06/06/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA


.


WHEN I DO A SESSION






Neil Curtis: When I Do A Session (Canvas Painting Performance) from Neil Curtis on Vimeo.



.
.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Santos Pereira quer combater desemprego com "Estado amigo"

 O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, defendeu, esta quarta-feira, um "Estado amigo e não um entrave ao desenvolvimento" para fomentar crescimento económico e combater o desemprego, condenando Governos anteriores pela atual situação do país.
"Assim é com o combate à burocracia da economia e com a simplificação de procedimentos por parte de um Estado que se pretende amigo e não um entrave ao desenvolvimento", resumiu, reiterando a confiança na sua Estratégia para o Crescimento, Emprego e Fomento Industrial, na abertura da interpelação do PS, na Assembleia da República, sobre emprego e combate à exclusão social.
Santos Pereira defendeu tratar-se de um "esforço que os portugueses esperam que seja de todos", sublinhando que "o crescimento económico é a forma mais eficaz de combater desemprego" e manifestando a convicção que o PS acompanha tal teoria. 

"É importante obter consensos de regime entre os principais partidos do arco da governação em torno da competitividade fiscal, da aposta no sistema dual e no ensino profissional, e do financiamento das nossas pequenas e médias empresas", disse.
O responsável pela pasta da Economia disse que "não há ninguém que possa invocar o exclusivo das preocupações sociais", referindo-se aos "partidos da esquerda". 

"O desemprego crescente é devido a políticas erradas, aliás estes problemas não foram resolvidos pelo partido e governos do sr. deputado Miguel Laranjeiro [PS]. Certamente, o culpado não foi este Governo", continuou, acrescentando que houve "anos e anos de políticas erradas e de um crescente endividamento da economia portuguesa" agravados pela "maior crise financeira internacional desde a Grande Depressão". 


O ministro da Economia e do Emprego adiantou "três pilares" para combater o desemprego: "políticas ativas de emprego", "formação profissional" e "incentivos ao investimento".
"O que nos move é o interesse nacional e não o taticismo político", afirmou, desejando "um compromisso verdadeiramente nacional no sentido de colocar a Economia ao serviço das pessoas, do trabalho e das empresas".

* Faltou coragem, como lhe é habitual, para pôr o dedo na ferida, a destruição económica do país começou no primeiro governo de Cavaco Silva. No primeiro trimeste perdemos 17% do investimento, e "incentivos" este governo tem "dado" a rodos.
Agora vem aí o "super crédito fiscal" legislação gaspariana feita por encomenda para alguém, que ainda não se sabe quem mas que se há-de revelar.

.
.


VI- O UNIVERSO


  3- SEGREDOS 

DO SOL





O Universo, inovadora série de The History Channel, utiliza imagens criadas por computadores de última geração para nos aproximar de planetas e estrelas, permitir a observação de buracos negros e cometas e testemunhar o nascimento e a morte de galáxias e sistemas solares. Uma fantástica viagem pelo cosmos...

FONTE:Gustavo Carvalho
.
.
HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

 Eduardo dos Santos: 
“Não sei se algum dia vamos 
ultrapassar o fenómeno da corrupção”

O Presidente de Angola garante que o seu Governo tem realizado esforços para combater a corrupção no país mas admite que dificilmente esse fenómeno será eliminado.
 
“Não sei se algum dia vamos ultrapassar esse fenómeno [da corrupção]. É um dos mais antigos do mundo”, afirmou José Eduardo dos Santos em entrevista à SIC, quando questionado sobre as medidas que têm sido tomadas pelo seu Governo para combater a corrupção.    
 José Eduardo dos Santos defendeu, ainda assim, que os “esforços dos Governos devem estar orientados para a redução deste fenómeno”. “É o que nós [Governo angolano] temos feito”, garantiu o presidente angolano na primeira entrevista que concede em 22 anos.

Entre as políticas para combater a corrupção, José Eduardo dos Santos, segundo líder africano há mais tempo no poder, destacou a melhoria das remunerações no sector público, o reforço da actuação do Tribunal de Contas de Angola e a responsabilização, nos termos da lei, dos autores de desvios.

* Como é que o maior corrupto e corruptor de Angola pretende acabar com a corrupção???

.


Maz Jobrani


Castanho e Amigo




O comediante irano-americano Maz Jobrani, membro fundador da 'Axis of Evil Comedy Tour', entra para o palco TEDxSummit em Doha, no Qatar, para falar de assuntos sérios do Médio Oriente como: quantos beijos se deve dar quando nos cumprimentamos ou o que não dizer num avião americano.

.
.
HOJE NO
" DESTAK"

Câmara de Barcelos proíbe funcionário fazer relatos, Provedoria contesta 

A Provedoria de Justiça recomendou à Câmara de Barcelos a anulação do despacho que proíbe um funcionário municipal de acumular, nos tempos livres, funções de reportagem desportiva e relatos de futebol. 


Num parecer a que a Lusa hoje teve acesso, a Provedoria de Justiça considera que aquela proibição "carece de fundamentação", mostrando-se assim "inválida, por vício de forma". 
Por isso, solicita a sua anulação e insta a Câmara a reapreciar o processo daquele funcionário "à luz dos critérios seguidos nos demais casos de autorização de acumulação de funções a trabalhadores" do Município. 

Contactada pela Lusa, a Câmara de Barcelos disse que considera "não existir qualquer ilegalidade" nos despachos que proferiu referentes à acumulação de funções decididas até ao momento. 

* Prepotências do edil.

.

HELENA MATOS

.

Coma aqui uma perninha de frango

Os alemães. Os bancos. As PPP. O capital. Os países do norte. Em alguns dias também o BCE… Não há um dia em que não se tente arranjar uma instituição que se culpe pela dívida insustentável que contraímos.

A corrupção é outra das explicações e sem dúvida a mais reconfortante pois ao transformar cada um de nós numa vítima desresponsabiliza-nos.

Seria de facto óptimo se pudéssemos culpar os outros pela nossa situação. Mas infelizmente isso não é verdade: ninguém nos obrigou a endividarmo-nos desta forma. Quanto à corrupção, ela é um problema moral que independentemente dos montantes que movimenta deve ser sempre combatida, mas o discurso de que se não houvesse corrupção não haveria crise não só é falso como legitima um discurso populista e caudilhístico, que depois de denegrir a democracia parlamentar, acaba a nivelar tudo e todos por baixo, ficando de fora de tal razia apenas os autores desse tipo de retórica e os seus amigos.

Lamento informar mas a culpa é das perninhas de frango. Não dos pescocinhos que noutros tempos se dizia que os meninos não deviam comer porque continham hormonas. Nem das asinhas e mais miudezas gelatinosas tipo patinhas mas sim das perninhas. Perguntarão: como é possível uma crise desta dimensão ter a sua origem no corpo de umas aves que a bem dizer nem são aves e ainda por cima logo nas perninhas? Leia-se o livro "Alberto João Jardim, o rei da Madeira", da autoria de Maria Henrique Espada, e percebe-se: em 1980, Sá Carneiro acompanhado de vários dos seus ministros visitou a Madeira. Perante a grandiosidade e o volume das obras que floresciam quais estrelícias pela Ilha, nomeadamente no município de São Vicente onde a comitiva governamental parara para almoçar, o então ministro das Finanças, Cavaco Silva de seu nome, ao perceber o grau de endividamento daquela autarquia, terá dito ao respectivo presidente: "O senhor devia estar era preso." Nesse momento, segundo algumas das pessoas que assistiram à conversa relataram a Maria Henrique Espada, Sá Carneiro intervém e virando-se para Cavaco Silva ter-lhe-á dito "Coma aqui uma perninha de frango". E assim a perninha de frango encerrou a polémica. Como é óbvio não encerrou o problema e 33 anos depois a dívida da Madeira ronda os 6,3 mil milhões de euros.

Como não é menos óbvio na Madeira culpa-se o Continente, no Continente culpa-se a Madeira e a corrupção que medrou à sombra de Jardim, e todos, no Continente e na Madeira, concordam que a UE ou a Alemanha deveriam ser mais solidárias. Infelizmente ninguém mais se lembrou das perninhas de frango que sucessivos ministros foram engolindo para não atalharem caminho ao desastre mais que anunciado na Madeira e no Continente. Afinal foi assim com o endividamento. Foi assim com a Segurança Social. Foi assim com o arrendamento... Sempre que alguém se propunha enfrentar a insustentabilidade das escolhas que estavam a ser tomadas, tinha à espera as suas perninhas de frango.

Os corruptos roubaram-nos, as PPP e mais arranjos similares foram mal negociados. Mas o nosso maior problema não foi aquilo que outros nos fizeram mas sim a nossa vontade de nos enganarmos. Ou por outras palavras, as perninhas de frango que nos foram distribuindo e que nós alegremente comemos pensando que seria possível iludir o tempo que havia de vir.

Mas o tempo, como se aprende na mitologia, não se alimenta de frangos ou coisas comuns. O tempo alimenta-se dos seus próprios filhos. E é isso que hoje aí temos: chegou a factura para geração dos filhos pagar respeitante àquele tempo em que a geração dos pais para evitar enfrentar a realidade distribuía perninhas de frango. Reais e metafóricas.

 Ensaísta

IN "DIÁRIO ECONÓMICO"
04/06/13

.

.
HOJE NO
"i"

Camarate. 
Lee Rodrigues disse 
ter colocado bomba no avião

O advogado Acácio Brito relatou hoje na comissão de Camarate que Lee Rodrigues lhe disse ter sido o operacional que colocou um engenho explosivo no avião que se despenhou em 1980, para matar Adelino Amaro da Costa.

A conversa entre Acácio Brito e Lee Rodrigues aconteceu em dezembro de 1998, em São Paulo, no Brasil, após uma festa em que ambos foram apresentados por um familiar de Acácio Brito de quem Lee Rodrigues era cliente, contou o advogado à comissão parlamentar de inquérito ao caso Camarate.
"Contou-me que foi ele o homem responsável, o operacional, que colocou o engenho no avião que vitimou o ministro da Defesa", afirmou Acácio Brito, referindo que Lee Rodrigues lhe disse "que o objetivo era o ministro da Defesa", o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa.

"Assumiu sempre que o fez sozinho", disse Acácio Brito, especificando que Lee Rodrigues lhe disse que "executou a operação porque o mandaram executar", sem nomear os alegados mandantes.
Acácio Brito, que já havia sido testemunha noutra comissão de inquérito aos acontecimentos de Camarate, mas, nessa altura, ao abrigo de um programa de proteção de testemunhas, disse que o homem se identificou nessa altura como Jorge.

Posteriormente, o advogado das famílias das vítimas, Ricardo Sá Fernandes, mostrou a Acácio Brito uma fotografia de Lee Rodrigues e comprovou que era a mesma pessoa.
"Tive a certeza que era ele quando vi uma foto mostrada pelo doutor Ricardo Sá Fernandes", afirmou Acácio Brito perante a comissão.

Acácio Brito contou que Lee Rodrigues lhe disse que vinha a Portugal ver a mãe e que "entrava por Lisboa", referindo ter "proteção", sem dizer de quem.
Lee Rodrigues disse-lhe ainda que a partir de 1999/2000 poderia voltar a Portugal porque a situação estaria "resolvida", com a prescrição do alegado crime, disse Acácio Brito.
Acácio Brito disse igualmente que Lee Rodrigues se referiu em tom "desrespeitoso" às comissões de inquérito em que havia sido chamado a depor.

Acácio Brito é militante do CDS-PP e nessa condição conheceu o deputado e ex-líder daquele partido José Ribeiro e Castro, num jantar de militantes em Braga, em que "o tema de Camarate veio à baila", conforme recordou o próprio Ribeiro e Castro, que tem assento na comissão.
Posteriormente, Acácio Brito encontrou-se com Ricardo Sá Fernandes, que lhe mostra a fotografia de Lee Rodrigues.

A 10.ª comissão de inquérito ao caso Camarate visa averiguar as "causas e circunstâncias em que, no dia 04 de dezembro de 1980, ocorreu a morte do primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, do ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, e dos seus acompanhantes".

* E vão 30 anos de especulações que de vez em quando alimentam os jornais.

.



II-ORIGENS  
4- INTESTINOS


 FONTE: g4mb14rr4


.
.
HOJE NO
"A BOLA"

Usain Bolt derrotado por Gatlin em Roma

Naquela que foi a sua estreia no circuito europeu em 2013, o triplo campeão olímpico, Usain Bolt, ficou em segundo lugar na final dos 100 metros do meeting de Roma, que faz parte da Liga de Diamante.

À frente do jamaicano ficou Justin Gatlin, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. O norte-americano correu os 100 metros em 9.94 segundos, um centésimo de segundo mais rápido do que Bolt (9.95).
Gatlin, que venceu as cinco corridas de 100 metros em que participou este ano, afigura-se como um forte candidato ao ouro no Campeonato do Mundo de Atletismo, de 10 a 18 de agosto, em Roma. 

* Um espanto, Bolt em segundo, quem diria.

.
.

KATIA GUERREIRO 

MARIA LISBOA



.
.
 HOJE NO
"PÚBLICO"

Tratamento contra a esclerose múltipla teve sucesso na primeira fase 
de ensaios clínicos

Um tratamento novo contra a esclerose múltipla que alterou o sistema imunitário dos doentes teve sucesso numa primeira fase de ensaios clínicos que abarcou nove pessoas, mostra um estudo publicado na quarta-feira na revista Science Translacional Medicine.

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune relacionada com o sistema nervoso. O sistema imunitário destes doentes ataca a camada que impermeabiliza as células nervosas, os neurónios. É esta camada feita de mielina que permite à informação viajar a uma velocidade enorme ao longo do sistema nervoso. Só assim conseguimos mexer os dedos quase no mesmo momento em que pensamos fazê-lo.
Na esclerose múltipla, esta camada de mielina vai sendo degradada. Ao longo dos anos as pessoas acabam por perder a capacidade de caminhar e de se moverem. A esperança média de vida é cinco a dez anos mais baixa do que no resto da população.

Uma equipa internacional com investigadores da Alemanha, Estados Unidos, Áustria alteraram o próprio sistema imunitário para diminuir o ataque às camadas de mielina. Para isso, retiraram células do sistema imunitário dos pacientes, depois ligaram estas células a fragmentos de mielina e voltaram a injectar estas células com milhões de fragmentos de mielina nos pacientes. O objectivo deste método é obrigar o sistema imunitário a reconhecer estes fragmentos e torná-lo tolerante à mielina.
“A terapia pára as respostas auto-imunes que já estão em curso e previne a activação de novas células auto-imunes”, diz Stephen Miller, investigador sénior da Escola de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos. “O nosso método deixa a função do sistema imunitário intacto. É o Santo Graal”, explica o cientista, num comunicado de imprensa.
Esta primeira fase de testes foi, principalmente, para procurar efeitos secundários nos pacientes que receberam o tratamento. Os resultados foram positivos; por um lado, não houve problemas significativos associados ao tratamento, por outro lado, os pacientes melhoraram em relação à doença. Agora o tratamento vai passar para a segunda fase dos testes clínicos, para verificar se este método previne de facto a progressão da esclerose múltipla em humanos.

“Na fase dois queremos tratar doentes que estão nos estados mais precoces da doença, antes de estarem paralisados devido aos danos na mielina”, explica Stephen Miller. “Quando a mielina é destruída, é difícil ser reparada.”

* Um ensaio clínico positivo é apenas uma esperança, nada mais.

.
.


 SORTE OU HABILIDADE?



.
.
 HOJE NO
" DIÁRIO ECONÓMICO"

"Estudantes não podem 
ser meios para atingir fins"

O Presidente da República defendeu hoje que apesar da greve ser um direito constitucional é preciso ter em atenção quem é atingido.
Questionado sobre a possibilidade dos professores fazerem greve durante o período de exames, o chefe de Estado sublinhou que, apesar de ser um direito constitucional dos trabalhadores, quando se decreta uma paralisação "é preciso ter em atenção aqueles que são atingidos".
"Eu tenho alguma dificuldade em compreender bem como é que se podem atingir jovens, crianças, jovens que estão a preparar o seu futuro", disse.
Por isso, acrescentou, "é preciso ter em atenção aquilo que se pode fazer primeiro para impedir a greve".
De qualquer, continuou, caso a greve se realize, "os estudantes não podem ser meios para atingir fins".

Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final da sessão do encerramento do encontro "FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa 2013", que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, manifestou ainda a expectativa que as negociações entre o Governo e os sindicatos a propósito da greve dos professores "possam conduzir a bom porto".

Relativamente à greve geral convocada para 27 de maio, o Presidente da República disse apenas que se trata de um "direito constitucional dos trabalhadores".

* Quais fins, os do governo???

.

.


DOUTRO SÉCULO



AS BELAS PINUPS



DE CARNE E OSSO














 .
.
 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Rendas do comércio sobem 200%

 A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) lançou ontem uma petição on-line que exige a revisão da lei do arrendamento urbano na área comercial, que está a provocar aumentos nas rendas entre os 150 e os 200%.
Segundo a CCP existem casos em que a aplicação desta nova lei de arrendamento "provocou aumentos de 900%, perfeitamente incomportáveis na atual conjuntura económica e social". O presidente da confederação, João Vieira Lopes, defende um aumento do prazo supletivo dos contratos para 10 anos, assim como a revisão da "possibilidade de despejo quase imediato caso as propostas dos senhorios sejam postas em causa". 

Este responsável já tinha afirmado ao CM que nas grande cidades existem "40 mil empresas sujeitas a despejo", na sua maioria "lavandarias, restaurantes e cafés", acrescentando que esta situação foi criada porque o Governo "teve um excesso de zelo" em relação às exigências da troika.

* Surgem ciclicamente novos abutres...

.
.


 CONTAGIANTE !!!





.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Malnutrição responsável pela morte de 
3,1 milhões de crianças por ano 

A malnutrição é responsável pela morte de 3,1 milhões de crianças por ano, revela um estudo publicado na revista 'The Lancet', segundo o qual os problemas nutricionais estão por detrás de 45% de toda a mortalidade infantil. 
 
O POLÍTICO E O ELEITOR
 Liderado por Robert Black, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, EUA, o estudo resulta de uma análise exaustiva das diferentes causas e consequências da malnutrição, incluindo a baixa estatura para a idade, o baixo peso para a altura e o baixo peso para a idade, os quais resultam num maior risco de morte e doença para as grávidas e as crianças. Embora a prevalência de baixa estatura esteja a diminuir há 20 anos, as taxas não estão a cair a um ritmo que permita cumprir as metas estabelecidas no ano passado na Assembleia Mundial de Saúde, que previam uma quebra de 40% no número de crianças com baixa estatura até 2025. 

 Os autores estimam que pelo menos 165 milhões de crianças em todo o mundo sofressem de raquitismo (baixa estatura para a idade) em 2011. No mesmo ano, pelo menos 50 milhões de crianças sofriam de desnutrição (baixo peso para a altura) e 100 milhões tinham baixo peso para a idade. Mais de 90% destas crianças estavam na Ásia ou em África, sendo esta última a única região do mundo onde o número de crianças com raquitismo aumentou na última década. 

Numa série especial dedicada à nutrição materna e infantil hoje publicada na 'The Lancet', os autores recordam que a subnutrição não afeta apenas as hipóteses de sobrevivência e as medidas das crianças, mas também tem efeitos negativos no seu desenvolvimento, com consequências no desempenho escolar e na suscetibilidade a doenças infeciosas, entre outras. 

Num outro artigo incluído nesta edição especial, os autores apresentam 10 intervenções que, juntas, poderiam salvar 900.000 vidas de crianças por ano, com um custo estimado de 9,6 mil milhões de dólares. Os autores sublinham que mais de metade deste custo seria suportado pela Índia e pela Indonésia, que têm recursos suficientes para suportar a luta contra a malnutrição, pelo que, retirados os contributos dos restantes países afetados, restaria aos doadores externos contribuir com três a quatro mil milhões de dólares, menos do que o que a Coca-Cola e a McDonald’s juntas gastam num ano em publicidade. 
O resultado, estimam os autores, seria salvar quase um milhão de vidas, mas também uma redução de 20% na prevalência de crianças com raquitismo em crianças com menos de cinco anos e melhorias nas perspetivas de 33 milhões de crianças em todo o mundo. 

 Entre as dez intervenções apontadas pelos investigadores estão o fornecimento de ácido fólico, cálcio e suplementos nutricionais a mulheres grávidas; a promoção da amamentação e de alimentos complementares às crianças quando necessário; o fornecimento de suplementos de vitamina A e zinco a crianças até cinco anos, bem como a utilização de estratégias comprovadas para tratar a malnutrição moderada a severa nas crianças. "As nossas estimativas conservadoras mostram que com um investimento num pequeno número de intervenções comprovadas, podemos salvar a vida de 900.000 crianças e melhorar as perspetivas de vida de milhões de outras. 

Os benefícios potenciais para os países afetados em termos de aumento da produtividade e redução dos gastos com saúde são substanciais e o investimento necessário estaria inteiramente dentro das capacidades dos países e doadores que querem salvar crianças e melhorar o seu futuro", escreveu Zulfiqar Bhutta, o autor principal do estudo.

* Fruto das desumanidades colectivas dos políticos democratas e dos lideres religiosos comodamente refastelados!

.
.
TANTO PARA CURTIR
COMO PARA 
  EXIBIR
.










 .
.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Nuno Cardoso 
ganhou ajustes diretos em Gaia

Candidato independente à Câmara do Porto acumulou mais de 90 mil euros em contratos com a autarquia de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes
Nos últimos dois anos, Nuno Cardoso, antigo presidente da Câmara do Porto e que hoje se apresentou como candidato independente à autarquia, ganhou mais de 90 mil euros em ajustes diretos junto da Câmara de Vila Nova de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes, o agora candidato ao Porto pelo PSD.

Nuno Cardoso fez prestação de serviços em consultadoria nas áreas em projetos levados a cabo pela autarquia de Gaia, sobretudo trabalhos relacionados com transportes e mobilidade. 

Contactado pelo DN, Nuno Cardoso declarou: "Não quero dizer muito sobre isso. Apenas digo que qualquer pessoa que trabalha, recebe".

* Peanuts, tão naturais como a sua sede.

.
.


FLORESTA DE SINAIS




.
.

HOJE NO
" RECORD"


Sharapova na final de Roland Garros

A russa Maria Sharapova, número dois do ténis mundial, vai defender o título em Roland Garros, depois de derrotar nas meias-finais a bielorrussa Victoria Azarenka, por 6-1, 2-6 e 6-4.


Vencedora em 2012, a russa aproveitou uma paragem no encontro, devido à chuva, para recuperar o comando do confronto com a terceira pré-designada, perdido momentaneamente no segundo "set", e assegurar a sua segunda final consecutiva no Grand Slam francês.



Roland Garros: 
Serena junta-se a Sharapova na final

Serena Williams qualificou-se esta quinta-feira para a final do quadro feminino de Roland Garros depois de bater facilmente a italiana Sara Errani, que só conquistou 16 pontos em toda a partida.

A número um mundial demorou apenas 46 minutos para bater a 5.ª classificada do ranking WTA em dois sets, com os parciais de 6-0 e 6-1.

Na final Serena tem encontro marcado com Maria Sharapova, número dois mundial que já hoje havia batido a bielorrussa Victoria Azarenka e que é detentora do título.

A tenista norte-americana vai assim disputar a segunda final da carreira no Grand Slam francês, ela que bateu a irmã Venus na final de 2002.


* São só as duas melhores do  ténis mundial

.
.


1-PHOTOSHOPS



DESASTROSOS













 .