05/06/2010

INGENUIDADE

clique para ampliar

4 - COMO NÃO SE DEVE CONDUZIR - BRUNO BOZZETTO

MANUEL FALCÃO




A esquina do Rio


Como não é politicamente correcto estalar a crise no Governo, e como a panela de pressão da crise tem que aliviar por algum sítio, eis que as presidenciais foram a válvula de escape escolhida. De repente, à esquerda e à direita, saltam vozes a demarcar-se...

PRESIDENCIAIS - Como não é politicamente correcto estalar a crise no Governo, e como a panela de pressão da crise tem que aliviar por algum sítio, eis que as presidenciais foram a válvula de escape escolhida. De repente, à esquerda e à direita, saltam vozes a demarcar-se dos candidatos escolhidos, respectivamente, pelo PS e pelo PSD e PP. Algo me diz que este processo das presidenciais vai ser conturbado, algo me diz que alguém vai perder as estribeiras em todo este processo. Assim sendo na realidade o resultado final arrisca-se a ser uma incógnita entre a direita a quem o casamento gay promulgado por Cavaco aborrece, e a esquerda a quem os hábitos de caça de Manuel Alegre perturba.

VIAGENS - Na última semana José Sócrates arranjou tempo para vir a Lisboa promulgar o apoio do PS a Manuel Alegre, depois de se ter feito convidar para casa de Chico Buarque, no Brasil (país onde as coisas lhe correram mal, aliás), e depois de ter andado a cobrar promessas de Hugo Chávez - que pagou com mais umas quantas promessas…. E agora de seguida vai para Marrocos. Numa situação como a que o País vive mais de metade da semana fora em "road show" tem como efeito que no plano interno os sintomas de desorganização no Governo se começam a acumular.

TELEVISÃO - 2,6 milhões de casas recebem televisão por cabo ou satélite, um aumento de 277 mil em relação ao ano passado. Isto quer dizer que mais de metade dos lares portugueses não vê televisão por via hertziana - o que baralha sensivelmente as contas e as audiências correntes. A verdade é que quem vê televisão por assinatura vive na faixa litoral entre Viana do Castelo e Setúbal e no Algarve, tem mais poder de compra e é demograficamente mais atraente em termos de consumo - ou seja, a partir de agora é seguro que a maioria dos consumidores não tem um universo de quatro canais mas sim de dezenas e os resultados são bem diferentes. Com números destes outra questão fica em aberto: que fazer com a Televisão Digital Terrestre se a maioria já recebe mais do que esta pode oferecer?

LER - Jay McInerney é um dos escritores norte-americanos de que mais gosto - e por curiosidade é um grande apreciador de vinho e actualmente é o autor das críticas de vinhos no "Wall Street Journal". Vinhos à parte, "The Last Bachelor" é a sua segunda recolha de pequenos contos. Aqui há um ponto comum - quase todas as histórias têm a ver com os vícios privados dos personagens, episódios de voyeurismo, infidelidades consentidas, quase sempre com Nova York como pando de fundo. Muito tocado no estilo por Raymond Carver, que foi seu professor, McInerney oferece nesta recolha uma visão às vezes surrealista, mas muitas vezes cheia de humor e ironia. "The Last Bachelor", 216 páginas, edição de bolso Bloomsbury de Janeiro de 2010, comprado na Amazon.

ÓDIO DE ESTIMAÇÃO - Os restaurantes que se estão nas tintas para os consumidores e lhes tiram a possibilidade de escolha, apresentando apenas uma marca de cerveja ou uma marca de refrigerante. Não gosto que me queiram obrigar a beber Pepsi ou Sagres por força das decisões de outros. Será inteiramente legal obrigar a monopólios destes?

OUVIR - Em 1953 o jazz era ainda considerado um género menor, escutado em bares, e os bem pensantes apenas tinham ouvidos para a música clássica. Imaginem portanto a cara da audiência que estava no Oberlin College, uma instituição no Ohio dedicada às artes e fundada em 1833. O estabelecimento de ensino, privado, incluía um Conservatório de Música com boa reputação. Pois foi aí mesmo que Dave Brubeck actuou com o seu quarteto no dia 2 de Março de 1953 - com a particularidade de o espectáculo estar a ser gravado para posterior edição, naquele que viria ser um dos primeiros discos ao vivo na história do jazz. Acompanhado por Paul Desmond no saxofone, Ron Crotty no baixo e Lloyd Davis na bateria, Dave Brubeck escolheu para essa noite um repertório que incluiu clássicos como "The Foolish Things (Remind Me Of You)", "Perdido", "Stardust", "The Way You Look Tonight" e "How High The Moon". É difícil um alinhamento mais perfeito e o resultado musical dessa noite é absolutamente espantoso, muito graças aos arranjos de Brubeck. Felizmente a Universal Music decidiu reeditar esta preciosidade, com uma remasterização a 24 bits, na sua série Original Jazz Classics. "Jazz At The Oberlin", do Dave Brubeck Quartet é um CD imperdível.

VER - Só o título é todo um programa: "A Museum Is To Art what a Great Translator is to a Writer" é o nome da exposição colectiva que junta na galeria Baginsky obras de André Gomes, Bruno Cidra, Carlos Correia, Cecília Costa, Délio Jasse, Gonçalo Sena, a dupla Sara&André e Yonamine - umas recentes e outras inéditas. Destaque para a proposta do angolano Délio Jasse, que trabalha fotografia em suportes invulgares; para os pequenos desenhos de Carlos Correia, quase notas sobre memórias de obras que ele próprio viu; e finalmente para a corrosiva instalação de Sara&André, repleta de ironia. Comissariada por Alda Galsterer a exposição estará patente até 4 de Setembro na Galeria Baginski, Rua Capitão Leitão 51 e 53, ao Beato, entre terça a sábado das 11h00 às 19h00.

PROVAR - Esta altura do ano é a época dos caracóis e das cerejas - ambas consideráveis tentações. Ainda é um pouco cedo para as sardinhas estarem no seu ponto ideal, de modo que em matéria petisqueira a recomendação é mesmo um pratinho de caracóis ao fim da tarde, acompanhados por uma imperial - a verdadeira e genuína happy hour portuguesa, agora que se fala tanto do assunto com propostas meio sem graça. Em Lisboa sugiro alguns locais onde a qualidade é garantida: Cervejaria O Filho do Menino Júlio dos Caracóis, na Rua Vale Formoso de Cima 140 B, em Marvila, que se gaba de ter uma receita antiga e exclusiva; o Túnel de Santos, no Largo de Santos, em Lisboa; o famoso Tico Tico, na Avenida Rio de Janeiro 19 a 21, em Alvalade; e, finalmente, o Farol da Torre, em Belém, na Rua da Praia do Bom Sucesso 102.

BACK TO BASICS - "Não é pelas coisas serem difíceis que não ousamos. É por não ousarmos que as coisas são difíceis." - Séneca

in "JORNAL DE NEGÓCIOS
04/06/10

TUDO BEM COM O SENHOR?


enviado por DAM

PAUL SIMON

2 - CUIDADO

TENHA UM BOM SÁBADO

Sócrates desmente saída do ministro Luís Amado
O primeiro-ministro, José Sócrates, assegurou hoje, sábado, que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, não sairá do Governo.
José Sócrates desmente, assim, a notícia avançada pelo jornal i, dizendo que "não tem o mínimo de sentido".
"Isso não tem o mínimo de sentido e considero essa notícia apenas especulativa", afirmou José Sócrates aos jornalistas em Trancoso, à margem da cerimónia onde recebeu a medalha de honra do município, presidido pelo social democrata Júlio Sarmento.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Níveis de radiação ultravioleta muito altos em todo o território

Todo o território português - com excepção de Viana do Castelo, Santa Cruz, na Madeira, e Ponta Delgada, nos Açores - está hoje sujeito a um nível de radiação ultravioleta (UV) “muito alto”, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
O IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e um cuidado especial com as crianças para evitar a exposição solar.
O índice ultravioleta varia entre o “baixo” e o “extremo”, passando pelo nível “moderado”, “alto” e “muito alto”. A parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, alerta o Instituto de Meteorologia.
"PÚBLICO"

As maiores autarquias do país têm taxas de incumprimento que vão até aos 60%.

Porto é excepção. Despejos são solução limite
A crise bate com força à porta dos moradores dos bairros sociais e as câmaras municipais acumulam dezenas de milhões de euros em dívidas. Mesmo com rendas médias que rondam os 55 e os 75 euros, os inquilinos municipais não conseguem fazer face às suas obrigações e, em casos limite, resta o despejo.
Num questionário que o i enviou a algumas das maiores câmaras municipais do país - Porto, Vila Nova de Gaia, Lisboa, Oeiras e Sintra - percebe-se a dimensão do problema. A situação é mais grave nas cidades da área metropolitana de Lisboa e tende a esbater-se à medida que se caminha em direcção ao Douro.
"i"

Vanessa 10.ª em Madrid

Na sua estreia em provas internacionais este ano, Vanessa Fernandes foi 10.ª classificada em Madrid, terceira etapa do “World Series” de triatlo.

A atleta do Benfica concluiu a prova, marcada pelo forte calor na capital espanhola, em 2.08,08 horas, pouco mais de dois minutos mais do que a vencedora, a suíça Nicole Spirig. A francesa Emmie Charayron terminou em segundo, enquanto a britânica Helen Jenkins encerrou o pódio.
" A BOLA"

Braga: Ana Jorge garante direitos dos trabalhadores

A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu este sábado, em Braga, que os direitos dos trabalhadores do Hospital de São Marcos, gerido pelo grupo Mello Saúde, serão salvaguardados quando abrir o novo estabelecimento hospitalar da cidade.
A governante garantiu que as preocupações dos profissionais do Hospital "não têm razão de ser, já que estão a ser tratadas pelos responsáveis de saúde, de forma a salvaguardar os postos de trabalho".
"CORREIO DA MANHÃ"

TÉCNICO ESCOLHE "NAVEGADORES" PARA COGNOME DA SELEÇÃO
Carlos Queiroz escolheu o cognome "Os Navegadores" para o grupo de jogadores que defenderá a Seleção Nacional no Mundial'2010, na África do Sul. O selecionador nacional aproveitou a justificação para deixar mais alguns reparos aos críticos.
Pelo tributo e homenagem aos nossos antepassados, à epopeia maior da nossa história, que foram os Descobrimentos. Acho que é o termo que se adapta melhor, até pelo país onde é [o Mundial], no qual dobrámos aquele cabo. Prefiro Cabo da Boa Esperança do que Adamastores. Mas há quem goste mais de Adamastores. Eu prefiro a Boa Esperança", fisou, antes de reafirmar que sente o apoio da maioria do povo português.
"RECORD"

Portimão: Restaurante com droga 'na ementa'

Uma mulher que geria um restaurante em Portimão foi detida por alegado tráfico de droga. Compradores iam ao estabelecimento abastecer, mas não só de géneros alimentícios. E tudo isto quase nas barbas da Judiciária.
O restaurante, localizado na rua Direita, mesmo nas traseiras do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Judiciária de Portimão, tinha no cardápio bem mais do que aquilo que à primeira vista podia parecer, ou pelo menos assim o diz a Polícia Judiciária (PJ).
Ao contrário do que é habitual quando se fala de estabelecimentos de restauração, desta vez não foi a ASAE a 'invadir' o local, mas antes a PJ que acabou por deter uma mulher de 48 anos que, alegadamente, se dedicava ao tráfico de estupefacientes na cidade de Portimão.
"EXPRESSO"

Há mais de 66 mil crianças e jovens em risco

Em 2009 houve mais 237 processos que no ano antes, mas mais casos de maus tratos. 2700 crianças foram retiradas aos pais.
Vanessa foi vítima de abusos sexuais, Cátia pedia na rua e Andreia apareceu no Centro de Saúde coberta de nódoas negras. Têm todas menos de 11 anos e as suas histórias foram notícia nos jornais, no último ano. As estatísticas mostram que há pelo menos 66 896 menores em risco em Portugal, que estão a ser acompanhadas pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens.
As situações relatadas no relatório anual da Comissão Nacional vão desde a prostituição e pornografia infantil, que envolveram 38 crianças, até à negligência. Aliás, este é o problema mais comum no País e afecta sobretudo os mais pequenos: no ano passado foram abertos 9168 processos por negligência e mais de um terço relativos a crianças com menos de 5 anos.
Em 2009 houve mais 237 processos que no ano antes, mas mais casos de maus tratos. 2700 crianças foram retiradas aos pais.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

É assim que se limpa uma janela!


enviado por C. DIOGO

MULHER PRÁCTICA


enviado por E. FRANÇA

4 - STRESS

HAMAS "limpando" FATAH

AS IMAGENS SÃO PESADAS


enviado por ANTÓNIO CUNHA

1 - ferramentas de qualidade...


enviado por C. DIOGO

V E N E Z A


enviado por E. FRANÇA

JORNAIS DE HOJE E SEMANÀRIO

clique para ampliar









PORTA DE CARRO...........


enviado por J. COUTO