21/09/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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XXXVI-OS RIOS E A VIDA
 3-RIO EBRO
Navarra, Zaragoza y Tarragona




FONTE:  Ceibe.

 

BLACK TAPE PROJECT/1
SIMM WEEK
FAENA FORUM
2022



FONTE:  Black Tape Project BTS
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4 - APOLÓNIO E AS CÓNICAS
 

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
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NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

O "APOLÓNIO" não é fácil mas suscita curiosidade. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de sete, coisa pouca... 

DANIELA SILVA

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Tempos de espera,
degradação e trotinetes

Para lá dos encantos superficiais das ciclovias, dos “modos suaves de transporte” e do embaratecimento dos passes nas áreas metropolitanas, subsistem estruturas obsoletas e falta de visão sistémica para o país.

As agradáveis e raras “visitas” de dirigentes políticos aos transportes públicos destoam radicalmente daquilo que é testemunhado por quem deles faz uso regular. É particularmente grave presenciar tantas falhas – imprevisibilidade de horários, degradação dos equipamentos, insegurança, greves constantes – quando sabemos que o governo tem destinado largos milhões de euros aos transportes públicos nos últimos anos, especialmente com intenções de “descarbonização” e de combate às alterações climáticas.

Mas como em todos os sectores, mais importante do que saber que se investiu muito, é saber se se investiu bem. É mais importante saber se existem condições para promover concorrência de operadores e eficiência, ou se continuamos reféns de grupos com elevado poder negocial junto do governo. Para além de que não faltarão certamente, por esse país fora, ciclovias sem bicicletas, bicicletas sem ciclovias, e outras peripécias semelhantes.

As pessoas não precisam de campanhas de incentivo à utilização dos transportes públicos. Não vale a pena promover a divulgação dos benefícios dos transportes, se a realidade concreta expõe as suas inúmeras desvantagens e insuficiências.  Geralmente, aquilo que é bom não precisa de muita publicidade. Pelo contrário, o relato diário de contratempos por parte de amigos e conhecidos que dependem dos transportes públicos é suficiente para demover novos utentes que ponderem tal alternativa.

É inaceitável esperar 15 ou 20 minutos pelo metro numa capital europeia e é incompreensível que equipamentos como escadas e passadeiras rolantes ou elevadores estejam fora de serviço constantemente, prejudicando as deslocações dos utentes em geral e restringindo de forma fatal os planos de pessoas com mobilidade condicionada, de idosos ou até de pessoas com carrinhos de bebé.

Entre as várias debilidades que se evidenciam na mobilidade nas grandes cidades, as trotinetes são a mais recente praga urbana, sendo uma manobra de entretenimento político que ofende a inteligência dos cidadãos, para além de serem um empecilho na via pública. Já que justificam tanto investimento público, seria conveniente tentar perceber a quem são úteis estas trotinetes. Ainda que possam ser um recurso vantajoso para estudantes atrasados para as aulas ou para alguns turistas menos exigentes, não é possível levar a sério estes objectos que invadem estradas e passeios, que desenrascam uns trajectos apressados em terreno favorável e que comprometem a circulação de peões e de viaturas.

Ninguém utiliza tal meio para levar os filhos à escola, para ir fazer as compras da semana ou para atravessar concelhos, rumo a uma reunião importante. Para além disso, mesmo admitindo que possam existir alguns beneficiários desta opção, a falta de civismo de tantas pessoas na sua utilização faz com que se revele um desastre. Porém, na imaginação dos decisores que promovem estas peculiares alternativas de circulação, o cidadão deve corresponder a um tipo autónomo e solitário, sem família para transportar, sem obrigações para além daquelas a que responde no portal das finanças e que limita o seu dia ao trajecto entre o seu pequeno quarto numa casa partilhada e o local de trabalho numa avenida qualquer a poucos quarteirões de distância.

Assim, completamente livre de bens e de ligações sociais, de mochila às costas e sem dinheiro para abastecer um veículo em segunda mão com mais de 20 anos, pode deixar-se levar perigosamente em cima de duas rodas, sem filhos, ou com um cão à trela. Parece que é esta a ambição de quem quer repensar o paradigma dos transportes em Portugal e redesenhar a vida dos portugueses.

Referir problemas relativamente aos transportes públicos na capital pode suscitar alguma admiração ou indignação entre os portugueses que vivem em outros distritos e que sofrem de um isolamento incomparavelmente mais constrangedor. Essa eventual indignação é legítima, no entanto, são realidades distintas que devem ser avaliadas na sua especificidade.

Preconizar um aumento da oferta de transportes, em qualidade e regularidade, nas grandes cidades, não impede que se defenda também, por exemplo, a necessidade de investimento na extensão, reabilitação e modernização dos meios ferroviários de forma a aproximar os principais centros urbanos do país e garantir uma efectiva coesão territorial. Ou, ainda, que se insista na descida da carga fiscal aplicada aos combustíveis, de forma a aliviar o esforço financeiro de empresas e de famílias de todo o país. Só por meio dessa visão sistémica é que será possível dinamizar a economia local, reduzir a susceptibilidade da economia ao custo dos combustíveis e favorecer a fixação da população fora das zonas metropolitanas.

* Doutoranda do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 18/09/22.

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3114.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
ENRICO LETTA
Pela Europa e contra a extrema-direita" 



FONTE:  euronews

putin  HUYLO

putin é um canalha

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luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
124 - Bɩoρ⳽ɩᥴoꙆoɠɩᥲ


 
FONTE:Universo da Psicologia TV

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90-HORIZONTES DA MEMÓRIA
90.3- A Sedução Do Sotavento


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

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Joe Dassin

Et Si Tu N'Existais Pas


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35- LOUIS RWAGASORE
Um símbolo de união no seu país
BURUNDI



 
FONTE:  DW Português para África.

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 I- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

1- гєรร๏ภค̂ภςเค 

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* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero:
Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano:
Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic:
Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres:
Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro:
Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta:
Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire:
Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE: Brasil Paralelo.

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𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗵𝗶𝗴𝗶𝗲𝗻𝗲 𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗻𝗼 𝗿𝗲𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗮̀𝘀 𝗮𝘂𝗹𝗮𝘀


FONTE:   Fala Portugal.



10 ⳨ⲇⲥⲧⲟ⳽ ⳽ⳙⲅⲣⲅⲉⲉⲛ𝖽ⲉⲛⲧⲉ⳽ 𝖽ⲇ Ⲅⲇⲓⲛⲏⲇ Ⲓ⳽ⲇⲃⲉⳑ ⲒⲒ

FONTE: Plano Piloto

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 GESTOR DA CACA


 * É tudo bom TÉTÉ, não se polui tanto, economiza-se papel, água e aroma de ambiente, o homem não é burro..

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3194
Senso d'hoje
CATARINA MARTINS
 DEPUTADA À A.R.*
 LÍDER DO B.E.**
LILIANA BORGES
SUSANA
MADUREIRA MARTINS
 ENTREVISTAM PARA
 PÚBLICO E RENASCENÇA#
BE quer taxar lucros excessivos
da banca para apoiar famílias
com crédito à habitação



* Assembleia da República

** Bloco de Esquerda


# Programa  "A HORA DA VERDADE"

FONTE:  PÚBLICO -20/09/22.

NR: Não podemos esquecer que somos governados por uma "ditadura rosa"
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A Pequena Invasão


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BOM DIA

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126-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝐼𝐼-Umᥲ Noιtᥱ Forᥲ do Pᥲᥣᥲ́ᥴιo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑑𝑖𝑎 𝟾 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝟷𝟿𝟺𝟻 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑁𝑎 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐵𝑢𝑐𝑘𝑖𝑛𝑔𝘩𝑎𝑚, 𝑒𝑚 𝐿𝑜𝑛𝑑𝑟𝑒𝑠 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢́𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑙𝑒𝑏𝑟𝑎𝑟. 𝐸𝑚 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑎𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑠𝑡𝑒𝑗𝑜𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑒𝑡 𝑒 𝑎 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼𝐼 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑚 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒. 𝑁𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑚𝑜𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑛𝑜𝑛𝑖𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜.


ELENCO:

𝑆𝑎𝑟𝑎𝘩 𝐺𝑎𝑑𝑜𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐵𝑒𝑙 𝑃𝑜𝑤𝑙𝑒𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑖𝑑𝑎
𝐸𝑚𝑖𝑙𝑦 𝑊𝑎𝑡𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝑅𝑢𝑝𝑒𝑟𝑡 𝐸𝑣𝑒𝑟𝑒𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑉𝐼



FONTE:Ana Paula Cavalcanti

Apple, Google e Microsoft prestam homenagens à Rainha Elizabeth II | Mundo  Conectado