09/01/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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ENGENHARIA DE TOPO/48
48.2-Edificio Taipei


FONTE:Eduardo MB

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FONTE:   Web Egraçados  
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O Encanto do Azul Profundo
Europa/4


Canal Sepulcro Lírico
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PAULO PAIS

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Ideia de cidade

Em Portugal, os processos de negociação urbanística são tendencialmente tabu, porque a judicialização crescente das decisões da administração impõem cautela ao decisores. Como consequência, resignamo-nos, na maioria dos casos, à mediocridade dos resultados de uma gestão territorial baseada na conformidade da norma, ao invés de um processo transparente de negociação, em nome de um projeto de cidade.

O sistema de planeamento e de gestão territorial em Portugal, investido de um quadro legal com elevado grau de complexidade, a que se associa uma multiplicidade de atores institucionais sectoriais interventores, redunda num exercício abstrato, onde matérias essenciais, como a forma urbana, a qualidade do espaço público, a concretização de equipamentos coletivos, o equilíbrio de funções e o acesso à habitação ficam arredadas ou secundarizadas.

Nesse campo de abstração, no âmbito das discussões públicas, não raras vezes, assistirmos à defesa de uma prioridade e do seu contrário. Isto porque o plano muitas vezes não resultou de uma visão sistémica de desenvolvimento urbano, mas redundou do mínimo denominador comum, depois de expurgadas todas as condicionantes que os diferentes setores impuseram ao território: servidões administrativas; Reserva Ecológica Nacional; Reserva Agrícola Nacional; programas de âmbito nacional ou regional.

Por outro lado, a valorização fundiária é o elefante presente na sala que todos teimam em não ver ou considerar. É, aliás, um fator que deveria ser considerado preponderante nos processos de negociação urbanística, para concretização de objetivos de interesse público.

Em Portugal, os processos de negociação urbanística são tendencialmente tabu, porque a judicialização crescente das decisões da administração impõem cautela ao decisores. Como consequência, resignamo-nos, na maioria dos casos, à mediocridade dos resultados de uma gestão territorial baseada na conformidade da norma, ao invés de um processo transparente de negociação, em nome de um projeto de cidade.

Por contraponto, em França está-se a apostar em formas menos rígidas de planeamento, elegendo-se os “projetos urbanos” como instrumentos de concretização de processos de reconversão ou expansão urbana, através de mecanismos de “urbanismo negociado”.

O processo de reconversão de uma antiga área portuária de Bordéus, Bassins à Flot, constitui um exemplo de urbanismo negociado, baseado num processo de cocriação de desenho de um novo sector urbano, tendo por base uma ideia de cidade a desenvolver, que se expressa através de objetivos de sustentabilidade ambiental; de integração urbanística, com a definição de elementos unificadores da imagem urbana e de definição do espaço público; de vivência urbana, através de mistura de funções e de mistura de estratos populacionais, limitando-se a percentagem de fogos destinados ao mercado livre e impondo-se a proporção de fogos destinados a diferentes programas habitacionais públicos.

Os projetos urbanos podem ser reconduzidos à combinação dos extintos programas de ação territorial e das unidades de execução. Estas últimas, inspiradas no modelo das juntas de conpensación, importado de forma incompleta da legislação espanhola, por faltarem, no nosso ordenamento jurídico, instrumentos de intervenção municipal que permita obstar a uma minoria de proprietários bloqueadores.

A montante, temos de simplificar substancialmente os processos de elaboração e revisão dos planos municipais de ordenamento do território, bem como o seu âmbito regulamentar, reforçando os poderes e a responsabilidade dos municípios, para que passemos a contar com um quadro de ordenamento territorial que enquadre projetos de cidade, mobilizadores da sociedade civil, permitindo o desenvolvimento de soluções urbanas integradas, através de uma negociação que envolva, de forma transparente, todos os atores locais.

* Arquitecto, especialista em Planeamento e Ordenamento do Território

IN "NOVO" - 02/01/24.

 



3580.UNIÃO


EUROPEIA


COPERNICUS DIXIT
2023 é oficialmente o ano 
mais quente desde que há registo



FONTE:  Euronews  - 09/01/24

NR: Ora aqui temos a notícia destinada a banqueiros, donos de petrolíferas, traficantes de armas, pessoas e droga. A culpa do aquecimento não é dos pobres que nem lareira têm para se aquecer no rigor do inverno. 
A culpa é de quem fomenta o consumismo, os endinheirados, que roubam os recursos à TERRA, que prometem o impossível para manter os TESOS no devido sítio e que estupidamente pensam que quando o clima exterminar a desumanidade, ficam nalgum museu com uma etiqueta a dizer "sapiens"!

putin  HUYLO

putin é um canalha.


465-BEBERICANDO




COMO FAZER
"CHOCOLATE STORM"

FONTE:Mundo dos Drinks
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Sara Correia e Raquel Tavares
Minha Mãe, Minha Amada


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ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
177-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/31


FONTE:Webspoon World

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XXVIX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

III- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
5-O Boom do Rock


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE: Pedro Ramos
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𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

204) Top 20
MELHORES FILMES
De 2023/2


 FONTE:  EntrePlanos
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SÉCULOS XVII e XVIII

NAPOLEÃO BONAPARTE

AS AMANTES,OS PRAZERES CARNAIS 


FONTE:  Canal História e Tu.



337-SUBTILEZAS

POR QUE RELAÇÕES RUINS DURAM TANTO


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

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ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/17

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ (cσιѕα яαяα)

EUSÉBIO


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem! 

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𝕺 "𝖘𝖊𝖌𝖗𝖊𝖉𝖔" 𝖉𝖊 𝕮𝖔𝖘𝖙𝖆

𝖕𝖆𝖗𝖆 𝖒𝖆𝖓𝖙𝖊𝖗 𝖔 "𝖉𝖎𝖆𝖇𝖔" 𝖋𝖔𝖗𝖆

Ⲟ⳽ 'ⲃⳑⲟⲟⲣⲉⲅ⳽' 𝖽ⲟ Ⲥⲟⲛⳋⲅⲉ⳽⳽ⲟ 𝖽ⲟ ⲢⲊ


 

 FONTE: Observador.

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3668
Senso d'hoje
MARIA HOMEM
PSICANALISTA BRASILEIRA
ENSAÍSTA, ESCRITORA 
DOCENTE UNIVERSITÁRIA 
ESTAMOS FICANDO MAIS INTELIGENTES?
"QI" DOS JOVENS MAIS BAIXO
QUE O DOS PAIS



 
FONTE:  Maria Homem.
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O Raro Flamingo Andino


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BOM DIA

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