13/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


64-ARTE ARRISCADA

FRANNY & ZOOEY

Interpretação de:
Florencia Martinelli, 
Andrea Arobba, 
Tamara Cubas, 
Carolina Besuiesky, 
Paula Giuria y 
Luciana Achugar
Produção
Perro Rabioso
Direcção e Coreografia
Luciana Achugar




FONTE:  Perro Rabioso 

.
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/1


1.4-O TÚNEL TRANSATLÂNTICO



FONTE: Universo do Documentário

.
.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Programa de acesso gratituto aos
.medicamentos já ajudou 3.000 famílias

A Associação Dignitude ajudou, em três anos, cerca de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita, disse fonte do programa. 
.
Hoje, em Alijó, a Associação Dignitude e o município local assinaram o 100.º protocolo no âmbito do Programa ABEM que tem como objetivo garantir que agregados com carência económica tenham acesso aos medicamentos de que precisam.

“Em Portugal, um em cada cinco portugueses não consegue comprar os medicamentos que mais precisam. A crise económica agravou essa situação mas, com estes protocolos, tentamos minimizar o impacto que essa crise teve e continua a ter”, afirmou Francisco Faria, presidente da Dignitude e vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias.

O responsável destacou ainda que “um quarto dos beneficiários são crianças até aos 18 anos”.
Criada há cerca de três anos, a associação Dignitude já abrangeu mais de três mil famílias, o que perfaz cerca de 6.000 beneficiários, a adquirirem 120 mil medicamentos.

Possui à volta de 540 farmácias aderentes e 100 entidades parceiras, entre câmaras, juntas de freguesias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Francisco Faria explicou que os beneficiários têm acesso a “todos os medicamentos prescritos e comparticipados de forma completamente gratuita nas farmácias aderentes”.

Os apoios são concedidos através de um fundo, para o qual contribuem as entidades parceiras e ainda iniciativas como campanhas de doações.

O fundo tem vários princípios, entre eles a inclusão e o anonimato. “O estigma da carência não pode acompanhar a pessoa na aquisição dos medicamentos”, salientou Francisco Faria.

O responsável disse que “nos balcões das farmácias todos os dias aparecem pessoas com dificuldades” e, por isso, frisou que o projeto “continua a ser muito pertinente e vai continuar a fazer a diferença nos portugueses”.

O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, afirmou que o programa entra em vigor a partir de janeiro de 2019 neste concelho do distrito de Vila Real.

“Queremos atingir, nesta primeira fase, 500 pessoas carenciadas do concelho. É um ótimo investimento, um investimento nas pessoas, na qualidade de vida e na saúde”, salientou o autarca.
Os beneficiários terão que dispor de um cartão do município para acederam ao apoio.

Para além de Alijó, em Trás-os-Montes também são parceiras do projeto as câmaras de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo.

Francisco Faria adiantou que, até ao final ano, serão assinados mais 10 protocolos, elevando o programa ABEM para os 110 parceiros.

* Dignidade na Dignitude

.
.

5-CONSPIRAÇÃO PECUÁRIA



* Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polémica sobre um grave problema ambiental que destrói a vida humana na Terra. Até que ponto a ganância do homem poderá chegar?


FONTE:  PARE E PENSE

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Ministro afirma que salário mínimo de 
600 euros em 2019 "é ponto de partida"

O ministro do Trabalho disse hoje que 600 euros para o salário mínimo em 2019 "é um ponto de partida" para a discussão, sublinhando que, se houver acordo para um montante superior, o Governo não se irá opor. 
.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, falava à saída da reunião da Concertação Social, em Lisboa, onde começou esta tarde a ser discutido o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 2019. Atualmente o SMN é de 580 euros.

Vieira da Silva afirmou que o "ponto de partida" para a negociação com as centrais sindicais e as confederações patronais é o aumento para 600 euros a partir de 2019, tal como está no programa do Governo.

* Modestamente...

.
.
VII-EXPEDIÇÃO AVENTURA

2- MISSÃO AMÉRICAS
1- RESGATE DE GIGANTES



COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"i"
“Tâmega e Sousa e Ave parecem pertencer a outro 
país", diz estudo sobre escolaridade

A diferença entre as duas zonas e a Área Metropolitana de Lisboa chega aos três anos
.

O Tâmega e Sousa é a região de Portugal em que os níveis de escolaridade e qualificação são mais baixos. Segundo um estudo levado a cabo pela Universidade do Minho, os níveis dessa zona estão abaixo de países como Colômbia, Irão ou Botswana.

“Tâmega e Sousa e Ave parecem pertencer a outro país. A escolaridade média destas sub-regiões é inferior à de países como a Colômbia, Irão ou Botswana”, destaca o estudo “Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal”, apresentado esta terça-feira.

As duas regiões que aparecem no fim da tabela são o Tâmega e Sousa e o Vale do Ave em que os trabalhadores têm em média 8,2 e 8,8 anos de escolaridade, respetivamente. Quando comparado com a Área Metropolitana de Lisboa, a diferença chega a atingir três anos. A média da capital está nos 11,2 anos de escolaridade, um valor acima da média nacional, 10,2 anos.

Em Portugal 19% dos trabalhadores são diplomados, mas quando se fala apenas em Lisboa o número sobe para 26%, um valor que representa o triplo do Tâmega e Sousa (8,8%) e do Vale do Ave (8,2%).
.


A falta de diplomados nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, que no Vale do Ave correspondem apenas a 3% dos trabalhadores, “pode por em causa a competitividade futura desta região industrial e exportadora”.

Na área da Gestão, Lisboa volta a dominar a lista de diplomados, com 60%, um, valor acima da média nacional que se fica pelos 47%. As zonas do Tâmega e Sousa e do Vale do Ave voltam a não passar de um terço do da Área Metropolitana de Lisboa, ficando-se pelos 21%. A Área Metropolitana do Porto surge em terceiro lugar com 47%, sendo antecedida por Aveiro com 48%.
 
O Algarve foi a região que apresentou uma maior variação de população entre 2000 e 2016 tendo crescido 15%, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa cresceu metade, 7%. A maior queda populacional foi registada no Tâmega que perdeu 17% da população.


* Não se pense que a regionalização resolve este problema, são os  caciques da economia local e regional que o provocam.

.

JOSÉ CUTILEIRO

.




Nelson e Winnie

"Cá fora ela continuara a luta sem uma fraqueza, sem uma transigência, mais extrema nas suas posições do que o marido como sempre fora e continuaria a ser, mesmo depois do ANC tomar o poder."

Escrevo no aeroporto Humberto Delgado, sentado numa cadeira de rodas, à espera do avião para Bruxelas, atrasado uma hora. Lembro-me de sessão de propaganda eleitoral de Delgado em Lisboa, em 1958, a que fui com o João Monjardino e o Pedro, seu pai. À saída, Guarda Republicana a cavalo batia nas pessoas a torto e a direito. Poucos anos depois, a PIDE armou cilada ao general, assassinou-o barbaramente e à amante brasileira e enterrou-os mal num descampado espanhol perto de Villa Nueva del Fresno. Hoje, Delgado dá o nome ao aeroporto internacional de Lisboa (e Pedro Monjardino dá o seu a rotunda à beira mar na estrada de Cascais para o Guincho). Há dias em que a gente acredita no progresso moral da História.

Amiga que assistira terça-feira a palestra minha sobre Nelson Mandela mandou-me dizer por email: "Faltou a Winnie - por trás de um grande homem há sempre um grande mulher ou há um grande homem apesar da mulher?" Winnie, em cuja modesta casa no Soweto Mandela se instalou vindo da prisão na Província do Cabo para Joanesburgo, merecia palestra ela própria. Quando a conheci, depois de 27 anos com o homem preso, tinha charme e sex-appeal a rodos (tal a Greco de Prévert, ela était faite comme ça. Depois de começo triunfal, a vida não lhe fizera favores. Estudara até onde pudera ir sob a pata asfixiante do apartheid, roubara Mandela à primeira mulher (tiveram duas filhas), militava com tanto entusiasmo quanto ele contra o regime, mas o advogado brilhante, chefe do braço armado do ANC e boxeur amador exímio foi preso, condenado a prisão perpétua por terrorismo e mandado britar pedra para Robben Island.

Cá fora ela continuara a luta sem uma fraqueza, sem uma transigência, mais extrema nas suas posições do que o marido como sempre fora e continuaria a ser, mesmo depois do ANC tomar o poder. Prisão, residências fixas, desterros, humilhações impostas pelas limitações cruéis e mesquinhas da legislação racial mirabolante do apartheid. Entretanto ganhara nome, fieis, também oposição no partido - Cyril Ramaphosa detestava-a e era recíproco - e até uma espécie de milícia de futebolistas amadores que marcava terrenos e matou um miúdo de escola, o que deu processo crime e escândalo grande. E os amantes, que foram muitos (est-ce ma faute à moi?). Mandela disse sempre que fora ele o chefe que abandonara a família, mas as diferenças entre os dois eram incompatíveis e divorciaram-se. Morreu depois dele, com quem mantinha relação pública de amizade e ganhou o seu lugar na História. O lado democrático do ANC que procura construir uma África do Sul decente depois da inépcia de Thabo Mbeki e da corrupção teratológica de Jacob Zuma continua a abominar a sua memória. O lado revolucionário do ANC que quer a expropriação dos brancos e política social ruinosa continua a adorá-la.

Quanto a Nelson, teve outras mulheres; o casamento tardio com Graça Machel pareceu trazer-lhe mais felicidade do que qualquer outro. Nestas coisas não há regras.

IN "TSF"
09/11/18

.
.


1728.UNIÃO



EUROPEIA





.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Premier League terá a primeira 
diretora-executiva da história

Susanna Dinnage será o nome que ficará marcado na história da Premier League como a primeira diretora-executiva da organização.
.
A presidente do canal temático Animal Planet, pertencente à estação televisiva Discovery, irá substituir Richard Scudamore no cargo no inicio do próximo ano, adianta a Sky Sports, tornando-se na «primeira mulher a liderar a liga mais rica do mundo.»

Susanna Dinnage já reagiu às notícias, afirmando-se «bastante entusiasmada com a ideia se assumir um papel tão importante.»

«A Premier League tem um peso significativo tão grande para imensa gente. Representa o auge do desporto profissional e a oportunidade de liderar uma organização tão dinâmica e inspiradora. É um grande privilégio», descreveu Susanna por via de um comunicado.

* Ansiamos por  mulheres a presidir nos clubes de futebol.

.
.
207-BEBERICANDO



COMO FAZER
GIN TROPICAL

.
.
2-LENDAS DA CIÊNCIA
2.4-DESCOBRIR



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS
Confederações CIP e CCP recusam 
salário mínimo acima de 600 euros

As confederações patronais CIP e CCP defenderam esta terça-feira que o salário mínimo nacional não deverá ficar acima de 600 euros em 2019.

Os parceiros sociais falavam aos jornalistas à entrada da reunião da Concertação Social onde vai começar a ser discutido esta tarde o aumento do salário mínimo nacional para 2019, atualmente de 580 euros. O Governo tem previsto um valor de 600 euros em 2019 no seu programa.
.
QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA
NÃO SE ESTABELECE
O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, que em julho admitiu que as empresas poderiam ir além dos 600 euros, considerou que afinal não há condições para ultrapassar esse valor.

"Esperava com alguma expectativa que o Orçamento do Estado nos trouxesse agradáveis surpresas e motivos para que as empresas, ajudadas desde logo em sede fiscal, o pudessem fazer, como isso não aconteceu frustraram-se as minhas expectativas e desapareceu o meu otimismo em relação ao tema", defendeu o presidente da CIP.

Para António Saraiva, as propostas da CGTP e da UGT, que reclamam 650 euros e 615 euros, respetivamente, "não são viáveis porque os indicadores têm que ser mensuráveis e a política salarial e dentro dela o salário mínimo nacional, tem de ser indexado à produtividade, ao crescimento económico e à inflação".

"Aguardamos por isso que o Governo, honrando aquilo que tem honrando em outros instrumentos nomeadamente no banco de horas individual e na segmentação dos contratos de trabalho, honrando o seu compromisso programático que apresente o valor de 600 euros", disse António Saraiva.

Também o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, reafirmou que o aumento do salário mínimo "tem de ser indexado à produtividade, ao crescimento económico e à inflação", defendendo que o valor de 600 euros "está acima até dessas perspetivas".

Porém, disse que a CCP aceitará esse valor, recusando um montante superior. "Acima disso é complicado, não para todas as empresas, mas para algumas", afirmou Vieira Lopes, acrescentando ter a expectativa de ver o que o Governo possa "aliviar a carga fiscal" para as empresas no Orçamento do Estado.

Do lado das centrais sindicais, tanto a UGT como a CGTP continuam a defender que "há condições" para aumentar o salário mínimo acima de 600 euros no próximo ano.

"Era importante que neste último ano de legislatura houvesse a capacidade de a Concertação Social dar um passo para além dos 600 euros", sublinhou o líder da UGT, Carlos Silva.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, defendeu que "é necessário aumentar o salário mínimo", frisando que 650 euros é "um valor adequado".

* Não é surpresa, empreendedores da Idade Média ficariam felizes com servos da gleba.

.
.

Louis Armstrong

Hello Dolly


.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Brexit: 
Reino Unido e UE chegam 
finalmente a acordo

O documento será avaliado esta quarta-feira de manhã num conselho de ministros do governo britânico, noticiou esta terça-feira a BBC. 

O texto para o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia foi concluído e será avaliado na quarta-feira de manhã num conselho de ministros do governo britânico, noticiou esta terça-feira a BBC. 
 .

Uma fonte do governo disse à BBC que o texto foi fechado a nível técnico por elementos de ambos os lados e que agora terá de ser aprovado a nível político.

O texto culmina cerca de dois anos de negociações, que nos últimos dias se têm prolongado pela noite e madrugada. 

A estação pública irlandesa RTE avançar que foi ultrapassado o impasse sobre a fronteira entre o território britânico da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, Estado membro da UE, para evitar a introdução de controlos alfandegários. 

Em causa estava encontrar uma solução para a eventualidade de a relação futura entre o Reino Unido e o bloco não estar definida até ao final do período de transição, em dezembro de 2020, sem afetar a livre circulação de pessoas e mercadorias.

O “rascunho do acordo” de saída do Reino Unido da União Europeia vai ser avaliado na quarta-feira num conselho de ministros, “para decidir os próximos passos”, anunciou um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May. 

Porém, no governo existem algumas vozes críticas sobre as soluções que estavam em cima da mesa e sobre o potencial impacto em termos de obrigar o Reino Unido a cumprir normas europeias por tempo indefinido e sem poderem intervir. 

Na sexta-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Jo Johnson, demitiu-se por discordar com o que qualificou uma alternativa entre “vassalagem ou caos”, e apelou a um novo referendo. 

Depois de ser eventualmente aprovado pelo governo, um Conselho Europeu deverá ser convocado para formalizar o acordo, que terá depois de ser votado pelo parlamento britânico e também pelo Parlamento Europeu. 

“O conselho de ministros vai reunir-se às 14:00 horas de amanhã [quarta-feira] para apreciar o rascunho do acordo que as equipas negociadoras alcançaram em Bruxelas e para decidir os próximos passos”, adiantou.

* Calma, ainda falta muito para o acordo final

.
.
.

XVII-TABU


BRASIL


2. MEU PET, 


MEU FILHO



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
**  As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
CHINA
NA VANGUARDA DA TECNOLOGIA INTRUJA
Deep fake China lança âncora de TV 
feito por inteligência artificial



FONTE:  BBC News Brasil

.
.

Projecto europeu na Serra Leoa testa 
vacina promissora contra o Ébola



FONTE:  euronews

.
.

A Lisboa de João dos Santos



João dos Santos (1913-1987), médico psiquiatra, psicanalista e pedagogo, foi o criador da moderna Saúde Mental Infantil, o grande inovador da Psiquiatria Infantil em Portugal e um dos primeiros psicanalistas portugueses


FONTE:  Arquivo Municipal de Lisboa Videoteca

.

.
SIMPLICIDADES




  Infográfico: como sair da sua zona de conforto | tutano

Fonte: http://tutano.trampos.co/11279-infografico-sair-zona-de-conforto/  
 Infográfico: como sair da sua zona de conforto Infográfico: como sair da sua zona de conforto | tutano

Fonte: http://tutano.trampos.co/11279-infografico-sair-zona-de-conforto/  
  Infográfico: como sair da sua zona de conforto | tutano

Fonte: http://tutano.trampos.co/11279-infografico-sair-zona-de-conforto/  
  Infográfico: como sair da sua zona de conforto | tutano

Fonte: http://tutano.trampos.co/11279-infografico-sair-zona-de-conforto/  
  Infográfico: como sair da sua zona de conforto | tutano

Fonte: http://tutano.trampos.co/11279-infografico-sair-zona-de-conforto/  




.
.


1791
Senso d'hoje
MARIANA MORTÁGUA
DEPUTADA À A.R.
BLOCO DE ESQUERDA
“Não negociamos lugares,
 não somos o CDS da esquerda”



FONTE: Observador


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
Brincando à apanhada


.
.

BOM DIA


.
.


72-CINEMA
FORA "D'ORAS"
IV-TUDO SOBRE
A MINHA MÃE



SINOPSE
Uma mãe solteira em Madrid, Manuela, vê seu único filho morrer no seu 17º aniversário quando corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do pai de seu filho, uma travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado, também travesti; através dela ela conhece Rosa, uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase que por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a atriz que seu filho admirava. 

ELENCO 
Cecilia Roth .... Manuela 
Marisa Paredes .... Huma Rojo 
Candela Peña .... Nina 
Antonia San Juan .... Agrado 
Penélope Cruz .... irmã María Rosa Sanz 
Rosa Maria Sardà .... mãe de Rosa 
Fernando Fernán Gómez .... pai de Rosa 
Toni Cantó .... Lola 
Eloy Azorín .... Esteban 
Carlos Lozano .... Mario

Direção Pedro Almodóvar 
Produção executiva Agustín Almodóvar 
Roteiro Pedro Almodóvar 
Género Drama 
Música Alberto Iglesias 
Direção de arte Antxón Gómez 
Direção de fotografia Affonso Beato 
Figurino Bina Daigeler e José María De Cossío 
Edição José Salcedo


FONTE:  Sanket Mistry

NR: Para nós Pedro Almodóvar é um dos grandes realizadores da segunda metade do século XX. Este é o primeiro filme de sua autoria que temos oportunidade de editar. Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.