários.

Foi condecorada pelo Estado português com a Ordem do Mérito e, em 1998, recebeu o Prémio Internacional do Livro, em Amesterdão, por proposta da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária.

Na entrevista à Lusa Maria José Moura salientou o lado formativo das bibliotecas, espaços que podem ser sucedâneos das escolas: “As pessoas têm possibilidade de encontrar resposta para uma quantidade enorme de coisas que antes não precisavam”.

Para Maria José Moura, a biblioteca ideal é aquela em que “as pessoas conseguem encontrar respostas para as suas necessidades, sejam elas de ordem pessoal” ou profissional.

“As bibliotecas têm de se adaptar àquilo que lhe é pedido e não ver nisso uma desconsideração. Não se sentir diminuída. Pelo contrário”, afirmou em entrevista à Lusa.

O velório de Maria José Moura realiza-se hoje, na igreja de N. S. da Conceição, nos Olivais, em Lisboa, de onde o funeral sairá no sábado, em direção ao Cemitério dos Remédios, em Évora, onde será rezada missa de corpo presente pelas 11:00, segundo a DGLAB.

* Não morreu, foi criar uma rede de Bibliotecas Públicas nas estrelas.

.
.
3-PERGAMINHOS DO MAR MORTO

ESSÉNIOS NÃO SÃO OS AUTORES






FONTE: Bruno GM

.
.
5 MOTIVOS para DEVOLVER
o iPhone XS



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
 HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Renováveis abasteceram quase metade
do consumo de energia em Outubro

A produção de energias limpas abasteceu 45% do consumo nacional durante o mês de Outubro. Tendo em conta o acumulado desde o início do ano, já representa mais de metade: 52%.

Em Outubro, o consumo de energia eléctrica em Portugal foi 1,1% superior face ao mesmo mês do ano anterior. Considerando a correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis, o crescimento foi de 0,4%, segundo os dados da REN.
.
No mês passado, "as precipitações muito reduzidas prolongaram o período seco, com um índice de hidraulicidade de apenas 0,41". Pelo contrário, a produção eólica teve condições favoráveis com o índice respectivo a situar-se em 1,19. O que permitiu que quase metade da energia consumida em Portugal fosse proveniente de energias limpas.

"O conjunto da produção renovável abasteceu 45% do consumo nacional, a produção não renovável 51% e o saldo de trocas com o estrangeiro, que este mês foi importador, os restantes 4%", detalha a REN.

Tendo em conta o acumulado de Janeiro a Outubro, a produção renovável abasteceu 52% do consumo, repartida pela hidroeléctrica com 23%, eólica com 22%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 1,6%. A produção não renovável abasteceu os restantes 48% do consumo, repartido pelo gás natural com 28% e pelo carvão com 20%. O saldo de trocas com o estrangeiro é exportador, equivalendo a cerca de 6% do consumo nacional.

Já no mercado de gás natural, durante o mês de Outubro, registou-se "uma contracção homóloga no consumo, devido à quebra no segmento de produção de energia eléctrica, influenciado pela disponibilidade de energia renovável", explica a empresa que gere as redes de energia. O consumo registou uma queda de 1,2%, com o segmento convencional a crescer 1,4% e o mercado eléctrico a contrair 5,9%. 

* Renováveis produzem uma boa notícia.

.
.

Dinis Costa

Aiana


.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Pergaminho com 635 anos
à venda no Olx por 750 euros

Torre do Tombo vai comprar o documento que regista a entrega do Castelo de Lisboa ao conde de Barcelos.

O OLX serve para vender de tudo, desde cabides a automóveis. Há também livros novos e primeiras edições de clássicos à venda (alguns são uma pechincha). O que não é tão habitual são pergaminhos do século XIV com a escritura da entrega do Castelo de Lisboa ao Conde de Barcelos. Principalmente por 750 euros.
.

Mas foi isso mesmo que o utilizador Luís Sampaio pôs à venda na sua página pessoal do site de venda. No anúncio podia ler-se: "Escritura de entrega do Castelo de Lisboa que fez o Alcaide do mesmo, Martim Afonso Valente, ao Conde de Barcelos, Dom João Afonso Telo, o qual prestou ‘preito e menagem’ ao primeiro, de acordo com o determinado pelo rei Dom Fernando, pela carta de 16 de Janeiro de 1383, tresladada nesta escritura. Entre as testemunhas do acto esteve presente o Alcaide do Castelo de Faria, Diogo Gonçalves. Tabelião: Peres Esteves. 1383, Janeiro 26, Castelo de Lisboa".

O preço de venda para este documento histórico era de 750 euros e a entrega poderia ser feita de uma de duas maneiras: "em mão, na zona de Gaia", ou via CTT.

O anúncio chamou a atenção do autor do blogue Repensando a Idade Média que avisou a Câmara Municipal de Lisboa da existência deste documento, revela o jornal Público. Mas outra instituição esteve atenta à venda: o Arquivo Nacional Torre do Tombo. O Arquivo Nacional decidiu mesmo adquirir o documento, confirmou ao diário o director-geral. "Vamos exercer o direito de opção na aquisição do pergaminho, e já comunicámos isso ao vendedor", disse.

O documento foi analisado pela Torre do Tombo e a sua autenticidade autenticada. A CML de Lisboa estará também a proceder aos trâmites necessários para confirmar a autenticidade do documento.

Ao Público, o historiador Bernardo Vasconcelos e Sousa - antigo director da Torre do Tombo - diz que "tudo leva a crer que se trate de um documento autêntico, até pela assinatura do tabelião", e nota que "Dom Afonso Telo era uma figura da alta nobreza da corte de D. Fernando", aplaudindo a decisão da Torre do Tombo adquirir o documento.

Este caso é particularmente significativo pelo local onde surgiu: documentos como este surgem por norma em alfarrabistas e em leilões de bibliotecas antigas, não em sites de venda online, lembra José Luís Fernandes.

* Simplesmente surreal.

.
.

V.Isto é Impossível
1.RAIOS MORTAIS E RAIOS DE ENERGIA




* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 e se estende por 2018, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.

Cluster europeu de 100 empresas 
promove bioeconomia




FONTE:  euronews

.
.

 UMA DAS MELHORES MENSAGENS

ANTI-TABÁGICAS DE ALERTA



.

1 - ADOLESCÊNCIA


Uma excelente série espanhola que pode ajudar os adultos a explicar a vida a crescer, aos mais pequenos. 
Disfrute...

.
.
Sabia que os ciclistas podem pagar
.multas e perder pontos na carta?

Que documentos deve ter quando circula de bicicleta? Regras de circulação e os valores das multas a pagar, no caso de cometer uma infração. Deixamos estas e outras respostas neste artigo.
 

Que documentos um ciclista tem de ter na sua posse quando anda na via pública?
O cartão de identificação pessoal seja ele o cartão de cidadão ou passaporte são obrigatórios. Caso não tenha este documento consigo poderá estar sujeito a uma coima de 60 euros a 300 euros, mas se apresentar a sua identificação pessoal às autoridades nos oito dias seguintes, o valor desce para metade.

Sou obrigado a usar equipamento de proteção?
Não, mas é recomendado que o faça especialmente no que diz respeito ao capacete, pois este protege-o de lesões cranianas que poderão ser fatais. Os óculos e luvas também devem ser usados, pelo facto de o protegerem de pós, no caso dos óculos e as luvas de feridas nas mãos em caso de queda.

É obrigatório existir um seguro para a bicicleta?
Não. Somente os veículos ou bicicletas a motor são obrigados a ter seguro.  Os seguros para bicicletas foram lançados por algumas companhias de seguros para a cobertura de acidentes pessoais, de responsabilidade civil, de assistência em viagem e de transporte.

Qual a melhor forma para circular em segurança?
Em primeiro lugar assegure-se de que é visível para os outros condutores. Use colete retrorrefletora e equipe a sua bicicleta com iluminação. Luzes brancas na parte da frente e vermelhas atrás. Na estrada nunca circule em contramão, nem passe rente aos carros, porque mesmo parados existe sempre a possibilidade de alguma porta ser aberta e provocar uma queda. Tal como nos veículos a motor, também as bicicletas devem circular pelo lado direito. Caso circule com um grupo de amigos faça-o sempre em fila indiana, ou aos pares.

Os ciclistas são obrigados a parar no sinal vermelho e no STOP?
Sim. A sinalização luminosa não se aplica só ao trânsito de veículos. Se não parar no vermelho pode estar sujeito a uma coima que varia entre os 74 euros e 374 euros. No caso de não parar no sinal de STOP, seja num cruzamento ou entroncamento, o pagamento da coima pode ir no mínimo dos 99 euros até aos 498 euros.

A que velocidade deve o condutor de bicicleta circular?
Não existe uma velocidade definida. Tal como nos veículos motorizados, também o ciclista deve andar a uma velocidade moderada, principalmente quando circula em passagens assinaladas na faixa de rodagem para a travessia de peões, ou velocípedes e à aproximação de utilizadores vulneráveis, com por exemplo pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. Neste caso a multa é de 60 euros.

Posso circular de bicicleta no passeio?
Não, pois esse espaço está destinado aos peões. As únicas pessoas que podem circular de bicicleta no passeio, são crianças até ao limite de 10 anos de idade, desde que não coloquem em perigo a circulação dos peões.

* Bem explicado para toda a gente e sobretudo para os ciclistas taliban.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
21/04/18

.
.


1780
Senso d'hoje
ANTHONY PEREIRA
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
KING'S COLLEGE-LONDRES
Sinais enviados ao mundo
 por eleição de Bolsonaro



FONTE: BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.