20/01/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
.
II-A HISTÓRIA 
DO SEXO
  
1- MUNDO ORIENTAL



FONTE: André Luis Karpinski

..
.

6-AVÓZINHAS HOT

Havaiana


.
.
Festa de despedida
de Passos Coelho


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.

5-AVÓZINHAS HOT

Jenny Lee


.
.

PAPEL DA FORMAÇÃO DO
ANESTESIOLOGISTA NA PREVENÇÃO
DE ELEMENTOS ADVERSOS
5 -Como Corrigir II


Uma interessante série conduzida por Luís Bomfim Pereira da Cunha, Título Superior de Anestesiologia, Hospital Universitário-Rio de Janeiro

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


4-AVÓZINHAS HOT

Scarlett Night


.
.

E se o Super-Homem
girasse a Terra ao contrário



FONTE: NERDOLOGIA

.
.


3-AVÓZINHAS HOT

Dixie Barton


.

FRANCISCO LOUÇÃ

.





Toca a vender a alma ao diabo

Sem querer desmerecer a primazia do conselho de Ferreira Leite, repito com ela: Dr. Rio, venda mesmo a alma ao diabo, que nesse comércio espiritual é de aproveitar o momento em que a cotação vai alta. É a lei do mercado, percebe?

A recomendação é de Ferreira Leite para o presidente-eleito Rui Rio e já deu que falar: desunhe-se, se preciso for venda a alma ao diabo para correr com a esquerda do estribo do gabinete do Dr. Costa, se não mesmo da sua mesa, sabe-se lá onde essa gente se instalou. A bem dizer, Rio já tinha dito isso, sem ter que invocar o inconveniente diabo, que tem entre os laranjas a má fama de nunca chegar a horas. A tomar por certo o que correu o risco de anunciar durante a sua campanha, o objetivo de Rio é mesmo esse. Perdendo dentro de dois anos, vai já adiantando que a moral e os bons costumes recomendam que dê uma mão ao estouvado do Dr. Costa para o aliviar das más influências.

Imagino os sorrisos de auto-condescendência no Bloco e no PCP. Afinal de contas, se o intuito da direita ao renovar-se é condensar a sua política no objectivo estratégico de se aliar ao PS no temor de que, preso a acordos com a esquerda, aquele partido amanse os seus compromissos europeus e outros avulsos, a começar pelo patronato que ama as leis laborais troikistas e pelos interesses que estremecem quando se fazem contas às rendas, então as esquerdas não poderiam exibir melhor certificado de competência e vitória. Nunca a esquerda foi tão evidentemente definida como o eixo da política pela direita. É aliás cândido que Rio tenha feito dessa subserviência ao PS um mote de campanha, e é não menos arrebatador que os incentivos que recebe, já de vitória no bolso, lhe peçam que não saia dessa sua linha de rumo.

Claro que para o PSD isso é suicidário. Votem-em-mim-para-eu-apoiar-o-PS é uma frivolidade, para os eleitores mais crédulos mais vale então votar no PS. Isso já se verificou em minúscula escala na última eleição, noutro quadrante, e não deixa de ser curioso que o PSD, à direita, acredite que se reforça com uma política que anuncia o seu próprio fracasso como alternativa. Mas é assim mesmo e a realidade impõe-se contra os cálculos: para a direita económica, o único desígnio presente é dar a maioria absoluta ao PS, sozinho ou em bloco central, na esperança de o trazer ao redil da saudosa tradição liberal, os mercados a tomarem conta da segurança social e da saúde, já para não esquecer os transportes de Lisboa e Porto que estavam prometidos a quem de direito. O conforto de alma, o fim de sobressaltos e da incerteza sobre a relação de forças, que os ministros são tão volúveis, tudo advoga esse bloco central, para uma direita que prefere perder por cem a perder por mil.

Acresce que esta linha diabista tem muitos entusiastas. Para a esquerda, é o cenário de sonho: a haver incerteza sobre se o PS se alia a Rio, nem é preciso fazer campanha sobre a necessidade de uma posição forte para que Portugal não retorne à pasmaceira da austeridade. Para o PS também não é mau, os que acham que o bloco central é uma segunda pele ficam aliviados e os que acham que o PSD deve ser reduzido a uma periferia política ficam animados. Para o CDS, interessante, fica com algum espaço, mesmo se a catadura de Rio lhe pode ganhar alguma “classe média”.

Fica um problema, que não é de somenos. Tal estratégia tem um preço de regime. O bloco central é uma coisa nos anos oitenta, saídos da revolução e com aflições constitucionais, e outra nos tempos de crise dos partidos quarentões. Assim, o único bloco central que os poderes económicos pretendem é mesmo a maioria absoluta do PS para que o tempo volte para trás. Tanto pior para as direitas.
 
Por isso, sem querer desmerecer a primazia do conselho de Ferreira Leite, repito com ela: Dr. Rio, venda mesmo a alma ao diabo, que nesse comércio espiritual é de aproveitar o momento em que a cotação vai alta. É a lei do mercado, percebe?

IN "PÚBLICO"
17/01/18

.
.


1478.UNIÃO



EUROPEIA



.


2-AVÓZINHAS HOT

Tempest Storm


.
.
NÃO MATARÁS



FONTE: Razão ConsCiência


.
.
XXIV-VIDA SELVAGEM
2- A Máfia das Najas Assassinas



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: Super Documentários

.
.

1-AVÓZINHAS HOT

Sherry Knight

.
.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"
Papa criticado por arcebispo devido
.a palavras sobre pedófilia

O principal assessor do papa Francisco sobre questões de abusos sexuais na Igreja criticou as declarações pontifícias feitas no Chile, nas quais considerou serem "calúnias" as acusações feitas ao bispo chileno Juan Barros. 
 .

Na opinião do arcebispo de Boston, Sean O'Malley, as palavras do papa, ditas na passada quinta-feira, no Chile, foram "uma fonte de grande dor para sobreviventes de abusos sexuais", e acrescentou não poder explicar por que razão Francisco "escolheu as palavras específicas que usou".

 O pontífice defendeu na passada quinta-feira o bispo chileno Juan Barros e assegurou que as acusações de que este encobriu os abusos sexuais a menores cometidos pelo sacerdote Fernando Karadima "são calúnias". "No dia em que trouxerem uma prova contra o bispo Barros, eu falarei", declarou o papa aos jornalistas à chegada à cidade Iquique, onde celebrou a terceira e última missa da sua visita ao Chile. "Não há uma única prova, tudo é calúnia", disse Jorge Mario Bergoglio. 

Durante a sua visita ao Chile, o papa Francisco encontrou-se com um grupo de chilenos vítimas de abuso sexual por parte de sacerdotes e pediu desculpa "pelos danos irreparáveis" sofridos. O'Malley afirmou, todavia, que Francisco "reconhece plenamente as notórias falhas da igreja e do clero que abusou das crianças e o impacto devastador que esses crimes tiveram sobre sobreviventes e seus entes queridos". 

* Os pratos fortes da igreja católica são ocultar ou negar crimes.

.
.


3-VÍTIMAS DO

FACEBOOK




* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Aeroporto de Lisboa fechou 2017 com recorde de 26,7 milhões de passageiros

O crescimento verificado no ano passado no aeroporto de Lisboa foi de cerca de quatro milhões de passageiros a mais em relação a 2016, o mais relevante do conjunto dos aeroportos da ANA

O aeroporto Humberto Delgado encerrou o ano passado com um novo recorde passageiros, com um total de 26,670 milhões de passageiros, mais 18,8% que no ano precedente.
 .
VENDERAM A "ANA"
Segundo os dados divulgados pela Vinci, o grupo francês que controla a gestora aeroportuária nacional, o crescimento verificado no ano passado no aeroporto de Lisboa foi de cerca de quatro milhões de passageiros a mais em relação a 2016, o mais relevante do conjunto dos aeroportos da ANA.

Em termos globais, os aeroportos da ANA registaram no ano passado um recorde global de 51,8 milhões de passageiros, passando pela primeira vez, mas de forma folgada, a barreira histórica dos 50 milhões de passageiros.

Esta marca representou um aumento de 16,5% face ao número de passageiros alcançado em 2016.
Para além do aeroporto de Lisboa, todos os outros aeroportos do país registam recordes de tráfego anual e ultrapassaram pela primeira vez marcos simbólicos”, destaca um comunicado da Vinci Airports.

No aeroporto do Porto superou-se a barreira dos 10 milhões de passageiros, com 10,788 milhões de passageiros, mais 15% que em 2016.

No aeroporto de Faro ultrapassou-se o marco dos oito milhões de passageiros, com  8,727 milhões de passageiros, mais 14,4% que no ano precedente.

No aeroporto do Funchal, passou-se a barreira dos três milhões de passageiros, com 3,371 milhões de passageiros, 7,8% acima do registo verificado em 2016.

Também os aeroportos da ANA nos Açores registaram um aumento, na casa dos 18,7%, para 2,246 milhões de passageiros.

Estes dados apresentados pela Vinci denotam também o crescimento do ‘load factor’ (número de passageiros por avião), uma vez que para um crescimento de 16,5% no número de passageiros movimentados no ano passado nos aeroportos da ANA apenas se registou uma subida de 7,2% nos movimentos de aviões.

Este fenómeno de acréscimo de rentabilidade das companhias aéreas foi ainda mais notório no aeroporto Humberto Delgado: a um crescimento do número de passageiros na ordem dos 18,8% contrapôs-se uma subida de 4,3% no movimento de aviões.

* E Passos Coelho/Paulo Portas privatizaram este negócio.

.
.
VIAGEM IMPERFEITA


 * Quando em abril de 2015 entrou em vigor a liberalização do mercado aéreo dos Açores, a Ilha de São Miguel não estava preparada para os milhares de turistas que passou a receber. À data, a oferta de voos subiu 40%, mas o alojamento era insuficiente. E ainda hoje o Governo regional projeta mais três mil camas para os próximos três anos. Por outro lado, os produtos locais são cada vez mais absorvidos pela procura interna num território onde ainda se notam grandes diferenças entre quem ali vive e quem está de passagem.

 ** EXCELENTE TRABALHO DE REPORTAGEM DA SIC

 .
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Cientistas portugueses descobrem
.forma de travar metástases cerebrais

Proteina do feijão pode transformar-se num medicamento para mulheres com cancro da mama avançado. Investigação foi financiada pela associação Laço

Tudo começou com uma desilusão. A partir de 2008, um estudo atrás do outro vieram provar que a aposta em rastreio ao cancro da mama, através de mamografia, não estava a dar os resultados esperados. Os cancros verdadeiramente agressivos, que se espalham a outros órgãos e acabam por matar, continuavam a fazer vítimas. 
 .

Num dos estudos, feito no Canadá, concluiu-se que a probabilidade de uma mulher que cumpre a mamografia anual morrer de cancro da mama é igual à de uma mulher que não segue a recomendação. Face a estes resultados, Lynne Archibald, fundadora da associação de apoio a mulheres com cancro da mama Laço, promoveu um debate na organização e acabou por ficar decidido mudar completamente a estratégia da instituição. Em vez de apoiar o rastreio, como tinha sido a tónica desde a sua fundação, o foco passou a estar no apoio à investigação. "O cancro da mama metastático não está a diminuir, as mulheres continuam a morrer e percebemos que a forma de mudar isto é apoiar a ciência", conta. "Porque quando há dinheiro as coisas acontecem."

Diana Gaspar, investigadora do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes, foi uma das beneficiárias das bolsas financiadas pela associação. Agora, três anos depois de ter iniciado o projeto, saíram os primeiros resultados. Em laboratório, a cientista verificou que uma proteína extraída do feijão, a PvD1, consegue travar a invasão do cérebro pelas células tumorais. "Um grupo no Brasil já conhecia as propriedades antifúngicas da PvD1. Nós quisemos verificar as suas capacidades antitumorais", explica Diana Gaspar.

É o grande terror de uma mulher diagnosticada com cancro da mama: que este se espalhe e chegue ao cérebro. Apesar de não haver dados exatos, estima-se que existam em Portugal cinco mil mulheres com cancro da mama metastático, para quem há poucas opções terapêuticas e ainda um forte estigma

Com o financiamento da Laço, Diana Gaspar foi capaz de verificar que esta pequena proteína interfere com a capacidade de as células tumorais, transportadas pela corrente sanguínea, se fixarem à barreira hemato-encefálica, que protege o cérebro - mas que deixa escapar alguns invasores. "A proteína diminui a viabilidade das células tumorais que, mesmo escapando para a corrente sanguínea, chegam à barreira com as propriedades alteradas."

O trabalho, publicado na revista científica Nanoscale, dependeu do uso de um equipamento ultrassofisticado, o microscópio de força atómica, que permite observar ao nível do átomo. Todos os consumíveis gastos no projeto foram suportados pela bolsa da Laço, a associação que acabou por se transformar no Fundo iMM-Laço e está, desde o início de 2018, sedeado no próprio IMM. "Foi uma tristeza para todos constatar que a deteção precoce não evitava as mortes por cancro da mama avançado. Mas acreditamos na Ciência", sublinha Lynne Archibald.

Fã confessa de feijoada, Diana Gaspar esclarece, no entanto, que não é por se comer feijão que se conseguirá ter qualquer efeito na prevenção do cancro da mama. "Seria preciso comer muitos quilos de feijão de uma só vez."

O caminho agora será prosseguir a investigação, testando o efeito da proteína do feijão em ratinho. É possível que, no futuro, fique disponível um concentrado de feijão num comprimido.

* Não percam tempo.


.
.


COENTRO

Gostar é questão genética



FONTE: Beatriz Ferrete

.
.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
Sondagem: 
Eleição de Rui Rio atira direita 
para novos mínimos

O barómetro Eurosondagem de janeiro voltou a penalizar o PSD. No inquérito feito já após a eleição de Rui Rio, o PSD continua em queda e é o partido que mais desce nas intenções de voto (-1,0%), fixando-se nos 26,9%. Juntando os 7% obtidos pelo CDS, a direita atinge assim um novo mínimo conjunto de 33,9%.
 .
À esquerda, Bloco e PCP têm descidas residuais de 0,1%, registando respectivamente 8,5% e 6,9% das intenções de voto. Somando os 41,3% obtidos pelo PS, que sobe 1,1% em janeiro, as intenções de voto na esquerda voltam a crescer para os 56,7%.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 14 e 17 de janeiro,  já depois da eleição de Rui Rio de dia 13.  A expectativa era que a escolha do novo líder pudesse por cobro ao espetáculo embaraçoso que resultou do confronto com Santana Lopes, mas Rio já veio admitir que a “turbulência” está para continuar.

Em causa está a liderança do grupo parlamentar do PSD por Hugo Soares, apoiante de Santana e que, para surpresa de muitos, decidiu não colocar o lugar à disposição. Seja quem for a liderar a bancada, Rio enfrenta agora o desafio de comandar um partido em que os deputados que o representam na Assembleia da República não foram escolhidos por si.

* Esta sondagem não significa nada, é uma tristeza quando a comunicação social dita de esquerda adopta os truques baixos da direita.
Rui Rio ganhou as eleições no PSD, é político experiente e combativo.

.
.
HEI TAXI!

FONTE: NOTÍCIAS REALISTAS PROMOTER

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
DAKAR
Carlos Sainz vence pela segunda vez

O espanhol Carlos Sainz (Peugeot) conquistou este sábado pela segunda vez na sua carreira o Dakar, oito anos após o seu primeiro triunfo.
 .
O piloto espanhol, campeão do mundo de ralis em 1990 e 1992, assegurou o triunfo final ao terminar nono lugar, a 3.19 minutos do sul-africano Giniel De Villiers (Toyota), que venceu a 14.ª e última etapa.

Aos 55 anos e 284 dias, Sainz - e o seu compatriota e copiloto Lucas Cruz -- tornou-se no mais velho piloto a vencer a prova nos carros, concluindo o rali com 43.40 minutos de vantagem sobre Nasser Al-Attyah (Toyota), segundo classificado, e 1:16.41 horas de De Villiers, terceiro.

O francês Stephane Peterhansel (Peugeot), que já venceu a prova 13 vezes (sete nos carros e seis nas motas), não foi além do quarto lugar, a 01:25.29 horas.

Matthias Walkner vence nas motos 

O motard austríaco Matthias Walkner (KTM) confirmou este sábado o triunfo na edição 2018 do rali todo o terreno Dakar, ao terminar a 14.ª e última etapa a 05.38 minutos do vencedor, o argentino Kevin Benavides (Honda).
 .
Walkner, de 31 anos, foi o oitavo a cruzar a meta, em Córdoba, mas conseguiu tornar-se no primeiro austríaco a vencer o Dakar, sucedendo ao britânico Sam Sunderland, ao terminar o rali com 16.53 minutos de vantagem sobre Benavides.

O australiano Toby Price (KTM), vencedor da prova em 2016, terminou no último lugar do pódio, a 23 minutos do austríaco, após ter sido segundo na etapa, a 54 segundos de Benavides.

Nos 'quads', o chileno Ignacio Casale conquistou o seu segundo Dakar, repetindo o êxito de 2014, enquanto o brasileiro Reinaldo Varela (Can Am) sucedeu ao seu compatriota Leandro Torres nos 'buggys' (SSV).

* Muito espírito de sacrifício e alguma sorte

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Governo americano paralisado. 
"Democratas quiseram dar-me 
um presente"

No dia em que Trump comemora um ano como presidente dos Estados Unidos, o senado não conseguiu acordo

O Governo dos Estados Unidos da América iniciou às 00:00 locais (mais uma hora em Lisboa) o encerramento parcial dos seus serviços devido à falta de fundos para os financiar, após ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento. Donald Trump, que hoje comemora um ano na Casa Branca, já acusou os democratas pelo fracasso nas negociações.
.
"É o primeiro aniversário da minha presidência e os democratas quiseram dar-me um belo presente", escreveu no Twitter.

Donald Trump acusou os democratas de estarem mais preocupados com os imigrantes ilegais do que com as questões militares e de segurança "na perigosa fronteira a sul". "Poderiam ter feito um acordo mas preferiram jogar à política do 'shutdown'", acrescentou o presidente dos EUA.

Trump lembra que os republicanos têm apenas 51 votos no senado e que precisavam de 60 para aprovar o orçamento de curto prazo. "É por isso que precisamos de mais republicanos a ganhar nas eleições de 2018", apelou.

A proposta de Orçamento apresentada pelos republicanos obteve mais votos a favor (50) que contra (48), mas foram insuficientes para aprovar as verbas que exigiam o apoio de 60 senadores.
Nas reuniões bipartidárias, os democratas tinham colocado como condição para a aprovação do orçamento um aumento de financiamento do programa DACA, de integração dos imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA quando eram menores, bem como alterações na política de imigração de Trump. A Casa Branca e os representantes republicanos recusaram.

A última vez que o Governo dos Estados Unidos teve de fechar por falta de fundos foi em outubro de 2013 com Barack Obama na Casa Branca, situação que durou 16 dias.

Então, Obama mandou para casa mais de 800 mil funcionários públicos -- os considerados não essenciais -, encerrou museus e parques nacionais, e cancelou tratamentos experimentais em centros federais de investigação médica.

* Os republicanos a saborearem do próprio veneno.

.
.
ANDA A D. CRISTAS 
TÃO   PREOCUPADA E PATRIOTA

Para não haver qualquer dúvida sobre a fidelidade das fontes, informa-se que os factos seguintes estão expressos no insuspeito jornal Expresso, de 27 de fevereiro/16, em local escondido (p. 10,à esquerda, ao fundo).
.
 1. A D. Cristas deixou um "buraco" de 340 milhões de euros, no Ministério da Agricultura ;

2. A D. Cristas assume que deixou uma herança que incluía o pagamento futuro de 200 milhões mas que Passos Coelho e M. Luís Albuquerque sabiam;

3. A D. Cristas esgotou num ano (de eleições, recordemos) os milhões de verbas da UE para cinco anos e até excedeu as verbas em 296 milhões de euros;

4. Da dotação global de 576 milhões para ajudas "agroalimentares", a gastar entre 2015 e 2019, a Cristas "comprometeu" 872 milhões, logo em 2015!

A saga poderia continuar (20 milhões de euros de seguros por pagar, 24 milhões de obras no Alqueva...) mas basta isto para medirmos a irresponsabilidade de quem distribuiu milhões em ano de votos, enchendo os bolsos dos amiguinhos da CAP e não só.
 .
Afinal, andamos a ser aldrabados por quem esbanjou num dia o que fará falta nos anos seguintes. Esta senhora , refinadamente beata, quer agora dar lições de moral e de boa gestão. E está a chefiar um partido!

.
.


1495
Senso d'hoje
NIKOLAJ COSTER-WALDAU
EMBAIXADOR DA BOA VONTADE
ONU - "PNUD"
"Atenção para os impactos  
das mudanças climáticas"




FONTE: ONU Brasil
 
.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS 
E REVISTAS








.
.

PORQUE SOMOS
UMA GRAÇA




.
.

BOM DIA


.
.


60-CINEMA
FORA "D'ORAS"

III-A ÚLTIMA TENTAÇÃO

DE CRISTO



Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. As suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide livrar-se dele. Na cruz,  imagina como seria a vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com mulher e filhos.

Data de lançamento:
23 de setembro de 1988 (Portugal)
Direção: Martin Scorsese
Música composta por: Peter Gabriel
Roteiro: Paul Schrader

ELENCO - Willem Dafoe como Jesus Cristo, Harvey Keitel como Judas Iscariotes, Barbara Hershey como Maria Madalena, David Bowie como Pôncio Pilatos, e Harry Dean Stanton como Paulo. O filme foi inteiramente rodado em Marrocos

WIKIPEDIA

 .