03/05/2014

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.




















.
.


 O QUE NÓS


VIAJAMOS!








.
.
EM ESFORÇO/6




.
.
SEXO NÃO É 
ACIDENTE/4



LEVA A CAMISINHA DE BOLSO?

.
.
Sessão de Autógrafos



.
.
EM ESFORÇO/5




















.
.


4 -DOENÇA ARTERIAL


 CORONÁRIA



FISIOLOGIA CORONÁRIA


Uma interessante série conduzida pelo Prof. Dr. Antonio Luiz da Silva
 
Uma produção: CANAL MÉDICO
.
EM ESFORÇO/4



.
.

  
I- VOZES CONTRA



A GLOBALIZAÇÃO

     

5 - OS SENHORES
DO MUNDO



A Série Vozes Contra a Globalização combina as filmagens em diferentes lugares do mundo, com arquivos documentais, crônicas de informativos, trabalhos cinematográficos de diretores como WinWin Wenders, Avi Lewis, Pino Solanas, Jorge Drexler, poemas de Mário Benedetti e a atuação de Loucas de Pedra, de Pernambuco/Brasil.


Outras das vozes da série são os economistas Jeremy Rifikin (EEUU), ecologistas como o espanhol Ramon Fernandez Duran, o relator das Nações Unidas para a Fome no Mundo, Jean Ziegler, o ex-portavoz do Fórum Social de Gênova, Vitório Agnolletto, o Prêmio Príncipe de Astúrias, de Ciências Sociais, Giovanni Sartori, o especialista em Química Atmosférica, James Lovelock, o Analista Social José Vidal Beneyto, entre outros.


Los amos del mundo
Montado a partir de testemunhos pessoais, como do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, e o politólogo Samir Nair, Ignácio Ramonet, o músico Manu Chão, que falaram sobre o modo em que o modelo de globalização tem sido levado a cabo no mundo.


.
.
EM ESFORÇO/3













.

PEDRO BIDARRA

.


O Rui Tavares 
perdeu a virgindade

Gostei do artigo do Rui Tavares no Público: "Portugal, hoje, é a ditadura do mesmo: os mesmos debates, os mesmos círculos, as mesmas opiniões e os mesmos partidos, fazendo as coisas sempre da mesma maneira, e coreografando as mesmas controvérsias com as mesmas palavras e o mesmo vazio de significado." E conclui que vivemos numa "mesmocracia".

Apenas corrigiria a referência ao hoje. Dá-me ideia que Portugal sempre foi assim: mais do mesmo. Portugal é um país onde a convenção reina e onde a inovação, o risco e a criatividade estão, há muito, na clandestinidade.

"Imbecilidade é fazer as mesmas coisas repetidamente e esperar resultados diferentes" é uma citação famosa atribuída a Einstein – que na verdade disse insanidade em vez de imbecilidade, mas eu dei-me a liberdade de traduzir assim.

Usando esta definição operativa de imbecilidade, eu direi que Portugal é um país com uma quantidade anormal de imbecis. Não sei se tem mais ou menos imbecis que a média, mas desconfio que, entre as suas elites, estará acima da média europeia. Parece-me mesmo que, para se chegar à elite, é precisa uma razoável dose de imbecilidade, ou seja, de pensamento convencional, de saber fazer o que sempre se fez, de falar como sempre se falou, de pensar o que sempre se pensou.

Quando falo em elites não me refiro apenas àquelas em que é fácil malhar nos jornais e nas redes sociais: os empresários e os "capitalistas". Claro que nessas elites há imbecis com fartura, embora no mundo empresarial haja uma selecção natural que impede a permanência no topo das empresas de grandessíssimos imbecis. Mas os imbecis, os que fazem o mesmo e esperam resultados diferentes, estão em todo o lado.

Estão nas direcções dos jornais e televisões, por exemplo. Oh se estão. Basta ver as dezenas de programas em simultâneo com um moderador e três gajos a falar de futebol; todos a fazer o mesmo à espera de resultados diferentes. Imbecilidade, lá está.

A cultura, por exemplo, está cheia de imbecis muito eruditos: gente que sabe tudo o que se fez e por isso insiste em fazer, premiar e aplaudir o que se faz como sempre se fez. Para se ser escritor ou artista não é preciso fazer nada de novo. Basta ter o pensamento do costume, a opinião do costume, a cor do costume, os amigos do costume e fazer qualquer coisa que seja parecida com a coisa do costume.

E estão no povo que, desde há 40 anos, alternadamente vota PS e PSD e espera resultados diferentes.
Mas voltando ao RT e ao seu comentário. O RT foi vítima do sistema onde tem vivido e perdeu a virgindade. O RT está frustrado porque o sistema político/mediático ignorou o debate dos candidatos à presidência da comissão europeia. Está frustrado porque o seu assunto, as europeias, não interessa a ninguém nem aos media que ele, e o seu novo partido, precisa para existir. O RT está frustrado porque, não existindo o seu assunto nos media, ele e o seu partido também não existem.

Mas não estará ele e o Livre a fazer o mesmo de sempre? Não é o Livre apenas mais do mesmo? Não estará o RT com raiva de um sistema que faz sempre o mesmo, porque esperava o mesmo tratamento que afinal não tem?

Estas perguntas são genuínas e não afirmações retoricamente mascaradas com um ponto de interrogação.

É que a mim, que sou, talvez, um pouco mais atento que a média, ainda não me chegou o Livre. Ou melhor, não me chegou do Livre nada de diferente. Talvez porque os seus gestos e propostas sejam o mesmo de sempre. Talvez porque falem para os mesmos de sempre. Ou talvez porque a sua maneira de comunicar seja a mesma de sempre: convencional e imbecil – no sentido einsteiniano, claro.

Publicitário, psicossociólogo e autor

IN "DINHEIRO VIVO"
02/05/14


.
.

  
169.UNIÃO



EUROPEIA

















.






.
.

EM ESFORÇO/2



.
.
 OUÇA UM BOM CONSELHO



















.
.



 VI- COMO TUDO 


FUNCIONA

   3 - AÇO




.
.
EM ESFORÇO/1




.
.
 Vasco Graça Moura
'Era A Noite Que Caía'


'por Joana Amendoeira'



.
.
HOJE NO
"A BOLA"

Portugal Open: 
Navarro vence Kuznetsova 
e conquista título feminino

A espanhola Carla Suarez Navarro, primeira cabeça de série, sagrou-se, este sábado, campeã do 25.º Portugal Open, após derrotar na final a russa Svetlana Kuznetsova, sétima favorita, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-4, em duas horas e 10 minutos.
Finalista derrotada em 2012 e 2013, à terceira foi de vez para a espanhola, que conquistou também o seu primeiro título em torneios do circuito profissional (WTA).
Pela terceira vez na história o troféu de campeã da prova portuguesa vai para Espanha, depois das conquistas de Anabel Medina Garrigues (2011), Magui Serna (2002 e 2003) e Angeles Montolio (2001).

* Um título que perseguia há dois anos, desejamos que tenha uma carreira de sucesso.

.
.


 A PATA NA POÇA




.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
DA MADEIRA"

37 milhões de mortes prematuras 
seriam evitadas com vida mais 
saudável, diz estudo

Cerca de 37 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas até 2025 a nível mundial se a população adotasse um modo de vida mais saudável, sem cigarros, álcool ou alimentação salgada, conclui um estudo hoje divulgado.

Os cientistas do Imperial College de Londres calculam que a eliminação ou a redução de seis fatores de risco para a saúde poderá evitar ou retardar a morte prematura de 37 milhões de pessoas, de acordo com o estudo publicado na revista médica britânica The Lancet.

Os objetivos de vida mais saudável consistem em reduzir em um terço a metade o consumo do tabaco, limitar em 10% o álcool, diminuir em 30% a quantidade de sal consumida, reduzir em 25% o número de pessoas que sofrem de hipertensão e parar o aumento de obesos e diabéticos.

Este esforço permitiria evitar ou adiar, até 2025, mais de 16 milhões de mortes entre a população mundial entre os 30 e os 70 anos e evitar 21 milhões de óbitos prematuros depois dos 70.

Os dois elementos preponderantes para agir sobre a esperança de vida são o tabaco e a hipertensão arterial, que são um fator de risco importante para as doenças cardiovasculares e que podem ser combatidas através de medicamentos e da prática de exercício físico e redução do consumo de sal.

* Existe um secreto  prazer de nos matarmos em prestações suaves...


.
.


PAIS ADORÁVEIS/11















.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Nova TSU tira um mês de aumento
 a salário mínimo

A subida de 11% para 11,2% nas contribuições do trabalhador para a segurança social irá traduzir-se num acréscimo de 14 euros por ano para quem ganha o salário mínimo nacional. Na prática isto significa que esta medida irá "absorver" um mês do aumento SMN, quando este passar para os 500 euros.

As negociações sobre a atualização do salário mínimo ainda nem começaram - não existe nenhuma proposta sobre a mesa - mas quem o recebe deverá contar não com 14 mas com 13 meses de aumento no final de um ano de trabalho.

Se, como defendem a maioria dos parceiros sociais, este passar dos atuais 485 euros para os 500 euros, a taxa social única a cargo do trabalhador deixará de corresponder a 55 euros, passando a ser de 56 euros mensais, devido ao acréscimo de 0,2 pontos percentuais na taxa. Desta forma, o Estado conseguirá absorver o equivalente a um mês de aumento, quando no final do ano tiveram sido pagas os 12 meses de remuneração e os subsídio de férias e de Natal.

* Mesmo  que o salário mínimo suba para 500 € é uma indignidade, mas o que mais revolta é este governo nada fazer para acabar com ela e ouvir o sr. Coelho a dizer que Portugal tem de empobrecer.

.
.

CAPTANDO A ATENÇÃO


PARA OUVIR A MÚSICA


.
.
HOJE NO
  "RECORD"

Portugal ganha bronze na 
Taça do Mundo de marcha

Portugal foi terceiro na prova feminina dos 20 km marcha da Taça do Mundo, em Taicang, na China, na qual Ana Cabecinha, oitava classificada, ficou a escassos três segundos do seu recorde pessoal. 
.
A seleção nacional feminina conseguiu subir ao pódio da competição pela terceira vez, depois de ter vencido em 2010 e de ter sido segunda em 2008. Há dois anos, Portugal fora quarto classificado, igualando a posição de 2006.

Ana Cabecinha foi a melhor atleta nacional, com um tempo de 1:27.49 horas, somente a três segundos do seu recorde nacional, obtido nos Jogos Olímpicos Pequim'2008, quando foi igualmente oitava.

Vera Santos, 12.ª com 1:28.02, melhorou o seu recorde pessoal em 12 segundos, enquanto Susana Feitor, 17.ª com 1.28.51, deve ter conseguido lugar na seleção nacional para o Europeu de Zurique, em agosto, deixando de fora Inês Henriques, que foi 22.ª com 1.29.33, a três segundos do seu melhor.

A prova foi ganha pela russa Anisya Kirdyapkina, vice-campeã mundial em Moscovo'2013, que gastou 1:26.31, melhor marca mundial do ano. Deixou a chinesa Hong Liu a 27 segundos e outra russa, Elmira Alembekova, a 31 segundos.

O único português presente nos 50 km, Pedro Isidro, conseguiu um honroso 22.º lugar, no início do segundo terço da classificação, com um recorde pessoal de 3:56.15, menos 54 segundos do que a marca conseguida há um ano, na Taça da Europa.

Os russos dominaram esta prova, classificando quatro atletas nos cinco primeiros lugares. Triunfou Mikhail Ryzhov, com 3:39.05, menos 33 segundos do que Ivan Noskov. O australiano Jared Tallent fechou o pódio, com 3:42.48.

Na prova de 10 km para juniores, ganha pelo chinês Wenkui Gao em 39.40 minutos, Miguel Rodrigues foi 22.º, com 44.30, e Hélder Santos foi 31.º. com 46.05.

A China ganhou por equipas, com 6 pontos, e Portugal foi 10.º, com 53.

A competição termina no domingo (próxima madrugada em Portugal), com João Vieira, Sérgio Vieira e Miguel Carvalho nos 20 km masculinos e Edna Barros, Mariana Mota e Mara Ribeiro nos 10 km femininos juniores.

* 3º lugar na Taça do Mundo é um feito!

.
.
1-QUANDO AS PORTAS DOS
MUSEUS SE FECHAM












.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Falta de médicos investigada 

Viatura médica não estava ativa nas Caldas da Rainha. 



O motivo pelo qual a viatura médica de emergência e reanimação do hospital das Caldas da Rainha não estava operacional quando foi acionado um pedido de socorro a um doente de 39 anos que acabou por morrer, vai ser investigado. 


* Haveria algum consultório privado  a funcionar???



.
.

IMPECÁVEL




.
.
HOJE NO
"i"

Morreu antigo ministro Veiga Simão

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”

 O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar. 

O corpo do último ministro da Educação do Estado Novo estará hoje em câmara ardente na igreja de São João de Deus e o funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João. 

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960. 

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”. 

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

* Morreu um homem de bem que foi ministro da Caetano. O  ensino deve-lhe muito, apesar de situações controversas, era um homem muito à frente do seu tempo, a notícia não fala do que  ele fez pelo LNETI o que é uma falha muito grave.
No tempo de Guterres o PS apunhalou-o pelas costas.


.
.


 NATURAL

BEAUTY













‘Natural Beauty’ (beleza natural) é um projecto fotográfico que questiona os padrões de beleza da nossa sociedade actual. É um conjunto de fotografias de modelos do sexo feminino que deixaram crescer os pêlos nas axilas. O projecto é de Ben Hopper, um fotógrafo de Londres, que começou a publicar as fotos em Março e, desde então, teve muitas reacções, tanto positivas como negativas.

O PRÓPRIO

“Desde há um século que temos sido alvo de uma lavagem cerebral pela indústria de beleza de que devemos depilar-nos. O trabalho ‘Natural Beauty’ pode considerar-se um protesto contra isso”, disse o autor do projecto ao jornal ‘The Huffington Post’.



.
.
 AS MULHERES E A PAZ





.
.

UM RAIO QUASE O PARTIU




.
.

149.

Senso d'hoje


HELENA 
SACADURA CABRAL
ESCRITORA


Casar aos 21 anos foi uma enorme asneira”

.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS










.