08/02/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
3- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
3.1- SEXO SEM IDADE-PORTUGAL



* Perspectiva de pessoas maduras em relação ao sexo, os entraves, os desejos e as fantasias que permanecem e se transformam.

FONTE: 
 
 Lardyanne Pimentel 

.
.
Rodrigo Marques

Arroz com Macarrão


.

8-SISTEMA NERVOSO
8.1-REGULAÇÃO NEUROENDÓCRINA
8.1.3- Hipotálamo e Adenohipófise
Libertação Hormonal (continua)



* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.
Ⱥ mɇmǿɍɨȺ



FONTE:  Nerdologia 

.

FILIPA ROSETA

.



Para Lisboa,
uma nova atitude

A maior desvantagem é não se vislumbrar, até à data, qualquer ideia que marque, para Lisboa, uma nova atitude. A ‘piscina no Tejo’ é uma intenção dispendiosa importada de cidades sem a nossa proximidade a praias.

Lisboa é a Capital Verde Europeia em 2020, uma oportunidade para fazer um balanço sobre de onde a cidade veio, em que ponto está, e para onde pretende seguir. Como ninguém consegue de imaginar o futuro sem conhecer o passado, o primeiro passo é prestar homenagem aos pioneiros da Lisboa, Capital Verde Europeia, identificando quatro incontornáveis: o Marquês de Pombal, Frederico Ressano Garcia, Duarte Pacheco e Gonçalo Ribeiro Telles.

A Lisboa medieval não conhecia jardins públicos até à introdução do Passeio Público no plano de reconstrução da cidade pós-terramoto. O Marquês imaginou-o à imagem dos jardins por onde passeou em Londres enquanto embaixador. O Passeio Público ocupava parte da atual Avenida de Liberdade e serviu como modelo original de lazer e ‘salubridade’.

Até Ressano Garcia, os jardins de Lisboa eram ilhas de verde na cidade sem ligação entre si. Com a energia de Rosa Araújo por detrás, Ressano deu forma ao plano de expansão das Avenidas, ligando o centro ao Campo Grande através de uma rede de monumentais eixos alinhados por árvores, à imagem do que aprendera em Paris.

A ideia de criar um pulmão verde começou-se a esboçar em oitocentos, mas coube a Duarte Pacheco a capacidade de execução, em 1934, clarificando, por decreto, responsabilidades e métodos de expropriação para a criação do Parque Florestal de Monsanto, desenhado por Keil do Amaral, e, até hoje, o grande pulmão da cidade, correspondente a um décimo da área total do Município.

Na segunda metade do século XX, o discurso da sustentabilidade entrou em Lisboa pela voz, tão clara quanto solitária, de Gonçalo Ribeiro Telles. Ribeiro Telles, incorporando as ideias dos antecessores, desenhou os jardins da Gulbenkian, defendeu o pulmão e o ‘continuo natural’ de corredores ecológicos. Acrescentou ainda a defesa das hortas urbanas e o uso de bacias de retenção para reter a água da chuva no solo.

À luz destes quatro pioneiros, os objetivos da atual Lisboa 2020 são pouco visionários, mas têm dois méritos. Por um lado, alinham com o espírito dos antecessores, e, por outro lado, definem metas quantificáveis. Apesar de se antever a dificuldade de compatibilizar algumas metas com projetos em curso (como seja a redução do ruído com a prevista duplicação de voos diários sobre Lisboa), a verdade é que será possível medir, no final, o sucesso da iniciativa.

A maior desvantagem é não se vislumbrar, até à data, qualquer ideia que marque, para Lisboa, uma nova atitude. A ‘piscina no Tejo’ é uma intenção dispendiosa importada de cidades sem a nossa proximidade a praias. Na área dos transportes urbanos, quando a nova era promete ser alicerçada por plataformas digitais e veículos pequenos nos centros, insiste-se numa solução com 100 anos de atraso, ligando o metro entre o Rato e Santos e cortando a ligação do Lumiar ao centro. Só esta obra custará mais de 260 milhões que seriam melhor empregues a fazer o contrário, isto é, a ligar as freguesias da periferia ao centro, seja de metro, elétrico rápido, ou ferrovia.

Esta semana foi anunciada mais uma ‘revolução’, a retirada dos automóveis de toda a Baixa e a redução de veículos nas avenidas. Sugiro que façam acompanhar esta iniciativa pela decisão de todos os eleitos por Lisboa, começando pelo presidente da Câmara e executivo, andarem apenas a pé ou de transporte público durante 2020. Como utente quotidiana de transportes coletivos, sinto que estaria aqui uma real e interessante oportunidade de mudança de paradigma, tanto para Lisboa, como para o resto do país.

IN "SOL"
01/02/20

.
.


2178.UNIÃO



EUROPEIA


.
.
RELIGIÃO EM PORTUGAL/2
"𝘼𝙨 𝙧𝙚𝙡𝙞𝙜𝙞𝙤̃𝙚𝙨 𝙚𝙨𝙩𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙚𝙣𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙖
𝙚𝙭𝙞𝙨𝙩𝙞𝙧 𝙚𝙣𝙦𝙪𝙖𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙤𝙪𝙫𝙚𝙧 𝙞𝙢𝙗𝙚𝙘𝙞𝙨"
(VOLTAIRE)



* Um excelente trabalho da SIC

FONTE:  Marcia Silveira

.

XLVIII-VIDA SELVAGEM
1- MORCEGOS
VÍTIMAS DAS SUPERTIÇÕES



FONTE:  Julio C

.
.
VIDEOS DE SEMPRE

Katy Perry

Chained To The Rhythm


.

35-UM POEMA POR SEMANA - FILIPA LEAL

.
35-UM POEMA POR SEMANA
FILIPA LEAL

EUROPA 


dito por

FILIPA LEAL

.
.ᖇᕮᖴᒪᕮ᙭ÕᕮS
UMA REFLEXÃO SOBRE O PRAZER  

𝑴𝒂𝒖𝒓𝒊𝒄𝒊𝒐 𝑴𝒂𝒓𝒔𝒐𝒍𝒂
𝑫𝒐𝒖𝒕𝒐𝒓𝒂𝒅𝒐 𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒍𝒐𝒔𝒐𝒇𝒊𝒂




FONTE:  Casa do Saber

.
.
O λVIλ̃O CHIΠΣ̂S 
ςυε ηαscευ ραrα ηα̃σ νσαr




FONTE:  Aero Por Trás da Aviação
.
.

Feira nos EAU apresenta 
tecnologia que pode salvar vidas




FONTE:  euronews

.
.
NA COZINHA/90
43-RECEITA ILUSTRADA


.
.
2240
Senso d'hoje
RAFAEL MARIANO
GROSSI
DIRECTOR GERAL
AGÊNCIA INTERNACIONAL
PARA ENERGIA ATÓMICA
"A não proliferação de armas nucleares
 é uma decisão soberana de um estado"




FONTE:  euronews
.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.
.

BOM DIA


.