01/01/2014

.


QUESTÕES


A 2014




15. A factura doméstica vai ficar mais cara?
por Alexandra Machado

Falar ao telefone ou ver televisão vai custar mais a partir de Janeiro. PT e Zon Optimus já comunicaram as subidas de tarifários quer para os telemóveis, quer para os serviços fixos (voz, internet e televisão). A Vodafone não aumenta já em Janeiro, mas a partir de Fevereiro deve também subir preços. 
Os operadores optaram por subidas médias de 2,5%, embora os serviços Meo aumentem, em média, 2%. Só os serviços quádruplos (ofertas que incluem voz, internet fixa, comunicações móveis e televisão) não vão variar. As subidas deste sector voltam assim a ser superiores à inflação prevista. Para 2014, o Orçamento do Estado aponta para uma inflação de 1%. 

Na electricidade, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) definiu que em Janeiro as tarifas transitórias subirão 2,8%. Embora esta subida se aplique aos clientes que ainda não migraram para o mercado liberalizado, também os consumidores de electricidade do mercado livre deverão sofrer um agravamento tarifário desta ordem, já que a generalidade dos comercializadores indexa os seus preços às tarifas transitórias. Durante o próximo ano o regulador da energia poderá voltar a definir actualizações tarifárias numa base trimestral.

No que respeita ao gás natural, a ERSE não revelou ainda se as tarifas sofrerão alterações em Janeiro, mas, tal como na electricidade, os preços regulados do gás natural continuarão sujeitos em 2014 a revisões trimestrais.

Outra incógnita na factura doméstica é o preço da água. Embora a nível nacional haja uma pressão para a subida de preços, decorrente do défice tarifário existente no sector, a decisão de subida, redução ou congelamento das tarifas é tomada localmente.


 IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13

.

Sem comentários: