31/01/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
262-ARTE ARRISCADA
รเรм๏φяลƒเลร ¢๏яק๏яลเร/3

Interpretação:
Ana Reis, 
Candice Didonet, 
Cacá Fonseca, 
Cássia Nunes, 
Filipe Britto, 
Igor Zargov, 
Maycira Leão, 
Marila Veloso, 
Pedro Britto, 
Ricardo Alvarenga, 
Thiago Costa.


Coreografia:
Cacá Fonseca 
Produção:
Pedro Brito



ÚLTIMA PARTE

* O espetáculo Sismografias Corporais foi concebido na Residência Artística homônima realizada na Fazenda Fortaleza (Cumari-GO) em fevereiro de 2017. 
Trata-se de uma criação colaborativa entre 11 artistas, entre coreógrafos, performers, músico, arquiteto e artista visual que explora as intersecções entre geografia e dança, em experimentos coreogeográficos, onde os corpos configuram-se como acionadores sensoriais das vibrações da crosta terrestre, desde as mais sutis e ínfimas às extremas e disruptivas. 
Este projeto foi financiado pelo Edital de Dança da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Governo de Goiás (2015).


FONTE:   Zab Kov 

..


ENGENHARIA DE TOPO/41

41.4-A ponte mais alta do mundo


FONTE: resistencia40

 

XXXIII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
1-As Ilusionistas


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro


NR: Infelizmente a qualidade de imagem do último episódio desta interessante série é má. Não encontrámos conversores para apresentar melhor e só decidimos editar pela importância do conteúdo histórico revelado pela voz off.
As nossas desculpa por culpa a que somos alheios..
.
Mistérios do Centro da Terra/6


Bartolomeu
.

AURORA RIBEIRO

 .




Mamilos de trazer ao peito

Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

A arte avança sempre um, dois ou mil passos mais à frente. Em certos momentos e temas, só mesmo a arte consegue avançar. O seu poder tanto reside na mais subtil simplicidade, como em estrondosos impactos, ou por via de forças desconhecidas. Por vezes alastra rapidamente em terreno fértil, outras vezes demora a entranhar-se e a fazer-se valer. Seja como for, terá de haver quem a faça, quem a viva, quem a incentive e quem a debata. Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

Rádio - “O Fim dos Princípios” é um programa de rádio na Antena 1 Açores. Foi pela primeira vez para o ar a 20 de junho de 2021. Selecionada e lida por Helena Barros, “a literatura ao abrir da semana” abre um buraco no tempo e no espaço onde nos suspendem palavras, açorianas e de além mar, de hoje e de ontem. Literatura sobre a arte, o amor, o desejo, as ilhas, a felicidade ou a literatura em si mesma. Um aceno de liberdade da própria Helena, que aconchega cada excerto lido na partilha da sua emoção e arte. Aos domingos, a partir das 21h ou em permanência na RTP Play.

Cinema - É incontornável o filme sensação “O Lobo e o Cão” de Cláudia Varejão, a que o público faialense poderá assistir já no próximo mês pela mão do Cineclube do Faial e que a autora apresenta como “uma encantada ode à comunidade queer da ilha” de São Miguel, onde filmou. Mas importa salientar o legado de mostras como a “Imprópria”, um evento cultural de intervenção social dedicada ao cinema de igualdade de género ou o ciclo “As Malcriadas”, que o Cineclube do Faial trouxe em 2022, com o fito de trazer histórias de mulheres que se insurgem face à cultura patriarcal, às amarras da tradição e da religião, ou perante tensões sociais e políticas.

Artes Plásticas - Raquel Vila Arisa é a “Lapa Brava”, ilustradora, em cujo trabalho as mulheres são motivo central, e onde os seus corpos se escondem ou afirmam na sua relação com o mundo, com as tradições, com os homens e com outras mulheres. Além da leitura crítica, as composições em stencil desta autora exortam também à emancipação feminina, não apenas da mulher enquanto ser abstrato, mas da mulher e da rapariga açoriana de hoje. Helena Chaves Bulcão iniciou recentemente o trabalho de artesã com o nome “Pudiquices”, criando objetos inspirados em partes do corpo censuradas e mesmo desconhecidas (para alguns). Mamilos, vulvas e clitóris de usar ao peito ou trazer por casa. Ambas as artistas estão no instagram.

A transformação não acontece sem ousadia, provocação e muito apoio. Falta ainda que entidades culturais regionais, como museus, bibliotecas e outros, se atrevam a acolher, convidar e a incentivar a criação, a provocação e o diálogo sobre os assuntos do aqui, do agora, de toda a gente. No Faial isso fará, certamente, toda a diferença.

* Licenciada em Cinema, mestre em Comunicação e Media, bolseira de doutoramento em Sociologia no ICS da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e vive na Horta, Açores, desde 2008. Co-diretora do Festival Maravilha na Horta.

IN "ESQUERDA" - 28/01/23.

 .

 

3246.UNIÃO

EUROPEIA


CHÉQUIA

Incubadora tecnológica de Brno
estimula inovação e luta 
 contra declínio económico




FONTE:   euronews  

putin  HUYLO

putin é um canalha.


420-BEBERICANDO

COMO FAZER
"BATIDA DE AÇAÍ COM PAÇOCA"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXV-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

4- CASAS DAS MÁQUINAS
Estúɗiσs que Gɾɑνɑɱ Histσ́ɾiɑ
ɠ๏l๔єภ թ๏ภץ




* Documentário sobre estúdios de gravação nacionais, da autoria de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais. 
 
Neste episódio, visitamos o Golden Pony, estúdio referência da música indie portuguesa, nos últimos dez anos. Nasceu em 2005, pelas mãos de Eduardo Vinhas (literalmente), que inicialmente tinha idealizado um espaço onde pudesse criar as suas canções e onde a sua banda pudesse ensaiar. Não demorou muito até que a sala de ensaios se transformasse em estúdio. Eduardo Vinhas foi convidado a gravar um disco de versões dos The Velvet Underground, com músicos portugueses, como Jorge Palma e os Pop Dell’ Arte. A partir de então Neste documentário participam o fundador Eduardo Vinhas, João Branco Kyron (Hipnótica, Beautify Junkyards), Manuel Simões (Norton), B Fachada e Branca (Pega Monstro). O estúdio lisboeta é responsável pela produção de músicas/ álbuns de bandas portugueses como Minta & The Brook Trout, Norberto Lobo, Lula Pena, Norton, B Fachada, Márcia, Diabo na Cruz ou Pop Dell’ Arte, e até alguns artistas internacionais, como Josephine Foster, Steve Gunn ou Angel Olsen.

FONTE:  Antena 3.
.
Gustavo Reinas e Sónia Tavares
Clássico


The Voice Portugal 2022 - Final

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
128-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/27


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

14- 600 ρεѕѕσαѕ ƒιcαяαм α νινεя
иα яυα εм ρlεиσ ιиνεяиσ



* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo quarto episódio desta série «30 anos, 30 histórias» recorda-se que há precisamente 30 anos, mais de 600 pessoas protagonizaram o maior despejo de sempre em Portugal. Em pleno inverno, famílias inteiras ficaram a viver na rua e entraram na história recente do país como os desalojados de Camarate. na madrugada de 1 de janeiro de 1993.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       160) O Melhor Filme
       Que Foi ESNOBADO Pelo Oscar 2023
       'DECISÃO DE PARTIR'


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

O FUTEBOL ERA BEM DIFERENTE

Como o jogo mudou desde

a antiga China até o século 19

 


 FONTE:   Uma história a mais.

 .

Sιɴαιѕ de ѕιlêɴcιo, υм Ferrαrι ɴα ɢαrαɢeм e ғerroαdαѕ. Oѕ 'вlooperѕ' dα coɴveɴçα̃o do Cнeɢα



FONTE:  Observador.
.

3326
Senso d'hoje
JOÃO MIGUEL TAVARES
PEDRO MEXIA
RICARDO ARAÚJO PEREIRA
CARLOS VAZ MARQUES
ANALISTAS POLÍTICOS
EQUIPA DO PROGRAMA
Cujo nome estão legalmente impedidos de dizer!
Ministro dos filhos e
 enteados,ministro da roupa
 suja e ministro do palco


 











FONTE : SIC Notícias 

* Bem haja por esta boa informação..

 .

4-ESTA MERDA CUSTA 

4,2 MILHÕES DE EUROS+IVA

(SÓ O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM EM TODO

O RECINTO ACRESCE MAIS DE 4 MILHÕES DE €s)


E PARA QUÊ?

Ora para quê, para o líder da mais antiga e maior organização criminosa do mundo assentar a peida durante meia dúzia de horas.

Ele que na quinta-feira 26/01, discriminou os homossexuais católicos dizendo que são pecadores! Ainda comentou que a homossexualidade não devia ser considerada crime, "uma no cravo, outra na ditadura", para que o "chico esperto" pareça bonzinho.


Tʝι
O PAPA PALCO É MAIS ƲM MOŊO DE CIMEŊTO COM CƲSTOS ASTROŊÓMICOS?



FONTE:  Tji.
.
Baralhação Total


.
.

BOM DIA

.