01/10/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA


.

 ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS/2013
CIDADE DE BRAGA

Partido      %    Votos      Mandatos    Pres.
PPD/PSD.CDS-PP.PPM    46,71%4457161
PS32,83%3132640
PCP - PEV8,76%835510
V5,32%507200
PCTP/MRPP1,36%129300

PRESIDENTE ELEITO - Ricardo Machado Rio

CIDADE DE BRAGANÇA

Partido                       %         Votos     Mandatos  Pres.
PPD/PSD                    47,24%944941
PS26,02%520420
CDS-PP2,07%41300
PCP - PEV2,02%40500
B.E.1,03%20700

PRESIDENTE ELEITO -Hernâni Dinis Venâncio Dias

.
 PAPARAZZI/6


Jennifer Ariston


Sharapova


 Grace Jones


Holly Madison



Katie Holmes



Kim Kardashion



Kristana Loken



Pamela Anderson



Sienna Miller


Tara Reid



Kristen Dunst

.
.
 HOJE NO
"DESTAK"

Banco BIC reclamou ao Estado
 mais de 24 ME até julho

 O Banco BIC Português reclamou ao Estado o pagamento de 24,2 milhões de euros até 18 de julho, tendo recebido 19,5 milhões de euros até essa data, segundo a informação enviada pela ministra das Finanças ao Parlamento. 


 Em causa estão as responsabilidades decorrentes da venda do Banco Português de Negócios (BPN) ao BIC, e que podem ascender até 158 milhões de euros. 

 Num documento que deu hoje entrada na Assembleia da República, dirigido ao presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Eduardo Cabrita, a que a agência Lusa teve acesso, é possível verificar que o BIC tinha reclamado até meados de julho 24,2 milhões de euros ao Estado, tendo recebido até essa data 19,5 milhões de euros.

* Em causa está a vigarice tremenda  que permitiu este negócio, mais um cavaquista, Mira Amaral, como intérprete principal.

.
.
  

5.A arte 



da guerra







.
.
  HOJE NO
"i"

Rede de centros que substituem 'Novas Oportunidades' ainda sem data para abrir

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) já concluiu a avaliação técnica e pedagógica das candidaturas para acolher os centros substitutos dos Novas Oportunidades, que deveriam ter entrado em funcionamento no início do ano letivo.


A informação consta de uma nota publicada hoje na página oficial na Internet da ANQEP e que explica que estão a ser enviadas notificações às entidades que se candidataram a acolher um Centro a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) indicando “a pontuação obtida, em resultado da análise realizada”.

“Conforme o regulamento do Aviso de abertura de candidaturas, as entidades que se candidataram dispõem agora de um período de 10 dias úteis para se pronunciarem, em sede de audiência prévia, sendo a proposta final de constituição da rede de CQEP posteriormente apresentada, na sequência da aprovação do relatório final”, refere ainda a nota da ANQEP.

O período de candidaturas decorreu entre 28 de junho e 19 de julho e o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tinha indicado o início do ano letivo como data provável de abertura da rede de 120 CQEP que quer implementar no país, o que não se verificou.

Hoje, em comunicado, a Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos (ANPEFA), alertou para a falta de alternativas para os adultos que procurem neste momento aumentar a sua escolaridade ou qualificação profissional.

A associação considera que os planos de formação disponíveis no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) “são insuficientes”, criticando ainda o MEC por não ter autorizado a abertura de novos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

“Sendo esta uma das ofertas mais completa, quer no âmbito curricular, quer no âmbito profissional e existindo número de candidatos suficientes para abrir os cursos, custa a perceber esta “racionalização de custos” e a consequente exclusão de um número indeterminado de pessoas motivadas para a aprendizagem”, defendeu a ANPEFA.

A associação que representa formadores de adultos alerta ainda que a rede de 120 CQEP se vai revelar insuficiente para as necessidades de formação e defendeu a necessidade de contratação dos formadores que trabalhavam nos Centros Novas Oportunidades (CNO), por serem esses os “recursos especializados para desenvolver atribuições e responsabilidades inscritas nas funções dos Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação”, que vão trabalhar nos novos CQEP.

“É importante que as entidades que venham a ter um CQEP, tenham a possibilidade de abrir concurso à contratação pública destes mesmos técnicos”, reiterou a ANPEFA, que sublinhou que estes recursos não existem nas escolas ou no IEFP - onde se prevê que possam funcionar os novos centros - e que o modelo de financiamento da rede de CQEP privilegia a utilização de recursos próprios.

A ANPEFA denunciou ainda o atraso no pagamento dos subsídios de férias devidos aos técnicos dos centros despedidos este ano, no âmbito do encerramento dos centros.
A Lusa questionou o MEC, entre outros aspetos, quanto à denúncia do atraso nos pagamentos aos formadores dos CNO e a data expectável para que os CQEP estejam em funcionamento, mas não obteve uma resposta em tempo útil.

RAZÃO PRIMEIRA - O Estado é caloteiro, anda a ingrominar os candidados e ver se lhes saca dinheiro com os processos de candidatura.
RAZÃO SEGUNDA - O ministério não tem projecto, não tem articulação estratégica porque é um cabanão cheio de senhores feudais em que o suserano é um fraco.

.
.
  
1/O LADO NEGRO



DO CHOCOLATE






.
.
 HOJE NO
"A BOLA"

Nova lei permite porte 
de armas em escolas

Esta terça-feira marca o dia em que entrou em vigor uma nova lei que permite o porte de armas em escolas e bares, no estado norte-americano da Carolina do Norte.
A nova lei autoriza ainda o porte de armas em restaurantes e parques públicos. Mas há alguns condicionantes nesta lei. A de que o estabelecimento em causa autorize o porte de arma no interior das suas instalações, salienta a agência EFE.

A lei foi aprovada no último verão pela Assembleia Legislativa, controlada por republicanos.

Nas escolas privadas a lei determina que cabe a cada instituição autorizar, individualmente, cada interessado em ter a arma e onde a guardar. Mas a controvérsia prende-se com as escolas públicas, que não podem conter a entrada de pessoas com armas no complexo escolar. Estas deverão, contudo, ficar guardadas nas viaturas nos parques de estacionamentos internos, desde que não fiquem à vista.

Entretanto grupos e movimentos contra o porte de armas, como o Moms Demand Action, alertaram que permitir o porte de armas em locais como escolas significa atrair problemas. 

* Não é uma notícia do desporto,  é grave que os republicanos do estado de Carolina do Norte promovam e facilitam a morte por assassinato de crianças, provavelmente é negócio. Os americanos são capazes das maiores genialidades e das maiores bestialidades, por isso são perigosos.

.

NICOLAU SANTOS

.









Ganhou o PS, a CDU 
e o PSD anti-Passos

Os resultados das eleições autárquicas não deixam dúvidas: o programa de ajustamento que tem sido conduzido pelo Governo pesou, em grande parte, na decisão dos eleitores.

Mas nem todo o PSD foi derrotado. O PSD de Rui Rio, Paulo Rangel e Miguel Veiga ganhou, ao derrotar de forma surpreendente Luiz Filipe Menezes no Porto, que perdeu para Rui Moreira, a maior vitória de um independente nestas eleições.

Para além de Passos, no PSD também foi estrondosamente derrotado Alberto João Jardim. Perder 7 câmaras em onze demonstra que o jardinismo está finalmente a chegar ao fim. Em Braga, o herdeiro de Mesquita Machado foi cilindrado. O fim do reinado da rosa na cidade dos arcebispos a favor do PSD é também um sinal de que os eleitores já não suportavam tanto caciquismo, tanto pato bravo e tantas suspeições, que medraram como cogumelos sob o domínio dos socialistas.

A CDU é uma força sólida como um rochedo. Consegue a enorme proeza de ganhar Loures, por ter tido a coragem de apresentar como cabeça de lista o seu líder parlamentar. Os três dinossauros que candidatou venceram todos. E o Alentejo voltou a ser quase todo vermelho.

O Bloco de Esquerda paga a factura de uma renovação apressada para um partido muito jovem. Francisco Louçã era uma referência incontornável. A liderança bicéfala foi claramente uma solução de compromisso, de quem não conseguia decidir. E os eleitores não perdoaram isso. João Semedo fez aliás um discurso que não está à sua altura na noite da derrota.

Finalmente, António José Seguro ganha, atinge todos os objetivos e mais alguns, mas a festa não foi no Largo do Rato. A verdadeira festa foi na sede de candidatura de António Costa. E quem ganha como Costa ganhou, tem o país a seus pés.

Os últimos dois vencedores foram os independentes e a abstenção. Os independentes vieram para ficar, se os partidos não arrepiarem caminho e continuarem a insistir em apresentar candidatos completamente desqualificados, como Pedro Pinto, pelo PSD, em Sintra.

Quanto à abstenção, aumentou e já vai quase nos 50%. Resultado da emigração, seguramente. Mas também da indiferença dos cidadãos.

IN "EXPRESSO"
30/09/13

.
.
HOJE NO
"PÚBLICO"

Suécia é o melhor país para se ser idoso, Portugal fica em 34.º lugar

Suécia no topo, Afeganistão no fim da lista. Estes são o melhor e o pior país para se ser idoso, segundo um estudo apresentado esta terça-feira pelas Nações Unidas. Entre as 91 nações analisadas no Global AgeWatch Index, que incluem 89% da população mundial com 60 ou mais anos, Portugal fica no 34.º lugar, logo depois da Maurícia e antes da China.


O estudo da Global AgeWatch Index 2013, realizado com o apoio do Fundo para a População da ONU e do grupo HelpAge International e lançado no Dia Internacional do Idoso, coloca a Suécia, Noruega e Alemanha nos três primeiros lugares e a Tanzânia, Paquistão e Afeganistão como os piores países para a terceira idade.
Para chegar a esta classificação foram utilizados 13 indicadores, divididos por quatro critérios, que atribuíram a cada país uma determinada posição do ranking.

Os indicadores referem-se à estabilidade de rendimento, estado de saúde, emprego e educação e ambiente favorável. Por exemplo, no primeiro indicador que faz a leitura sobre o acesso a um rendimento suficiente para ter uma vida condigna e a capacidade de o utilizar de forma independente, o Luxemburgo ficou em primeiro lugar e a Tanzânia em último. Portugal tem aqui a sua melhor classificação, ficando em 17.º, à frente do Uruguai e atrás da Eslováquia.

Quando se fala em saúde, incluindo a esperança média de vida saudável aos 60 ou o bem-estar psicológico, a Suíça sobe ao primeiro lugar e o Afeganistão volta a ocupar o último. A situação dos idosos portugueses coloca o país em 29.º lugar, antes do Peru e depois da Venezuela.
No indicador emprego e educação, onde são analisados factores como o emprego de pessoas com 60 ou mais anos e os estudos académicos na terceira idade, a nota máxima foi para os noruegueses e a pior para a Jordânia, deixando para Portugal a 76.ª posição, entre o Vietname (75) e Malta (77).
Quando à capacidade dos idosos terem a liberdade de escolha para viverem de forma independente ou sob apoio permanente, acesso a transportes públicos e a relações sociais, a Holanda bateu os outros 90 países, entre eles o Paquistão, último segundo o estudo, e Portugal (37.º).

Segundo o Global AgeWatch Index, em 2012 existam 809 milhões de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 11% a população mundial. Dentro de 28 anos, estima-se que essa população aumente até 16% (1,375 milhões) e em 2050 o estudo considera que mais de um quinto da população global tenha mais de 60 anos. Assim, dentro de 40 anos, a fatia dos maiores de 60 vai ultrapassar, pela primeira vez, a que representa os que têm menos de 15 anos.

No ano passado, cerca de 24,4% dos portugueses tinham mais de 60 anos e em 2030, segundo previsões do relatório, serão mais de 32%. Dentro de 40 anos, essa percentagem sob para 40,4%.
Silvia Stefanoni, chefe executiva interina da HelpAge International, sublinha no site da organização que o aumento da população idosa se deve a “melhores dietas, condições sanitárias, avanços médicos e melhor prosperidade, mas também à queda das taxas de natalidade”. Com a previsão de que a população idosa passe a representar, dentro de 40 anos, um quinto das pessoas no mundo, Silvia Stefanoni considera a “contínua exclusão da velhice das agendas nacionais e globais um dos maiores obstáculos para responder às necessidades que surgem com o envelhecimento da população mundial”.

A responsável considera que o relatório apresentado esta terça-feira dá uma "melhor compreensão da qualidade de vida das mulheres e homens à medida que envelhecem” e ajuda a concentrar a atenção “onde as coisas estão a ir bem e onde há que fazer melhorias".

* Os nossos velhos estão feitos e os que para lá caminham ainda pior.

.
.
 5-AVES
MIGRATÓRIAS




.
.
 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Apenas 23 mulheres foram 
eleitas presidentes de câmara

As mulheres presidem a apenas 23 das 308 câmaras do país, e, entre elas, mais de metade são do PS, o partido mais votado nas eleições autárquicas de domingo.

No total nacional, a percentagem de mulheres eleitas para liderar executivos municipais é de 7,46%.

O PS alcançou a presidência de 150 câmaras, colocando 12 mulheres à frente de executivos municipais. São os casos de Alfândega da Fé (Berta Nunes), Góis (Lurdes Castanheira), Mourão (Clara Safarra), Lagos (Joaquina Matos), Portimão (Isilda Gomes), Amadora (Carla Tavares), Odivelas (Susana Amador), Nisa (Idalina Trindade), Vila do Conde (Elisa Ferraz), Abrantes (Maria do Céu Albuquerque), Alcanena (Fernanda Asseiceira) e Tomar (Anabela Freitas).


A CDU conquistou 34 municípios, dos quais seis são presididos por mulheres: Alandroal (Mariana Childra), Arroiolos (Sílvia Pinto), Montemor-o-Novo (Hortênsia Menino), Silves (Rosa Palma), Constância (Júlia Amorim) e Setúbal (Maria das Dores Meira).

O PSD, entre os 86 presidentes de câmara eleitos, apenas duas são mulheres, em Arronches (Fermelinda Carvalho) e Freixo de Espada em Cinta (Maria do Céu Quintas).
Já a coligação entre o PSD e o CDS-PP elegeu Isaura Morais, em Rio Maior, entre 16 presidentes de executivos camarários.

Os grupos de cidadãos conquistaram 13 câmaras municipais, elegendo uma mulher em Anadia (Teresa Cardoso) e outra em Portalegre (Adelaide Teixeira). Estes números mantêm a tendência verificada em atos eleitorais passados.

Segundo um estudo da Direção Geral de Administração Interna sobre as eleições autárquicas de 2009, somente 14% das mulheres ocupavam o lugar de presidente, assim distribuídos: 21,5% nas assembleias de freguesia e 10,2% nas assembleias municipais. Quanto aos executivos municipais e de freguesia, 7,7% e 7,6% eram liderados por mulheres, respetivamente.

Para a DGAI, estava em causa uma "reduzida expressão" das mulheres autarcas, pouco mais que um quarto do universo total dos eleitos, apesar de a participação feminina nos órgãos locais registar um "crescimento gradual" nos últimos 30 anos.

Durante a campanha autárquica, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) acusou "a esmagadora maioria" das forças políticas de tratarem a candidatura de mulheres "como figuras de adorno" nas listas.
Em comunicado, a UMAR considera que está em curso um "recuo civilizacional que 'legitima' a ausência da participação das mulheres na política", sete anos depois da aprovação da lei da paridade, que prevê que as listas tenham uma representação mínima de 33,3 por cento de cada um dos sexos e que não tenham mais que dois candidatos do mesmo sexo seguidos.

De acordo com a UMAR, em 1.219 cabeças de lista que se candidataram às autárquicas de domingo, "apenas 156 são mulheres", ou seja, pouco mais de um décimo (12,79%).
"Pelo menos neste critério a quota de paridade não revela uma evolução positiva", afirma a organização, que lembrava ainda que mais de 70 candidaturas não respeitaram a lei da paridade, segundo a Comissão Nacional de Eleições.

* Temos mais mulheres do que homens com formação superior e doutoramentos, mas infelizmente tanto conhecimento é mal usado para se impor a  igualdade justa.

.
.

BANDAS COM NOMES DE COMIDA


Red Hot Chili Peppers





É uma banda americana de rock alternativo, formada em Los Angeles em 1983. O estilo musical do grupo consiste no rock com ênfase no funk, assim como elementos de outros géneros como o punk rock, hip hop e psychdelic rock. A banda é formada pelos membros fundadores Anthony Kiedis  (vocal) e Michael "Flea" Balzary (baixo), juntamente com o baterista, de longa data, Chad Smith e Josh Klinghoffer (guitarra).  


.
.
HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"

Crianças cegas já podem 
pesquisar na Internet

Máquina ligada a computador imprime em 3D o resultado das pesquisas na web.

A 'Yahoo! Japão' tornou a pesquisa na web acessível às crianças com deficiência visual. Na Escola de Educação em Necessidades Especiais para Deficientes Visuais, da Universidade de Tsukuba, Japão, a Internet já não é uma ferramenta exclusivamente visual. 
Em colaboração com a agência criativa japonesa ‘Hakuhodo Kettle Tokyo', a 'Yahoo! Japão' desenvolveu uma máquina metade computador, metade impressora 3D – e constrói tudo aquilo que lhe pedirem.

‘Hands on Search' é o nome da máquina e funciona quando as crianças dizem o que gostariam de pesquisar na Internet. Por exemplo, uma girafa, um dinossauro, um avisão... Depois, a máquina ativa a impressão 3D e voilá! O resultado das pesquisas é transformado em objetos sólidos, os quais as crianças podem tocar e sentir. 
A 'Yahoo! Japão' diz que não pretende comercializar o produto e que só o emprestou à escola até meados de outubro. "Depois disso, planeia doar a máquina a alguma organização que queira utilizá-la, tal como fez a Escola de Educação em Necessidades Especiais para Deficientes Visuais", refere Kazuaki Hashida, diretor criativo da ‘Hakuhodo Kettle Tokyo'. "Estamos a considerar qual será a melhor organização para fazer o donativo. Vamos decidir até ao final do mês de outubro", acrescenta.

* A ciência ao serviço dos mais frágeis.

.
.
 NA VERTICAL



.
.
HOJE NO

" O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Dados da ACAP até setembro deste ano
Vendas de automóveis aumentaram 5,7%

As vendas de automóveis aumentaram 5,7% até setembro deste ano, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

“Nos primeiros nove meses de 2013, foram vendidos em Portugal 91 782 veículos automóveis, o que se traduziu numa variação positiva de 5,7 por cento relativamente ao período homólogo de 2012”, lê-se no comunicado da associação.

Só no mês de setembro, as vendas registaram um aumento homólogo de 14,7%, tendo sido comercializados 8826 veículos ligeiros e pesados. A ACAP realça ainda que, em 2012, o mercado atingiu "um volume anormalmente baixo, tendo sido mesmo o pior ano de vendas dos últimos 27", pelo que os dados agora divulgados, "apesar de apresentarem variações percentuais positivas, continuam a ser historicamente baixos quando comparados com anos anteriores, em termos de volume de mercado".

Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas de veículos ligeiros de passageiros atingiram os 79 383, um acréscimo de 6,7% em comparação com o mesmo período de 2012.

 Quanto aos veículos comerciais ligeiros, foram vendidos 10 852 automóveis, um aumento de 1% face aos primeiros nove meses do ano passado.

Em relação ao mercado de veículos pesados de passageiros e mercadorias, as vendas entre janeiro e setembro ascenderam a 1437, o que representou uma queda de 5,5% face a igual período do ano passado.

* Repare-se  veículos comerciais ligeiros tiveram um aumento de 1% e pesados de passageiros e mercadorias uma redução de 5,5%, estas duas gamas de veículos sinalizam o estado da nossa economia, não se renovam frotas.

.
.


TRABALHO A


QUANTO OBRIGA



 
Jared Leto


 
Curtis “50 Cent” Jackson III


 
Tom Hanks


 
Renée Zellweger



 
Tom Hardy


 
Edward Norton


 
Matthew Fox


 Robert de Niro


 
Jonah Hill




ATÉ A MUDAR


DE PESO!




.
.


HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ribeiro e Castro acusa Portas 
de o ter mandado silenciar

Deputado Ribeiro e Castro acusa direção de Portas de ter ordenado o seu "silenciamento" e demite-se da presidência da comissão parlamentar de Educação. 
O ex-líder do CDS e atual deputado, José Ribeiro e Castro, demitiu-se da presidência da comissão parlamentar de Educação acusando a direção do partido de ter decretado o seu "silenciamento" impedindo-o de intervir em plenário.

Por essa razão Ribeiro e Castro, em carta enviado, no domingo, ao líder do grupo parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, comunicou que abandonou a presidência da comissão de Educação.

O antigo líder do CDS não abdica do seu "lugar de deputado" - "assumo o meu lugar de soldado raso" - mas sublinha ser alvo de "uma punição administrativa que se agravou na última sessão legislativa".

* A "dita dura"

.

IDIOSINCRASIAS





.
.


HOJE NO

" RECORD"

Bolt entre os candidatos 
a melhor atleta do ano 
IAAF escolheu 10 homens e 10 mulheres

O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e mundial dos 100 e 200 metros, e a colombiana Caterine Ibarguen, ouro no triplo dos Mundiais de Moscovo, estão entre os candidatos aos prémios de Melhor Atleta do Ano da IAAF.

A Federação Internacional de Atletismo escolheu 10 homens e outras tantas mulheres, eleitos por um grupo de especialistas da "família mundial do atletismo", que inclui membros da IAAF, diretores de competições internacionais, atletas e jornalistas especializados.

Entre os eleitos, figuram "o rei da velocidade", Usain Bolt, o ucraniano Bohdan Bondarenko, campeão do mundo de salto em altura, ou o recente recordista mundial da maratona, o queniano Wilson Kipsang.

Na lista feminina surgem os nomes, entre outras, da colombiana Caterine Ibarguen, campeã mundial e vice-campeã olímpica do triplo salto, e a etíope Meseret Defar, campeã mundial e olímpica dos 5.000 metros.

Os votantes vão eleger os melhores do ano por correio eletrónico a partir de hoje e até ao próximo dia 27. Uma vez terminado o processo de seleção, serão designados os três homens e as três finalistas femininas, que serão anunciados posteriormente pela IAAF.

O Conselho da IAAF selecionará, então, os vencedores de ambos os sexos, cujos nomes são dados a conhecer na Gala Mundial de Atletismo, a 16 de novembro.

Lista dos candidatos:
Masculinos:
Mohammed Aman (Eti), Usain Bolt (Jam), Bohdan Bondarenko (Ucr), Ashton Eaton (EUA) Mohamed Farah (GB), Robert Harting (Ale), Wilson Kipsang (Que), Aleksandr Menkov (Rus), LaShawn Merritt (EUA) e Teddy Tamgho (Fra);

Femininos:
Valerie Adams (Nzl), Abeba Aregawi (Sue), Meseret Defar (Eti), Tirunesh Dibaba (Eti), Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jam), Zuzana Hejnova (Che), Caterine Ibarguen (Col), Sandra Perkovic (Cro), Brianna Rollins (EUA) e Svetlana Shkolina (Rus). 

* Todos eles merecem o título.

.
.


PERFEITOS













.
.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Papa Francisco acredita que 
"a corte é a lepra do papado"

Numa entrevista publicada esta terça-feira, dia em que o Papa começa a discutir reformas para a Igreja, o Papa Francisco admite que o Vaticano se encontra demasiado focado nos seus próprios interesses e que "a corte é a lepra do papado."

Em entrevista ao jornal italiano "La Reppublica", o Papa Francisco prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para mudar a mentalidade "vaticanocêntrica" da Igreja, que tem negligenciado o mundo à sua volta. 

Sem poupar críticas aos papas que o precederam ao longo da história da Igreja, Francisco chamou-lhes "narcisistas", uma vez que se deixaram lisonjear pelos "cortesãos" do Vaticano. "A corte é a lepra do papado", acrescentou o Papa argentino.
 
LEPROSARIA DE LUXO
Embora a Cúria - o governo da Igreja - não seja uma corte, o Papa admite que se encontram lá "cortesãos". Neste momento, a Cúria centra-se demasiado nos interesses do Vaticano que, segundo o Papa Francisco, "são ainda em grande medida interesses temporais".

"Não existe um Deus católico..." Respondeu o Papa, em conversa sobre a sua fé. "Eu acredito em Jesus Cristo, na sua encarnação. Jesus é o meu mestre e o meu pastor, mas Deus, o pai... é a luz e o criador."
Desde a sua eleição, a 13 de março deste ano, que o Papa Francisco se tem destacado ao promover uma maior abertura e simplicidade da Igreja Católica. Esta terça-feira, o Papa Francisco reúne-se com oito cardeais - da Itália, Chile, Índia, Alemanha, República Democrática do Congo, EUA, Austrália e Honduras - para começar a discutir reformas para Cúria. 

"Eles não são "cortesãos" mas pessoas sábias e inspiradas pelos mesmos sentimentos que eu." Admitiu o papa argentino, quando questionado acerca dos oito cardeais que fazem parte do conselho. "Este é o início de uma Igreja com uma organização que não é apenas vertical mas também horizontal", acrescentou.

Na entrevista a Eugenio Scalfari, o fundador ateu do jornal "La Reppulica", o papa Bergoglio revelou ainda que ponderou não aceitar a sua eleição, depois de ser eleito pelo conclave, em março, como o primeiro papa não-europeu em 1300 anos. 

1- Será que D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, ambos na corte vaticanícia estarão leprosos?
2- Depois de diagnosticada a lepra pelo papa Francisco esperamos que descubra rapidamente a fase maníacodepressiva.

.