06/04/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.




.
.


142-SUBTILEZAS

Raciocínio motivado



RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.

2.KONTAKTHOF

Por  PINA BAUSCH


Este extraordinário bailado foi dividido em 14 vídeos a serem editados todas as segundas-feiras. 
.
O presente artigo pretende contextualizar o trabalho da coreógrafa e bailarina alemã, Pina Bausch (1940-2009), referência mundial do Tanztheater. 
Nosso recorte foca na análise da utilização do gestual quotidiano na obra de sua autoria Kontakthof
O espetáculo cênico foi criado em 1978 com bailarinos do Tanztheater Wuppertal e sua construção girou em torno dos conflitos inerentes às relações humanas, relações de poder, de carinho, de submissão, de descoberta e de exposição. 
Realiza-se uma análise das formas de utilização do gestual cotidiano no espetáculo cênico que no ano 2000 teve uma remontagem com senhores e senhoras maiores de 65 anos, e em 2008 com alunos das escolas públicas da cidade de Wuppertal, todos sem nenhuma experiência profissional em dança. Suporta teoricamente este artigo as abordagens de autores como: Stanislavski, Brecht e Gil em diálogo com outras obras cênicas de Bausch.

Por Marina Milito de Medeiros, Sayonara Pereira


FONTE:  Hvanngil

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
 /DA MADEIRA"
“Mercado em Casa” chega a pessoas portadoras de deficiência

Iniciativa da Câmara Municipal do Funchal vai ser alargada a mais pessoas.

A Câmara Municipal do Funchal alarga, a partir desta semana, o “Mercado em Casa” a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade. A iniciativa foi criada com o intuito de combater o isolamento dos idosos do concelho, assegurando a entrega de bens essenciais como fruta e legumes, com recurso à frota de viaturas municipal, mas chegará agora a ainda mais famílias que dela necessitem, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência.
.
O Presidente Miguel Silva Gouveia enaltece, desde logo, “o entusiasmo e o reconhecimento com que esta iniciativa tem sido recebida pelos idosos do concelho e pelas suas famílias ao longo das últimas duas semanas, período no qual já fizemos cerca de 70 entregas em casa das pessoas.”

“A mais-valia para a comunidade tem sido bastante evidente, pelo que avançaremos agora para o apoio a outra franja vulnerável da população, ainda mais nas circunstâncias em que vivemos, nomeadamente cidadãos cujas circunstâncias limitam as deslocações físicas ao exterior e que também fazem parte dos grupos de risco. Desta forma, continuaremos igualmente a apoiar os nossos comerciantes, de forma a escoar as frutas e os legumes frescos regionais, a partir dos espaços que continuam abertos nos nossos mercados.”

A iniciativa “Mercado em Casa” assegura o transporte gratuito pelo Município de bens alimentares, nomeadamente frutas e legumes, que são adquiridos aos comerciantes dos Mercados Municipais. As equipas de entrega são compostas por um funcionário municipal e por um comerciante dos mercados, sendo que o pagamento é feito no ato da entrega, ao comerciante que acompanha o motorista. Os preços praticados são os mesmos de venda nos Mercados Municipais e são confirmados a quem fizer a encomenda, antes da entrega.

São abrangidos por este serviço de entregas gratuitas os idosos residentes no concelho do Funchal (a partir dos 65 anos), as pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade de qualquer idade, e os agregados familiares onde estes estejam inseridos. As encomendas podem ser feitas de segunda-feira a sábado (nesta semana da Páscoa só até quinta-feira) pelo telefone 291 214 083, no período das 9h às 12h, ou através do email mercadoemcasa@cm-funchal.pt, por exemplo, no caso de a encomenda ser feita por terceiros. No acto da encomenda, quem fizer o pedido tem de indicar nome completo, idade, morada exacta, contacto telefónico e NIF.

As entregas são feitas diariamente, por ordem de chegada, até às 13h, e ainda que tal fique sujeito ao número de pedidos, tem sido possível entregar as encomendas em casa das pessoas no próprio dia. O fornecimento dos produtos é assegurado pelos comerciantes no activo, de forma rotativa.

* Uma boa medida.

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/275

MATEMÁTICA É P'RÁS MULHERES? 



FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.
.
HOJE NO
"O JORNAL ECONÓMICO"
PSD quer adiar pagamentos de impostos até outubro e reduzir IMI em 20% este ano

O PSD quer, com estas medidas, “aumentar a liquidez das empresas” e os rendimentos das famílias e sublinha que tal não implica perda de receita nas contas nacionais, uma vez que “esses valores são registados como receita este ano”.

O Partido Social Democrata (PSD) sugere ao Governo que adie o prazo de pagamento do IVA e IRC referentes aos primeiro e segundo trimestres do ano para outubro e reduza em 20% o IMI a pagar pelas famílias este ano. O PSD quer, com estas medidas, “aumentar a liquidez das empresas” e os rendimentos das famílias e sublinha que tal não implica perda de receita nas contas nacionais nem afeta o défice deste ano.
.
Num pacote de medidas apresentado esta segunda-feira, o PSD pede ao Executivo de António Costa que passe o pagamento do IVA e IRC (incluindo os pagamentos por conta) relativo ao 1.º e 2.º trimestre para o mês de outubro. Segundo o PSD, a proposta de adiamento do pagamento de IVA e IRS visa “aumentar a liquidez das empresas, reduzindo até ao final de setembro de 2020 as obrigações fiscais”.

Já o pagamento da TSU de abril e maio devem, segundo os social-democratas, ser adiado para outubro e devem ser dispensados os pagamentos por conta de IRS.

“Estas propostas não implicam perda de receita em contas nacionais, não afetando o défice de 2020, porque esses valores são registados como receita este ano. As medidas implicam apenas uma necessidade de tesouraria do Estado entre abril e outubro, que pode ser resolvida usando os depósitos do IGCP, emitindo BT’s ou usando temporariamente o Fundo de Reserva da Segurança Socia”, explica o partido.

No que toca aos impostos, o PSD quer também reduzir em 20% o IMI relativo à habitação própria ou permanente a ser pago em 2020 pelas famílias e pelas pequenas e médias empresas (PME).

* Temos dúvidas que outra direcção do PSD ousasse apresentar estas propostas, apenas pela sensatez.

.


XLIV - MEGA MÁQUINAS

3-CORVETTE ZR1



O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE: Mega Buques
.
  HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Homem de cara tapada lança 
cocktails molotov contra Assembleia 
da República e foge

Engenhos explosivos foram atirados para a escadaria principal do Parlamento.

Um homem lançou dois cocktails molotov contra a Assembleia da República, em Lisboa, e fugiu, durante a tarde deste domingo.

Os engenhos explosivos foram lançados para a escadaria principal do Parlamento por um homem que ia a passar na rua, segundo informação confirmada pela PSP ao Correio da Manhã.
O corpo de segurança da Assembleia da República foi surpreendido com as duas explosões cerca das 18h30 de domingo. Os elementos da GNR que se encontravam no local apagaram o fogo e alertaram a PSP.

Segundo informação avançada pela mesma fonte ao CM, as imagens de videovigilância mostram um homem, com a cara tapada, a lançar os dois cocktails molotov.

* Um asno e imbecil.

.

MAFALDA ANJOS

.






Não, não vai tudo ficar bem

Dia 22.
Desculpem-me, mas não consigo repetir a frase “porreirista” do momento. Não consigo sequer dizê-la aos meus filhos, ou incentivá-los a que a usem e muito menos que a pintem em desenhos fofinhos. Não gosto, nunca gostei, de responder às crianças com outra coisa que não seja a verdade. E a verdade hoje é muito mas negra do que o arco-íris que fica bem mostrar ao mundo.

A visão unicórnio da pandemia, repetida mesmo ad nauseum nas televisões em mensagens a pensar nas audiências, é só bonita para quem está em casa, sentado no sofá, ligeiramente entediado por não ter mais séries de Netflix para ver, mas a quem o salário continua a cair, como de costume, direitinho na conta ao fim do mês. Para os que estão tranquilos no seu confinamento, sem problemas de maior, só com o aborrecimento de não poder sair de casa durante um Estado de Emergência que lhes trocou as voltas e os planos para as férias da Páscoa.

Normalmente são também esses os que dizem que de tudo isto vai nascer um mundo muito melhor. Que a Covid-19 resolverá todos os males do planeta, que acabará tanto com o egoísmo humano como com o aquecimento global e outras conversas de auto-ajuda new age 2020.  “Isto até tem sido bom para as famílias, ficam mais tempo juntas, fazem desporto”, oiço um ator dizer num canal noticioso enquanto escrevo estas linhas…

Mas são tantos, tantos, os que não têm a mesma sorte. Bom?!

Conheço empresários que não sabem como vão pagar salários aos funcionários já no fim deste mês e quanto tempo se aguentam sem faturar. Tenho duas primas e uma grande amiga que já foram colocadas em lay-off. Os meus familiares que trabalham no teatro não sabem quando, alguma vez, vão ver as salas – o seu ganha-pão – reabertas. Outros amigos têm restaurantes e estão com a corda na garganta, a tentar sobreviver. Para não falar dos freelancers: designers, arquitetos, produtores, jornalistas, que ficaram sem mercado, sem negócio e sem salário, com uma mão atrás e outra à frente.

Um vizinho fazia casamentos e agora viu todas as festas adiadas sem dia marcado. Uma conhecida trabalhava em grandes eventos e vai ficar pelo menos um semestre parada. Um primo está a fazer contas à vida porque o contrato, renovável, termina em Agosto. Um outro vivia de alugar casas no Airbnb e não sabe como vai refazer a vida nos próximos meses. Uma amiga de infância está muito doente e fragilizada,  não pode de maneira nenhuma apanhar a Covid-19.

Para todos estes, que são só uma pequena amostra à minha volta, não lhes venham com a conversa do “vamos todos ficar bem”. Não, não vamos.

Mais de 22 mil empresas já recorreram ao regime para evitar encerramentos e despedimentos de trabalhadores. O número de portugueses em lay-off já supera o do desemprego. O PIB nacional vai garantidamente afundar este ano para território negativo: 2%, 3%, mais? É difícil de prever.

Estamos mergulhados numa aflição sem precedentes, a tentar mantermo-nos à tona enquanto o tsunami leva tudo à sua frente. Quando isto passar, vamos tentar resgatar quem sobreviveu, limpar os destroços e levantar um novo País dos escombros.  Há, claro, coisas boas e bonitas, como há sempre mesmo no meio do caos e da calamidade.

Mas bem, garantidamente, não vamos ficar. Melhor ou pior, haveremos de sobreviver.

* Directora

IN "VISÃO"
04/04/20

.
.


2236.UNIÃO



EUROPEIA




Mehdi Kerkouche e quatro dos seus bailarinos da companhia de dança Emka conseguiram realizar uma coreografia à distância. O trabalho não foi 'pêra doce' e exigiu cinco dias de treino, mas o resultado final está à vista e até já é viral.

Ao som de um tema de Barry White, os dançarinos acabam de protagonizar um vídeo, que muitos nunca imaginariam que foi feito à distância

'CONFINECTED' é o nome atribuído à coreografia que já foi partilhada nas redes sociais.

O coreógrafo e comediante francês, em declarações ao Le Parisien, promete, para breve, uma nova coreografia. Até lá pode acompanhá-lo todas as quarta-feiras à noite no Instagram, onde este ensina uma coreografia.


FONTE:

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Bill Gates lança novo aviso: 
"Podem surgir epidemias 
piores do que esta". 
Mas "na próxima o Mundo 
estará mais preparado"

Bill Gates, cuja Ted Talk de 2015 se tornou viral por prever uma pandemia como a do Covid-19, diz que no futuro "podem surgir epidemias piores". O mundo vai estar mais preparado, porém, acredita.

“Infelizmente, não é daqueles casos em que se possa dizer ‘hey, eu avisei-vos‘” mas Bill Gates, co-fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, confirma que a pandemia do novo coronavírus é, essencialmente, uma ameaça semelhante à que previu em 2015, numa Ted Talk que se tornou viral na Internet, nas últimas semanas, pela descrição detalhada que fez daquilo que poderia ser uma propagação rápida de uma infeção viral pelo mundo todo. Gates lamenta que, com avisos como o seu, o mundo não tenha feito mais para se preparar para um caso destes. E, por isso, volta a avisar: “no futuro pode surgir uma epidemia pior do que esta“, incluindo bio-terrorismo – mas aí, confia, o mundo já estará mais prevenido.
.
Em entrevista (por videoconferência) a Trevor Noah, anfitrião do Daily Show (programa da Comedy Central que herdou de Jon Stewart), Bill Gates referiu-se à Ted Talk que fez em 2015 – e, sobretudo, a um artigo que publicou nessa altura numa revista científica, a New England Journal of Medicine – e explicou que, na altura, sabia que poderia estar iminente uma ameaça mundial deste género mas “não sabia que seria um coronavírus e não sabia que surgiria no final de 2019″. “O que quis foi instar os governos a fazerem os investimentos necessários para que fosse possível reagir e limitar a propagação e o número de casos a níveis muito baixos”, explica o filantropo.

O que Bill Gates lamenta é que, por sinal, “não aproveitámos esse tempo, quando era bem claro que esta seria a maior ameaça capaz de matar milhões de pessoas“. “Aproveitar o tempo”, em concreto, significaria ter investido numa infraestrutura de testes mais ágil e ter uma “fábrica” pronta a criar uma vacina o mais rapidamente possível. Foram feitas “algumas coisas” mas as autoridades não se prepararam para uma crise destas como se prepararam normalmente, por exemplo, para cenários de guerra.

Bill Gates não quer que o endeusem pela previsão certeira, porque “havia muitas pessoas tão preocupadas quanto eu, como o Dr. [Anthony] Fauci”, que hoje é o principal responsável pela resposta científica dada a esta pandemia nos EUA. No passado, “tínhamos tido sorte em outros surtos como o zika e o ébola. Mas, em contraste com esses, este vírus que pode ser propagado muito rapidamente por pessoas sem sintomas a dezenas de outras pessoas”.

Questionado por Trevor Noah sobre o que os países devem fazer para combater este surto, Bill Gates diz que “a grande ferramenta que temos neste momento é a alteração dos comportamentos, o distanciamento social, o que basicamente significa ficar em casa, na maior parte dos casos”. Mas “a outra ferramenta é a capacidade de testes, que tem de ser aumentada para garantir que se consegue isolar as pessoas que são portadoras, para que se limite a propagação”. A rapidez com que os testes apresentam resultado será um fator decisivo, diz Bill Gates.

Mais a prazo, Bill Gates diz que a prioridade dos esforços irá passar pela pesquisa científica em busca de terapias que mitiguem a doença e reduzam o número de mortes. “Esperamos que dentro de seis meses algumas dessas terapias já terão sido aprovadas” pelas autoridades de saúde, antecipa o co-fundador da Microsoft. Mas a solução última, “a única coisa que nos vai fazer voltar ao normal, que vai fazer com que nos voltemos a sentir bem, a sentir confortáveis em estar num espaço ou num estádio com muitas pessoas à volta, é a criação de uma vacina que não só ajude o nosso país como que possa ser levada para toda a população mundial”, sublinha.

“Vamos continuar a sentir que vivemos num mundo diferente até que surja uma vacina”
Bill Gates diz que, no caso dos EUA, há uma expectativa de que “o número de novos contágios possa aplanar no próximo mês e começar a descer no mês seguinte, e aí é quando se pode começar a tomar algumas medidas de reabertura de locais de trabalho, de escolas, mas, provavelmente, não eventos desportivos“, diz o filantropo, numa altura em que o Presidente Donald Trump se reúne com os principais ligas desportivas para tentar que regressem ou que, como no caso da liga de futebol americano, comecem em meados de setembro, como é habitual.

O co-fundador da Microsoft acredita que, com a reversão gradual do lockdown, os primeiros sinais de retoma poderão acontecer no início do verão. “As coisas vão reabrir, lentamente, e é possível que se obrigue à utilização de máscaras por parte de muitas pessoas. Vamos continuar a sentir que vivemos num mundo diferente até que surja uma vacina que possa ser distribuída pelo mundo”, adianta.

Outra coisa que vai mudar muito nos próximos anos, sobretudo enquanto não houver vacina, é que “os países mais ricos que conseguirem conter a epidemia não vão permitir que venham pessoas dos países em que as mesmas medidas de controlo não sejam tomadas”, disse Bill Gates, numa resposta a uma pergunta em que Trevor Noah dava como exemplo o Brasil. “Isto vai criar enormes limitações nas viagens transfronteiriças nos próximos anos“, acrescenta.

Até lá, Bill Gates, cuja fundação (Melinda & Bill Gates Foundation) já doou 100 milhões de dólares para pesquisa científica na área da Covid-19, diz que “se conseguirmos a capacidade de testes necessária para testar muitas pessoas, então vamos conseguir alterar o número final de infetados em muitos milhões”. “Os governos vão, eventualmente, empenhar muito dinheiro neste esforço” de combate ao novo coronavírus, acredita.

Mas mesmo que isso chegue para derrotar este novo coronavírus, não vai ser suficiente para responder a ameaças potencialmente ainda mais mortíferas e contagiosas, avisa o filantropo, que tem larga experiência com a área da epidemiologia por via dos projetos que a sua fundação tem vindo a financiar nos últimos anos.

“Este foi um vírus causado pela própria Natureza, e por muito mau que seja, desde que as pessoas tenham acesso a tratamento razoável, estamos a falar de uma taxa de mortalidade de 1% ou à volta disso“, diz Bill Gates. O risco é que “no futuro possam surgir epidemias que sejam piores do que esta, incluindo algumas que não tenham tido origem na Natureza, ou seja, bio-terrorismo“.

Bill Gates comenta, porém, que o lado positivo da Covid-19 é que “esta epidemia está a causar mudanças tão grandes no mundo que, desta vez, não será visto como foi o ébola – que era só um problema que se verificava em algumas partes de África. Desta vez, vamos certamente preparar-nos melhor para a próxima epidemia“.

* Um sábio.

.
.
Mistérios Revelados

2- Briga Viking


Maurício Souza
.
.


9. Inesquecíveis Viagens
de Comboio

9.5-Passeio pela ÁFRICA DO SUL



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Pai de menino asmático faz agradecimento emotivo a PSP que o ajudou durante ação de fiscalização 

Bruno A. teve de se deslocar ao Hospital Santa Maria com a criança

A PSP (Polícia de Segurança Pública) partilhou o emotivo agradecimento do pai de um menino de nove anos, e doente de asma crónica, aos polícias da Divisão de Trânsito de Lisboa, pela ajuda que lhe foi prestada durante um momento difícil da vida dos dois durante o período de Estado de Emergência, em vigor no nosso País.
.
Bruno A., nome com o qual o cidadão se identificou na missiva enviada à PSP, explica que no dia 28 de março teve de se deslocar ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, após um dos três filhos ter partido um dente.

"Ao retornar a casa, deparei-me com uma fila imensa, ao que vim a apurar devido a controlo de tráfego na Ponte 25 de Abril. Um bem-haja só por essa ação. Entre muitos cumpridores, infelizmente eram mais aqueles em passeio do que com razões para circular. Desconfortável com a situação, por o meu filho estar no grupo de risco, não senti segurança ao estar ali naquele meio envolvente", escreveu o pai do menino de nove anos.

Bruno terá entrado em contacto com a Divisão de Trânsito de Lisboa, com o objetivo de auferir se poderia utilizar a faixa de emergência, cuja resposta foi positiva. Foi surpreendido quando, e após abordar um agente em carro próprio, avistou um motociclista de Trânsito da PSP, pronto a orientá-lo "estrada fora".

"Eu nem sei se o que peço é possível, mas se for, um muito obrigado ao Agente em carro próprio pela prontidão a procurar uma solução, ao Agente da moto pelo excelente trabalho a pois não estava fácil, e a todos os Agentes obviamente, por estarem presentes em ações destas. Um muito obrigado não exprime nem um nada da gratidão sentida. MUITO OBRIGADO!", escreveu o pai, nitidamente sensibilizado pelo apoio que recebeu numa altura difícil e delicada da sua vida.

A publicação no Facebook da PSP já conta com mais de 20 partilhas e 500 ‘gostos’. Já os comentários de agradecimento multiplicam-se entre os utilizadores da rede social.

* Sempre nestas páginas elogiámos o trabalho dos agentes de segurança de proximidade, primeira muralha de defesa e apoio do cidadão comum.

.
.

Sérgio Godinho e Jorge Palma

Resto da Tua Vida


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Marcelo: "Situação da banca pode merecer a confiança dos portugueses"

Presidente da República reuniu esta tarde, por vídeo conferência, com principais banqueiros portugueses

"Depois dos anos difíceis que passamos e que foram críticos para o sistema bancário, neste momento a situação da banca pode merecer a confiança dos portugueses."
.
Esta foi uma das garantias que o Presidente da República ouviu esta tarde de responsáveis dos principais bancos portugueses - segundo explicou depois o próprio aos jornalistas.

Foi "uma conversa muito concreta" e "com sugestões concretas para a vida dos portugueses, umas já tomadas pelos bancos, e outras por via do dialogo, permanente e positivo, que têm tido com o Governo", disse ainda Marcelo.

Após o encontro, que envolveu responsáveis da CGD, Novo Banco, BCP, Santander e BPI, Marcelo procurou passar uma mensagem de otimismo.

"Saio com a sensação que a banca portuguesa está a acompanhar de forma muito atenta a realidade no nosso país, nas famílias e nas empresas, que já tomou iniciativas para além das medidas tomadas pelo governo, completando as já tomadas", disse.

Acrescentando: "Encontrei um estado de espírito de grande mobilização no sentido de ajudar a economia portuguesa", "a banca está motivada, empenhada e muito atenta. É uma luta nacional" e isso "é bom para Portugal e para os portugueses."

Segundo o Presidente, os banqueiros sublinharam-lhe ainda algo "muito importante": a "maturidade" que os portugueses revelaram já em março nas suas relações com a banca, nomeadamente na forma como recorreram a moratórias no crédito, "uns para terem um alívio e outros para terem um pé-de-meia para o futuro".

Na conversa, terá sido salientado que "esta crise é diferente da anterior" (a do euro e das dívidas soberanas) porque "tem uma componente de saúde pública que a torna mais complexa".
Além disso, esta crise "não é financeira" na sua génese, ao contrário do que aconteceu na anterior.

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa concluirá as reuniões sobre a banca encontrando-se com o governador do Banco de Portugal e com a direcção da Associação Portuguesa de Bancos.

O Presidente recusou ainda comentar a polémica em torno do uso de máscaras dizendo que recusa entrar numa "discussão técnica". "Não deve o Presidente da República pronunciar-se sobre matérias que estão na alçada das autoridades sanitárias", afirmou. Quanto ao seu caso específico, acha prudente usar, estando em espaços fechados e com muita gente, "por pertencer a um grupo de risco, com problemas respiratórios".

* Não acreditamos na ingenuidade do PR nem na bondade da banca.

.
.
.

Portugal bem português

V-História a História África/10
1- Cahora Bassa



O moderno colonialismo começa com a corrida pela partilha de África entre os impérios e países coloniais europeus. Proibido o tráfico de escravos, tratava-se de ocupar militar e administrativamente os territórios e de os explorar economicamente em novos moldes. É o início do ciclo africano do Império. 

Com autoria do historiador Fernando Rosas, “História a História” regressa aos ecrãs, desta vez exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África. “História a História África é uma revisitação do colonialismo moderno português desde finais do séc. XIX até 1975, que contempla as políticas coloniais dos vários regimes deste período – Monarquia Constitucional, República, Estado Novo – das resistências a elas e dos seus desenlaces. 

O programa é baseado numa investigação feita em arquivos documentais e audiovisuais e vem inserir-se no debate em curso sobre as políticas coloniais portuguesas no mundo da sua época”, conta o Prof. Fernando Rosas. Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, “História a História África” começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projetos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grandes obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno. 

Pela mão do historiador Fernando Rosas visitam-se os espaços mais simbólicos e marcantes da história do antigo Império Português. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios da nossa história comum, como nunca antes foi contada. “História a História: África” é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. 
Ao longo de 13 episódios serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso.

Um excelente trabalho de investigação  do Prof. FERNANDO ROSAS e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Lusotropical

.. . .
.
𝐈𝐌𝐁𝐄𝐂𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐄 𝐈𝐋𝐇𝐄́𝐔𝐒
Britânicos enchem parques, 
França proíbe arrendamentos de férias



FONTE:  euronews

.
.
MACAU 20 ANOS/15
ANO 2014



*𝗡𝗼𝘀 𝟮𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗮 𝗧𝗗𝗠 𝗺𝗼𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝘂 𝗮𝗼 𝗹𝗼𝗻𝗴𝗼 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗲́𝗰𝗮𝗱𝗮𝘀. 𝗘𝗺 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗲́ 𝗿𝗲𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼 𝘂𝗺 𝗮𝗻𝗼 - 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟬𝟬 𝗮 𝟮𝟬𝟭𝟵 - 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗹𝗲𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹.

** Aqui todas as segundas às 15 horas


FONTE:  TDM Canal Macau

.
.
SABE REALMENTE USAR A MÁSCARA?
O manual de instrução feito pela OMS para evitar erros



FONTE:  Observador
.
.
220-NO GINÁSIO
10 Minutos de Suor
 Abdómen Trincado



COM PROFESSORA BIA

UM AVISO SÉRIO:
Quem deseje acompanhar estes exercícios mais exigentes deve ter compleição física adequada, não pretenda ser o Tarzan ou a Jane, não está no cinema.

A Bia ou qualquer pessoa associada ao Home Fit Home não se responsabilizará por lesões ou qualquer dano sofrido após a realização dos treinos exibidos pelo Home Fit Home. Procure assistência médica antes de começar qualquer programa de exercício.



FONTE:  Home Fit Home 

.
.
. 2298
Senso d'hoje
RODRIGO
GUEDES DE CARVALHO
JORNALISTA
PIVOT DA SIC
ESTÁ COMO É NO
"ALTA DEFINIÇÃO"



FONTE:  Cristina Ferreira SIC

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.