04/05/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.
.

XXXIV-OS RIOS E A VIDA
7- RIO CHOSHI
Ver o invisível



No oeste do Japão há um rio com água tão límpida que as canoas que lá navegam parece que flutuam no ar. Localizado perto da Rota de Peregrinação Kumano Kodo, o rio Choshi oferece uma oportunidade única de observar fenómenos naturais e criaturas aquáticas com uma clareza impressionante

.
GEORGES HOBEIKA
Couture Collection 
Spring-Summer 
2022


FONTE: GEORGES HOBEIKA.

 .

IV - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

2 - Os Elementos de Euclides



* Professor: João Bosco Pitombeira

FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o extraordinário professor que ensina de forma coloquial, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.
.

JOÃO ALMEIDA MOREIRA

 .




O Bolsonaro anabolizado

José Dirceu, preso na ditadura, é amigo íntimo de Lula da Silva. Foi seu braço direito no governo. E presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) por sete anos. Até ser substituído na liderança do partido por José Genoíno, em 2002, outro membro do círculo pessoal de Lula e figura histórica da esquerda brasileira, detido no combate ao regime militar.

Entretanto, os dois, Dirceu e Genoíno, passaram, em 2012, do respeitado estatuto de "presos políticos" à condição desprezada de "políticos presos", ao serem condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha no Mensalão - compra de votos de deputados pelo governo através do pagamento de mensalidades com dinheiro público.

Na altura da prisão, a presidente do Brasil era Dilma Rousseff, também ela próxima dos dois e de Lula e por anos presa nas masmorras da ditadura militar.

Nem por um instante, ocorreu a Dilma, no entanto, usar a prerrogativa presidencial do "indulto" ou "graça" para libertar os aliados logo após a sentença do Supremo Tribunal Federal (STF). Não usou, nem foi elogiada por não ter usado. Porque, ao acatar a decisão judicial, se limitou a cumprir o elementar princípio republicano do respeito pela separação dos poderes, um princípio muito velho, tão velho como Montesquieu.

Afinal, o Brasil não é uma república das bananas.

Ou não era: Dilma não foi elogiada em 2012 mas foi elogiada retroativamente por estes dias, 10 anos depois, porque Jair Bolsonaro resolveu conceder uma "graça" a um deputado amigo no dia seguinte a 10 dos 11 juízes do STF o condenarem a mais de oito anos de prisão.

Num novo exemplo de que o Brasil se transformou numa república das bananas - ou Bolsonaristão - o presidente da República desafiou outro poder e limpou o cadastro de Daniel Silveira, condenado por apologia ao ato institucional número cinco, decreto de 1968 que estabeleceu a censura, a tortura e a perda dos mandatos dos eleitos durante a ditadura, e ameaças aos juízes do STF.

Bolsonaro, um ex-militar, talvez tenha visto em Silveira, um ex-polícia, uma representação sua enquanto jovem.

Um, Bolsonaro, foi expulso do exército e chamado de mau militar por Ernesto Geisel, general e presidente da República. Outro, Silveira, teve 60 sanções disciplinares na polícia por, entre outras faltas, ter apresentado atestados falsos para não trabalhar.

São os dois preguiçosos: em quatro anos de atividade como deputado, Silveira propôs um projeto de lei - trabalhou, portanto, um de 1460 dias; o parlamentar Bolsonaro fez aprovar dois, em 28 anos no Congresso Nacional, um a cada 14 anos.

E os dois perceberam que para serem eleitos basta manter um nicho do eleitorado animado por frases ou atitudes de efeito. Enquanto Bolsonaro atacava negros, indígenas e homossexuais, dizia que não violava uma deputada só porque ela era feia, criticava a ditadura brasileira por ter matado pouco e ameaçava o antigo presidente Fernando Henrique Cardoso com fuzilamento, Silveira tornou-se famoso por quebrar ao meio uma placa em homenagem a Marielle Franco, vereadora carioca executada pelas milícias, a máfia carioca.

Silveira, um deputado musculoso e descerebrado, não passa, no fundo, de uma versão anabolizada de Bolsonaro.

* Jornalista, residente em São Paulo (Brasil)

IN "DINHEIRO VIVO" - 04/05/22.

 .



2976.UNIÃO


EUROPEIA


Economia Europeia
Que desafios para os jovens?





.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
104 -"Dᥱρɾᥱ⳽⳽ᥲ̃o ᑯᥱ NᥲtᥲꙆ"


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
85-HORIZONTES DA MEMÓRIA
85.3-500 Anos de Misericórdias


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Ornatos Violeta

Chaga


.

.

14- SUNDIATA KEITA
A criação do Império do Mali




FONTE:   DW Português para África.

 .

I-O ᖴꙆᙏ ᙃᗣ ᙖᙓᒐᙓⱿᗣ 3-ΠOS OLHOS DΣ QUΣM VΣ̂


O conceito e as formas da Beleza mudaram durante a história, mas nada foi tão impactante e drástico como a modernidade. 

Se a Beleza está nos olhos de quem vê, como estamos vendo o mundo? No primeiro episódio, mostraremos como estamos cercados de feiúra e não nos damos conta. 

 Vai saber mais sobre:  
- Os aspectos negativos da vida atual.
- O mal estar moderno.
- Arte moderna.
- Renascimento.
- A subversão da cultura.
- O Relativismo da beleza.
- Arte.
- Arquitetura Moderna.
- O Fim da Beleza.

FONTE:   Brasil Paralelo.

 .

ɢᴜєяяα ηα ᴜᴄяα̂ηɪα

“Ⲏⲇ́ ⲙⲟⲧⲓⳳⲟ⳽ ⲣⲇⲅⲇ ⲫⳙⲉ⳽ⲧⲓⲟⲛⲇⲅ ⲟ⳽
ⲛⳙ́ⲙⲉⲅⲟ⳽ 𝖽ⲉ ⲧⲟ𝖽ⲇ⳽ ⲇ⳽ ⳨ⲟⲛⲧⲉ⳽ ⲟ⳨ⲓⲥⲓⲇⲓ⳽”


FONTE.    PÚBLICO.



Ⲣⲇⲓ́⳽ⲉ⳽ ⲥⲟⲙ ⲙⲇⲓⲟⲅ ⲇⲥⲉ⳽⳽ⲟ ⲇ̀ Ⲓⲛⲧⲉⲅⲛⲉⲧ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

ƊƐƤUƬAƬIƲAS ƐMOƇ̧ÕƐS


* Sempre oportuna GABI, bem haja.

.

. 3055
Senso d'hoje
RUI CARDOSO
JORNALISTA
ESCRITOR PORTUGUÊS
GUERRA NA UCRÂNIA
Rússia está a protagonizar 
o maior esforço de 
desglobalização de sempre


O jornalista Rui Cardoso lançou o livro "Ucrânia: 35 pontos fundamentais para entender a invasão russa"

**Entrevista a entrevista a André Cabrita-Mendes, subdiretor do JE

FONTE:  Jornal Económico.
.
Hora do Espetáculo


.
.

BOM DIA

.
.

32 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳- 2 Aຕoɾᥱ⳽


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑓𝑜̂𝑙𝑒𝑔𝑜, 𝐽𝑜𝑎̃𝑜, 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎, 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑒, 𝑎𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐴𝑛𝑎. 𝑇𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑗𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙𝘩𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑐𝑡𝑜 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑎𝑝𝑖𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝐴 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑒 𝐵𝑒𝑡𝑜, 𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑠.

𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑖𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑎́𝑢𝑑𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑑𝑖𝑚𝑎
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐷𝑖𝑑𝑒𝑙𝑒𝑡

undefined

FONTE: Tiago Santos