21/08/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
.
XXVII-OS RIOS E A VIDA
5- RIO NÍGER
GÉNIOS DO RIO




FONTE:  New Atlantis Full Documentaries 


.
.

SHERRI HILL

"EXCLUSIVE"
PRIMAVERA/VERÃO
2019


FONTE:  FF Channel

.
.
3-ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


REPORTAGEM DA CAMERA RECORD

FONTE:  Helder Nascimento

.

RICARDO MONTEIRO

.





Civilização ocidental: 
a descida aos infernos

Não renego a civilização europeia, menos ainda a democracia e a liberdade. Mas está na hora de aceitarmos que daí também nascem supremacistas e racistas, promotores da exploração e da desigualdade.

Desde a expansão marítima europeia que, invocando a herança da democracia grega e dos seus princípios, do cristianismo e da sua moral, do iluminismo e da sua racionalidade, das revoluções americana e francesa e das repúblicas que originaram, da democracia liberal e da sua promessa de igualdade e prosperidade, que nos entregamos à prática de pregar, por todo o mundo, que o melhor será seguir o nosso modelo por forma a partilhar da nossa prosperidade e da força das nossas instituições.

Até mesmo a alternativa, o modelo falhado das sociedades de planeamento central, foram criação de mentes europeias. A queda do Muro veio esclarecer o modelo vencedor. Proclamou-se a “morte da história”. A democracia liberal e o seu filho, o capitalismo moderno, tinham ganho a batalha. Eis-nos agora a braços com as contradições da suposta superioridade da civilização europeia e dos seus três filhos diletos, Trump, Bolsonaro e Salvini, todos homens brancos de cultura, língua e história europeias.

Comecemos por Trump.
O recente massacre de El Paso, uma cidade americana onde 80% dos residentes são de origem hispânica, deixou 22 mortos. O seu autor, num manifesto publicado antes do massacre, declarou que o ataque foi “uma resposta à invasão hispânica do Texas”. Ora Trump, em comícios levados a cabo no ano passado, tinha declarado “vejam o que se está a passar! É uma invasão”. E antes, durante a campanha eleitoral, apelidou os migrantes vindos do sul de “violadores” e chamou aos países africanos “buracos de merda”. Há apenas duas semanas, convidou quatro congressistas democratas americanas, de raça não-branca, “a voltarem para os países de onde vieram, os piores do mundo”.

O que aqui se lê é simples e chega-nos em primeira derivada: nós, os homens brancos ocidentais somos melhores, mais civilizados e superiores a todos os demais. Tudo o que fazemos está justificado à luz da superioridade das nossas sociedades. Quem pegar em armas por estas ideias, como foi o caso, estará a lutar pela civilização contra a barbárie.

Agora, Jair Bolsonaro.
Em 2015 afirmou sobre os índios brasileiros: “Os Índios não falam a nossa língua, não têm dinheiro, não têm cultura. Como conseguem 13% do território nacional?”. Já em 1998 afirmara ser “uma pena que a cavalaria brasileira não tivesse sido tão eficiente quanto a americana, que exterminou os Índios”. Esta forma de olhar o indígena, eivada da superioridade do homem branco, “culto” e ocidental resultou naquilo que a  “Economist” apelidou de “Velório pela Amazónia”, terra do Índio, alertando para a aceleração extraordinária do desmatamento daquela floresta desde que Bolsonaro começou a instigar aí o garimpo e a exploração agrícola.

Descontente com o relatório produzido pelo INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que denotava que a floresta amazónica tinha perdido 739 quilómetros quadrados em maio de 2019, o dobro de 2017 e 30% mais que em maio de 2018, Bolsonaro demitiu o seu diretor dizendo que o assunto devia ser discutido “entre brasileiros”. Os Índios, supõem-se, não são “brasileiros”.

Finalmente, Salvini.
“Precisamos de uma desinfeção maciça, rua por rua, praça por praça, bairro por bairro”. Estas afirmações, proferidas quando anunciou um censo a efetuar à população de origem cigana pressupõem o óbvio: quem não é branco e ocidental é uma “infeção” que precisa ser eliminada. 

Como em toda a sua atuação desumana em que recusa a entrada de migrantes africanos salvos no mar, multando em até um milhão de euros o capitão que por isso ousar atracar numa doca italiana, Salvini transmite uma ideia e uma ideia só: apenas quem é igual a nós, no parecer e no pensar, tem lugar nas nossas sociedades.

Não renego a civilização europeia, menos ainda a democracia e a liberdade. Mas também pugno pela igualdade e pela justiça para todos. Infelizmente o nosso modelo e os seus valores não geraram apenas Churchills, Adenauers e Monets. Eles também trouxeram esta ideia de supremacia masculina, branca e ocidental personificada nestes tristes personagens. Está na hora de aceitarmos que os valores ocidentais, da democracia grega, da moral cristã, do iluminismo científico e da democracia liberal produzem também supremacistas e racistas, promotores da exploração e da desigualdade, campeões da devastação ecológica.

Tal como Juno, também a civilização ocidental tem duas faces. A História não morreu, apenas virou a cara.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
16/08/19

.
.


2007.UNIÃO



EUROPEIA



.

.


51-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O ALEITAMENTO E O SONO



FONTE:  crê.ser.humano


.
25-HORIZONTES DA MEMÓRIA
25.2-AS MORADIAS DO CAPITÃO



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

João Gilberto
e Caetano Veloso

Desafinado


.
.


4.AS FORMAS DO


INVISÍVEL



CABELO




* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
No Rio, mostra fotográfica retrata 
cultura e luta do povo Yanomami



* Em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, a mostra 'Claudia Andujar – A luta Yanomami' recupera parte do acervo de mais de 40 mil imagens feitas pela fotógrafa suíça, que passou décadas ao lado dos Yanomami. Radicada no Brasil desde os anos 1950, Claudia Andujar viria a tornar-se uma voz global em prol da demarcação de terras indígenas.


FONTE:  ONU Brasil

.
.
POLUIÇÃO NO TEJO/3




FONTE:  EsquerdaNet

.
.

мαıσяıα ∂σs áяαвєs é мυçυłмαηα
 мαs... 
 мαıσяıα ∂σs мυçυłмαησs ηãσ é
 áяαвє



  FONTE: Nexo Jornal
.

2072
Senso d'hoje
ROGÉRIO ALVES
ADVOGADO 
PRESIDENTE DA A.G. DO
 SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 
"Esta avidez de tudo ser crime
tem efeitos altamente perversos"






ENTREVISTA COMPLETA


FONTE:  Observador

.
.
CAMALEÕES


.
.

BOM DIA


.
:.


83-CINEMA
FORA "D'ORAS"
VI-丹 匕尺工乃口




sɪɴᴏᴘsᴇ:
ᴏ ᴘᴇʀsᴏɴᴀɢᴇᴍ ᴘʀɪɴᴄɪᴘᴀʟ ᴅᴏ ғɪʟᴍᴇ, sᴇʀɢᴇʏ, ᴀᴄᴀʙᴀ nᴜᴍ ɪɴᴛᴇʀɴᴀᴛᴏ ᴇsᴘᴇᴄɪᴀʟɪᴢᴀᴅᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴅᴇғɪᴄɪᴇɴᴛᴇs ᴀᴜᴅɪᴛɪᴠᴏs, ᴏɴᴅᴇ ʜá ᴜᴍᴀ ᴏʀɢᴀɴɪᴢᴀçᴀᴏ ᴄʀɪᴍɪɴᴏsᴀ, ᴀ ᴛʀɪʙᴏ.
ᴇʟᴇ ᴛᴇɴᴛᴀ ᴛᴏᴍᴀʀ sᴇᴜ ʟᴜɢᴀʀ ɴᴀ ʜɪᴇʀᴀʀǫᴜɪᴀ ᴅᴀ ᴇsᴄᴏʟᴀ ᴇ ᴘᴀʀᴛɪᴄɪᴘᴀ ᴅᴇ ᴠáʀɪᴏs ʀᴏᴜʙᴏs. 
ǫᴜᴀɴᴅᴏ sᴇʀɢᴇɪ sᴇ ᴀᴘᴀɪxᴏɴᴀ ᴘᴏʀ ᴀɴɴᴀ, ᴜᴍᴀ ᴅᴀs ᴄᴏɴᴄᴜʙɪɴᴀs ᴅᴏs ᴏʙsᴇʀᴠᴀᴅᴏʀᴇs, ᴘʀᴇᴄɪsᴀ de ǫᴜᴇʙʀᴀʀ ᴀs ʟᴇɪs ɴãᴏ ᴇsᴄʀɪᴛᴀs ᴅᴀ ᴛʀɪʙᴏ.

ᴅɪʀᴇcᴛᴏʀ: ᴄᴇɴáʀɪᴏ ᴍɪʀᴏsʟᴀᴠ sʟᴀʙᴏsʜᴘʏᴛsᴋʏ 
ᴏᴘᴇʀᴀᴅᴏʀ: ᴠᴀʟᴇɴᴛɪɴ ᴠᴀsᴊᴀɴᴏᴠɪᴄʜ 

ᴇʟᴇɴᴄᴏ: ɢʀᴇɢᴏʀʏ ғᴇsᴇɴᴋᴏ, ʏᴀɴᴀ ɴᴏᴠɪᴋᴏᴠᴀ, ʀᴏsᴇ ʙᴀʙɪʏ ᴀʟᴇxᴀɴᴅᴇʀ ᴅᴢʏᴀᴅᴇᴠʏᴄʜ ᴀʟᴇxᴀɴᴅᴇʀ ᴏsᴀᴅᴄʜʏ, ɪᴠᴀɴ ᴛɪsʜᴋᴏ, ᴀʟᴇxᴀɴᴅᴇʀ sɪᴅᴇʟɴɪᴋᴏᴠ ᴀʟᴇxᴀɴᴅᴇʀ ᴘᴀɴɪᴠᴀɴ, ᴋɪʀɪʟʟ ᴋᴏsʜɪᴋ, ᴛᴀᴛɪᴀɴᴀ ʀᴀᴅᴄʜᴇɴᴋᴏ

              
FONTE:   VideoLand 

.