08/04/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


90-SUBTILEZAS

"TÉDIO"




RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos
..

.

3-FUENTEOVEJUNA

Por ANTÓNIO GADES

TEATRO REAL DE MADRID




MÚSICA: 
Antón García Abril 
Modest Mussorgsky (“Los cuadros de la exposición”, 
Boosey and Hawkes) 
Antonio Gades 
Faustino Núnez 
Antonio Solera 

INTÉRPRETES
Laurencia: Cristina Carnero 
Frondoso: Ángel Gil 
Mayor: Alberto Ferrero 
Comendador: Joaquín Mulero 

BAILARINAS: 
Carolina Pozuelo, 
Conchi Maya, 
Luisa Serrano, 
Maite Chico, 
Maria José López,
María Nadal, 
Merche Recio, 
Vanesa Vento, 
Virginia Guinales, 
Virginia Domínguez, 
Yolanda Rodríguez 

BAILARINOS: 
Ángel Bleda, 
Antonio Mulero, 
David Martín, 
Elías Morales, 
Jairo Rodríguez, 
Miguel Lara, 
Miguel Vallés, 
Pepe Vento 

Flamenco 
CANTORA: 
Ángela Núnez “La Bronce” 
CANTORES: 
Alfredo Tejada, 
Enrique Pantoja, 
Gabriel Cortés,
Joni Cortés 

GUITARRISTAS:
Antonio Solera, 
Camarón de Pitita

Director Técnico: Dominique You 
Director Artístico: Stella Arauzo 
Coreografia e Direcção: Antonio Gades 
Argumento: José Manuel Caballero Bonald, Antonio Gades 
Baseado numa realização de Lope de Vega 


FONTE:  EuroArtsChannel

.
.

HOJE NO 
"A BOLA"
Novak Djokovic lidera ranking
 há 20 semanas

Novak Djokovic mantêm-se pela 20.ª semana consecutiva na liderança do ranking ATP divulgado esta segunda-feira.
.
 O sérvio lidera com quase 2.500 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o espanhol Rafael Nadal, segundo. Na terceira posição do pódio está o alemão Alexander Zverev.

Classificação ATP:
1. Novak Djokovic (SRB) 11.070 pts
2. Rafael Nadal (ESP) 8.725
3. Alexander Zverev (ALE) 6.040
4. Roger Federer (SUI) 5.590
5. Dominic Thiem (AUT) 4.765
6. Kei Nishikori (JPN) 4.200
7. Kevin Anderson (RSA) 4.115
8. Stefanos Tsitsipas (GRE) 3.240
9. Juan Martin Del Potro (ARG) 3.225
10. John Isner (EUA) 3.085
11. Marin Cilic (CRO) 3.015
12. Karen Khachanov (RUS) 2.810
13. Borna Coric (CRO) 2.345
14. Daniil Medvedev (RUS) 2.295
15. Milos Raonic (CAN) 2.140
16. Marco Cecchinato (ITA) 2.021
17. Nikoloz Basilashvili (GEO) 1.930
18. Fabio Fognini (ITA) 1.885
19. Gaël Monfils (FRA) 1.875
20. Denis Shapovalov (CAN) 1.820

* E fez uma grande travessia do deserto...
.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/226

Progressão Aritmética e Valor Máximo  
na Colocação de Postes 




FONTE: Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.
.

HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
PJ investiga abuso sexual em creche
 de centro paroquial

A Polícia Judiciária de Setúbal está a investigar um caso de abusos sexuais a uma criança de cinco anos na creche de um Centro Paroquial em Almada.

A denúncia às autoridades foi realizada em janeiro pela mãe do rapaz que se queixou de ter sido vítima de abusos sexuais na casa de banho da instituição.
 .
Em comunicado divulgado esta tarde, na sequência de um artigo do jornal "Observador" e no qual o pároco da instituição é apontado pela mãe da vítima como o autor dos abusos, a Diocese de Setúbal refere ter solicitado ao Ministério Público a averiguação do caso.

"A Diocese de Setúbal, sendo informada dos rumores da eventual implicação de um Padre neste caso, solicitou ao Ministério Público de Almada a averiguação do caso e disponibilizou a sua total colaboração", pode-se ler na missiva enviada ao JN.

A Diocese aponta para a adoção de "todas as medidas necessárias para a proteção das crianças e utentes", entre as quais a instalação de câmaras de videovigilância em todos os espaços da instituição. 
"Desde que tomou conhecimento desta situação, a Diocese de Setúbal manifestou completa disponibilidade para receber a mãe da criança, embora esta nunca tenha comunicado a alegada situação à Diocese", lê-se no comunicado, onde é salientada a "orientação de total intransigência perante qualquer situação de abuso de menores, estando a Diocese disponível para apurar a verdade, em colaboração com as autoridades competentes, respeitando as pessoas envolvidas, e aguardando o desenvolvimento da averiguação em curso".

O pároco em questão não foi afastado e o inquérito, conforme avança o Ministério Público, não tem arguidos constituídos.

* A igreja católica sempre na vanguarda...

.
.
XXXIII- MEGA MÁQUINAS

1-TELESCÓPIOS



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do National Geographic.

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:  Eduardo MB 

.. .
.

HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Altice reage a ANACOM e admite encerrar
.cabines públicas do serviço universal

Contrato com Altice acaba amanhã. Anacom quer lançar concursos públicos para a prestação do serviço universal de telecomunicações.

A Altice já reagiu à proposta da Anacom de lançar concursos públicos para a prestação do serviço universal de telecomunicações durante um período transitório de um ano. A dona do Meo ameaça encerrar as cabines de telefone públicas do serviço universal da qual é prestadora e cujo contrato termina já amanhã, 9 de abril.
 .
OUTROS TEMPOS
 “A Altice Portugal não está disponível para se comprometer com propostas que pretendem apenas remendar uma decisão errada já anteriormente tomada pela Anacom de acabar com este serviço público. Se nada vier a ser feito em sentido contrário, a Altice Portugal irá desativar os postos públicos, na sequência desta decisão e em cumprimento com os preceitos legais”, avisa a operadora, em comunicado.

A Anacom propõe uma prestação transitória de serviço universal, de um ano, por um valor na ordem dos 52 mil euros. Na nota enviada aos media, o regulador recomendava um preço base na oferta de postos públicos “de 52,5 mil euros para o período de vigência do contrato de um ano (valor que compara com o custo atual de 2,5 milhões de euros, para um parque de 8222 postos públicos,) para assegurar a disponibilização de um total de 175 postos públicos num conjunto de 175 freguesias predominantemente rurais e em todas as ilhas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira”.

Dado o retrato, “a Altice Portugal repudia uma decisão que pretende discriminar negativamente o território, tratando os portugueses de forma desigual, como se existissem portugueses de primeira e de segunda”, diz a empresa, que classifica esta decisão do regulador como um “recuo” que “serve apenas para iludir os mais distraídos, já que se trata do encerramento de milhares de postos públicos que são particularmente cruciais em territórios de mais baixa densidade populacional”. 
 A operadora explica ainda que vai “dirigir-se por escrito à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Associação Nacional de Freguesias lamentando esta decisão, à qual é totalmente alheia e à qual sempre se opôs frontalmente, considerando que apenas demonstra insensibilidade social e falta de conhecimento do território e das suas necessidades”. 
A dona da Meo acusa ainda o regulador de voltar “a minimizar” a real utilização das tradicionais cabines telefónicas, que garante ainda originarem “vários milhões de chamadas por ano, sendo a sua utilização significativa, incluindo no que diz respeito às chamadas de emergência”. No final do ano passado, foram libertados números relativos às chamadas feitas em postos públicos, apontando para um total de 3,1 milhões de chamadas — cerca de metade dos 6 milhões anteriormente reportados.

“Os postos públicos do serviço universal estão instalados em diversos locais, da maior importância social, como sejam hospitais, prisões, tribunais, escolas ou centros de dia, num total de 8222 ao dispor da população. Além disso, são também 5% destes postos públicos que disponibilizam à população com deficiência de mobilidade a possibilidade de telefonarem em caso de necessidade, uma vez que estão instalados numa posição adaptada”, detalha a Altice. 
 E afirma que, “ao contrário do que é afirmado pela Anacom”, são os postos públicos afetos ao serviço universal que garantem o acesso 24h/dia às populações em caso de necessidade, “e não os outros postos públicos que são explorados comercialmente, já que estes têm uma disponibilidade condicionada ao horário da atividade comercial de cada estabelecimento e terão que ser desmontados caso exista um pedido para tal”. 
A Altice Portugal lamenta por isso a posição adotada pela Anacom que diz significar “o fim do serviço universal de postos públicos, em prejuízo dos cidadãos nacionais”. 
 O fim do serviço universal da rede fixa, neste caso prestado pela NOS e cujo contrato chega ao fim a 1 de junho, também foi recomendado pelo regulador ao governo, em termos semelhantes — concurso para período transitório de um ano por um valor a rondar os 50 mil euros. Também esta operadora, liderada por Miguel Ameida, já reagiu.

“A NOS sempre defendeu que não há qualquer justificação para a existência do Serviço Universal, dado que o mercado tem hoje disponíveis uma série de ofertas que responde a 99,9% das necessidades dos consumidores. E continuamos a defender esta visão.” Havendo intenção de avançar com um novo concurso, a NOS estará “disponível para avaliar a eventual prestação desse serviço”, avançou fonte oficial da operadora.

* Quando as operadoras se guerreiam, o regulador é autista e a tutela assobia para o lado, quem se lixa é o mexilhão, o zé povinho.


.

MARIA DE FÁTIMA CARIOCA

.






 Colocar Moçambique na agenda

Não se pode exigir de ninguém um compromisso para com o mundo, se ao mesmo tempo não se reconhecem e valorizam as suas peculiares capacidades de conhecimento, vontade, liberdade e responsabilidade.

Moçambique traz de novo para a agenda mundial a grande questão da sustentabilidade. De maneira trágica, sem dúvida.

O ciclone tropical Idai, que provocou inundações devastadoras e a perda de incontáveis vidas humanas em Moçambique, Zimbabwe e Malawi, considerado um dos desastres naturais mais graves no Hemisfério Sul, é um "sinal alarmante dos extremos climáticos", como afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

No relatório recentemente publicado (28.Mar), a Organização Meteorológica Mundial divulgou números impressionantes: "As enchentes, furacões e secas severas ocorridas em 2018 atingiram 62 milhões de pessoas e deslocaram mais de 2 milhões em todo o mundo no ano passado." As inundações afetaram mais de 35 milhões de pessoas. O supertufão Mangkhut atingiu mais de 2,4 milhões de pessoas, principalmente nas Filipinas. Na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, mais de 1.600 mortes foram atribuídas às intensas ondas de calor e a incêndios florestais. Para além disso, salienta ainda o relatório, a exposição do setor agrícola aos fenómenos climáticos extremos ameaça reverter o que vinha sendo conseguido na luta contra a desnutrição, verificando--se, de novo, um aumento da fome após um período prolongado de diminuição.

Todos estes fenómenos são "somáticos" e relevam a importância de uma agenda global e abrangente sobre sustentabilidade e desenvolvimento humano.

Mike Rosenberg, professor do IESE, comentava, numa das suas conferências na AESE Business School em fevereiro passado, que "os negócios e a sustentabilidade não são companheiros naturais". A dificuldade tem a ver, sobretudo, com o horizonte temporal das decisões. No entanto, nos dias que correm, esta relação não é opcional. O mundo mudou. Já não se aceitam as externalidades negativas dos negócios. É necessário que as empresas criem impacto positivo. Há que ter um sentido, um propósito único, inspirador e autêntico, que transmita como a organização cria valor para as pessoas e para a sociedade, através de modelos de negócio e soluções lucrativas e sustentáveis. E, na realidade, encontramos empresas muito interessantes. A Nestlé é um bom exemplo. Em concreto, a Nespresso trabalha junto dos agricultores, criando e partilhando valor, no âmbito do Shared-Value, e, por outro lado, desenvolve iniciativas, em parceria com associações e empresas, para a reciclagem das cápsulas e do café já utilizado.

Quanto ao desenvolvimento humano, é especialmente importante que seja integral e inclusivo, no sentido de incluir e comprometer a humanidade inteira, mas também no sentido do autêntico desenvolvimento de cada pessoa, respeitando a unidade de cada um em todas as suas dimensões. Não se pode exigir de ninguém um compromisso para com o mundo, se ao mesmo tempo não se reconhecem e valorizam as suas peculiares capacidades de conhecimento, vontade, liberdade e responsabilidade. Esta consideração é particularmente relevante hoje em dia quando, por exemplo, se encaram os possíveis cenários do trabalho no futuro e as disfunções económicas que acarretam, ou ainda quando confrontados com realidades onde os mais frágeis são os protagonistas.

Se a agenda mundial é essencial e uma prioridade, o mesmo acontece com a agenda pessoal. Não se trata apenas dos produtos que compramos e (re)utilizamos, mas das escolhas que fazemos, as atitudes que tomamos, a cultura de sobriedade que desenvolvemos, as comunidades que construímos e cuidamos. Tudo contribui para o desenvolvimento sustentável, humano e integral com que todos sonhamos. A prova são as inúmeras ajudas, gestos pessoais, solidários e anónimos, que de Portugal chegam a Moçambique.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
07/03/19

.
.


1875.UNIÃO



EUROPEIA




PORTUGAL
.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores com novo programa dedicado à saúde mental que descentraliza cuidados

O novo programa “Espaço para a Saúde Mental”, apresentado pelo diretor regional da Saúde dos Açores, aposta em ações que vão desde a prevenção à reinserção, descentralizando os cuidados de saúde mental.

“Pretende-se com esta nova metodologia mudar o paradigma e a forma como é encarada a doença mental, descentralizando os cuidados de saúde mental e tornando os serviços mais próximos do utente, do cuidador e da comunidade”, sublinhou o diretor regional da Saúde, Tiago Lopes, que apresentou em Angra do Heroísmo a estratégia definida para a melhoria da saúde mental nos Açores.
 .

De acordo com uma nota enviada às redações pelo executivo açoriano, "a iniciativa propõe a integração da saúde mental nos centros de saúde e hospitais, em linha com o que é preconizado no Plano Regional de Saúde".

“Com esta matriz generalizada a todas as unidades de saúde queremos assegurar o acompanhamento precoce, por via da prevenção, ao longo de todas as etapas do ciclo de vida, desde a gravidez até à terceira idade, garantindo o acesso equitativo de toda a população aos cuidados de saúde mental”, referiu o diretor regional, citado na mesma nota.

A operacionalização desta estratégia passa pela criação de grupos de trabalho nas nove Unidades de Saúde de Ilha para o planeamento, a implementação, a monitorização e a avaliação do projeto.

Na área da prevenção, o programa propõe "a avaliação periódica do estado de saúde mental dos utentes ativos nos cuidados de saúde primários, ações de sensibilização e de formação, dirigidas à população em geral, profissionais, utentes e famílias, e o estímulo à sociedade civil para que proponha projetos promotores da saúde mental e bem-estar".

Segundo o diretor regional da Saúde, será aplicado na região o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, no âmbito dos cuidados de saúde primários.

No plano do tratamento, e segundo o executivo, "esta medida pretende combater o estigma e a discriminação, fazendo com que as famílias e os cuidadores participem no processo de reabilitação e integração dos utentes, permitindo reduzir desta forma o número de casos institucionalizados".

Números avançados pelo Governo dos Açores indicam que estão atualmente nas quatro casas de saúde do arquipélago 609 utentes em regime de internamento, sendo que 20 estão em situação de média duração e cinco em situação de internamento de curta duração.

* Oxalá...

.
.

Ilha da Páscoa/2

>
DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
5. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
5.3-Falhar Está Fora de Questão



FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
 HOJE NO 
"DESTAK"
Braga da Cruz considera que apenas o
.mapa das regiões é referendável

O antigo ministro socialista Luís Braga da Cruz disse hoje não compreender porque é que a regionalização tem que ser referendada, defendendo que apenas o mapa das regiões é referendável. 
.
A PROPOSTA ALENTEJANA
"Não sei porque é a regionalização tem que ser referendada. Nós não referendámos a Constituição da República Portuguesa, não referendámos a nossa adesão à União Europeia, não referendámos a moeda única, por que raio é que havemos de ter que referendar um preceito da própria Constituição", afirmou.

Segundo Braga da Cruz, recentemente um professor de Direito da Universidade do Minho chamava a atenção para a existência de um acórdão do Tribunal Constitucional que dizia que a regionalização não é referendável, mas sim o mapa das regiões.

* A regionalização trará mais burocratas e mais alibis para corruptores, Portugal é um país pequeno já tem duas regiões por razões geográficas, não precisa de mais.

.
.

Roberto Carlos

Como é Grande o Meu Amor por Você


.
.

HOJE  NO 
"i"
Ventura muda nome de coligação. 
Vai chamar-se "Europa Chega"

Após o chumbo do Tribunal Constitucional, ex-autarca do PSD chegou a admitir não se recandidatar, mas decidiu mudar o nome.

A coligação para as europeias liderada por André Ventura decidiu mudar o nome, após o chumbo do Tribunal Constitucional (TC). A intenção do ex-autarca de Loures é concorrer às eleições do dia 26 de maio com o nome “Europa Chega” e o novo pedido já deu entrada no TC.
.
GENTE FINA
“Estamos convencidos de que este nome não levanta nenhum problema. A questão do conflito de denominações não se pode colocar agora visto que ‘Europa Chega’ não cria nenhuma confusão com o partido. Veja-se o exemplo da Aliança e da possível confusão com a antiga AD  ou do PCTP e a confusão com o PCP. Seria abrir um precedente incompreensível”, afirma ao i André Ventura.

A coligação, que junta o movimento Chega, PPM e o Partido Cidadania e Democracia Cristã, foi notificada na semana passada para alterar o nome, mas, numa primeira fase, optou por contestar a notificação com o argumento de que o partido ainda não está formalmente constituído. Em resposta, o Tribunal Constitucional decidiu “recusar a anotação da coligação com a denominação Chega”. O TC argumenta que é necessário “evitar qualquer espécie de erro ou equívoco” por parte dos eleitores.

André Ventura chegou a admitir não se candidatar nas próximas eleições, mas decidiu mudar o nome da coligação e tenciona encabeçar a lista às europeias. Ao i, Ventura diz que as principais bandeiras da coligação serão “acabar com esta vergonha da disseminação da ideologia de género por toda a parte, que envergonha a nossa história e a nossa civilização, acabar com a vergonhosa impunidade que se assiste, em que, por exemplo, resistimos a retirar a nacionalidade a terroristas que regressam da Síria e do Iraque depois de combaterem no Daesh, e ter um modelo económico que seja verdadeiramente equilibrado”.

A justiça será outra das prioridades se André Ventura conseguir candidatar-se nas próximas eleições. “Queremos acabar com esta vergonhosa posição de Portugal na Europa relativamente à prisão perpétua para homicidas, violadores e terroristas: devemos acompanhar a tendência da União Europeia na reposição da prisão perpétua para homicidas, terroristas, violadores e pedófilos”, afirma o ex-autarca do PSD.


* O melhor nome seria "Ventura Chega".


.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/4
1- Nós e os outros



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.

Como satélites são usados
para espiar



FONTE:  DW Brasil

.
.

Inclusão marca abertura do Festival Tremor




FONTE:  euronews

.
.
UM PAI APOSTA COM A FILHA 
QUE CONSEGUE SECAR O CHÃO ANTES 
DE ELA O ESPETAR COM UM GARFO



* Obrigado ACR por esta graça

.
.
168-NO GINÁSIO
EXERCÍCIOS PARA CORRIGIR
SUA POSTURA NA HORA!




COM PROFESSOR JOHANNES C. FREIBERG


*Esses exercícios vão corrigir sua postura imediatamente em apenas 20 minutos . Você vai usar apenas o peso do seu corpo e um bastão , que pode ser um cabo de vassoura simples. Com esse treinamento vamos trabalhar na sua fáscia, que nada mais é que um tecido que recobre seus músculos e precisa ser elástico e hidratado para permitir seu livre movimento. Muitas vezes com o sedentarismo, movimentos repetitivos , uso excessivo de computador onde ficamos muito tempo sentados e stress nossa fáscia fica “enrijecida” e isso traz uma sensação de cansaço e dores , além de baixar nosso desempenho no movimento . A única forma de rejuvenescer essa fáscia e permitir que ela volte a ser melhor hidratada e elástica é fazendo movimentos adequados para isso , e aqui nesse vídeo o professor Johannes vai te ensinar o passo a passo sobre como fazer isso . Sua postura vai melhorar imediatamente, além da sensação de bem estar e maior mobilidade articular.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.
.

1937
Senso d'hoje
BRUCE DICKINSON
CANTOR BRITÂNICO 
BANDA 'IRON MAIDEN'  
"INGLÊS-BÓSNIO" 



 FONTE: afpbr

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.