09/03/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
.
IX-A HISTÓRIA 
DO SEXO
7- COMO O SEXO
MUDOU O MUNDO

7.3- LIBERTAÇÃO SEXUAL NOS USA



* Depois de uma perspectiva histórica e global do sexo, passaremos a editar factos circunscritos a períodos mais datados, civilizações regionais ou locais.



FONTE:  Canal Historia


.

Bumba na Fofinha

A Loucura do Black Friday


Bumba na Fofinha
.
.
6-Behind the scenes


ENA FRIEDRICH


.
.
1-SISTEMA NERVOSO
1.8.1-DISCOS VERTEBRAIS
HÉRNIA DE DISCO



* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Disfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.
5-Behind the scenes


MARTA SZULC

.
.
Al Capone e
a máfia da Lei Seca




FONTE: Nerdologia

.
.
4-Behind the scenes


HANNAH FERGUSON

.

ROSA PAVANELLI

.





Sem serviços públicos 
de qualidade não há 
igualdade de género

A implementação de medidas de austeridade, que na prática têm um impacto direto nos serviços públicos, não só favorece o populismo e as tensões sociais. É também um ataque frontal aos direitos das mulheres

Austeridade. Da esquerda à direita, os governos só têm essa palavra na boca. As eleições europeias aproximam-se e há receios em toda a região de ver uma onda de extrema-direita invadir o Parlamento Europeu, responsabilizando Bruxelas pelas políticas de austeridade e, por consequência, pela recessão e pelo desemprego. Esta situação conduziu a uma explosão na rejeição de estrangeiros e refugiados e a uma exigência, por parte de uma grande parte da população europeia, de políticas xenófobas e autoritárias.

A implementação de medidas de austeridade, que na prática têm um impacto direto nos serviços públicos, não só favorece o populismo e as tensões sociais. É também um ataque frontal aos direitos das mulheres. Porque são elas, as mulheres, que mais dependem dos serviços sociais públicos, já que esses têm a capacidade de transferir a carga de tarefas não remuneradas que recaem desproporcionalmente sobre elas. Limpar, cozinhar e cuidar de familiares dependentes – crianças, idosos e pessoas com deficiência – ainda são “assuntos das mulheres”. Em França, por exemplo, as mulheres tomam conta de 64% dos cuidados não remunerados e do trabalho doméstico.

As mulheres são também as mais afetadas quando os países não conseguem financiar serviços básicos. Na África subsariana, por exemplo, onde mais de dois terços da população não têm acesso à água canalizada, o abastecimento de água e saneamento básico é uma tarefa quase exclusivamente feminina. As meninas não podem ir à escola com os irmãos e as mães têm menos oportunidades de educação, formação e de integração no mercado de trabalho, tornando a independência económica muito difícil. Não é só um problema de países pobres: na UE, 25% das mulheres consideram as responsabilidades familiares como a razão pela qual não conseguem fazer parte do mercado de trabalho, em comparação com apenas 3% dos homens.

Mesmo quando as mulheres conseguem trabalhar, muitas vezes estão presas em empregos de baixa remuneração e baixa qualidade, frequentemente no setor informal. Elas carecem de proteção social e de condições de trabalho dignas, com consequências no rendimento atual e no futuro (menos direitos à reforma, etc.), agravando o já inaceitável fosso salarial de 23% entre homens e mulheres.

A ONU Mulheres mostrou, por exemplo, que a maior parte do aumento do emprego total desde 2008 no Reino Unido está no trabalho por conta própria com baixos salários, com as mulheres a representarem 54% do aumento. Como resultado, na maioria dos países, as mulheres têm menos probabilidades do que os homens de receber uma pensão na velhice: a taxa de pobreza das mulheres idosas europeias é 37% mais elevada do que a dos homens idosos.

O acesso das mulheres à proteção social, a serviços públicos de qualidade e a infraestruturas tornou-se uma prioridade da comunidade internacional. Inclusive é o principal tema da Comissão das Nações Unidas para o Estatuto da Mulher deste ano, que terá lugar em Nova Iorque de 11 a 22 de março. Esta reunião não é apenas um encontro burocrático qualquer: as suas conclusões irão definir as políticas para a igualdade de género dos próximos anos.

Cerca de 200 mulheres e homens do mundo inteiro farão parte de uma delegação sindical global e participarão ativamente nos debates. Tal delegação aponta muitos elementos positivos no relatório elaborado, antes da reunião, pelo secretário-geral da ONU, especialmente pela ênfase que coloca numa abordagem universal e baseada nos direitos humanos. No entanto, nós da Internacional de Serviços Públicos, uma federação sindical internacional dedicada à promoção de serviços públicos de qualidade – e que faz parte desta delegação sindical global –, apelamos conjuntamente aos governos para que traduzam estes princípios em estratégias e políticas concretas para eliminar as desigualdades de género.

É urgente reformar o sistema fiscal internacional global para pôr fim a todos os mecanismos de evasão e elisão fiscal. Quando as empresas não pagam os seus devidos impostos, há menos dinheiro para investir em serviços públicos, infraestrutura sustentável e proteção social. Estima-se que as receitas fiscais anuais perdidas pelos países em desenvolvimento devido apenas às manipulações das multinacionais se situem entre 98 e 106 mil milhões de dólares, quase 20 mil milhões a mais do que o que seria necessário para atingir uma cobertura universal de água e saneamento.

Queremos também destacar o papel essencial e primário dos Estados como fiadores dos direitos humanos de todas as mulheres e meninas. Sempre que as empresas privadas quiseram adquirir serviços e infraestruturas públicas básicas, tais como água e saneamento, ou instalações de saúde e educação, isso resultou na deterioração da qualidade das prestações de serviços, especialmente para os mais vulneráveis. Uma abordagem baseada nos direitos humanos não pode ser garantida num sistema “com fins lucrativos”.

Nestes tempos conturbados em que a xenofobia é explorada por muitos líderes políticos sem escrúpulos, apelamos também aos representantes para que se empenhem em políticas dirigidas a todas as mulheres, incluindo mulheres migrantes, refugiadas e requerentes de asilo. É especialmente preocupante que alguns países europeus estejam a tentar limitar o acesso dos refugiados e migrantes a serviços públicos e benefícios sociais.

Sem políticas voluntárias como estas, será impossível para a maioria dos países cumprir o seu compromisso com a igualdade de género através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. As mulheres continuarão a ter dificuldades em permanecer no mercado de trabalho e em garantir os direitos à proteção social através do emprego. Elas também não encontrarão tempo para o descanso, o lazer ou para a participação política. Batalhar por serviços públicos universais de qualidade é uma questão feminista.

Secretária-geral da Internacional de Serviços Públicos.

IN "i"
07/03/19

.
.


1845.UNIÃO



EUROPEIA



SALVINI
.
.
3-Behind the scenes

 SARA SAMPAIO


.
.

 Quem provou que Deus existe? 



FONTE:  Razão ConsCiência

.


XXXVII-VIDA SELVAGEM
1- A Toca da Onça Pintada



FONTE:   Visão do Mundo - Documentários

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
2-Behind the scenes

TYANA HANSEN


.
.
VIDEOS DE SEMPRE

Daniela Mercury feat Caetano Veloso

PROIBIDO O CARNAVAL


.
.
1-Behind the scenes

 ALEXANDRA AND SIERRA


.

Richard Dawkins 

4-O Serviço Irracional de Saúde



Filme que mostra a absurda realidade de um mundo onde ciência e tecnologia é deixada de lado para dar lugar a crenças e superstições infundadas ou intrujices que pretendem ser medicinas. Bilhões de dólares são gastos todos os anos com tratamentos que a ciência já demonstrou claramente não terem nenhum resultado, a não ser, enriquecer médiuns, videntes e homeopáticos por todo o mundo, aproveitando-se da ignorância do povo. Assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões, obrigado!

FONTE:  Diablo Acrata

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

Costurando igualdade


FONTE:  afpbr

.
.
PORTUGAL

Um atentado ambiental
Tradição açoriana espalha 
sacos de plástico nas ruas e no mar



FONTE:  Observador

.
.
PORTUGAL

 Desapareceram 430 unidades de droga 
50 vezes mais potente do que heroína




FONTE:  euronews

.
.
NA COZINHA/42
  1-ELEMENTOS PARA O CORPO
QUE ENCONTRAMOS NA COZINHA









.
.

1907
Senso d'hoje
BERNARD-HENRY LÉVY
FILÓSOFO FRANCÊS
"A casa Europa está a arder"



 FONTE: euronews

.
.

A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA


.
.


5-INFORMAÇÃO
"FORA D'ORAS"

VI-A REDE



A REPORTAGEM DE

 CONCEIÇÃO LINO



 * Desde sempre todos os pensionistas deste blogue se manifestaram contra  o "facebook", do striptease sócio-emocional que impele os frequentadores da rede a fazer, do aproveitamento malicioso que pode acontecer, dum sem número de armadilhas a que se pode estar sujeito.

Uma excelente equipa da SIC coordenada por CONCEIÇÃO LINO apresentou em Janeiro deste ano a reportagem que editamos em seis partes onde é revelado o maquiavelismo duma possível psicopata que perturbou a vida de mais de uma dezena de pessoas. 

Para ver e aprender.

 FONTE: SIC

.